quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Varicela (Catapora).

Estamos na fase de transição do inverno para a primavera, e é justamente esta, a época de uma doença comum da infância , chamada Varicela, popularmente conhecida como Catapora. Vou esclarecer um pouco mais sobre ela .

-Doença infecciosa aguda, altamente contagiosa .

-Etiologia – causada por um DNA vírus, do grupo dos herpesvírus .

-Os humanos são a única fonte de infecção.

-Acomete mais as crianças menores de 10 anos de idade, de ambos os sexos, podendo acometer também adolescentes e adultos, sendo estes com menor freqüência .

-Transmissão: Por contato direto, pessoa a pessoa, por gotículas de muco, saliva ou secreções das vesículas (bolhas que se formam na pele, com líquido claro no seu interior).

-É contagiosa de um a dois dias antes das erupções, até remissão das lesões de pele, quando as feridas estão “secas”, na fase de crosta.

-Sintomas: alguns sintomas leves podem preceder o quadro como febre baixa, diminuição do apetite, tosse e mal estar.

As lesões surgem como “pontos”pequenos e vermelhos, e em cerca de 24 horas evoluem para as vesículas = uma pequena bolha com líquido claro no interior, com pele avermelhada em torno . Esta lesão coça bastante.

As lesões surgem em todo o corpo, principalmente face e tronco, e pode acometer boca, olhos e genitálias. Acomete também os membros, sem poupar mãos e pés.

Nos primeiros 3 a 5 dias, há grande formação das lesões, que vão evoluindo progressivamente para crostas (feridas secas). A febre persiste por um a dois dias, sendo proporcional ao número de lesões.

-Complicações: não são freqüentes, mas podem ocorrer de forma grave e difícil tratamento como pneumonia, encefalite, infecção das lesões da pele, conjuntivite e meningite.

-Evolução: benigna na grande maioria das crianças.

-Tratamento.

Não há tratamento específico, ou seja, não há um medicamento que reduza o tempo nem a intensidade da doença.

O repouso, cuidados de higiene corporal adequada para evitar infecção das lesões, e se a coceira for acentuada, pode-se usar desde agentes tópicos, até em alguns casos os antialérgicos para dar um maior conforto à criança.

Importante destacar para não ser dado anti-térmicos a base de aas (aspirina).

-Prevenção: Evitar contato com crianças doentes .

Vacinação.

É a única forma eficaz de prevenção, evitando as formas graves. A vacina ainda não está disponível na rede pública.

Há vacina contra a Varicela, que pode ser aplicada a partir do 9 meses de idade, com reforço aos 5 anos. Adultos que nunca tiveram a doença também podem ser vacinados recebendo duas doses com intervalo de 8 semanas entre as doses.

Catapora. Sete crianças internadas em estado gravíssimo.


A catapora, que para muitos pode parecer apenas uma doença da infância e, como tal, sem muitas preocupações, tem mostrado suas garras em Minas Gerais. Sete crianças contaminadas pelo vírus da varicela estão em estado gravíssimo no CTI do Hospital Infantil João Paulo II, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). O quadro, que tem assustado até mesmo os médicos, pode piorar, já que o pico da proliferação do vírus é em outubro. A situação fez com que a Fhemig pedisse a atenção dos pais para esta época do ano:.


Com idade entre seis meses e 5 anos, as sete crianças em estado grave correm risco de morrer. Segundo Helena, por causa da catapora, os pequenos estão com infecção na pele e perda de tecido. “Por isso, a população tem que estar em alerta máximo. As feridas causadas pela varicela expõem a pele do infectado, que pode ser contaminada por bactérias, causando infecções graves. Há casos em que o paciente precisa até mesmo fazer um enxerto de tecido na área afetada”, diz.

Fonte; Estado de Minas.

Matéria completa em:
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/09/30/interna_gerais,182779/sete-criancas-com-catapora-sao-internadas-em-estado-gravissimo.shtml

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cuidado! Taxa abusiva em conta de telefone.

Valor de R$ 4,50 do serviço "SOS Fone", para reparos futuros, é cobrado sem autorização; cobrança indevida deve ser ressarcida

Há quatro meses, a modista S.N.S., de 49 anos, recebe uma cobrança de R$ 4,50 na conta de telefone. Sem entender a cobrança, por quatro vezes, ela pediu explicações à operadora Oi, que retirou o valor, mas não soube explicar por que a cliente a estava recebendo nem do que se tratava. Na última vez, a tarifa foi identificada como "Serviço SOS Fone". "Depois que ameacei procurar a Justiça, eles me disseram que a taxa é cobrada para manutenções futuras na rede", explica.

No site da Oi, o serviço é descrito como "assistência técnica completa e especializada para resolver eventuais problemas em sua rede interna de telefonia".

A cobrança de serviço que não foi solicitado é uma prática abusiva, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), e a devolução dos valores em dobro, com juros e correção está prevista no artigo 42 do código. O regulamento do Serviço Telefônico Fixo Comutado, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), prevê que a devolução seja feita em até 30 dias após a contestação.

Fonte: Jornal Super Notícia.

Matéria completa: http://www.otempo.com.br/supernoticia/noticias/?IdNoticia=48409,SUP&IdCanal=3

Em época de eleição, então, nada mais ouvido que discursos fajutos de vários candidatos prometendo abaixar os impostos, valores de contas de água, luz, telefone, pedágios, etc. Sabemos que nada disso acontece depois que o larápio assume o cargo.

Pior ainda, não há uma obrigação judicial para o safado cumprir o prometido e pior ainda, muita pessoas votam baseados nessas falsas promessas.

Além desse caso acima, há poucos dias li uma notícia de uma cliente de um banco, que descobriu uma sigla no estrato bancário: MPG com cobrança de valor. Sabem o que era? Manutenção da Porta Giratória.

Parece brincadeira, mas num país em que para obter lucros, vale qualquer coisa, ou melhor, vale tudo, devemos sempre ficar de olho e exigir nosso direitos.

Prestem atenção!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

10 dicas para uma condução ecológica.

A eco-condução é uma forma de condução eficiente, através da adoção de hábitos de condução que permitem tirar o maior partido dos veículos, tendo em atenção as características dos sistemas de propulsão e transmissão, otimizando os consumos, numa ótica de eficiência energética.

Se o condutor adotar hábitos de condução mais eficientes, ecológicos e seguros, tira maior partido das capacidades dos veículos, reduz os consumos, a poluição e o ruído, e está a contribuir para a diminuição do número de acidentes rodoviários.

Saiba mais sobre eco-condução

Assim, a eco-condução representa uma série de benefícios, uma vez que, reduzindo o consumo de combustível e o número de sinistros, reduzem-se os gastos operacionais e torna-se possível rentabilizar e aumentar a produtividade dos veículos.

1. Remova qualquer peso extra e cargas
O peso extra implica no consumo de mais energia, por isso, tente repartir o peso pelo carro. Se utiliza as barras do teto para a sua carga, lembre-se que a força do vento ao bater na carga faz com que o carro consuma mais 40% do que o normal.

2. Planeje a sua viagem
Planejar as viagens antecipadamente contribui para evitar desvios e o trânsito na cidade, onde o consumo de combustível é duas vezes mais alto do que em auto-estrada.

3. Evite usar o carro em deslocações curtas
Não faça viagens curtas quando o motor está frio, pois é quando se consome maior quantidade de combustível.

4. Verifique a pressão dos pneus
Uma pressão ajustada poupa até 3% de consumo de combustível, assim como ajuda a preservar os pneus por muito mais tempo.

5. Faça a manutenção do seu automóvel de acordo com o manual do proprietário
Uma manutenção regular dentro dos intervalos estipulados pelo fabricante ajuda a conseguir um gasto de energia eficiente.

6. Conduzir na mudança mais alta
Uma mudança alta significa sempre uma rotação mais baixa do motor, que resulta num consumo de combustível mais baixo. A mudança ideal está entre as 2000 e as 2500 rpm.

7. Utilize os acessórios elétricos apenas quando for necessário
Todos os acessórios elétricos, tal como o sistema de desembaçar o vidro traseiro, luzes de nevoeiro, etc, consomem energia. A utilização do ar condicionado, por exemplo, contribui para um consumo de mais 25% de combustível.

8. Siga e antecipe o trânsito
Ao antecipar o trânsito, pode evitar demoras desnecessárias e mudar antecipadamente para a marcha acima.

9. Mantenha as janelas fechadas
Mantendo as janelas fechadas e utilizando o sistema de ventilação, o consumo de combustível é reduzido em mais de 5%.

10. Desligue o motor se estiver parado mais do que 30 segundos
Os automóveis parados com o motor a funcionar desperdiçam combustível.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

No dia da eleição ...


CUIDADO!
N Ă O LEVE NADA DE VALOR NA HORA DE VOTAR

Já aconteceu antes...







segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Nada anormal, como sempre...


mas me impressiona a passividade e falta de atitude das pessoas responsáveis pelo setor e o conforto dos nossos admninistradores frente o fraco turismo de Diamantina.

Que a vesperata encanta, ninguém discute. Mas por quanto tempo ainda será novidade e atração? Até porque, a fórmula já foi copiada

em outras cidades e estados, e Diamantina, fora do roteiro turístico tradicional e as portas do Vale do Jequitinhonha, pelo que parece, não tem evoluído no sentido de melhorar as atrações turísticas e nem de atrair outros tipos de turistas, que não os da terceira idade para as vesperatas e serenatas e os fanfarrões nojentos do carnaval.
Prova disso foi ontem, mais uma das incontáveis vezes que aconteceu um assalto na Gruta do Salitre. Uma conhecida moradora da nossa cidade foi levar uma amiga turista para conhecer a Gruta, que tem sido palco de várias cenas da mini série "A Cura". As duas amigas, acompanhadas de duas crianças, foram abordadas por 2 marginais que avançaram sobre elas e arrancaram a força as bolsas e ainda as ameaçaram agressivamente, deixando as duas crianças em estado de pavor e as mulheres muito assustadas.
Tenho 40 anos e desde os tempos do primeiro grau na escola, que fazíamos passeios para a Gruta, esse tipo de coisa já acontecia.
Diamantina conta com um batalhão de policia e a prefeitura com a guarda municipal. Mas ambos não conseguem impedir os anos de assaltos a carros arrombados na Gruta. Basta ir lá e ver a quantidade de cacos de vidros de carros,que há na área do estacionamento.
Enquanto isso, pessoas como Marcone (da Bat) e o casal Du Falci e Ana Paula, tentam mostrar que há em Diamantina uma possibilidade enorme para o eco turismo e para o turismo de aventura, ambos com empreendimentos de sucesso em franco crescimento, mas claro, se a contra partida não for dada pelos órgãos responsáveis, continuaremos com o nosso turismo medíocre, sujeito a assaltos e arrombamentos.
Quem sabe não criamos logo a "Bandidotur" ? Já que muitos pontos turísticos estão fechados, outros abandonados e os pouco que ainda restam em nosso entorno, estão entregues a sorte dos turistas e ao astral e drogas na cabeça dos marginais.
Resta-nos torcer pra que apareça um Dimas mesmo, porque parece que as coisas por aqui não tem mesmo cura!
Acorda Diamantina.

foto: Gruta do Salitre. Beleza ofuscada pela marginalidade, falta de infra estrutura e segurança.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vamos AMAR mais!!

Uns primam pelas ATITUDES....
outros apenas...fotografam...





cid:1.1721731697@web56108..mail.re3.yahoo.com

cid:2.1721731697@web56108.mail.re3.yahoo.com


cid:3.1721731697@web56108.mail.re3.yahoo.com


cid:4.1721731697@web56108.mail.re3.yahoo.com


cid:5.1721731697@web56108.mail.re3.yahoo.com


cid:6.1721731697@web56108.mail.re3.yahoo.com
cid:8..1721731697@web56108.mail.re3.yahoo.com
cid:9.1721731697@web56108.mail.re3.yahoo..com


cid:10.1721731697@web56108.mail.re3.yahoo.com


cid:11.1721731697@web56108.mail.re3.yahoo.com


cid:12.1721731697@web56108.mail.re3.yahoo.com
cid:13.1721731697@web56108.mail.re3.yahoo.com


cid:14.1721731697@web56108.mail.re3.yahoo.com
cid:15.1721731697@web56108.mail.re3.yahoo.com




"A RAZÃO DOS CÃES TEREM TANTOS AMIGOS,
É QUE MOVEM SUAS CAUDAS MAIS QUE SUAS LÍNGUAS
."



Se usarmos nosso tempo, dedicação, atenção

para proclamar sorrisos, felicidade e
amor, tudo fica melhor, tudo se transforma ...

A forma de algumas pessoas levarem a
vida, com mais leveza,
com um sorriso no rosto e felicidade estampada
em atitudes,
faz com que prestemos mais atenção nas
simples, porém valorosas dádivas que
nos são concedidas todos os dias.

As pessoas
precisam AMAR mais,
ajudar mais e julgar menos...
Todo mundo é
igual e estamos todos destinados a
um mesmo
futuro nesta etapa da vida.
Mas
apesar desse destino certo, cabe a cada um a liberdade de escolha,
enquanto respira...

Como você decide viver a vida é o que faz
diferença nos momentos em que passar por provações.


Vamos
AMAR mais!!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Se criança votasse, o país seria outro


Criança não vota, por isso vale pouco para os candidatos. Quase nada. Só serve como pequeno figurante das imagens de campanha. Recebe beijos, sorrisos, abraços e afagos de políticos treinados por competentes marqueteiros. Mantém, contudo, a autenticidade da alma infantil. Não retribui porque percebe a artificialidade do gesto, a frieza do olhar, a bradicardia da emoção profissional. O único personagem que mostra seriedade em fotos de propaganda eleitoral é a criança. Só ela não sorri. Não vê graça alguma na encenação de que participa sem ser consultada. Na maioria das vezes, não esconde a reação de susto, quase medo. Usada para atestar a sensibilidade humana do candidato, não faz a dobradinha correspondente. Revela equilíbrio. Não se deixa envolver pelo clima de falsa alegria e jargões do profissionalismo eleitoral que não respeita a infância.
A criança está muito próxima da fonte da vida, bem distante da aridez ética inspiradora dos embates e embustes que disputam o poder. Sua sintonia é outra. Afina-se aos acordes infinitos da melodia cósmica, o som do amor universal. Pulsa na frequência da espontaneidade sem limite. Labora na divisa do original, pressuposto inefável do ser, atributo da existência que faz sentido. Exterioriza um contraponto comportamental que não se pode mais ignorar, sob pena de a sociedade desaparecer no superficialismo das aparências, no engodo da simulação, no espectro desolador do atraso.
Eleição deveria ser momento mais respeitoso para toda sociedade que se pretende civilizada. Em nenhuma outra ocasião os políticos são forçados a lembrar que as pessoas existem, a debruçar-se um pouco sobre os problemas que as afetam, procurar ouvi-las, prometer tudo o que reivindicam. Curvam-se ao poder potencial do voto, o único exercido de fato pelo povo.
O aprimoramento contínuo do processo de sucessão democrática supõe infância viva, bem cuidada, saudável, educada. É a fonte que dá origem às gerações de eleitores e candidatos em constante renovação. Não pode ser exaurida, muito menos turvada a limpidez dos fluidos virtuosos que jorram de suas nascentes. Sem ela democracia é abstração. Se suas necessidades não integrarem os compromissos dos candidatos, a consciência dos eleitores e a seriedade das candidaturas continuarão sempre aquém do esperado. Ficará neutralizada a evolução política do eleitorado, requisito maior da capacidade transformadora contida no poder do voto.
Os programas de governo defendidos na presente campanha eleitoral, muito semelhantes ou iguais, têm como destinatário o eleitor, não a sociedade. Simulam engajamento com soluções nada originais para superar desafios que mais parecem criados para ficar. Só quem vota vale alguma coisa, não raro dinheiro vivo. O não eleitor carece de relevância, não é ouvido.
Por força da minoridade, a criança está naturalmente excluída do processo eleitoral. Não por outra razão, a maioria dos políticos insiste em situar a infância no contexto arcaico que a define como incapacidade de falar. Não busca entendê-la, prefere ignorá-la. Considera sem importância incluir nas plataformas de campanha um ser que ainda não vota. Daí a pobreza de conteúdos, a redundância das discussões, o vazio das propostas pouco inovadoras.
Estudos científicos revelam que, nos tempos atuais, a sociedade somente avançará se fizer investimentos maciços, contínuos e prioritários em educação e saúde da primeira infância. Não há base mais segura para todo e qualquer sonho de futuro. Cada dia que passa sem fazê-los o país perde tempo. Gira em falso. Opta por fortalecer a economia sem desenvolvimento humano. Três milhões de crianças nascem anualmente no Brasil. Delas, 58.500 morrerão antes de completar um ano de vida. Apenas 411.810 terão acesso à educação infantil. A maioria das demais ficará relegada ao desprezo, sem chance de cidadania plena.
A Sociedade Brasileira de Pediatria apresentou sugestões de governo aos presidenciáveis. Propôs políticas coerentes para promoção da primeira infância, com ênfase no Programa Nacional de Educação Infantil, projeto de lei que tramita no Senado há três anos. Nenhum dos candidatos aparenta valorizar a iniciativa. Criança não figura entre suas preocupações reais.
A prioridade da infância merece cláusula constitucional. Assegurar creche e pré-escola de qualidade, em tempo integral e em número suficiente para toda a criançada há de ser dever do Estado. Se a criança pudesse votar, essa utopia já seria realidade. Como não pode, seguirá chorando sem ser ouvida.
Dioclécio de Campos JúniorMédico, pediatra.