quarta-feira, 30 de maio de 2012

“JUSTIÇA TARDIA É INJUSTIÇA INSTITUCIONALIZADA”


Utilizando essa frase do eterno Rui Barbosa como título, inicio este pequeno artigo, que escrevo compelido pelas circunstâncias e pela grave crise que se avizinha ao Poder Judiciário local e, por consequência, caso aqui ela (a crise) desembarque, contaminará toda a sociedade de Diamantina.

Antes de tudo, crucial ponderar que Justiça célere é direito do cidadão e dever do Estado.
Como há muito já sustentou o citado Águia de Haia, não  podemos chamar de Justiça a tutela jurisdicional entregue ao cidadão tardiamente, depois que o bonde do tempo, que não mais volta, já tenha passado.

Assim, já não bastassem a quantidade absurda de processos para cada um dos três Juízes nesta Comarca; a pesada herança deixada ao Juiz da 2ª Vara, que ali chegou e foi recepcionado por milhares de processos, e que, além disso, acumula a função também de Juiz Eleitoral – em ano de eleição; a vacância do cargo de Juiz do Juizado Especial local; e a recente promoção do Juiz da 1ª Vara; houve apenas a nomeação de Juiz para o Juizado Especial, não tendo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais designado qualquer Juiz para a 1ª Vara.

Essa ausência de Juiz implicaria na necessidade de o Juiz da 2ª Vara exercer também as funções reservadas ao Juiz da 1ª, tornando, na prática, ainda mais distante a Justiça dos diamantinenses.

Assim sendo, diante de tamanho prejuízo que teremos todos, crucial a convergência de nossas forças, enquanto cidadãos e/ou autoridades diamantinenses, para, despidos de qualquer interesse político-partidário, nos reunirmos e lutarmos contra esse verdadeiro atentado à democracia e à cidadania que está para acontecer em nossa cidade.

Diamantina, mormente por sua importância histórica, social e política, não pode mais uma vez ficar esquecida e privada de verdadeira Justiça.

E que Deus nos ilumine.

Muito obrigado.

texto: Dr Vitor César de Oliveira

Presidente da 12ª Subseção da OAB/MG

Diamantina, 30 de maio de 2011.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Etapa final do Quintal Radical de Bike.

10 DE JUNHO ETAPA FINAL DO CAMPEONATO QUINTAL RADICAL DE MOUNTAIN BIKE.
CHURRASCARIA PAU DE FRUTA EM DIAMANTINA.
MEDALHA P/ TODOS OS PARTICIPANTES, TROFÉUS P/ OS 3 1ºs COLOCADOS DA ETAPA E TROFÉUS P/ OS 3 1ºs COLOCADOS DO CAMPEONATO + PREMIO EM DINHEIRO P/ O CAMPEÃO DE CADA CATEGORIA!
PERCURSO = MARATONA 3 VOLTAS DE APROXIMADAMENTE 24 KM CADA.
INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DE 21 DE MAIO NA BIKE NIGHT, MIRANDA`S BIKE E RECEPTIVO QUINTAL RADICAL
DIA 9/6 PASSEIO CICLÍSTICO C/ ALMOÇO NA CHURRASCARIA PAU DE FRUTA

quinta-feira, 24 de maio de 2012

2º Festival de Culinária Cuiabá - Gouveia - MG

A Prefeitura Municipal de Gouveia, a Secretaria Municipal de Turismo, a Associação de Moradores da Comunidade de Cuiabá e o Grupo Gestor Comunitário, município de Gouveia – MG, vem respeitosamente, através deste, convidar V.Sª. e família, para participar do 2º Festival de Culinária Típica do Turismo de Vilarejo em Cuiabá e Comunidades do Entorno.
O evento tem como parceiros a Esfera Consultoria, EMATER-MG, Circuito dos Diamantes e a LUGARES - Planejamento Turístico Comunitário e Desenvolvimento Social Ltda.
Na oportunidade, será realizado o Concurso Gastronômico, trazendo como destaque em suas receitas o mais tradicional produto da região, o Alho, reconhecido nacionalmente como o melhor e mais saboroso.

Confira a programação abaixo:
* Sábado: 
19:00 h: NOITE GASTRONÔMICA: Concurso dos pratos típicos da comunidade.
- Degustação de comidas típicas nas barraquinhas da comunidade.
- Show com CARREIRINHO DA VIOLA
* Domingo: 
8:00 h: CAFÉ NA GAMELEIRA com Quitandas Típicas.
- Apresentação especial do grupo “Gouveia em Seresta”
- Abertura da exposição: “ Mostra da História do Cuiabá e Entorno”. Organização: Alunos da Escola Municipal Francisco Dória Alves Pereira e Secretaria Municipal de Educação
- ALMOÇO COM AS COMIDAS TRADICIONAIS
- Apresentação do Artista da terra Vinícius Hilário e no violão Claodimar
- Chegada dos caminhantes: Gouveia a Cuiabá via Córrego do Bicho
- Organização: ONG – Caminhos da Serra.
- Encontro do Grupo: “ Amigos do Cavalo”
- Trecho: Gouveia- Córrego do Bicho- Chapadinha – Cuiabá
- Divulgação do resultado do Concurso Gastronômico.

A comunidade, preparada para os novos desafios da atividade turística, espera com prazer, sua visita para mostrar o que sabe fazer de melhor, para receber bem e superar suas expectativas.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Redução do IPI para automóveis.

Eu sempre disse plageando o molusco, "que nunca na história desse país eu vi tanta gente endividada e tanto aposentado com o salário comido pela empresas de agiotagem legalizada que surgiram nos últimos anos". 
Em cada esquina que se passa existe uma portinhola com um Credi- qualquer coisa. A inadimplência bate records e o brasileiro, comprador iludido que pouco se lixa pra nome sujo e cobranças na caixa do correio, vai se fudendo cada vez mais, com as "promoções"  do governo. 
Hoje surgiu mais uma e claro, vai ser boa pra quem tem grana e pode pagar pra aproveitar os descontos, que mesmo assim, não tornam nenhum automóvel barato e com preço justo no Brasil. Compramos aqui uma Honda Hornet por 34 mil reais, enquanto nos EUA ela custa 6300 dólares. Mais um exemplo absurdo, é o Agrale Marruá, fabricado no Rio Grande do Sul, vendido no Brasil a 138 mil reais e na Argentina por 25 mil dólares. Vai entender ... 
Pra quem pode ou quer, seguem abaixo, as novas promoções automobilísticas.

"O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou na noite desta segunda-feira um pacote de medidas para estimular o crédito no país. O governo federal decidiu reduzir as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incidente sobre crédito para pessoa física, reduzir as alíquotas do IPI (Imposto sobre Produto Industrializados) incidente nas vendas de veículos e reduzir as taxas de juros do PSI (Programa de Sustentação de Investimento).

As medidas contribuirão para melhorar a oferta de crédito na economia brasileira, permitirão que o setor de veículos retome o bom desempenho verificado nos últimos anos e estimularão os investimentos do setor produtivo, de acordo com Mantega.

Redução do IOF para o crédito à Pessoa Física
A partir desta terça-feira, a alíquota do IOF sobre operações de crédito para pessoa física será reduzida de 2,5% ao ano (0,0068% ao dia) para 1,5% ao ano (0,0041% ao dia). A medida ajuda a baratear o crédito ao consumidor, em um contexto no qual os bancos públicos e privados já estão anunciando cortes de taxas de juros e redução dos spreads bancários (a diferença entre o custo de captação e a taxa que as instituições cobram dos consumidores).

Redução do IPI para automóveis
O setor de veículos tem enfrentado dificuldades nos últimos meses. Como se trata de uma cadeia produtiva longa, com alto impacto em outras indústrias e na atividade econômica de forma geral, o governo decidiu baixar o IPI incidente sobre os veículos de passeio e comerciais leves até 31 de agosto de 2012.

Como contrapartida, o setor automotivo se comprometeu a anunciar imediatamente descontos especiais nos preços dos veículos e a preservar os empregos dos trabalhadores. A tabela abaixo mostra como ficarão as alíquotas do IPI sobre automóveis no caso das empresas habilitadas no regime automotivo. Para as empresas que estão fora do regime, o IPI segue com o adicional de 30 pontos porcentuais".
Tabela Mantega

fonte: band.com.br





quarta-feira, 16 de maio de 2012

Diamantina Off- Road

Convite para o 1º Diamantina Adventure off-road
Descrição do Evento:
1º Diamantina Adventure off-road terá abertura oficial na Sexta Feira dia 06 de julho, com a entrega das camisas e adesivos aos participantes.
No dia 07, sábado, acontecerão as atividades, divididas da seguinte forma:
1-Passeio ecológico por estradas de terra, sem grau de dificuldade e sem trajeto por trilhas, onde o destaque será o visual e o estimulo ao espírito off road e próximo a Curralinho haverá um circuito indoor, com travessia de riacho e lamas.
2- Trilha com grau de dificuldade média/ pesada, para carros 4x4 preparados levemente (no mínimo pneus off -road e proteções inferiores)
3- Trilha com grau de dificuldade pesada, sendo exigido carro com preparação adequada e trilheiro experiente.
4-A noite teremos a famosa Vesperata em diamantina que já é conhecida nacionalmente.
5- No domingo para encerrar com chave de diamante teremos a trilha da ressaca.
Obs: Em breve vamos colocar o cartaz oficial do evento aqui com todas as informações.
Para adiantar mais informações podem entrar em contato 3187664361 Josiano Mendes

sexta-feira, 11 de maio de 2012

UFC vai invadir Belo Horizonte

 O UFC, principal evento de MMA (mistura de artes marciais), finalmente chega ao nosso estado. É uma ótima chance que os apreciadores do esporte, terão de assistir ao vivo um card de lutas expetaculares, com destaque para a luta principal, entre os brasileiros Wanderlei Silva e Vitor Belfort.

Belo Horizonte é, enfim, confirmada oficialmente como a sede do UFC 147

Ginásio do Mineirinho receberá o evento no dia 23 de junho, que terá transmissão ao vivo da TV Globo e do canal Combate

Por SporTV.com Belo Horizonte
92 comentários
Agora é oficial. Após duas mudanças de local, finalmente o Mineirinho, em Belo Horizonte, foi confirmado como a sede do UFC 147, que acontece no dia 23 de junho. Até o momento, o evento tem confirmadas seis lutas: as finais dos pesos-médios e dos pesos-penas do TUF, os duelos entre o brasileiro Fabrício Werdum e o americano Mike Russow e entre os brasileiros Felipe Sertanejo e Miltinho Vieira e Hacran Dias contra Iuri Marajó. Na luta principal, a revanche entre os treinadores do TUF Brasil Wanderlei Silva e Vitor Belfort, aguardada há 16 anos. Como o UFC normalmente apresenta 12 combates por edição, ainda há cerca de seis duelos - e provavelmente 12 vagas - para serem preenchidos com nomes de bom apelo de público no Brasil. O UFC 147 terá transmissão ao vivo da TV Globo e do Canal Combate.
Mineirinho (Foto: Victor Schwaner/VIPCOMM)O ginásio do Mineirinho foi confirmado oficialmente como sede do UFC 147 (Foto: Victor Schwaner/VIPCOMM)
Em comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira, Marshall Zelaznik, diretor de desenvolvimento internacional do UFC, garantiu que o ginásio tem totais condições de receber o UFC no mesmo nível dos demais locais que sediaram o torneio.
- É ótimo, para nossos fãs e para o UFC, poder realizar eventos em novas partes do Brasil. O UFC está explodindo em todo o país e Minas Gerais, sendo seu terceiro maior estado, é um lugar ideal para isto. A arena não só recebeu grandes shows ao longo dos anos, como também é localizada em uma área turística e acessível da cidade. Certamente será uma experiência fantástica para os fãs - disse o dirigente.
Os entendimentos para a realização do evento foram alinhados na última quarta-feira, dia 9, em uma reunião entre representantes do governo de Minas Gerais e da IMX, empresa que cuida dos interesses do UFC no Brasil. O contrato será assinado na próxima quarta-feira, dia 16, na capital mineira, com um encontro entre os representantes do UFC, Marshall Zelaznik e Jaime Pollack, e oficiais do governo local. Vitor Belfort, também estará presente na cerimônia.
Entenda o caso
Coletiva, Anderson Silva x Sonnen, UFC (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Dana White anuncia que Anderson x Sonnen será em
Las Vegas (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Inicialmente, São Paulo seria a sede do UFC 147, que aconteceria em um estádio de futebol e contaria, além das finais do TUF Brasil e do confronto dos técnicos Wanderlei Silva e Vitor Belfort, com a revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen. No entanto, problemas judiciais com associações de moradores dos arredores do estádio do Pacaembu acabaram tirando o evento da capital paulista. O novo local para o evento seria o Rio de Janeiro, que realizaria as lutas no Engenhão, visando à quebra do recorde mundial de público do UFC, que é de 55 mil espectadores no UFC 129, no Canadá.
Porém, problemas de infra-estrutura da cidade, especialmente na falta de acomodações em hoteis, em virtude da realização da Rio+20, da ONU, no mesmo período na cidade, forçaram o presidente do UFC, Dana White, a decidir pela divisão do evento, e a sua retirada da Cidade Maravilhosa. Enquanto as finais do TUF Brasil e as demais lutas seriam realizadas em um ginásio ou uma arena, a luta entre Chael Sonnen e Anderson Silva foi transferida para Las Vegas, no UFC 148. Belo Horizonte passou a ser cogitada como a terceira cidade a poder receber o UFC 147. Vistorias foram feitas no Mineirinho, e o ginásio acabou atendendo as exigências do UFC, que finalmente conseguiu anunciar o local do evento.
Fonte: sportv.com

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Proteja seu 4x4 das águas.

Proteja sem 4x4 das águas profundas e alagados.
Ao atravessar trechos alagados ou com lama profunda, existe sempre a possibilidade de infiltração de água ou lama nos diferenciais, caixas de marchas e transferência. Há risco, também, em situações radicais, de entrada de água ou lama no próprio motor, através do filtro de ar.

A solução para o motor é a instalação de um tubo instalado desde a entrada do filtro de ar, que fica sempre dentro do compartimento do motor, até a parte mais alta do veículo, normalmente na altura do teto ou bagageiro. Esse tubo, ou snorkel, como é mais conhecido, deve ter a ponta externa protegida por uma capa ou chapeuzinho de metal, contra a entrada de água da chuva.

A instalação do snorkel requer um bom isolamento e vedação na ponta do tubo que será conectado à entrada de ar do filtro. Não poderá haver nenhuma entrada falsa de ar por onde a água possa ser aspirada pelo motor. Montagens mal dimensionadas acarretam perda de potência. Neste caso, leve seu veículo para um mecânico que entenda do assunto.

Mas a água pode entrar também nos diferenciais, caixas de mudanças e transferência. Existem respiros nestes componentes por onde a pressão, provocada pelo aumento da temperatura do óleo lubrificante e do ar interno, é aliviada. Este aumento de temperatura é causado pelo atrito entre engrenagens e semi-eixos.

Quando isto acontece, o ar é expulso através dos respiros correspondentes, equilibrando a pressão interna. Em uma travessia de alagados a temperatura interna pode cair quando a carcaça do diferencial, caixas de marchas e transferência entrarem em contato com a água ou lama.

Isto vai resfriar também o óleo e o ar interno, causando uma nova diferença de pressão e fazendo com que o ar seja sugado de volta para dentro do diferencial, caixas de marchas e transferência, equilibrando a pressão interna. Mas como há água suja em vez de ar, o que ocorre é uma contaminação do óleo por água e detritos. A perda das características lubrificantes do óleo pode trazer sérios problemas para as partes móveis destes componentes.

Após uma travessia, solicite que o seu mecânico verifique se houve contaminação dos lubrificantes. Se o óleo apresentar cor esbranquiçada e leitosa, deverá ser substituído imediatamente.

É possível a montagem de um circuito de tubos, que elevem a posição dos respiros dos diferenciais, das caixas de marchas e transferência. O sistema é simples e eficaz: basta conectar o respiro do diferencial dianteiro em série com o das caixas e, por último, ao diferencial traseiro. Tudo isto deverá estar conectado a um único respiro, que deverá ficar instalado na parte mais elevada possível como, por exemplo, dentro da cabine.
Fonte: davisport


sábado, 5 de maio de 2012

Cuidados com seu jeep antes da trilha.

As trilhas sempre colocam os jeeps em situações extremas de uso, com risco iminente de desgaste, estragos e quebras. Por isso, é essencial que antes de cada trilha, os componentes básicos sejam verificados e que ninguém saia pra trilha com o carro gambiarrado. Problemas acontecem, mas podendo evitá-los é sempre melhor, até porque, nem todo problema pode ser solucionado numa trilha e nem sempre há condições de robocar o jeep pra casa. Encontrei essas dicas e achei interessante postá-las aqui.

Durante a trilha, seu chassi e suspensão trabalharão bastante, a embreagem o todo tempo sendo solicitada, o motor alternando momentos de torque máximo e de alta rotação; a temperatura ambiente pode estar alta ou muito baixa dentro das trilhas.

E você que adora seu Jipe, a natureza e os desafios precisa ter o cuidado de prepará-lo para a trilha e aprender a reconhecer os sinais que seu veículo transmite durante e após a mesma.

Qualquer pequeno problema que muitas vezes convivemos no asfalto se transforma em um enorme na trilha, porque você estará distante de tudo e ainda será o “ancora” do grupo. Jipeiro é solidário, mas brincar na trilha é muito mais divertido.

Abaixo seguem alguns cuidados a seguir :

Nível do óleo: motor / transm. / caixa de transferência e eixos
Verificou o nível ? Esta na hora da troca ? Não confunda vazamento com rastro. 
Embreagem/ folga do pedal
Verificou a folga ? Não deixe enforcar. Sente o cabo prender ou emitir ruído ? Troque-o.
Freios
Nível de fluido baixo demonstra vazamento ou desgaste do material de atrito. Verificar.
Pneus
Rodas apertadas ? Estado dos pneus ?
Tensão e estado das correias
Barro e pó são abrasivos, encurtam a vida e a eficiência das correias. Correia é barata, tenha uma de reserva.
Mangueiras do arrefecimento, radiador, tampa e aditivo
Mangueira rígida requer troca - mangueira isola as vibrações do motor ao radiador. O aditivo protege o sistema de corrosão, do congelamento e fervura. Utilize a tampa com especificação de pressão adequada ao seu veículo.
Carburador
Atenção na altura da bóia, pois é desagradável motor morrendo nas erosões, e marcha-lenta firme e redonda ajudam quando você precisa ir lento, mas com força. 
Respiros: Transmissão, eixos e caixa transferência
Verificou o estado das mangueiras e braçadeiras ?
Filtro de ar
A caixa e as mangueiras de ligação precisam estar bem seladas. Qual é o estado do filtro ?
Distribuidor, cabos e velas
Motor no ponto, velas com folga e coloração adequada (castanho claro). Leve uma lata de spray desengripante (tipo WD40), uma boa pulverizada no distribuidor e bobina, e seu motor inundado pela água durante a trilha, voltará a vida rapidinho, pois o óleo expulsa a água.
Sistema de escape
Para motor original, escapamento original! Pois a contrapressão é a correta ao seu motor, permitindo um funcionamento “redondo” nas várias faixas de rotação. Verifique o estado dos coxins.
Cruzetas e junta elástica
Tudo muito bem engraxado, sem economia.
Terminais de direção
Coifas não podem estar rasgadas e pivôs devem estar sem folga. Engraxe os pivôs caso aplicável.
Água
Leve água para eventualmente repor no radiador e também caso seu radiador esteja enlameado, espere o mesmo esfriar e lave-o na trilha mesmo evitando que o barro seque, o que pode levar o motor a ferver, pois ele dificultará a troca de calor.
Pontos de ancoragem
No mínimo 1 na dianteira e na traseira
Cabo de aço ou cinta com gancho na ponta ou anilha
Pelo menos um dos dois tipos
Limpador de Pára-brisa
Verificar estado das palhetas e funcionamento
As dicas acima identificam alguns cuidados básicos. Para maiores detalhes sempre consulte o Manual de proprietário do seu veículo ou seu Mecânico de confiança.
Os cuidados acima são básicos e na trilha surgem imprevistos, portanto procure conhecer seu Jipe para tirar o máximo dele. 

Texto : Jorge R. site: anonimatos.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Refletindo a podridão.

Hoje, após 2 meses, recuperando de 3 cirurgias na mão direita, estou me preparando pra retornar ao trabalho e refletindo muito nos últimos dias, sobre me dedicar intensamente ao meu serviço de pediatria e menos a locais dito públicos, onde sempre prestei atendimento e me dediquei de corpo e alma.
A explicação ? Ela toda se resume a frase abaixo, escrita em 1920 pela filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa:

"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada".