quarta-feira, 31 de julho de 2013

Running Electron. Calce e mexa-se!

O tênis Running Electron é a evolução do calçado para corrida de aventura, graças a tecnologia La Sportiva™ morfodinâmico, que permite o solado se adaptar a qualquer irregularidade do terreno, garantindo excelente durabilidade e agilidade de resposta aos movimentos. A ergonomia deste calçado proporciona um outro patamar de conforto e performance, praticamente inédito no mercado de corridas de aventura. O sistema de amarração é integrado ao cabedal, abraçando por completo os pés. Os impactos são absorvidos pela composição integrada da sola e entresola em poliuretano, provendo fluidez nos movimentos.  São 5 as caracteríticas que fazem do Electron um tênis único: Ergonomico, Ultra Leve, Alta Absorção de Impacto, Estabilidade e Capacidade de Adaptação a qualquer terreno.
 
Características:
  • Net + tecido respirável de microfibra
  • Forro: Deslizamento material resistente
  • Entressola: Shock absorção de EVA + Ether Poly: macio, fino, poliuretano resistente a água
  • Construção ergonômica
  • Sola: FriXion AT com a nova tecnologia Morfodinâmica
  • Peso: 680g por par (Incrivelmente leve)
* Numeração europeia, 2 números acima da numeração nacional.

Garantia de 1 ano contra defeito de fabricação.

A La Sportiva é uma empresa Italiana, uma das maiores e mais conceituadas empresas de equipamentos outdoor.


Este e diversos produtos, excelentes para os diversos tipos de aventuras, podem ser encontrados na Arco e Flecha. http://www.arcoeflecha.com.br

"A VERDADE NUA E CRUA "

Essa é a triste realidade brasileira............


Depoimento do médico Carlos França, de Maricá-RJ!


Sr Padilha e Sra Dilma, esta é a minha unidade de saúde UBS Itaipuaçu - Maricá-RJ, há 6 anos governada pelo seu partido. É uma casa adaptada com infiltrações e mofo. Quando chove, cai água nas salas de atendimento, o arquivo médico inunda e os prontuários....Falta de tudo, luvas, remédios básicos, mas sobra dedicação para um salário bruto de R$ 1.200,00. 
Sabe Padilha/Dilma, não falta médico que queira fazer saúde pública, isto é mais uma das mentiras de sua ditadura da informação, onde o governo se apoia na premissa "UMA MENTIRA REPETIDA MIL VEZES TORNA-SE    VERDADE". A minha sala de atendimento não possui ventilador, o de teto é apenas enfeite. O verão de regiõeslitorâneas beira os 42 graus, a água potável é disponibilizada à temperatura ambiente (Itaipuaçu do seu governo não possui rede de água e esgoto). Já prescrevi as medicações em qq tipo de papel por falta de receituário oficial. Apesar de tudo trabalho e me esforço bastante. Em Maricá a saúde foi devastada pelo atual governo, o aparelho de RX está quebrado há 1 ano. O ecocardiograma e ultra-som foram roubados (SIC Gestor Público), ECG funciona 1 mês e fica 3-4 meses em manutenção. Há 8 meses temos a debandada de especialistas, devido ao salário irrisório sem beneficios legais (férias, décimo-terceiro salário, horas extras, insalubridade, etc). Perdemos endócrino, cárdio, reumato, oftalmo, neuro, nefro, pneumo, ortopedista, etc. Então Padilha/Dilma, a saúde pública que os Srs. querem oferecer à população mais humilde é esta? As suas mentiras não vão conseguir se sustentar por tanto tempo... 
"Não faltam médicos! Falta governo!" 
Sou médico do SUS, não fujo a luta... Mas não faço milagres sem infra-estrutura."

terça-feira, 30 de julho de 2013

Palestra com Rômulo Barral.

O bom filho a casa retorna, exemplo de atleta, Rômulo Barral saiu de Diamantina para brilhar mundo a fora.
Hoje este ícone do Jiu Jitsu Mundial reside em Los Angeles/E.U.A, onde montou sua academia e treina grandes lutadores profissionais.
Que sirva de motivação para nossos atletas que sonham em se profissionalizar, acreditem, dediquem, é possível!!!
Estão todos convidados!!!



Infelizmente vou perder esta palestra, mas por outro lado,  felizmente, neste horário, estarei subindo o Pico do Itambé, com a turma do Quintal Radical.  Vamos congelar a noite toda lá em cima e descer no domingo. 

sábado, 27 de julho de 2013

27 de julho. Dia do Motociclista.

Parabéns a todos os amigos e irmãos das duas rodas.
Arte da foto. PC Ávila.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Conheça os Papamóveis mais emblemáticos da história

Conheça os Papamóveis mais emblemáticos da história Peugeot, Mercedes-Benz, Seat, Citroën, Fia. Saiba mais sobre alguns veículos que conduziram os Papas pelo mundo

Estar à frente de uma das instituições mais poderosas do mundo é uma atividade como poucas outras. Ainda mais quando se trata da Igreja Católica, que tem o maior número de fiéis espalhados por todos os continentes. É o que precisa administrar o Papa Francisco, além da função paralela de Chefe de Estado. No entanto, apesar de tantas atribuições, em poucos meses após sua eleição, o religioso já é considerado uma das figuras mais carismáticas e queridas por onde quer que passe.

E uma prova de toda a comoção que o 266º Papa da Igreja Católica pode causar em seus fiéis pode ser vista atualmente durante a Jornada Mundial da Juventude, que está sendo realizada no Rio de Janeiro e tem atraído milhões de pessoas de mais de 120 países. E como todo grande evento envolvendo uma autoridade desse porte exige, é montado um forte esquema de segurança, que conta com o auxílio dos famosos Papamóveis, veículos blindados que servem de ‘palco ambulante’ para que o Sumo Pontífice saúde a população sem correr qualquer risco.

O MotorDream, junto com o parceiro editorial AutoCosmos, do México, selecionou os dez Papamóveis mais emblemáticos de todos os tempos. E diversas marcas já serviram a santidade máxima da Igreja Católica, como a Mercedes-Benz, Renault, Peugeot, Citroën e Fiat, e não são apenas carros, tem até caminhão. Confira as fotos e saiba um pouco sobre cada veículo.

Mercedes-Benz 300D Landaulet



Este belo exemplar foi o Papamóvel João XXIII, na Alemanha em 1960, cerca de trinta anos após o último veículo ter sido fornecido pela Mercedes ao Vaticano.  modelo tinha transmissão automática 300D Landaulet e possuía uma distância entre eixos alongada quase dois metros, além de um grande teto removível, trono central, rádio e ar condicionado.

Citroën C6 Lictoria Sex



Talvez esse não seja o melhor nome para um papamóvel, mas "Lictoria Sex" significa "seis", para representar o número de guardas que protegeriam o carro do Papa Pio XI.Este modelo de 1930 possuía um motor de seis cilindros que proporcionava uma saída de 2.4 litros de 42 cv e poderia atingir uma velocidade máxima de 105 Km / h. O Citroën C6 Lictoria Sex tinha várias decorações em ouro, uma figura do Espírito Santo embutido no teto, um trono, porta Bíblia e uma representação de São Cristóvão carregando o menino Jesus. Este exemplo primoroso da indústria francesa ainda pode ser visto nos Museus do Vaticano.

Mercedes-Benz Nürburg 460



Em 1930, a empresa alemã doou um Nürburg 460 Pullman Saloon ao então Papa Pio XI, que o elogiou proclamando-o como "uma obra-prima da engenharia moderna." A Mercedes foi a primeira a servir o Papa um veículo oficial, embora Pio XI já utilizava um modelo da marca em passeios pequenos. Ele tinha um corpo modificado, um trono no centro e uma escultura de San Cristobal.

Lehmann-Peterson Lincoln Continental



Quando Paulo VI visitou Nova York em 1965, ele fez isso com muito estilo, a bordo de um Lincoln. O mesmo modelo, em 1968, também serviu de Papamóvel para a visita do Papa a Colômbia . O veículo tinha teto baixo e era bastante comprido e imponente, chamando atenção por onde passava.

Seat Panda



Talvez um dos menores papamóviles que existiram e, certamente, um dos que menos demostrou ostentação. O SEAT Panda é bastante popular na Espanha, onde Papa João Paulo II foi recebido em 1982. Uma das principais características deste veículo é que ele tinha uma armadura e também uma alça para que o Papa pudesse se equilibrar ao saudar a multidão.

AutoBus DINA modificado



Em janeiro de 1999, João Paulo II fez sua quarta visita ao México e a marca de veículos pesados DINA, presenteou o Papa com um ônibus que possuía um grande painel central e uma grande poltrona adaptada. Atualmente o veículo está em exibição na praça da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade do México.

FIAT Campagnola



Este modesto SUV era o favorito de Carol Wojtyla em suas caminhadas no Vaticano e, ao mesmo tempo, o terror de sua guarda de segurança devido à falta de um vidro blindado. E todo o cuidado para os seguranças era pouco, já que esse veículo é o mesmo utilizado no famoso atentado que o Papa João Paulo II sofreu em 13 de maio de 1981 na Praça de São Pedro. A partir daí, todos os Papamóviles passaram a ser blindados, embora, por vezes, este foi novamente usado pelo Papa João Paulo II na Praça de São Pedro sem proteção.

Mercedes-Benz G500



Em 2007, a Mercedes-Benz deu ao então Papa Bento XVI uma Classe G  especial, com um motor a gasolina de 5.5 litros V8, capaz de entregar até 388 cv de potência para as quatro rodas. E esses modelos estão disponíveis atualmente para o papa Francisco, no Brasil. Eles possuem 4,21m de comprimento, 1,76m de largura e 1,94m de altura. A montadora fornece veículos para a Igreja Católica há mais de 80 anos, passando a ser tradição no Vaticano.

Leyland Motors Truck



Em 1982, João Paulo II visitou as ilhas da Grã-Bretanha a bordo de um caminhão Papamóvel. O veículo era da marca inglesa Leyland e pesava 24.000 kg. O Caminhão tanque foi utilizado por motivos de segurança, já que essa visita foi apenas um ano após a santidade sofrer o ataque por tiro. Outra qualidade notável deste carro é que foi leiloado em 2006 por US$ 70.000.

Peugeot 504




fonte: motordream.uol.com.br

Matéria: Marcelo Nogueira

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Caveira


Dia Nacional do Motociclista.

 
Prezado amigo motociclista, vamos comemorar o dia nacional do motociclista em grande estilo, único evento em BH em nossa homenagem.

Vimos pelo presente convida-lo a comparecer ao XII VMD Moto Fest, que acontecerá dia 27 de Julho (sábado) em comemoração aodia nacional do motociclismo e XII aniversário do VMD Moto Clube tradicional Moto Clube de BH.

Este evento realizado pelo VMD Moto Clube, já se tornou uma tradição em Belo Horizonte, a 12 anos, reunimos motociclistas com motos de grande porte, de Belo Horizonte e de outros estados a participarem de um Moto Passeio pela área central de BH, iniciando-se na praça do Papa, cartão postal de BH.

Sempre escoltados pela PMMG, fazemos um passeio pelas principais avenidas e praças de BH, culminando no local do evento.
Neste evento realizamos uma campanha da solidariedade em que arrecadamos leite, roupas e agasalhos que são doados a creches, asilos e ao pronto socorro de BH.

LOCAL DO EVENTO:
Este ano, será na Av. Bernardo Monteiro 1.212 com av. Brasil (Ao lado do Col Arnaldo), onde teremos exposição de motos antigas, carros V8 antigos/novos, presença exclusiva de Renato Rio Blues, bandas de Rock e Blues, praça de alimentação, banheiros químicos e etc.

Cronologia do evento:
 11 horas, concentração na praça do Papa
 12 horas, inicio do Moto Passeio
 13 horas, chegada ao local do evento
 21 horas, encerramento do evento

Nosso evento esta devidamente autorizado, com alvarás dos orgãos competentes.

Você é nosso convidado!!!   Esteja presente!!!

Atenciosamente,

Américo Prates
Presidente fundador do VMD Moto Clube
Presidente fundador da Federação de Moto Clubes de BH - FMC-MG, atual vice-presidente.

Click nos anexos abaixo para amplia-los.
Imagem inline 1

Imagem inline 2

Imagem inline 4

Compareça e abrace seu irmão, esse será o nosso dia nacional.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Circuito bicho do Mato.

Evite problemas em viagens de férias.


Sair de férias é uma oportunidade para descansar, mas muitas vezes o período sabático pode causar problemas não programados.

Veja como lidar com algumas situações desagradáveis, porém comuns quando alguém viaja nas férias, segundo informações do programa Consumidor Consciente da MasterCard.

-Minha bagagem foi extraviada
Para não ter dor de cabeça com a bagagem extraviada, entre em contato com a assistência do seu cartão de crédito e verifique se o seu cartão oferece um assistente de localizador de bagagem. O Concierge oferece assistência especializada para ajudar a localizar bagagens extraviadas e pertences perdidos para portadores Black e Platinum. Os clientes Gold têm o serviço pelo Serviço de Assistência de Viagem.

-Perdi meus documentos
Verifique se seu cartão ou sua agência de viagens oferece uma assistência de serviços emergenciais. Ela pode ser muito útil para ajudá-lo entrar em contato com Embaixadas e Consulados, em caso de documentos perdidos ou roubados. Para isso, os clientes MasterCard a partir do cartão Gold tem acesso ao Serviço de Assistência de Viagem, que funciona 24 horas por dia, e você é atendido em português

-Preciso de dinheiro de emergência
Em caso de perda ou roubo do seu cartão,verifique os serviços disponíveispara retirada de dinheiro de emergência. A MasterCard em parceria com a  Western Union realiza transferências de dinheiro de emergência diretamente para um cartão da MasterCard cadastrado no sistema. Você recebe a quantia, em média, até 2h depois da sua solicitação.

-Fui roubado no exterior
Se um portador de cartão MasterCard Black for assaltado ou roubado enquanto estiver usando ou imediatamente após usar um caixa eletrônico, poderá receber cobertura para substituição do dinheiro roubado (sacado). Serviço de Assistência de Viagem os usuários também têm acesso indicações médicas e jurídicas em caso de emergência, transferência para adiantamento de fiança, assistência para reposição de documentação e passagem extraviada, transmissão de mensagens urgentes, localização e redirecionamento de bagagem perdida e informações prévias sobre destinos de viagem.

-Perdi meu cartão
Todos os usuários tem acesso a assistência MasterCard Global Service™, que bloqueia o seu cartão e envia um cartão substituto em até48 horas emtodo o mundo.

- Aluguei um carro para passeio e bati
Geralmente as locadoras de carro oferecem separadamente os seguros CDW ( cobre o carro) LDW (cobre pessoa), cobrando uma tarifa por cada um. Verifique se você está adquirindo os dois seguros. Você também pode usar o seu cartão MasterCard para adquirir o seguro do carro, tendo apenas que adquirir a cobertura LDW.

- Fiquei doente em uma viagem, e agora?
Ficar doente em uma viagem é um problema. Não ter acesso a um médico, a medicamentos, é um transtorno maior ainda. Para evitar esse tipo de situação, veja com o seu plano de saúde se ele oferece cobertura no exterior ou com a sua agência de viagens os seguros que são oferecidos.  Para uma estadia de 30 dias no EUA,  você deve pagar, em média, US$ 200 por um seguro saúde. Veja com o com o seu cartão se ele oferece o seguro saúde.  Os cartões MasterCard Black e Platinum oferecem seguro saúde sem custo adicional.

- Cancelaram meu voo
Verifique com a sua bandeira de cartão se oferecem seguro contra atraso e cancelamento de voo.  Os clientes Inconveniências de Viagem fornece  cobertura no caso de atraso (acima de 4 horas )ou cancelamento de viagens (caso precise cancelar). Imprevistos como desastres naturais também estão cobertos.

-Não falo outro idioma
Serviço de Assistência de Viagem da MasterCard disponibiliza um serviço de tradução de emergência. Já o Concierge pode encontrar um tradutor para uma viagem inteira no pais em que desejar.


-O Dólar subiu
Para evitar prejuízos com as mudanças de câmbio, planeje a sua viagem e os gastos que irá fazer no período em que estiver fora. Uma opção são os cartões pré-pagos de viagem, que não sofrem variação do dólar. Com ele você pode adquirir dólar em épocas de melhor cotação.

fonte: site do consumidor.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Onde andará o meu doutor ? A resposta está bem abaixo, no segundo texto.

Onde andará meu doutor?
Autor Desconhecido (Texto que circula na Internet)

Hoje acordei sentindo uma dorzinha…
Aquela dor sem explicação, e uma palpitação!
Resolvi procurar um doutor…
Fui divagando pelo caminho…
Lembrei daquele médico que me atendia vestido de branco e que para mim tinha um pouco de pai, de amigo e de anjo…
Meu Doutor que curava a minha dor!
Não apenas a do meu corpo mas a da minha alma…
Que me transmitia paz e calma!
Chegando à recepção do consultório,
fui atendida com uma pergunta:
“Qual o seu plano?”
O meu plano? Ah, o meu plano é viver mais e feliz!
É dar sorrisos, aquecer os que sentem frio e preencher esse vazio que sinto agora!
Mas, a resposta teria que ser outra!
O “meu plano de saúde…”
Apresentei o documento do dito cujo,
já meio suado, tanto quanto o meu bolso… E aguardei.
Quando fui chamada corri apressada…
Ia ser atendida pelo Doutor,
Ele que cura qualquer tipo de dor!
Entrei e o olhei…
Me surpreendi…
Rosto trancado, triste e cansado.
“Será que ele estava adoentado?
É, quem sabe, talvez gripado!”
Não tinha um semblante alegre provavelmente devido à febre…
Dei um sorriso meio de lado e um bom dia!
Olhei o ambiente bem decorado
Sobre a mesa, à sua frente, um computador e no seu semblante a sua dor…
O que fizeram com o Doutor?
Quando ouvi a sua voz de repente:
“O que a senhora sente?”
Como eu gostaria de saber o que ele estava sentindo…
parecia mais doente do que eu, a paciente…
“Eu? Ah! Sinto uma dorzinha na barriga e uma palpitação”
e esperei a sua reação.
Vai me examinar, escutar a minha voz
e auscultar o meu coração.
Para minha surpresa apenas me entregou uma requisição e disse:
“Peça autorização desses exames para conseguir a realização…”
Quando li quase morri…
“Tomografia computadorizada”,
“Ressonância magnética”,
“e Cintilografia!”
Ai, meu Deus! Que agonia!!
Eu só conhecia uma tal de “abreugrafia”…
Só sabia o que era ressonar (dormir),
de magnético eu conhecia um olhar…
E cintilar só o das estrelas!
Estaria eu à beira da morte?
E ir para o céu?
Iria morrer assim ao léu?
Naquele instante timidamente pensei em falar:
“Não terá o senhor uma amostra grátis de calor humano para aquecer esse meu frio?”
O que fazer com essa sensação de vazio?
Me observe Doutor!
O tal “Pai da Medicina”, o grego Hipócrates,
acreditava que
A ARTE DA MEDICINA ESTAVA EM OBSERVAR.
Olhe para mim…
É bem verdade que o juramento dele está ultrapassado!
Médico não é sacerdote…
Tem família e todos os problemas inerentes ao ser humano…
Mas, por favor, me olhe!
Ouça a minha história!
Preciso que o senhor me escute e ausculte!
Me examine!
Estou sentindo falta de dizer até aquele 33!
Não me abandone assim de uma vez!
Procure os sinais da minha doença
e cultive a minha esperança!
Alimente a minha mente e o meu coração…
Me dê ao menos uma explicação!
O senhor não se informou se eu ando descalça… 
Ando sim!
Gosto de pisar na areia e seguir em frente deixando as minhas pegadas pelas estradas da vida,
estarei errada?
Ou estarei com o verme do amarelão?
Existirá umas gotinhas de solução?
Será que já existe vacina contra o tédio?
Ou não terá remédio?
Que falta o senhor me faz, meu antigo doutor!
Cadê o Sccot, aquele da emulsão?
Que tinha um gosto horrível mas me deixava forte que nem um Sansão!
E o Elixir?
Paregórico e categórico,
e o chazinho de cidreira, que me deixava a sorrir sem tonteiras?
Será que pensei asneiras?
Ah! Meu querido e adoentado doutor!
Sinto saudade…
Dos seus ouvidos para me escutar…
Das suas mãos para me examinar…
Do seu olhar compreensivo e amigo…
Do seu pensar…
Do seu sorriso que aliviava a minha dor…
Que me dava forças para lutar contra a doença…
E que estimulava a minha saúde e a minha crença…
Sairei daqui para um ataúde?
Preciso viver e ter saúde!
Por favor, me ajude!
Oh! meu Deus,
cuide do meu médico e de mim,
caso contrário chegaremos ao fim…
Porque da consulta só restou uma requisição digitada em um computador
E o olhar vago e cansado do doutor!
Precisamos urgente dos nossos médicos amigos…
A medicina agoniza…
Ouço até os seus gemidos…
Por favor!
Tragam de volta o meu doutor!
Estamos todos doentes e sentindo dor!
E peço!
Para o ser humano
uma receita de calor
e para o exercício da medicina
uma prescrição de amor!
Onde andará o meu doutor?

Autor Desconhecido


Onde andará meu doutor?
Cons. Geraldo Caldeira (Em resposta ao texto anterior)

Desiludida cliente. Vou lhe responder, seguindo o seu texto, o que fizeram com o seu doutor, para ele ter desaparecido.
O seu doutor, que era conselheiro, amigo, parceiro, como um “pai e anjo” não tem como permanecer mais neste lugar. Não pode ser pai porque os clientes não se comportam como filhos. Já chegam agressivos, sem acreditar no médico, desiludidos.
Não podem ser anjos porque os clientes, revoltados com os desacertos governamentais com a saúde brasileira, já os colocam como demônios. Amigo sempre será se lhe for dada a chance de demonstrá-lo.
Você esperava sorrisos, mas diz que encontrou uma cara de doente, triste e cansado. Sim, você tem razão. Os médicos estão sem saúde pois, pela Organização Mundial de Saúde, esta é “um bem estar bio-psico-social”. Ele está muito distante disto. Este tripé já foi desarmado e quase destruído pelos que deveriam ser os promotores da saúde no país, os governantes.
O SUS paga salários vis às consultas básicas, já comparadas pelo ex-ministro Adib Jatene ao preço de um engraxar de sapatos. O governo do Estado paga salários correspondentes a dois salários mínimos, o mesmo que recebe uma doméstica de mais qualidade. No recente aumento para os seus funcionários teve a insensatez, apoiado pelos senhores deputados, de dar 3% apenas para os médicos e de 8% em diante para os demais.
Os planos de saúde, que tiraram os médicos da condição de profissional liberal, acabaram com a clínica particular, transformando-os em cooperados, também não podem pagar os devidos valores dos procedimentos.
Assim sendo, no plano social, o médico, no geral, é classe média baixa. Para se ter uma vida mais digna tem que trabalhar em três ou quatro lugares, muitos deles em cidades da Grande BH. Correm contra o relógio e enfrentam trânsitos lentos e perigosos.
Como resultado, o médico está triste, revoltado e deprimido. Já que não há adequação psico-social, como pode estar bem biologicamente?
Eis, descrente cliente, o que fizeram com o seu doutor. Você queixa que ele não examina. Certo, mas sabe por quê? Porque ele dispõe de pouquíssimos minutos para dar conta de atender à enorme fila de pacientes que se vê obrigado a fazer.
Você cobra mais calor humano. Também está certa. Mas calor humano é o resultado de uma troca. A senhora acha que os clientes estão fazendo a sua parte? Quando já chegam xingando, brigando, exigindo resultados? Pode estar certa que o médico também está sofrendo muito com a sensação de vazio nesta relação. O que ele vê no reflexo-olhar do cliente? Revolta, decepção, insatisfação, desilusão. É compreensível. Vocês pagam impostos e não tem retorno. Têm que pagar planos particulares, com caras mensalidades. Como esperar, prezada cliente, que ele de conta de sustentar o olhar no seu? Sabemos todos que uma das grandiosidades da profissão médica é a capacidade de transcendência que o médico tem e aplica. Todavia, neste viés, ele está no limite.
Precisa ouvir sua história, você reclama. Está correto. Mas como ouvir, examinar, concluir e adotar procedimentos finais em tão pouco tempo? Ele jamais desejou isso. Preparou-se anos e anos para ser médico, na plenitude da profissão. Usurparam-lhe estes planos. A senhora sabe que, pelo interesse financeiro de muitos, e especialmente da mídia, todos os seus atos estão sub-judice, com o famigerado “erro médico”. Confundem insucessos e complicações irreversíveis e mundiais da medicina como se fossem erros. Inverteu-se um princípio jurídico milenar: hoje, os médicos são culpados até que eles provem o contrário Para se proteger disso, tem que pedir todos os modernos exames complementares. Cada vez mais destrói-se a relação médico-paciente. Cada vez mais sente-se vítima do Sistema de Saúde no Brasil.
Sente saudade do seu médico, modelo antigo?
Pois bem, o médico também sente saudade:

  • do tempo em que era respeitado, amado e admirado pelas famílias e pela sociedade;
  • do tempo em que tinha tempo para atender;
da época em que era profissional liberal, exercendo a mais nobre das profissões, quando seus atos e procedimentos eram pagos por honorários e não agora em que recebe por tabelas e gráficos
Tem muita saudade do tempo em que a relação médico/paciente era uma relação dual. Hoje, entre os dois, intrometem-se:

  • as instituições;
  • os planos de saúde;
  • o mercado;
  • a mídia;
  • o “Dr. Google”.
Como afirmou Jean Paul Sartre “o homem vive em torno de seus projetos e só existe quando os realiza”.
Como vê, distinta cliente, ele está cada vez mais distante disto. Por isso sofre muito, sua auto-estima cai e a depressão bate às portas. Sofre em sua alma, em sua essência.
A senhora diz que a medicina agoniza, na verdade, a ciência médica está cada vez mais avançada, atualizada, com conquistas inimagináveis, como clonagem, células tronco, ressonâncias magnéticas etc. O que agoniza é a profissão médica. Hoje já não há mais classe médica, mas cooperados, empregados do sistema.
Você termina pedindo amor. Sua dúvida é “o maior dom divino”, para Santo Agostinho e, no Banquete de Platão, afirmou-se que “o amor produz paz entre os homens e no mar da bonança, repouso tranqüilo dos ventos e sono na dor”.
A senhora necessita dele para se curar mas os médicos dependem dele para se salvar. Espero ter respondido, em parte, à senhora, triste e discente cliente.
Pode estar certa que o CRM continuará, por todos os meios e com toda dedicação, a lutar para inverter este caminho desastroso em que a classe se viu colocada.
Juntamente com as demais entidades médicas, fará o possível para mudar o rumo desta história.
Será “o objetivo nosso de cada dia”.


Cons. Geraldo Caldeira

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Recado a Baldilma e Aluísio Merdadante.

Desprezados Bandilma e Aluísio Merdadante. 

Nunca tive apreço por vocês, e a cada dia pioram as minhas náuseas ao ouvir e ler nos noticiários, tantas declarações e decisões medíocres e infundadas, sobre a classe médica, feitas por  vocês, ultimamente.

Sou médico pediatra, atuante há 15 anos e jamais presenciei qualquer governo ou administração, tomar uma decisão que fosse sábia e que  mostrasse real preocupação com a melhora de assistência à população ou que criasse melhores condições de trabalhos a nós,  médicos.

O discurso despeitado, desrespeitoso e preconceituoso, segue a mesma linha dos planos de saúde, sempre com intenção de colocar a população contra a classe médica. Como se nós fôssemos os culpados pelos valores irrisórios pagos por suas tabelas de honorários e pela falta de investimento, estrutura e condições de trabalho, razões principais de atração dos profissionais a qualquer cidade.  

Isso mesmo. Ao contrário do que muitos pensam, é importante receber bons salários, sim. O mundo é capitalista e precisamos não só pagar nossas contas normais, como gastar e muito, na manutenção do estudo e do conhecimento.
Mas a principal atração do médico ao local de trabalho, é saber que terá plenas condições de atendimento e de suporte, seja por exames laboratoriais, de imagens ou de integração com equipe multidisciplinar, para podermos prevenir, diagnosticar e tratar doenças.

De que adianta obrigar ou contratar médicos, pra lugares sem a mínima condição de exercício profissional?
Por que você, presidenta como gosta de ser chamada, não tratou do seu linfoma, em São Gabriel da Cachoeira na selva amazonas? Ou em Itinga, Poté, Malacacheta ou  Lelivéldia, no Vale do Jequitinhonha? 
Se quisesse, poderia ter vindo tomar uns ares também, aqui em Diamantina. Talvez receberia influências positivas de JK,  mas morreria sem tratamento, pois aqui também, não temos a mínima condição, nem estrutura para tratar um paciente com câncer. Vestida como sempre, de vermelho, já teria sido recebida pelo capeta, levando junto o seu amiguinho molusco.

Que merda de exemplo é este, de correr pro Sírio Libanês, em São Paulo ? Pura covardia com a nação bolsista, da qual vocês  garantem os votos.
Enfim, deixo aqui registrado, a maravilha que recebi esta semana. Um repasse de honorários do Hospital que trabalho, que não anda nada bem, por sinal.
Veja como é animador, depois de 3 meses, receber valores tão significativos.

SIA/SUS ABRIL/2013

21,12

AIH/SUS ABRIL/2013

280,71

UNIMED DEZ/12 A MAR/13 PG 27/05/2013

236,00





TOTAL

537,83



E o Merdadante, fazendo discurso que devemos ser mais humanos. Vá se fuder, seu filho da puta. Seja humano você, como político e como ministro. Deixe de fazer comentários e tomar decisões como um moleque despeitado.

Viva um mês pelo menos, nesses lugares tenebrosos, onde não há uma água tratada pra beber, uma escola decente pros filhos estudarem e nem a mínima condição de exercermos a nossa profissão. Leve pra lá os seus amigos políticos e os seus médicos cubanos e seja feliz. Como feliz serei eu, ao ver o seu fim, sendo medicado por Chita ou Tarzan, e morrendo no meio do nada.

Ass. Rodrigo Cavalcanti Gonçalves

Pediatra  

sábado, 6 de julho de 2013

Programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - 2103


Programação
FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA
FÓRUM DAS ARTES 2013

EM TEMPOS DIVERSOS

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES!

5 de julho – Sexta-feira

14h
Caravana Festival de Inverno 
Engenheiro Corrêa (Ouro Preto)
A Caravana Festival de Inverno é um conjunto de eventos de artes cênicas, artes visuais e música que circulará de forma itinerante por distritos das Cidades de Mariana e Ouro Preto, descentralizando os eventos do Festival de Inverno e desenvolvendo culturalmente as comunidades beneficiadas.
Exposição de fotografias baseada no tema do festival – fotógrafa Naty Tôrres;
Apresentação de espetáculo teatral – Causos de Brasêro – Estandarte Cia. de Teatro
Exibição de filmes;
Local: Escola Municipal José Estevão Braga
Realização: Instituto Candonguêro

17h
Abertura Oficial – Sessão Solene e Intervenções
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo de Vasconcelos, 238 - Pilar - Ouro Preto

17h
Artes Plásticas
Abertura da Exposição "Diversos"
Visitação: 05 a 28 de julho, 12h às 20h, de segunda a domingo.
Objetos diversos, instalações diversas, desenhos diversos, registros diversos, ordens diversas, dispersas e abrangentes. O artista contemporâneo se propõe experimental não só para que possa habitar todas as formas de arte, mas também para invadir outros campos culturais. Desse modo, hoje, mais do que justaposição ou complementaridade, o que temos e o que vemos no cenário das artes plásticas e visuais é fusão, multiplicidade e transbordamento, nascidos de dispositivos de atuação e de pensamento gerados na experiência sensível da diversidade.
Artistas convidados: Conceição Romualdo, Cor Jesus, Danielle Carvalho, Dinho Bento, Edgar Paiva, Fábio Carvalho, Guiomar Anastácia, Inês Antonini, Lídia Miguelão, Marta Neves, Poro (Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!), Rodrigo Mogiz, Selma Weissmann, Thereza Portes, Thiago Penna.
Classificação: Livre
Local: Salão Diamantina - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo de Vasconcelos, 238 – Pilar – Ouro Preto

18h
Celebração Ecumênica
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

19h
Artes Cênicas
Pequenas Coisas Grandes
As reflexões finais de um homem de 28 anos, anotadas num velho caderno, constroem um universo profundamente lírico, fundindo vida e morte, medo e poesia. Utilizando técnicas da mímica corporal dramática e de música eletro-acústica, o espetáculo é uma narrativa intimista e peculiar que convida o espectador a inventar significados.
Convidado: Residência (Ouro Preto)
Classificação: 12 anos
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 280 pessoas
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

20h
Música
Concerto com o coral “Os Meninos Cantores de Bordeaux”
Les Petits Chanteurs de Bordeaux
O coral nasceu no Colégio Marianista Sainte Marie Grand Lebrun, em Bordeaux, no ano de 1875, e em 1948 passou a se chamar “Les petits Chanteurs à la Croix d’Azur” (Pequenos Cantores da Cruz Azul). O grande escritor François Mauriac figurou entre os seus coralistas mais famosos.
Em 1971 o coral foi a base para a fundação da “Capela Musical de Bordeaux”, à qual em 2004 veio se somar o “Coral das Meninas de Bordeaux”.  Em 1989 recebe o nome atual de “Pequenos Cantores de Bordeaux” passando a receber meninos de toda a cidade. Em setembro de 2009 foi aberta uma extensão no colégio Sainte Marie Grand Lebrun na qual os alunos, a partir do segundo ano, estudam 3 horas de música por semana, além dos horários de ensaio. Nestas aulas aprendem solfejo, história da música, canto, análise, etc, preparando-se assim para a vida de coralistas e músicos.
Os pequenos cantores de Bordeaux fazem regularmente concertos na cidade e na região, além de já terem feito muitas tournées em países europeus. Cantam também nas missas e celebrações da Catedral, e em casamentos. Sua divisa é “Semear a alegria”.
Os Pequenos Cantores de Bordeaux querem manter na Aquitânia (Região francesa cuja capital é Bordeaux) a tradição dos “Corais de meninos das Catedrais”, formação rara em nossos dias, mas que foi o berço da música ocidental, à frente das grandes Catedrais e Mosteiros.
Local: Basílica do Pilar - Praça Monsenhor Castilho Barbosa s/n - Pilar / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

20h
Música
Show Banda Grupo 6 no Samba
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

20h
Música
Gafieira de Ouro
A banda Gafieira de Ouro é fruto de uma iniciativa de consolidação das Rodas de Choro da região dos inconfidentes, parceria esta que nasceu entre amigos de Ouro Preto e Mariana e convidados “chorões” de várias regiões do Brasil formado por alunos e professores do conservatório Mestre Vicente, a UFOP e a Universidade de Musica Popular Bituca.
A proposta do grupo é a divulgação de gêneros da música genuinamente brasileira, envolvendo um repertório elegante, de bom gosto, suave e animado, composto por choros, sambas, passando por maxixes, polcas, valsas entre tantos outros, contemplando todos os públicos proporcionando ao público reviver épocas áureas de grandes bailes e dias de carnaval, além de audição diferenciada e um ambiente agradável e sofisticado. Para isso, o grupo foca suas atividades na execução e criação de arranjos musicais, levando o ouvinte a perpassar pelos bons e velhos tempos de grandes compositores como: Ataulfo Alves, Zé Keti, Jacob do Bandolim, Adoniran Barbosa, Chico Buarque, Vinicius de Moraes,  João Nogueira, Baden Powell, Benito de Paula, Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Paulo Cezar Pinheiro, Clara Nunes, Dona Yvone Lara, entre outros grandes nomes.
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

22h
Música
Show Marcelo Oliveira e Banda
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

22h30
Música
Jair Rodrigues e Família
Muito além do laço familiar, o cantor Jair Rodrigues mostra que talento vem de berço e reúne seus filhos Luciana Mello e Jair Oliveira para o show da  Família Rodrigues. Nesse show repleto de emoção e alegria cada um dos artistas apresenta os principais sucessos de suas carreiras e ao final e unem para embalar o público com uma contagiante apresentação em família.
Local: Praça da UFOP, Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

6 de julho – Sábado

8h às 11h
Oficina de Pintura
Ministrante: Maria Lúcia da Silva
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

Armazém dos Ofícios
Visitação: 6 a 28 de Julho
Horários: segunda de 14h às 18h, terça a sábado de 10h às 17h, domingos e feriados de 10h às 15h
Um espaço destinado à comercialização das linhas de produtos em arte aplicada desenvolvidos no Núcleo de Arte, Núcleo de Conservação e Restauração e Núcleo de Ofícios, resultado do processo ensino-aprendizagem dos diversos cursos oferecidos pela Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP. Possibilita aos alunos a articulação entre os conhecimentos  de arte, as referências culturais individuais e coletivas e as técnicas adquiridas nas vivências dos ateliês, culminando com a criação de produtos utilitários e decorativos  e na compreensão de toda cadeia produtiva, desde a concepção até a comercialização, ampliando as possibilidades de atuação profissional e de projetos futuros.
Local: Sala de Oficinas Casa dos Contos - Rua São José, 12 – Centro / Ouro Preto, MG

10h
Artes Plásticas
Abertura da Exposição "Gigantes pela própria natureza"
Visitação: 6 a 28 de julho, segunda a domingo
Horários: 14h às 18h (Segunda), 10h às 17h (Terça a Sábado), 10h às 15h (Domingos e Feriados)
Um mora do sul, o Hélio, o outro entre montanhas, Willi, habitam climas e territórios diferentes, mas transitam pelos mesmos becos e vielas, de cidades imaginárias. Recolhem do universo, o que lhes é permitido, se apropriam de coisas singulares, que para uns nada serve, e para outros tesouro é. Constroem jóias mínimas, que colocam dentro de caixas, sim, podem ser de fósforo, embalando com amor a arte criada.
Ninguém acredita que trabalham, o que fazem é tão lúdico que parece brinquedo. No mínimo são felizes! Percebe-se nos objetos que criam, uma certa aura, luz que é levada por quem adquire. Será arte, o que se faz com amor e com amor se vende? Será arte, o que se quer levar para casa, colocar na parede, colecionar?! Assim, ungidos pelo mínimo, tecem miniaturas que se agigantam, dão vida a objetos inanimados.
Willi faz da arte popular seu canto, de forma onírica interpreta nosso país em cenários que bem conhecemos, mas que nem sempre reconhecemos. Bandeirinhas hasteadas, seguem em festa. Catopês em fitas, colorem cidadezinhas esmaecidas. Reis e rainhas do congado, saúdam o divino. Rios e barcos rumam sem destino. Rosa procura por Guimarães...
Hélio, com humor e sátira, troca o sentido das coisas, desorganiza a poesia da vida, seja em sua prosa, versos ou num pedaço de uma geladeira velha, transformada em monte Everest! Com os fantásticos remédios da farmácia lúdica (sem qualquer contra indicação), quer na verdade, remediar o mundo, nem que seja com injeção de ânimo!
Willi diz que aprendeu a fazer miniaturas com Hélio, sei não, acho que é de nascença, da própria natureza, este apreço ao mínimo. ”Fazer o desprezível ser prezado é coisa que me agrada”, é frase do Manuel de Barros e tenho certeza, destes dois também!
Seriam Hélio Leites e Willi de Carvalho, criaturas iluminadas?? Clarice Lispector diz em um de seus textos, que nomear é diminuir, quando pensamos numa árvore, em nosso imaginário, ela é muito maior que apenas a palavra: árvore!   É que miniaturistas parece tão pouso para nomear estes dois gigantes do mínimo!
Hélio no livro “Pequenas Grandezas”, autografou dizendo ser um “artesão que sonha consertar o mundo, inventando pontes de palito entre pessoas”.
Prefiro acreditar em homens como eles, que sonham a poesia do mínimo, do que em homens que apenas constroem coisas grandiosas...
Artistas convidados: Hélio Leites e Willi Carvalho
Classificação: Livre
Local: Casa dos Contos - Rua São José, 12 – Centro / Ouro Preto, MG

11h
Abertura do Restaurante ao ar livre “Comida Típica Mineira na Panela de Pedra"
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

11h
Música
Voz e Violão
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

11h
Encontro de Motociclista
Amigo da Onça
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

13h
Música
Ricardo Voz e Violão
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

13h
Música
Dixieland pelas ruas de Ouro Preto
O projeto “Dixieland pelas ruas de Ouro Preto” foi criado para trazer alegria às ruas da cidade histórica. As apresentações são em forma de passeatas e cortejos, assim, atingindo o maior número de espectadores e lugares possíveis. A proposta do projeto é resgatar a linguagem do jazz de rua dos anos 20, porém, o repertório conta não só com clássicos da musica norte americana, mas também, contempla o folclore e a música popular brasileira, que são tocadas com a linguagem musical e formação instrumental representativos do Dixieland.
Convidado: Grupo Dixieland
Local: Adro da Igreja São Francisco de Assis até o Largo do Rosário / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

15h
Desfile Sociedade MusicalSociedade Musical Bom Jesus de Matozinhos
Local: Largo do Rosário / São Francisco de Assis / Rosário / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

15h
Música
Voz e Violão
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

15h
Caravana Festival de Inverno
Lavras Novas (Ouro Preto)
A Caravana Festival de Inverno é um conjunto de eventos de artes cênicas, artes visuais e música que circulará de forma itinerante por distritos das Cidades de Mariana e Ouro Preto, descentralizando os eventos do Festival de Inverno e desenvolvendo culturalmente as comunidades beneficiadas.
  • Exposição de fotografias baseada no tema do festival – fotógrafa Naty Tôrres
  • Apresentação de espetáculo teatral – Causos de Brasêro – Estandarte Cia. de Teatro
  • Exibição de filmes
Local: Adro da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres

16h
Artes Cênicas
O Causo de Geraldo ou A Infinita História de Amor em 7 Noites de Lua Cheia
“O Causo Geraldo ou A Infinita História de Amor em 7 Noites de Lua Cheia”, como ele mesmo gosta de chamar, conta da infinita história de amor entre um Geraldo Lopes e uma cabocla Nadirinha e dos fabulosos acontecidos em torno deles. Com a simplicidade de quem côa um café, com a maestria de quem doma um chucro, com a delicadeza de quem lapida um cristal e com a sabedoria de quem dá uma benção, convidamos a todos a entrar pela cozinha pra trocar um “dedin de prosa” e conhecer mais uma das Minas Gerais que trazemos em nosso Estandarte.
Convidado: Cia Estandarte
Local: Adro da Igreja São Francisco de Assis / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

17h
Música
Show “Simplesmente Ricardo”
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

18h30
Música
Seresta
Coral Recria Vida (Renato)
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

19h
Música
Reminiscências
O objetivo do grupo e o de proporcionar, através de canções conhecidas de todos, o resgate da arte da seresta, que nada mais é do que uma mensagem de amor, carinho, ternura e paixão que, partindo do coração e da voz do seresteiro, busca acordar a criatura amada, sendo também uma fonte encantada das alegrias da vida, trazendo consiga uma infinita beleza quando à luz da lua, a flauta, o violão e o bandolim, acompanham, os menestréis do amor, no canto que é quase um preito cheio de carinho
Convidado: Grupo de Seresta Renascer
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

19h
Música
Apresentação da Bateria e Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
Escola de Samba Inconfidência Mineira
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

20h
Música
Apresentação da Bateria e Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
Escola de Samba União Recreativa do Santa Cruz
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

20h30
Abertura Oficial do Festival de Inverno em Cachoeira do Brumado
Corporação Musical 8 de Dezembro
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

21h
Música
Show “Camilo Pággio e Xerife”
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

21h
Música - Show “Banda Kolares”
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

21h
Música
Trilhas de Som e Luz
Banda Sinfônica Trilhas do Ouro
Este espetáculo busca a valorização do trabalho realizado pelas Bandas de Música de Ouro Preto, Mariana, Barbacena e Ouro Branco, espaços abertos à comunidade que, a dezenas de anos, colaboram com a formação da identidade mineira.
 Através da parceria entre os músicos destas corporações musicais, alunos da Universidade Federal de Ouro Preto e músicos convidados, surge a Banda Sinfônica “Trilhas do Ouro”, que apresenta um variado programa a partir de medleys das obras de grandes compositores como John Williams, Ennio Morricone, dos musicais “O Fantasma da Ópera”, “Jesus Cristo Superstar” e da premiada animação “O Rei Leão”.
Sob a regência do maestro Rafael Guimarães, o grupo homenageia o cinema através do espetáculo “Trilhas de Som e Luz”.
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

23h
Música
Oswaldo Montenegro
“De passagem”- DUO
Premiado no cinema e no teatro, Oswaldo Montenegro retorna com força na música com álbum de inéditas elogiado pela crítica: “De Passagem”.
É com esse repertório, de músicas inéditas e claro, seus grandes sucessos, que Montenegro concebe o seu novo show. Empunhando a viola de 12, de 6 e teclado, ele sobe ao palco acompanhado pela flautista Madalena Salles, sua parceira profissional há quase quarenta anos.
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

7 de julho – Domingo 

8h às 11h
Oficina de Pintura
Ministrante: Maria Lúcia da Silva
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

10h
Abertura da Exposição “Hoje é dia de Alegria”
Som de tambor, cores vibrantes, olhos fechados... Gente, que vem de perto e de longe, uma festa para a alma.  Apresento a vocês a festa do Reinado de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário. Conheçam seus personagens, ouçam seus cantos e o som de seus tambores, sintam o cheiro da dança no ar, afinal, hoje é dia de festa. Bate tambor, hoje é dia de alegria!
No mês de janeiro, Guardas de Congo e grupos de Folia de Reis são recebidos com festa em Ouro Preto pela Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz. É dia de Alvorada. Acordar antes do sol,  vestir com calma a roupa branca, os adornos cheios de cores. Aos primeiros raios de luz, os tambores começam a surgir pelas ruas silenciosas. Os amigos chegam de outras cidades para engrossar a festa... As sanfonas da folia animam os encontros e as conversas, o tocador afinando o instrumento com certa dificuldade por causa do orvalho que ainda cai sobre couro. Logo depois, uma explosão de tambores, cantos, sons e emoções. É isso o que lhes convido a experimentar a partir de agora. Sejam bem vindos à Festa do Reinado.
Amirei e Vinícius Terror
Local: Sala Chico Rei - Centro de Cultura Afro. Rua Padre Faria, 14 - Alto da Cruz / Ouro Preto, MG
Classificação: Livre
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

10h
Apresentação Musical
Congado

Guarda de Congo N. Sra. do Rosário e Sta. Efigênia do Alto da Cruz
Local: Sala Chico Rei - Centro de Cultura Afro -Rua Padre Faria, 14 - Alto da Cruz / Ouro Preto, MG
Classificação: Livre
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

10h
Retreta
Corporação Muscial 8 de Dezembro e Banda São Caetano
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

10h
Artes Plásticas
Arte na Praça Tiradentes - Instalação com cavaletes e telas
Aberto aos artistas interessados
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

11h
Caravana Festival de Inverno
Miguel Burnier (Ouro Preto)
A Caravana Festival de Inverno é um conjunto de eventos de artes cênicas, artes visuais e música que circulará de forma itinerante por distritos das Cidades de Mariana e Ouro Preto, descentralizando os eventos do Festival de Inverno e desenvolvendo culturalmente as comunidades beneficiadas.
Exposição de fotografias baseada no tema do festival – fotógrafa Naty Tôrres;
Apresentação de espetáculo teatral – Causos de Brasêro – Estandarte Cia. de Teatro
Exibição de filmes;
Local: Quadra Poliesportiva - Miguel Burnier - Ouro Preto
Integrando a programação da festa dos “Burnierenses Ausentes”

11h
Abertura do Restaurante ao ar livre “Comida Típica Mineira na Panela de Pedra”
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

11h
Música - Voz e Violão
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

13h
Apresentação Folclórica
“Congado da Barroca”
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

13h
Música
“Ricardo” Voz e Violão
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

14h
Apresentação Cultural
Roda de Capoeira “Raízes e Tradições”
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

14h
Música
Desfile Bandalheira
Bandalheira Folclórica Ouropretana
A Bandalheira uma das atrações mais tradicionais do carnaval de Ouro Preto. Com penicos na cabeça, rolos de papel higiênico na cintura e instrumentos inusitados nas mãos. Virgílio Alves ainda era universitário quando teve a idéia de criar a banda, em 1972. "A música sempre esteve presente na minha família. Então, resolvi juntar os colegas para tocar instrumentos exóticos. Saímos pela primeira vez em um domingo e a aceitação foi grande", lembra. No primeiro desfile, cada integrante da Bandalheira escolheu sua fantasia, mas hoje o uniforme é obrigatório. "Queria fazer uma sátira às bandas militares. Então, nada melhor que uniformizar a banda. O penico na cabeça representa o capacete e a roupa remete à Marinha", conta. E quem desobedece as regras leva bronca do fundador. "A blusa tem que ser para fora da calça", recomenda Virgílio Alves a um dos integrantes pouco antes de o bloco sair pelas ladeiras. A preparação para o desfile acontece na casa da família Alves, que já na entrada mostra a cara do bloco. Hoje, a Bandalheira é presidida pelo irmão do fundador, Alcindo Alves Filho. Ele conta que uma das principais características que acompanham o bloco nestas quatro décadas é o clima de família. "A Bandalheira existe graça a nossos pais que permitiram que a nossa casa servisse de sede".
Local: Adro Igreja São Francisco de Assis / Largo do Rosário / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

15h
Música
“Neila Ferreira” Voz e Violão
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

15h
Apresentação Cultural
“Turma do Zé Pereira”
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

15h
Música
Sociedade Musical União Social
A Sociedade Musical União Social é instituição civil de direito privado por meio da qual existe a banda de música do mesmo nome com sede à Rua Santo Antônio, nº 1, centro, em Cachoeira do Campo/Ouro Preto-MG. Sua principal finalidade é a cultura musical, especialmente a que caracteriza as bandas de música no Brasil. Para cumprir suas finalidades, em apresentações públicas de natureza diversa, a S. M. União Social mantém escola de música na qual são preparados os instrumentistas responsáveis pela preservação da tradição que se mantém desde 1864, quando foi fundada a banda. Seu surgimento teve como causa dissidência ocorrida na Banda Euterpe Cachoeirense, única banda local até então. Ao contrário da maioria das bandas de música da região, que teriam sido fundadas em função do culto religioso católico (razão pela a maioria tem denominação ligada à religião), as de Cachoeira do Campo tiveram motivação política. Até 1864, apesar de o fundador da primeira banda ser ligado ao Partido Conservador, os músicos, divididos entre o partido do diretor e o Partido Liberal, atuaram harmonicamente, em todos os sentidos. A dissidência ocorreu por ocasião da escolha de novo regente. Um candidato conservador e outro liberal se apresentaram, recaindo a escolha na ala conservadora com evidente manipulação do chefe partidário. O candidato da ala Liberal, João Gonçalves Magalhães, rebelou-se contra a escolha dirigida e, com os demais correligionários, fundou a Sociedade Musical União Social.
Local: Adro São Francisco de Assis / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

17h
Música
“Milton Sanfoneiro e Camarão”
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

19h
Show “Fala Mineiro”
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

19h
Artes Cênicas
Gigantes da Montanha
O texto do escritor italiano Luigi Pirandello traz uma contundente discussão sobre o possível lugar da arte e da poesia num mundo dominado pelo pragmatismo e pela técnica. O espetáculo é a 21ª montagem do Grupo Galpão, e celebra o retorno da parceria com Gabriel Villela, que assinou a direção de espetáculos marcantes do grupo, como “Romeu e Julieta” (1992) e “A Rua da Amargura” (1994).
Convidado: Grupo Galpão (Belo Horizonte)
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Classificação: Livre
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

21h
Música
Acúrdigos
O Acúrdigos é um grupo marcado pela versatilidade. Formado basicamente por cinco músicos da região de Ouro Preto, o grupo conta sempre com convidados que trazem um "tempero" novo a cada apresentação. Com um repertório abrangente, tocam samba-rock, mpb, música cubana, jazz, reggae, blues, rock, entre vários estilos - sempre com muita energia e alegria de tocar entre amigos. 
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Classificação: Livre
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

22h
Música 
Grande show Renato Teixeira
Programação da VIII Festa da Panela de Pedra
Local: Cachoeira do Brumado / Mariana, MG

23h
Música
Emmerson Nogueira
Emmerson Nogueira - Turnê 2013
Local: Praça da UFOP / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

8 de julho – Segunda-feira

7h
Alvorada Musical em Ouro Preto

10h
Missa em Ação de Graças
Celebrada por Padre Marcelo Santiago
Local: Basílica do Pilar - Praça Monsenhor Castilho Barbosa s/n - Pilar / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

11h
Chuva de Poesia “Cantaria Barroca” 
Homenagem à Affonso Ávila
A Chuva de Poesia é um happening que acontece em Ouro Preto desde 1993. Trata-se de montes de folhetos coloridos, com poemas impressos, lançados das torres das igrejas ao público nos adros. De lá para cá, foram realizadas cerca de 60 “chuvas”, somando-se um total aproximado de 1.800 poemas impressos. Este ano, completam-se 20 anos de Chuva de Poesia. A ideia seria comemorar esta data com uma “Chuva Cantaria”, com os poemas do livro “Cantaria Barroca”, de Affonso Ávila. Uma homenagem póstuma ao grande poeta mineiro, que morreu em setembro de 2012. “Cantaria Barroca” é um guia lírico e construtivista, com alta voltagem poética para Ouro Preto. Carregado de invenção, o livro –preferido do poeta – evoca a história antiga, espelhada no contemporâneo, através de seus poemas icônicos, apoiados numa linguagem de vanguarda.
Convidado: Guilherme Mansur
Local: Adro da Basílica do Pilar - Praça Monsenhor Castilho Barbosa s/n - Pilar / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

13h
Música
Dixieland pelas ruas de Ouro Preto
O projeto “Dixieland pelas ruas de Ouro Preto” foi criado para trazer alegria às ruas da cidade histórica. As apresentações são em forma de passeatas e cortejos, assim, atingindo o maior número de espectadores e lugares possíveis. A proposta do projeto é resgatar a linguagem do jazz de rua dos anos 20, porém, o repertório conta não só com clássicos da musica norte americana, mas também, contempla o folclore e a música popular brasileira, que são tocadas com a linguagem musical e formação instrumental representativos do Dixieland.
Convidado: Grupo Dixieland
Local: Adro da Igreja São Francisco de Assis / Largo do Rosário / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

15h
Apresentação Musical 
Congado
Congado de N. Sra do Rosário e N. Sra das Graças (APAE)
Local: Adro da Igreja do Rosário / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

15h
Artes Plásticas - Abertura da Exposição "Incorporações"
Visitação: 08 a 28 de julho, Terça a Domingo, 09 às 19 horas
Os trabalhos aqui apresentados permeiam dinâmicas diversas de mídias e estruturas: o corpo, a ação (e seus registros), a palavra, o som, a imagem (gráfica e espacializada). 
Busca-se nessa investigação diálogos conexos com presente e passado, no que toca à materialidade e aos suportes que corporificam a linguagem. Expressa-se aqui a urgência de uma dimensão tangível num universo onde recursos técnicos mesclam a atos matéricos e à possibilidades digitais.
O exercício da poética na elaboração dessas formas, como também no momento de fruição delas, leva a experiência vivida pelos corpos. Corpos estes que encontram analogias e metáforas em sentidos lúdicos, satíricos, jocosos; resignificadas em amplitudes subjetivas.
A memória aqui se materializa em ancestralidades libertárias de desejos carnavalizantes, barrocos, antropofágicos, tropicálicos, em uma verve de obsessões contemporâneas que formam corpos compostos sob o imaginário que paira sobre os tempos de hoje.
Entender o corpo em sua natureza, no sensível, em lembranças e organicidades, incorpora-se por qualidades plásticas, estéticas e morais, transitando tautologias e realizando apropriações que se configuram em possíveis atavismos. 
Os ideários compõem-se aqui presentificados por impregnação de uma visão androcêntrica, que reifica e condiciona o corpo-fetiche, sexista, vulgar, que joga irônico com o lugar popular da concepção do corpo humano. Revela o anteparo imposto sobre a natureza corporal da vida, no obsceno dema-peda/gogico.
Demonstra-se aqui a objetiva e natural realidade em tabu, provocativo na acepção relacional da sociedade e da cultura na instauração simbólica do olhar nas esferas do corpo.
Artista convidado: Mamutte
Classificação: 18 anos
Local: Centro de Cultura SESI - Rua Frei Durão, 22 - Centro / Mariana, MG

16h
Infantojuvenil 
Banda Osquindô
Para comemorar os 5 anos da Banda  Osquindô, preparamos um show cheio de novidades, que já está na estrada para se encontrar com a meninada  do Brasil. O repertório reúne músicas que integram a série de CD´s Rádio Osquindô, projeto que mergulha nas ondas das culturas da infância,  trazendo para o palco não só a música, mas, também, o espírito dos brinquedos, dos jogos, das festas e dos elementos que unem as gerações em cada apresentação.
No novo show, pulsam músicas dos novos CDs que estão sendo produzidos para a Série Rádio Osquindô! As canções “Pipa”, “Limonada”, “Borboleta”, “Trem maluco” e “Tangolangomango” se juntam  aos sucessos “Hoje tem Osquindô”, “O Terrível Blues da Boitatá”, “Canoa” e “Hora da Mistura”, do primeiro CD, e colocam meninos e meninas  de todas as idades para brincar sem parar.
Além da música, o cuidado com o cenário, figurino, objetos e com a própria direção artística da montagem conferem ao show o resultado artístico, característico da Banda.  Um show para ver, para ouvir e sentir deliciosas misturas do início ao fim.
Local: Adro da Igreja São Francisco de Assis / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

16h
Caravana Festival de Inverno
Santa Rita Durão (Mariana)
A Caravana Festival de Inverno é um conjunto de eventos de artes cênicas, artes visuais e música que circulará de forma itinerante por distritos das Cidades de Mariana e Ouro Preto, descentralizando os eventos do Festival de Inverno e desenvolvendo culturalmente as comunidades beneficiadas.
Exposição de fotografias baseada no tema do festival – fotógrafa Naty Tôrres;
Apresentação de espetáculo teatral – Causos de Brasêro – Estandarte Cia. de Teatro
Exibição de filmes;
Local: Escola Municipal Senhor Machado

18h
Desfile Musical
Desfile do Zé Pereira
 “Reportando-nos a Ouro Preto, antiga capital da Província de Minas Gerais, ressalta-se a presença de portugueses nobres e plebeus que ditavam os valores e as atitudes da sociedade. Não era de se reparar, portanto, que tudo que aparecesse de novidade na capital do Reino, Rio de Janeiro, fosse copiado na capital da Província de Minas Gerais. Os Lacaios, empregados do Palácio do Governo, logo organizaram o Zé Pereira de Ouro Preto, denominado Clube dos Lacaios, para concorrer com os Machadinhos, outro grupo carnavalesco da cidade. Com toda pompa, o Clube dos Lacaios abria as comemorações momescas da época. Os clarins ecoavam como ecoam até hoje pelas ruas de Ouro Preto. Até bem pouco tempo, esses músicos vinham montados a cavalo como no Rio de Janeiro.
É desde 1867, que, a duras penas, com luxo ou simplicidade, o Clube dos Lacaios sai às ruas animando a comunidade ouropretana, tendo parado apenas em épocas de guerras mundiais. Entre os tocadores e participantes do Clube, sempre estiveram pessoas ilustres, cidadãos que perpetuaram o gosto pelo Zé Pereira ao longo de gerações, como o Sr. Teófilo Fortes e irmãos, Sr. Salvador dos Santos, a família do Sr. Humberto Cabral, Sr. Geraldo Pinto da Rocha, a família Chaves, Sr. José Francisco Gomes Sobrinho, Sr. Joel Salles, a família de Sr. José Cordeiro, a  a família do Sr. Baiano e tantos outros que se dedicaram à preservação do Clube até os nossos dias.
Em 1834, aparecem, no Brasil, as máscaras carnavalescas de influência francesa, feitas de papel machè. Os tradicionais bonecões - o Catitão, a Baiana e o Benedito - que são, então, feitos de papel machè. Até bem pouco tempo, também figuravam no bloco os Cabeções em formato de animais e personagens cômicos. O estandarte, nas cores preta e amarela com o símbolo e nome do clube, vêm à frente das caixas. Entremeando as fileiras das caixas, estão as lanternas confeccionadas com bambu, papel celofane colorido e velas ostentadas por um cabo de 1,5 m de altura, proporcionando bonita iluminação.
Finalmente, garbosos e imponentes, vêm os tocadores de taróis, caixas, surdos e umbos, entoando marchas cadenciadas. E o curioso é o toque das marchas para as ladeiras mais íngremes, facilitando a coreografia dos cariás e bonecões, e também o descanso de ritmo para os acompanhantes do cortejo.
O cortejo contava também com as brincadeiras dos cariás, homens vestidos de capeta que tirava fogo das pedras com suas lanças e corriam atrás das crianças. São brincadeiras que apareceram no Brasil por volta de 1888, mais especificamente no Rio de Janeiro, com o nome de Zé Codeia, que Ouro Preto mantinha até bem pouco tempo.
Com muita animação, O Zé Pereira do Clube dos Lacaios preserva através das novas gerações de jovens entusiasmados tocando junto a velha guarda os clarins, taróis, caixas, surdos e bumbos desfilam pelas ladeiras de Ouro Preto, carregando os bonecões perpetuando a história do carnaval de Ouro Preto.
Convidado: Grupo Club dos Lacaios
Local: Praça Marília de Dirceu / Largo do Cinema / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

21h30
Artes Cênicas
Musicircus
Estreado em 1996 este espetáculo apresenta uma seqüência de esquetes musicais e números circenses. Em forma de Show a poética e as encenações se misturam numa linguagem para todo público. A montagem já participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais em América do sul e Europa, encantando pela sofisticada manipulação e pelas habilidades de suas personagens.
Convidado: Teatro de Marionetes Cia. Navegante
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos
Local: Espaço da Cultura Navegante - Ateliê Catin Nardi - Rua do Seminário, 290 – Centro / Mariana, MG
Lotação: 65 pessoas


22h
Música
Fernando e Sorocaba
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

9 de julho – Terça-feira

13h
Caravana Festival de Inverno
Santo Antônio do Salto (Ouro Preto)
A Caravana Festival de Inverno é um conjunto de eventos de artes cênicas, artes visuais e música que circulará de forma itinerante por distritos das Cidades de Mariana e Ouro Preto, descentralizando os eventos do Festival de Inverno e desenvolvendo culturalmente as comunidades beneficiadas.
Exposição de fotografias baseada no tema do festival – fotógrafa Naty Tôrres;
Apresentação de espetáculo teatral – Causos de Brasêro – Estandarte Cia. de Teatro
Exibição de filmes;
Local: Escola Municipal Aleijadinho

19h
Sessão Solene da Academia Ouropretana de Letras
Academia Ouropretana de Letras
A Academia Ouro-Pretana de Letras fará no dia 09/07/2013 uma sessão solene no Teatro Municipal de Ouro Preto, logo após, a acadêmica Terezinha Lobo Leite apresentará a palestra: Educação Patrimonial, a qual será apresentada pelo atual presidente José Efigênio Pinto Coelho.
Local: Casa de Ópera - Ouro Preto
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

19h
Apresentação da Bateria e Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
Escola de Samba Unidos do Padre Faria
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

20h
Apresentação da Bateria e Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

21h
Artes Cênicas
Musicircus
Estreado em 1996 este espetáculo apresenta uma seqüência de esquetes musicais e números circenses. Em forma de Show a poética e as encenações se misturam numa linguagem para todo público. A montagem já participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais em América do sul e Europa, encantando pela sofisticada manipulação e pelas habilidades de suas personagens.
Convidado: Teatro de Marionetes Cia. Navegante
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos
Local: Espaço da Cultura Navegante - Ateliê Catin Nardi - Rua do Seminário, 290 – Centro / Mariana, MG
Lotação: 65 pessoas

21h
Música
Valencianas
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
O espetáculo Valencianas homenageia a trajetória de Alceu Valença. Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo e tendo Alceu como solista nos vocais, Valencianas revive o cancioneiro do cantor e compositor pernambucano que, pela primeira vez, teve parte significativa de sua extensa obra arranjada para música de concerto.
O espetáculo foi concebido tomando como referência a biografia musical de Alceu, ao explorar particularidades que tornaram a obra do cantor um marco na história da música popular brasileira. Assim, guitarra, violão, baixo elétrico, bateria e percussão dialogam com instrumentos típicos da sonoridade nordestina como sanfona, zabumba, tampa de panela, rabeca e marimbau que, por sua vez, unem-se a uma orquestra de cordas.
A partir dessa miscelânea, canções como La Belle Du Jour, Coração Bobo, Tropicana, Anunciação, Sino de Ouro e Porto da Saudade ganharam contornos orquestrais. Destaque também para a Suíte Valenciana, peça composta por referenciais sonoros que buscam revelar o imaginário poético e musical de Alceu. Os arranjos ficaram a cargo do violinista Mateus Freire.
Em novembro de 2012, o espetáculo Valencianas foi gravado ao vivo, no Grande Teatro do Palácio das Artes, Belo Horizonte. O registro será lançado em cd e dvd em setembro próximo com distribuição nacional. Alceu Valença aponta que o espetáculo representou um novo capítulo em sua carreira.  “Fiquei, realmente, muito emocionado com o resultado das Valencianas. Desde a primeira apresentação, muitas pessoas nos cobraram o registro desta boniteza de espetáculo. Por fim, se Villa Lobos produziu uma obra prima como as Bachianas Brasileiras, me sinto honrado por receber as Valencianas como presente”, brinca o homenageado.
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

10 de julho – Quarta-feira

17h
Caravana Festival de Inverno
 Santo Antônio do Leite (Ouro Preto)
A Caravana Festival de Inverno é um conjunto de eventos de artes cênicas, artes visuais e música que circulará de forma itinerante por distritos das Cidades de Mariana e Ouro Preto, descentralizando os eventos do Festival de Inverno e desenvolvendo culturalmente as comunidades beneficiadas.
Exposição de fotografias baseada no tema do festival – fotógrafa Naty Tôrres;
Apresentação de espetáculo teatral – Causos de Brasêro – Estandarte Cia. de Teatro
Exibição de filmes;
Local: Salão paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio do Leite

19h
Artes Plásticas
Abertura da Exposição 'Pinturas de Emiliana Marquetti - "Retrospectiva: 10 anos de trabalho"
Visitação: 10 a 28 de julho, segunda a sexta, 9h às 21horas
Surpreendente e linda, imaginação em movimento, Emiliana é das mais promissoras artistas que Ouro Preto já produziu.
Sua pintura é uma porção de sonho. Sua paleta tem as cores do arco-íris invisível. Em suas telas, explodem surpresas de um mágico. O que há por trás das cortinas do desejo? Quantas estrelas há no céu? Quem pode adivinhar para onde vão os pássaros? Segredos assim pulsam em seus traços.
Picasso disse que precisou muito aprender para desenhar como as crianças. Intuitiva e leve, Emiliana nasceu sabendo: na reinvenção de um mundo de brinquedo, ela nos desperta a mais pura sensação de liberdade. Na riqueza dos seus temas, leva-nos em uma viagem onde não sabemos onde vai dar. Seus quadros nos falam da essência da poesia, da luz em vagas, do compasso do desenho. Leva-me Emiliana para o tempo da inocência! Conta-me da intimidade do absurdo. Ensina-me, Emiliana, a história do imaginário. Essa, sua arte e desenho.
Texto: Guiomar de Grammont.
Artista convidada: Emiliana Marquetti
Curadoria: Haroldo de Paiva Pereira
Classificação: Livre
Local: Galeria de Arte do Instituto Federal e Tecnológico de Minas Gerais - campus Ouro Preto - Rua Pandiá Calógeras, 898 - Bauxita / Ouro Preto, MG

20h
Apresentação de Bateria e Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
Escola de Samba Império do Morro Santana
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

21h
Teatro/Música
Galanga Chico Rei
"Galanga Chico Rei" é um espetáculo de teatro musical afro-brasileiro. A partir da história da figura mítica de Chico Rei. A peça retoma a sonoridade do congado com composições inéditas de Paulo César Pinheiro. Este, que sempre trabalhou com as nossas raízes africanas, vem se aprofundando no teatro e em composições inéditas para ritmos tradicionais, como já foi o caso da capoeira, em "Besouro Cordão-de-Ouro". A direção É do consagrado João das Neves.
O espetáculo traça um panorama da fabulosa história da vida de Chico, rei de uma tribo do Congo que é trazido como escravo para o Brasil e tornar-se herói. Na peça usa-se a congada - bailado dramático tradicional em vários estados brasileiros, principalmente em Minas Gerais, em que os figurantes representam, com cantos, danças, cortejo e levantamento de mastros e muita música, a coroação de um rei do Congo, mesclando cultos católicos com africanos.
Convidados: Maurício Tizumba e convidados
Local: Adro da Igreja São Francisco de Assis / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

21h
Artes Cênicas
Musicircus
Estreado em 1996 este espetáculo apresenta uma seqüência de esquetes musicais e números circenses. Em forma de Show a poética e as encenações se misturam numa linguagem para todo público. A montagem já participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais em América do sul e Europa, encantando pela sofisticada manipulação e pelas habilidades de suas personagens.
Convidado: Teatro de Marionetes Cia. Navegante
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos
Local: Espaço da Cultura Navegante - Ateliê Catin Nardi - Rua do Seminário, 290 – Centro / Mariana, MG
Lotação: 65 pessoas

11 de julho – Quinta-feira

11h
Intervenção Urbana
“Live Painting”
Convidado: Rogério Fernandes
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Realização: FAOP - Apoio: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

14h
Caravana Festival de Inverno
Passagem de Mariana (Mariana)
A Caravana Festival de Inverno é um conjunto de eventos de artes cênicas, artes visuais e música que circulará de forma itinerante por distritos das Cidades de Mariana e Ouro Preto, descentralizando os eventos do Festival de Inverno e desenvolvendo culturalmente as comunidades beneficiadas.
Exposição de fotografias baseada no tema do festival – fotógrafa Naty Tôrres;
Apresentação de espetáculo teatral – Causos de Brasêro – Estandarte Cia. de Teatro
Exibição de filmes;
Local: Ladeira das Artes - Rua Eugênio Rapallo (Rua do Comércio)

16h
Artes Plásticas
Abertura da Exposição "Frida Imaginária"
Visitação: 11 a 28 de julho, segunda a sexta, 12h às 18h
Frida Kahlo sempre me fascinou duplamente. Como pintora sublime do surrealismo e como personagem digna de um romance de Jane Austen. Mas foi como personagem do meu imaginário que ela ganhou vida. "Minhas Fridas" são únicas, independentes entre si e  possuem várias personalidades. Pintá-las foi muito importante para mim. Foi como fazer terapia e assim meus sentimentos acerca das dificuldades da vida, meu amores, frustrações e alegrias foram postos para fora, em catarse, na figura feminina da artista. E Frida Kahlo assumiu definitivamente um lugar em meu mundo, onde suas flores eternas que brotam de seus cabelos me fazem ver beleza nos reveses da vida.
Artista convidado: Rogério Fernandes
Classificação: Livre
Local: Galeria de Arte Nello Nuno - FAOP _ Rua Alvarenga, 794 – Cabeças / Ouro Preto, MG

19h
Abertura da Instalação Ars Joker
Visitação: 11 a 28 de julho, 09h às 19h
A obra mescla pintura e arte digital, configurando um espaço que se completa com a experiência sensória do visitante. A instalação trabalha a busca contínua por uma imagem ideal no universo da identidade sempre cambiável e múltipla, demonstrando pontos tensão entre uma representação única e as diversas identidades que um mesmo sujeito pode possuir. Aqui, tais faces são representadas através de personagens duplicados, inspirados nas figuras espelhadas das cartas de baralho. A instalação é configurada com telas pendentes do teto, reunindo pinturas dessas figuras duplicadas, inserindo o visitante em um percurso labiríntico.
Artista: Danielle Moreira de Carvalho
Classificação: Livre
Local: Laboratório de Produção Audiovisual (LPA) – ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

19h
Artes Cênicas
Espetáculo Antes do Silêncio
Inspirada no universo de algumas obras do russo Fiodor Dostoiévski, do austríaco Thomas Bernhard e do irlandês Samuel Beckett, a montagem ganhou, em 2011, os prêmios de melhor espetáculo adulto, ator (Rodolfo Vaz) e iluminação pelo Sesc/Sated, além  de melhor direção (Eid Ribeiro) da temporada mineira pelo Usiminas/Sinparc.                                                                                                                                     
Uma história de amor? Sim e não. Ele relata como as coisas se passaram entre ele e a sedutora Lulu.Seu primeiro amor. A história parece ser sempre a mesma. Desde o princípio tem sido assim. A ironia da vida. As adversidades do amor. A inadiável morte. Nunca houve outros assuntos. Seja deste ou de outro homem. Seja desta ou outra mulher. Os adereços e as geografias mudam, mas o assunto não. Sempre. A vida. O amor. A morte. O medo. O riso. O desespero. A perversidade. A repetição.
Este projeto representa também o encontro de duas gerações de premiados artistas mineiros com o desejo de criar um espetáculo inspirado em algumas obras desses escritores, que têm para eles uma importância vital nas suas formações intelectuais. Um sonho há muito acalentado, mas somente agora possível de ser realizado. Após vinte anos, época em que Eid Ribeiro, como diretor, e Rodolfo Vaz, como ator, trabalharam juntos na montagem de “Álbum de Família”, de Nelson Rodrigues, numa expressionista criação do Grupo Galpão.
Convidado: Circuito Gadarela de Minas
Classificação: 16 anos
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

20h
Apresentação da Bateria e Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
Escola de Samba Imperial de Ouro Preto
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

21h
Artes Cênicas
Musicircus
Estreado em 1996 este espetáculo apresenta uma seqüência de esquetes musicais e números circenses. Em forma de Show a poética e as encenações se misturam numa linguagem para todo público. A montagem já participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais em América do sul e Europa, encantando pela sofisticada manipulação e pelas habilidades de suas personagens.
Convidado: Teatro de Marionetes Cia. Navegante
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos
Local: Espaço da Cultura Navegante - Ateliê Catin Nardi - Rua do Seminário, 290 – Centro / Mariana, MG
Lotação: 65 pessoas

23h
Música
Balanço Inevitável
Grupo SambaBen
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

00:00h
Conexão CAEM Festival
Hocus Pocus
Classificação: 18 anos
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas - Praça Tiradentes, 9 - Centro / Ouro Preto, MG

12 de julho – Sexta-feira

12h
Abertura da Exposição "Olhar de um Tempo"
Visitação: 12 a 28 de julho, segunda a domingo, 12h às 20h
O homem faz arte quando consegue formar e transformar os símbolos da natureza e da cultura. Deneir é um artista que exercita esse ofício com maestria. Latas, alfinetes, botões, tampas, madeira, aparas de alumínio, pregos, fios, sensores, lâmpadas, lentes, moedas, rodas, motores, metais, suportes de cadeira, grades de ventilador, exaustores, hélices, sucatas de bicicletas e enceradeiras, guarda-sol, e fitas coloridas, tudo isso é matéria nas mãos de Deneir e adquire novas formas e funções, como palavras recortadas de um velho jornal que vão formando novas histórias e ressignificando-as. Sua obra evidencia que as relações entre natureza e cultura são relações de vida.
Pesquisador inquieto, esse artista autodidata é dono de uma criatividade sem limites, que tudo experimenta, tudo valoriza, e o resultado é sempre surpreendente. Quando os temas reciclagem e sustentabilidade ainda eram teoria, Deneir deu início a um trabalho que o alçou à condição de ícone e lhe rendeu reconhecimento entre educadores, artistas plásticos e produtores culturais do Brasil e de outros países.
Deneir é um inventor a partir dos resíduos do mundo e seu fazer nos remete às metáforas. Ele propõe fundamentalmente outro olhar e outra ação diante do meio ambiente ao criar um novo ciclo de vida para os objetos, despersonalizando-os do formato original, potencializando-os com seus recortes e dobras repetidas vezes. Seus temas são por vezes singelos, como bandeiras, balões, engenhocas, brinquedos e outros bichos, mas ele os desenvolve com tanta harmonia e sabedoria que o resultado é sempre carregado de valores a nos revelar a alma das coisas e dos seres.  Suas obras são impregnadas de significados que se movimentam e estabelecem um diálogo com nossos mundos exterior e interior. Urbano e periférico. Deneir é um artista capaz de percorrer todas as praias e encontrar conchas mesmo nas mais degradadas. Ele sabe que a arte é uma operação construtiva e incessante e seu projeto comprova esse caráter infinito e universal.
Sua arte é desenhada, sonora, impregnada de sentidos e sensações, emoções e ações, movimento e cor. Ele tudo entrelaça e vai compondo poemas. Sim, Deneir faz poesia, como o pantaneiro Manoel de Barros e suas latas inventadas que falam de vida. “As latas precisam ganhar o prêmio de dar flores. Elas têm de participar dos passarinhos. Eu sempre desejei que as minhas latas tivessem aptidão para passarinhos. Como os rios têm, como as árvores têm. Elas ficam muito orgulhosas quando passam do estágio de chutadas na rua para o estágio de poesia. Acho esse orgulho das latas muito justificável e até louvável.” Ora lúdico, ora crítico, ora poético, Deneir sempre apresenta algo capaz de nos fazer pensar a natureza do mundo material – orgânico ou construído – com sua arte de restos. Ao apanhar desperdícios ele renova sentidos no mundo Salve Deneir!
Artista convidado: Deneir de Souza Martins
Classificação: Livre
Local: Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães Filho - Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro / Mariana, MG

17h
Lançamento de livro
Bernardo Guimarães Cronista
Francelina Ibrahim Drummond - Editora Liberdade
Local: Casa Bernardo Guimarães - FAOP - Rua Alvarenga, 794 - Cabeças / Ouro Preto, MG
  
19h
Música
O compositor e a canção folclórica
Berenice Menegale e Eládio
Classificação: Livre
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG

19 horas
Música
Show Musical
Local: Praça de alimentação - Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

20h30
Abertura da Exposição Murus
Coletivo Olho de Vidro
Visitação: 13 de julho a 4 de agosto, de terça a domingo, das 12h às 18h.
Artistas: Alexandre Martins, Antônio Laia, Eduardo Tropia e Heber Bezerra, Guilherme Mansur
Classificação: Livre
Local: Sala Manuel da Costa Ataíde - Anexo do Museu da Inconfidência - Rua Vereador Antônio Pereira, 33 - Centro/ Ouro Preto, MG

20h30
Artes Cênicas
O Líquido Tátil
O espetáculo parte da situação de um núcleo familiar, onde se dialoga sobre as artes, o ato teatral, e os desejos inconscientes que perseguem o homem. O trabalho é o resultado do encontro entre o Espanca! e o diretor e dramaturgo argentino Daniel Veronese.
Convidado: Espanca! (Belo Horizonte)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Ouro Preto - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo de Vasconcelos, 238 – Pilar / Ouro Preto, MG.
Lotação: 510 pessoas

22h
Música
Orquestra Pop&Jazz
A Orquestra Pop & Jazz do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) foi fundada em 1985. Na época, com a formação de uma banda de música tradicional, era denominada Banda de Música da ETFES. Apresentou-se pela primeira vez em 20 de dezembro do mesmo ano, sob a regência de um de seus fundadores, o maestro Célio Paula. Atualmente é composta por 45 músicos: alunos, ex-alunos e jovens da comunidade. Seus componentes frequentam aulas de teorias musicais e de prática de instrumentos, estudam Harmonia, Improvisação e Técnica de Arranjo, e participam de práticas de Conjunto e de Orquestra.
A Pop & Jazz tem um estilo próprio de interpretação. Seu repertório é composto por músicas nacionais e internacionais. Ao longo de sua trajetória, ela apresentou-se em intercâmbios culturais, concertos, atividades internas do IFES e realizou shows em diversos estados e cidades brasileiras.
Classificação: Livre
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Pilar / Ouro Preto, MG

23h
Música - Bar do Festival (Abertura às 20:00)
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

00:00h
Conexão CAEM Festival
SambaBen e Catchorros do Samba
Classificação: 18 anos
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas - Praça Tiradentes, 9 - Centro / Ouro Preto, MG

13 de julho – Sábado

10h
Abertura da Exposição Katsumi Nako e sua Arte Incomum
Visitação: de 13 a 26 de julho, de segunda a sábado, das 10h às 19h.
A Arte Incomum foge às convenções acadêmicas, culturais e sociais e se apresenta por meio de criações livres, despojadas das influências de estilos oficiais ou imposições do mercado de arte. São produções de marginalizados, excêntricos, internos de hospitais psiquiátricos, pessoas sem inserção ou formação no mundo das artes ocidentais. A exposição “Katsumi Nako e sua Arte Incomum” buscará evidenciar, através da obra deste artista, que esse tipo de trabalho não apenas reinventa valores artísticos, mas recria outros modos de estar no mundo, expressando uma nova poética existencial.  A exposição procurará despertar e incentivar a atenção do público para a arte e as subjetividades incomuns e promoverá duas oficinas interativas, além de uma mesa redonda com o tema: “Em tempos diversos, uma Arte Incomum”.
Local: Sala de Exposição do Depto de Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto - Campus Morro do Cruzeiro.
Realização: Instituto Candeias e Coletivo OCUPEACIDADE

15h
Artes Visuais
Mostra Infantojuvenil
A viagem de Chihiro.
Hayao Miyazaki, animação, Japão, 2001, 125’.
Classificação: Livre
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

16h
Infantojuvenil
Quem Pergunta Quer Resposta
Rebeca é uma criança curiosa e sapeca que quer descobrir a resposta para uma simples pergunta: “O Que é a Vida?”. A menina embarca em uma grande aventura no intuito de solucionar esse mistério. Recorrendo a figuras comuns de seu cotidiano, como sua família, a escola, os bichos e até mesmo outras crianças, a protagonista tem um encontro inusitado com um envelope, personagem que conhece bem a vida dos outros por viver “xeretando” suas cartas. Com ele, Rebeca compreende que podem existir diferentes respostas para uma mesma pergunta, uma vez que cada pessoa apreende e aprende as coisas de acordo com suas experiências. De forma poética, a história confronta os personagens e o público, fazendo uma reflexão sobre a realidade e a vida humana. Afinal, qual será a resposta certa? Qual será a verdade? “Aliás... o que é verdade?”, pergunta Rebeca. Com a premiada trilha sonora executada e cantada ao vivo pelos atores,a peça traz recursos sonoros e visuais que atraem a curiosidade do público para a encenação, como a utilização da perna-de-pau, além de figurino bastante colorido, com perucas personalizadas para cada um dos personagens. O espetáculo arrematou três troféus no prêmio Usiminas Sinparc de 2011 (prêmio de maior relevância do teatro em Minas Gerais) sendo eles de melhor trilha sonora, melhor ator e ator revelação, e ainda foi indicado a outros seis, incluindo melhor espetáculo.
Convidado: Grupo Oriundo de Teatro
Classificação: Livre
Local: Adro da Igreja São Francisco de Assis / Ouro Preto, MG

16h
Artes Cênicas
“Quintal”
Das bordas de um quintal, onde passavam um rio, um mar e outras coisinhas, dois imãos, ligados pela falta do pai, são obrigados a enfrentar os conflitos e descobertas de suas infâncias. O espetáculo traz o resultado de uma pesquisa sobre a poesia de Manoel de Barros, um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX, e, a partir dela, uma investigação sobre o sujeito-ator em contato com uma dramaturgia construída por ele mesmo.
Convidado: Cia. Casca (Belo Horizonte)
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Local: República Rebu - Rua do Pilar, 61 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 30 pessoas

16h
Artes Cênicas 
O Gigante e o Dragão
Um Gigante está na cidade. Ele vê o fluxo, mas não se importa. O que ele quer mesmo é conseguir pegar uma borboleta colorida que passa voando entre os postes das ruas. Ele só não contava com uma coisa: encontrar um dragão adormecido na rua.
Direção: Daniel Ducato
Local: Praça da Sé / Mariana, MG

17h
Mesa Redonda com os organizadores da Exposição Katsumi Nako e sua Arte Incomum
Visitação: de 13 a 26 de julho, de segunda a sábado, das 10h às 19h.
A Arte Incomum foge às convenções acadêmicas, culturais e sociais e se apresenta por meio de criações livres, despojadas das influências de estilos oficiais ou imposições do mercado de arte. São produções de marginalizados, excêntricos, internos de hospitais psiquiátricos, pessoas sem inserção ou formação no mundo das artes ocidentais. A exposição “Katsumi Nako e sua Arte Incomum” buscará evidenciar, através da obra deste artista, que esse tipo de trabalho não apenas reinventa valores artísticos, mas recria outros modos de estar no mundo, expressando uma nova poética existencial.  A exposição procurará despertar e incentivar a atenção do público para a arte e as subjetividades incomuns e promoverá duas oficinas interativas, além de uma mesa redonda com o tema: “Em tempos diversos, uma Arte Incomum”.
Local: Sala de Exposição do Depto de Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto - Campus Morro do Cruzeiro.
Realização: Instituto Candeias e Coletivo OCUPEACIDADE

17h
Caravana Festival de Inverno
Bento Rodrigues (Mariana)
A Caravana Festival de Inverno é um conjunto de eventos de artes cênicas, artes visuais e música que circulará de forma itinerante por distritos das Cidades de Mariana e Ouro Preto, descentralizando os eventos do Festival de Inverno e desenvolvendo culturalmente as comunidades beneficiadas.
Exposição de fotografias baseada no tema do festival – fotógrafa Naty Tôrres;
Apresentação de espetáculo teatral – Causos de Brasêro – Estandarte Cia. de Teatro
Exibição de filmes;
Local: Escola Municipal Bento Rodrigues
- Integrando a Festa da Escola Bento Rodrigues

17h
Artes Visuais
Abertura da Exposição Mutatis Mutandis.

Visitação: 13 a 28 de julho, 12h às 18h 
No que couber, vale um segundo ou terceiro ponto de vista para assim termos, através do exercício de busca pelo inusitado, a possibilidade de rebuscar o olhar, criar novos diálogos e conceber uma concepção nova, multifacetada e complexa dos sujeitos sociais e seus meios.
E, como os sentimentos, deparamo-nos com uma série de imagens que sugerem um diálogo inusitado, por vezes até contraditório. Não é mais o nordeste em tons de cinza, ou uma Amazônia praticamente intocada. São os outros, suas cores e poéticas, em retratos que expandem o campo do possível. Tudo isso em uma Ouro Preto mais diversificada, que abre as portas de um dito barroco e deixa entrar aquilo tudo que precisa ser revisado. Mudado.
A fotografia, que fixa um cotidiano em texto imagético, constituiu lugares institucionalizados em torno de conceitos ou preconceitos sobre determinadas paisagens, formando assim forças representativas que nem sempre tratam da complexidade e multiplicidade que determinado recorte pode suscitar. Esses recortes direcionam o olhar a compreender delimitações e fronteiras do cotidiano dos sujeitos fotografados e as escolhas do fotógrafo. É, portanto, sempre uma relação construída de forma bilateral, que ganha significados múltiplos, através da terceira via: o olhar do observador.
Artistas: Diogo Cabral e Thiago Almeida
Classificação: Livre
Local: Sala Ivan Marchetti -  Grêmio Literário Tristão de Ataíde - GLTA - Rua Paraná, 136 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Artes Visuais
Mostra - Sexo, Erotismo e Experimentalismo no cinema mudo
Programa 1 - Primeiras cenas de nudez / Cinema de atrações / exibicionismo
Programa 2 - Primeiros beijos / a configuração da intimidade sexual no espaço privado.
Programa 3 – Voyeurismo / insinuações sexuais
Programa 4 – Stag films e a configuração falocêntrica do sexo cinematográfico.
Programa 5 – Stag films, homoerotismo e profanações religiosas.
Convidado: Rodrigo Gerace
Classificação: 18 anos
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Música - Oficina Música Viva
Classificação: Livre
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 280 pessoas

19h
Música
Show Musical
Local: Praça de alimentação - Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

20h30 
Artes Cênicas
Dança
Programa Stravinsky - A Sagração da Primavera e Petrouchka
O programa é uma releitura das coreografias de Nijinky para as criações do compositor russo Igor Stravinsky, realizada pelo fundador e diretor do Ballet de Londrina, o coreógrafo Leonardo Ramos.
“Petrouchka”, montagem lúdica e colorida, traz as peripécias de três bonecos: a bailarina, o mouro e o palhaço Petrouchka. Os dois resolvem disputar a paixão da dançarina durante uma apresentação mambembe na praça de uma cidade, cujos habitantes, feito fantoches humanos, são igualmente vítimas das armadilhas amorosas.
Na sequência, entra em cena a consagrada versão do diretor para “A Sagração da Primavera”, composição de Stravinsky que completa cem anos em 2013. Repleta de cenas pungentes, a obra descreve o percurso de uma virgem, escolhida dentre as mulheres para ser sacrificada em honra ao florescimento da terra num ritual pagão.
Convidado: Ballet de Londrina (Londrina)
Duração: 80 minutos (pausa de 15 minutos para troca de cenário)
Classificação: 12 anos
Local: Teatro Ouro Preto - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Pilar, Ouro Preto, MG
Lotação: 510 pessoas

22h
Música
Fernando Ferrer
Nascido na cidade de Santiago de Cuba, chamado "El Jibaro", é interprete de um repertório dançante de música cubana. Formado em Canto pela Escola Superior Ignácio Cervantes, iniciou sua carreira musical em 1982.
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Pilar, Ouro Preto, MG

23h
Música
Bar do Festival (Abertura às 20:00)
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

00:00h
Conexão CAEM Festival
Marcelo Nova
Classificação: 18 anos
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas - Praça Tiradentes, 9 - Centro / Ouro Preto, MG

14 de julho – Domingo

14h
Artes Cênicas
5º C
Em 5º C faz-se do objeto “cadeira” um signo para o espaço escolar convencional e propõe-se diferentes relações com ele em alusão as possibilidades táticas no processo ensino/aprendizagem do teatro. Considerando que o teatro ainda está conquistando lugar na educação forma, faz-se necessário o uso de estratégias que burlem a estrutura escolar. Percebemos com a experimentação a possibilidade de potencializar a criação artística a partir do aproveitamento das próprias precariedades da escola. A possibilidade de recriar espaços vigiados transformando em lugares de arte.
Convidado: Calopsita (Ouro Preto - cena da Mostra DEART/UFOP)
Duração: 20 minutos
Classificação: Livre
Local: Praça Minas Gerais / Mariana, MG

12h15
Música
Concerto Órgão Arp Schnitger na Catedral em Mariana*
Elisa Freixo - órgão
Elenis Guimarães - soprano
Local: Catedral da Sé / Mariana, MG
*O concerto será pago: R$28,00 inteira e R$14,00 meia-entrada

15h
Artes Cênicas
Retalho de Estrelas
Em um mundo cheio de coisas e onde nada acontece, três crianças resolvem criar e recriar mundos imaginários, através de brincadeiras, palavras inventadas e cantadas: versos, histórias, canções e uma menina que se sente vazia em um mundo vazio, procurando cada vez mais se perceber um ser humano sensível e cheio de questões.
Convidado: Cia. Calor de Laura (Ouro Preto - cena da Mostra DEART/UFOP)
Classificação: Livre
Local: Praça Minas Gerais; Centro / Mariana

15h
Artes Visuais
Mostra Infantojuvenil - Castelo Animado.
Hayao Miyazaki, animação, Japão, 2004, 119’.
Classificação: Livre
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

15h
Música
Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: Chapada - Capela de Sant’Ana

16h
Teatro Musical
Quem Pergunta Quer Resposta
Rebeca é uma criança curiosa e sapeca que quer descobrir a resposta para uma simples pergunta: “O Que é a Vida?”. A menina embarca em uma grande aventura no intuito de solucionar esse mistério. Recorrendo a figuras comuns de seu cotidiano, como sua família, a escola, os bichos e até mesmo outras crianças, a protagonista tem um encontro inusitado com um envelope, personagem que conhece bem a vida dos outros por viver “xeretando” suas cartas. Com ele, Rebeca compreende que podem existir diferentes respostas para uma mesma pergunta, uma vez que cada pessoa apreende e aprende as coisas de acordo com suas experiências. De forma poética, a história confronta os personagens e o público, fazendo uma reflexão sobre a realidade e a vida humana. Afinal, qual será a resposta certa? Qual será a verdade? “Aliás... o que é verdade?”, pergunta Rebeca. Com a premiada trilha sonora executada e cantada ao vivo pelos atores,a peça traz recursos sonoros e visuais que atraem a curiosidade do público para a encenação, como a utilização da perna-de-pau, além de figurino bastante colorido, com perucas personalizadas para cada um dos personagens. O espetáculo arrematou três troféus no prêmio Usiminas Sinparc de 2011 (prêmio de maior relevância do teatro em Minas Gerais) sendo eles de melhor trilha sonora, melhor ator e ator revelação, e ainda foi indicado a outros seis, incluindo melhor espetáculo.
Ana Helena de Souza Campos. Enedson da Silva Goms. Pâmella de Oliveira Rosa. Helaine Alves de Freitas. Luis Otávio Santana Ferreira. Jackson Silveira Barony. Alexandre Figueiredo de Oliveira. Raysner de Paula Silva
Convidado: Grupo Oriundo de Teatro
Classificação: Livre
Local: Praça Gomes Freire / Mariana, MG

16h
Teatro
O Gigante e o Dragão
Um Gigante está na cidade. Ele vê o fluxo, mas não se importa. O que ele quer mesmo é conseguir pegar uma borboleta colorida que passa voando entre os postes das ruas. Ele só não contava com uma coisa: encontrar um dragão adormecido na rua.
Direção: Daniel Ducato
Local: Praça Tiradentes - Ouro Preto, MG

17h30
Música
Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: Lavras Novas - Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

19h
Artes Visuais
Mostra - Sexo, Erotismo e Experimentalismo no cinema mudo
Programa 5 – Cinema de Vanguarda: Experimentações em torno do êxtase sexual.
Programa 6 – A censura do sexo no cinema (código hays).
Programa 7 – “Erotismo Vintage” e alternativo no cinema contemporâneo.
Convidado: Rodrigo Gerace
Classificação: 18 anos.
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Artes Cênicas
Dança
Programa Stravinsky - A Sagração da Primavera e Petrouchka
O programa é uma releitura das coreografias de Nijinky para as criações do compositor russo Igor Stravinsky, realizada pelo fundador e diretor do Ballet de Londrina, o coreógrafo Leonardo Ramos.
“Petrouchka”, montagem lúdica e colorida, traz as peripécias de três bonecos: a bailarina, o mouro e o palhaço Petrouchka. Os dois resolvem disputar a paixão da dançarina durante uma apresentação mambembe na praça de uma cidade, cujos habitantes, feito fantoches humanos, são igualmente vítimas das armadilhas amorosas.
Na sequência, entra em cena a consagrada versão do diretor para “A Sagração da Primavera”, composição de Stravinsky que completa cem anos em 2013. Repleta de cenas pungentes, a obra descreve o percurso de uma virgem, eleita dentre as mulheres para ser sacrificada em honra ao florescimento da terra num ritual pagão.
Convidado: Ballet de Londrina (Londrina)
Duração: 80 min (pausa de 15 min para troca de cenário)
Classificação: 12 anos
Local: Centro de Cultura SESI - Rua Frei Durão, 22 - Centro / Mariana, MG
Lotação: 300 pessoas

19h
Música
Quarteto Corda Nova
Formado por Ricardo Marçal, Stanley Levi, Ivan Martins e Ricardo Jamal, egressos da escola de música de UFMG, o Corda Nova é fruto de uma forte identificação e do anseio comum pela disseminação da música contemporânea. Objetivando fazer algo que fosse relevante para Belo Horizonte e que valorizasse as coisas da cidade, convidaram Rafael Nassif – promotor de diversos festivais de música contemporânea e atualmente mestrando em Composição em Stuttgart, Alemanha -, Sérgio Freire e Rogério Vansconcelos – compositores premiados e professores da Escola de Música da UFMG -, além do próprio Stanley Levi, para escrever obras específicas para esta série de apresentações. “Essa música merece ser melhor conhecida. Ela tem um lugar a ocupar na vida cultural da daqui”, afirma Marçal.
Ricardo Marçal de Souza e Silva – Músico
Bacharel em Música pela UFMG, foi bolsista do Festival Internacional de Campos do Jordão em suas duas últimas edições e prossegue seus estudos sob a orientação de Fábio Zanon. Vem apresentando-se como solista nas principais salas de Minas Gerais e em diversas cidades do Brasil, além de Argentina, Itália e Bélgica. Em 2007 venceu o “VIII Concurso Jovem Músico” do BDMG Cultural, que o convidou para realizar o concerto de abertura da tradicional série de mesmo nome, no Palácio das Artes. Suas aparições mais recentes vão de projetos de formação de público – como o “Quarta Cultural” do Conservatório de Música da UFMG e o “Radiola Mambembe” – a concertos de música contemporânea como o “Eu gostaria de ouvir”. Sua atividade como camerista inclui apresentações com quartetos de cordas, duos com a flautista Virginia Amaral, o violonista Gibran Araújo e a soprano Isabela Santos e uma turnê com a Cameratta Lusittana dedicada a composições brasileiras do período colonial pelas principais cidades que compõem o circuito “Estrada Real”.
Classificação: Livre
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 280 pessoas

19h
Música
Show Musical
Local: Praça de alimentação - Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

20h
Música
Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: Santo Antônio do Salto - Igreja de Santo Antônio

21h
Artes Cênicas
Dança
Desassossego em Branco
Fruto de pesquisa acerca de vivências de corpos que experienciam a cegueira ou a baixa visão, o trabalho discute questões relativas às diferentes formas de ver o mundo e aprender a dança. O ver ou não ver é abordado na obra como algo que vai além da acuidade ou do campo visual de um indivíduo, abrangendo tudo aquilo que faz do desassossego da existência humana uma experiência singular e ao mesmo tempo plural. O projeto está circulando através do Edital Cena Minas.
Convidado: Projeto Singular (Belo Horizonte)
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Local: Sala 35 - Escola de Minas - Praça Tiradentes, s/n -  Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 50 pessoas

22h
Música
Cachaça com Arnica
Grupo de samba de raiz e chorinho, o Cachaça com Arnica foi criado em 1998, na cidade de Itabirito, em Minas Gerais. O grupo resgata e valoriza a cultura popular mineira em suas letras, que retratam acontecimentos bem humorados vividos pelos compositores e envolvem personagens reais que integram o universo dos artistas. A cultura de raiz, acompanhada pelo samba de raiz e pelo chorinho.
Classificação: Livre
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP- Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Pilar, Ouro Preto, MG

23h
Música
Bar do Festival (Abertura às 20:00)
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

15 de julho – Segunda-feira

14h
Caravana Festival de Inverno
Antônio Pereira (Ouro Preto)
A Caravana Festival de Inverno é um conjunto de eventos de artes cênicas, artes visuais e música que circulará de forma itinerante por distritos das Cidades de Mariana e Ouro Preto, descentralizando os eventos do Festival de Inverno e desenvolvendo culturalmente as comunidades beneficiadas.
Exposição de fotografias baseada no tema do festival – fotógrafa Naty Tôrres;
Apresentação de espetáculo teatral – Causos de Brasêro – Estandarte Cia. de Teatro
Exibição de filmes;
Local : Escola Estadual Antônio Pereira- Antonio Pereira

14h
Fórum das Artes
Diálogos Musicais
História e Música: interfaces de pesquisa
A palestra irá abordar o processo de construção do conhecimento acadêmico sobre a produção musical, com base na pesquisa de fontes, em especial de documentos de arquivo. O intuito da palestra é refletir sobre o processo de produção do saber musical, que longe de constituir um repertório de informações/partituras descontextualizadas, a ser apropriado por um compositor ou intérprete, consiste em uma gama de escolhas históricas, de cunho artístico e sociopolítico, diante das quais cada músico procede a releituras e recriações.
Convidado: Professor Marcelo Abreu
Mediador: Edson Vicente
Local: Departamento de Música – DEMUS - Campus Universitário Morro do Cruzeiro / Ouro Preto, MG
Lotação: 50 pessoas

17h
Artes Visuais
Mostra
O cinema do antes: Memórias das Gerais.
Exibição e debate de filmes que registraram ações e características marcantes da história cultural e social de Minas Gerais. Os espectadores vão ter a oportunidade de conhecer ou revisitar elementos visuais e sonoros significativos do seu passado e fragmentos da memória coletiva do povo mineiro. São costumes, hábitos e personagens que nos convidam a pensar sobre nossa própria atuação na memória audiovisual das Gerais. Esta ação é uma parceria com o Centro de Referência Audiovisual.
Telejornal Rede Globo Minas: Cidade de Mariana – Aniversário – 16/07/1981.
Exibição de trechos do telejornal.
Daqui nóis não arreda o pé
Jairo Teixeira dos Santos, ficção, Brasil, 15’33’’.
Brilhantino
Ériton Berçaco, ficção, Brasil, 16’11’’.
Idade das emoções
Direção Coletiva, ficção, Brasil, 11’37’’.
Classificação: Livre
Local: Auditório do ICSA – Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

19h
Fórum das Artes
Encontro Literário
Escritor em ação: viver e escrever
Convidados: João Silvério Trevisan e Urariano Mota
Mediação: Guiomar de Grammont
Local: Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães Filho –  Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro / Mariana, MG

19h
Artes Visuais
Abertura da Intervenção/Exposição Cine-signo: um lugar de memórias (áudio) visuais
Visitação: 15 a 26 de julho, 08 às 22 horas
Cartazes e desenhos da sétima arte. Os cartazes de filmes são registros visuais que carregam em si parte da própria obra, bem como daquela determinada época, dos seus costumes, pensamentos e personagens. Exposição de retratos de produções cinematográficas de gêneros, estilos e épocas diferenciadas, juntamente com um registro autoral in loco de fotogramas que promovem a remissão de processos narrativos marcantes dentro da história do cinema mundial. Os caminhos remontam fragmentos da antropologia visual e das possibilidades intertextuais advindas da linguagem audiovisual. Essa atividade é uma parceria com o Centro de Referência Audiovisual.
Artista: Thiago Pena
Classificação: Livre
Local: Hall do ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

19h
Artes Visuais
Mostra
Ver com olhos livres
Há algo de importante acontecendo no cinema feito no Brasil. Seja nos festivais, onde as salas estão cada vez mais lotadas ou nas outras tantas maneiras de circulação dos filmes no Brasil (e no mundo), alguns questionamentos transcendem os aspectos cerceadores de políticas publicas de incentivo ao audiovisual, que sempre esbarram na questão da distribuição e visibilidade. Focamos então, nas fronteiras entre o cinema dito colaborativo e/ou experimental, que experimenta e dialoga com cânones da sétima arte e com o cinema de grande abrangência sem, com isso, perder o rigor de uma produção inovadora nos campos estéticos e temáticos.
Nenhuma fórmula para a contemporânea visão do mundo.
Luís Rocha Melo, Ficção, Brasil, 2012, 82’.
Convidado: Luis Rocha Melo
Classificação: 14 anos.
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Música
Quarteto Corda Nova
Formado por Ricardo Marçal, Stanley Levi, Ivan Martins e Ricardo Jamal, egressos da escola de música de UFMG, o Corda Nova é fruto de uma forte identificação e do anseio comum pela disseminação da música contemporânea. Objetivando fazer algo que fosse relevante para Belo Horizonte e que valorizasse as coisas da cidade, convidaram Rafael Nassif – promotor de diversos festivais de música contemporânea e atualmente mestrando em Composição em Stuttgart, Alemanha -, Sérgio Freire e Rogério Vansconcelos – compositores premiados e professores da Escola de Música da UFMG -, além do próprio Stanley Levi, para escrever obras específicas para esta série de apresentações. “Essa música merece ser melhor conhecida. Ela tem um lugar a ocupar na vida cultural da daqui”, afirma Marçal.
Ricardo Marçal de Souza e Silva – Músico
Bacharel em Música pela UFMG, foi bolsista do Festival Internacional de Campos do Jordão em suas duas últimas edições e prossegue seus estudos sob a orientação de Fábio Zanon. Vem apresentando-se como solista nas principais salas de Minas Gerais e em diversas cidades do Brasil, além de Argentina, Itália e Bélgica. Em 2007 venceu o “VIII Concurso Jovem Músico” do BDMG Cultural, que o convidou para realizar o concerto de abertura da tradicional série de mesmo nome, no Palácio das Artes. Suas aparições mais recentes vão de projetos de formação de público – como o “Quarta Cultural” do Conservatório de Música da UFMG e o “Radiola Mambembe” – a concertos de música contemporânea como o “Eu gostaria de ouvir”. Sua atividade como camerista inclui apresentações com quartetos de cordas, duos com a flautista Virginia Amaral, o violonista Gibran Araújo e a soprano Isabela Santos e uma turnê com a Cameratta Lusittana dedicada a composições brasileiras do período colonial pelas principais cidades que compõem o circuito “Estrada Real”.
Classificação: Livre
Local: Centro de Cultura SESI - Rua Frei Durão, 22 - Centro / Mariana, MG
Lotação: 300 pessoas

20h30
Música
Música para Ouvir Sentado
Depois de anos e anos testando músicas pro que é seu primeiro trabalho totalmente instrumental, estreou em 2008 a versão definitiva do show MÚSICA PRA OUVIR SENTADO. Ao longo dos últimos anos, as músicas desse repertório foram sendo experimentadas, aprovadas ou abandonadas em shows em Recife, Brasília, São Paulo, Campinas e Porto Alegre. O resultado tem desde a (sub)versão politonal e polirrítmica da folclórica “Prenda Minha” quanto a furiosa interpretação do tema de “Missão Impossível” (do argentino Lalo Schifrin). No meio disso, coisas novas e velhas escritas por Arthur, quase todas sobre ritmos do Prata. E tratadas com iguais doses de jazz e música de câmara (além de um temperinho rock aqui e ali). Chamamés animados, milongas contemplativas, tangos furiosos, um que outro bolero pra dançar de rosto colado, um punhado de valsas. O velho Parquinho de Diversões Seu Conjunto: cada tema é um brinquedo diferente. Além disso, o show tem também dois diferenciais importantes. O primeiro: sempre que possível, a banda tem optado por fazê-lo radicalmente acústico, de preferência sem P.A., sempre que a acústica do espaço o permitir. Quase nada de amplificação (apenas os cubozinhos de guitarra e baixo elétrico). A idéia é recuperar o som real dos instrumentos, a pressão real de uma banda, e não a artificialmente construída com volume de amplificação. Um desafio. Um delicioso desafio. O segundo: nosso primeiro show sem palavras merecia ser também nosso primeiro show com imagens. E estréia o telão aberto à colaboração de um punhado de amigos artistas visuais, fotógrafos, quadrinistas e, é claro, cineastas (afinal, muitas das músicas nasceram como temas de filmes). Gente da pesada como René Goya, Camila Mazzini, Fabiano Grendene de Souza, Otto Guerra, Gustavo Spolidoro, Eduardo Aigner, Guffo, Lúcia Koch, Letícia Ramos e Flávio Guirland. Cada um ganhou uma música e uma sugestão: “faz o que tu quiser”. Os resultados são os mais variados, entre o riso, a poesia e o encantamento.
Classificação: Livre
Local: Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 510 pessoas

21h
Artes Cênicas
O Jardim do Silêncio
Um espetáculo-manifesto que realiza um relato sobre o período da ditadura militar no Brasil - em especial sobre as resoluções instaladas a partir do Ato Institucional nº 5 - e seus desdobramentos. Além de buscar atenção para a história, que remonta a quase cinquenta anos, o espetáculo busca reconstituir duas opiniões contrárias desse período – as dos movimentos e envolvidos pelas causas militar e militante.
Convidado: Cia. Calor de Laura (Ouro Preto - espetáculo da Mostra DEART)
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Sala 35 - Escola de Minas - Praça Tiradentes, s/n - Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 80 pessoas

16 de julho – Terça-feira

14h
Caravana Festival de Inverno
Furquim (Mariana)
A Caravana Festival de Inverno é um conjunto de eventos de artes cênicas, artes visuais e música que circulará de forma itinerante por distritos das Cidades de Mariana e Ouro Preto, descentralizando os eventos do Festival de Inverno e desenvolvendo culturalmente as comunidades beneficiadas.
Exposição de fotografias baseada no tema do festival – fotógrafa Naty Tôrres;
Apresentação de espetáculo teatral – Causos de Brasêro – Estandarte Cia. de Teatro
Exibição de filmes;
Local : Em frente à Igreja Bom Jesus do Monte

14h
Fórum das Artes
Diálogos Musicais
Acervos, Música, Patrimônio e Pesquisa
Acervos musicais do Instituto de Estudos Brasileiros. Os acervos musicais do IEB/USP, aqui considerados aqueles que possuem qualquer tipo de documento com informação musical, abrangem cronologia extensa e temática variada. Os mais recentes trazem registros sonoros, como discos e fitas de vinil, e alguns ajudam a desvelar os processos de criação de seus signatários.
Convidado: Professora Flavia Toni (USP).
Mediador: Edson Vicente.
Local: Departamento de Música – DEMUS - Campus Universitário Morro do Cruzeiro / Ouro Preto, MG
Lotação: 50 pessoas
  
17h
Artes Visuais
Mostra
O cinema do antes: Memórias das Gerais
Telejornal Rede Globo Minas: Cidade de Mariana - Visita do governador às minas – 24/04/1981
Exibição do telejornal, 5’01’’.
Comemorações em Mariana (título atribuído)
Trechos de filmes, 1’ 19’’.
A Horta
Direção coletiva, ficção, Brasil, 13’51’’.
Outro Pelé
Direção Coletiva, ficção, Brasil, 10’11’’.
Como Raul Já Dizia
Direção Coletiva, experimental, Brasil, 11’29’’.
A Voz do Povo
Direção Coletiva, documentário, Brasil, 11’30’’.
Convidadas: Soraia Nogueira e Isabel Berigo
Classificação: Livre
Local: Auditório do ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

19h
Artes Visuais
Mostra
Ver com olhos livres
Que cavação é essa?
Estevão Garcia e Luís Rocha Melo, Ficção, Brasil, 2008, 19’.
JF.
Renato Coelho, Ficção, Brasil – SP, 2012, 3’.
PB.
Renato Coelho, Ficção, Brasil, 2012, 2’ 16”.
O Galante rei da Boca.
Alessandro Gamo e Luís Rocha Melo, Documentário, Brasil, 2004, 50’.
Convidado: Luis Rocha Melo
Classificação: 14 anos.
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Música
"John Cage: orienteocidente"
Considerada a obra prima do seu segundo período criativo, as Sonatas e Interlúdios representam a culminância da exploração do piano preparado. Das 88 alturas do piano, 45 são preparadas produzindo uma vasta gama de sons que remetem tanto à música oriental quanto à ocidental. Inspiradas pela estética hindu, Sonatas e Interlúdios convidam o ouvinte a penetrar e sentir o caráter emocional das nove rasas: o erótico, o heróico, o encantamento, o cômico, o ódio, a raiva, o medo, a tristeza e, finalmente, a tranqüilidade.
Convidados: Catarina Domenici, Joana Holanda
Classificação: Livre
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 280 pessoas

19h
Música
Show Musical
Local: Praça de alimentação - Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

19h
Artes Cênicas
Instantâneos
O espetáculo é inspirado no teatro/dança dos rituais de Bali e no teatro popular brasileiro, mas avança para o futuro, respondendo às evoluções do espaço cênico de hoje. Investiga em sua encenação o princípio artesanal desses dois universos, suas cores vibrantes e seus ritmos tradicionais, abordando o ser humano e suas relações através de situações cotidianas. No palco, 5 atores e 1 músico vivem diferentes máscaras, revelando de forma simples e lúdica a maneira como interagimos e habitamos o mundo. Instantes da vida...
Convidado: Companhia dos Bondrés (Rio de Janeiro)
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
Local: Centro de Cultura SESI - Rua Frei Durão, 22 - Centro / Mariana, MG
Lotação: 300 pessoas

17 de julho – Quarta-feira

08h30
Fórum das Artes
UFOP na comunidade: educação, cultura e extensão
I encontro UFOP com a escola 2013
Palestra: Os professores e a problemática da in/disciplina em sala de aula: o que as pesquisas têm a dizer?
A palestra aborda um dos problemas que mais preocupam os professores no contexto escolar atual: a indisciplina. Com base em estudos empíricos  e em exemplos extraídos do quotidiano escolar, o autor aborda o tema tendo em vista o modo como as práticas pedagógicas dos professores podem contribuir para a prevenção ou agravamento de episódios de indisciplina em sala de aula.
Convidado: Luciano Campos da Silva
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

11h
Fórum das Artes
UFOP na comunidade: educação, cultura e extensão
I encontro UFOP com a escola 2013
Apresentação do programa UFOP COM A ESCOLA
Convidado:     Equipe gestora – PROEX e DEEDU
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

13h
Fórum das Artes
UFOP na comunidade: educação, cultura e extensão
I encontro UFOP com a escola 2013
Mesa de debate: Parceria UFOP COM A ESCOLA e comunidade educacional da Região dos Inconfidentes: expectativas, experiências e desafios.
Expectativas, experiências vivenciadas e desafios presentes nos processos dialógicos de construção de parceria entre o Programa de Extensão UFOP COM A ESCOLA, as Secretarias Municipais de Educação da região dos Inconfidentes e a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto/Secretaria Estadual de Educação.
Convidados:
Elizabeth Cota – Secretária Municipal de Educação de Mariana
Inácio Raimundo de Oliveira – Secretário Municipal de Educação de Diogo de Vasconcelos
José César de Oliveira – Secretário Municipal de Educação de Ouro Preto
Ana Maria Góis Corradi – Secretária Municipal de Educação de Itabirito
Márcia Aparecida Maurício Silva Secretária Municipal de Educação de Acaiaca
Iracema Ana D’arc Pedrosa Mapa - Superintendente Regional de Ensino de Ouro Preto
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

14h
Fórum das Artes
Diálogos Musicais
Sons que saem do papel: o Acervo da Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
O Acervo Musical da Banda do Corpo de Bombeiros, criado a partir da fundação desta instituição em 1896, é um dos mais valiosos arquivos musicais do país. Em 2004, foi realizada a primeira catalogação das partituras existentes neste Acervo, revelando um conjunto precioso de obras de diversos gêneros e formas musicais. A construção deste arquivo diretamente voltado para a prática da Banda – considerada até o decênio de 1920 a mais importante instituição musical do Rio de Janeiro –, demonstra com clareza as opções estéticas e as práticas musicais que marcaram a vida musical carioca do final do século XIX até os nossos dias. Neste sentido, propomos um olhar sobre este Acervo, sua composição física e os principais agentes envolvidos em sua formatação, garantia da “sonoridade” singular desta instituição.
Convidado: Professor Antônio Augusto
Mediador: Edson Vicente
Local: Departamento de Música – DEMUS - Campus Universitário Morro do Cruzeiro / Ouro Preto, MG
Lotação: 50 pessoas

15h
Fórum das Artes
UFOP na comunidade: educação, cultura e extensão
I encontro UFOP com a escola 2013
Violência na escola: olhares diversos
A aborda o tema da violência no cotidiano escolar do ponto de vista filosófico, discutindo os aspectos múltiplos que compõem o fenômeno da violência na contemporaneidade.
Convidado: Marcelo Donizete da Silva
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

16h
Chuva de Poesia
Homenagem à Affonso Ávila
A Chuva de Poesia é um happening que acontece em Ouro Preto desde 1993. Trata-se de montes de folhetos coloridos, com poemas impressos, lançados das torres das igrejas ao público nos adros. De lá para cá, foram realizadas cerca de 60 “chuvas”, somando-se um total aproximado de 1.800 poemas impressos. “Cantaria Barroca”, a Chuva. Este ano, completam-se 20 anos de Chuva de Poesia. A ideia seria comemorar esta data com uma “Chuva Cantaria”, com os poemas do livro “Cantaria Barroca”, de Affonso Ávila. Uma homenagem póstuma ao grande poeta mineiro, que morreu em setembro de 2012. “Cantaria Barroca” é um guia lírico e construtivista, com alta voltagem poética para Ouro Preto. Carregado de invenção, o livro –preferido do poeta – evoca a história antiga, espelhada no contemporâneo, através de seus poemas icônicos, apoiados numa linguagem de vanguarda.
Local: Adro São Francisco de Assis / Ouro Preto, MG
Realização: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

17h
Artes Visuais
Mostra
O cinema do antes: Memórias das Gerais
Telejornal Rede Globo Minas: Cidade de Mariana – Casa histórica pega fogo – 07/06/1982
Exibição do telejornal, 2’ 08’’.
Cidade de Mariana – Escassez de recursos (título atribuído)
Trechos de filmagens, 3’49”.
Aparências, nada mais
Direção Coletiva, ficção, Brasil, 12’.
Natural
Direção Coletiva, documentário, Brasil, 11’13’’.
A Última Fronteira Verde
Direção Coletiva, documentário, Brasil, 11’33’’.
Corre
Direção Coletiva, documentário, Brasil, 12’.
Convidadas: Soraia Nogueira e Isabel Berigo
Classificação: Livre
Local: Auditório do ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

17h30
Fórum das Artes
UFOP na comunidade: educação, cultura e extensão
I encontro UFOP com a escola 2013
Atividade Cultura - Apresentação interativa do Grupo Rosários
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

18h
Música - Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: São Bartolomeu - Igreja de São Bartolomeu

19h
Artes Visuais
Mostra
Ver com olhos livres
Não dê ouvidos a eles.
Leonardo Esteves, Experimental, Brasil – RJ, 2012, 18’.
O velho e o novo.
Daniel Caetano, Ficção, Brasil - RJ, 2012, 19’.
Voltei para buscar os bolinhos
Alessandra Brum e Sérgio Puccini, Ficção, Brasil, 2007, 15’.
Memórias externas de uma mulher serrilhada.
Eduardo Kishimoto, Ficção, Brasil - SP, 2011, 15’.
Estrada da Rhodia.
Sérgio Puccini, Ficção, Brasil, 2000, 6’.
Tira os óculos e recolhe o homem.
André Sampaio, Ficção, Brasil, 2008, 20’. 16 anos.
Convidado: Luis Rocha Melo
Classificação: 14 anos.
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Fórum das Letras
Encontro Literário
Subjetividade narrativa: o eu na escrita
Convidados: Cremilda Medina  e Oscar Nakasato
Mediação: Marta Maia
Local: Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães Filho –  Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro / Mariana, MG

19h
Música
Monte Pascoal Quarteto de Sax e Percussão
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG

20h
Música
Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: Glaura - Igreja de Santo Antônio

20h30
Artes Cênicas
Tudo que se Torna Um
Convidado: Cia. de Dança do Palácio das Artes
Local: Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 510 pessoas

21h
Artes Cênicas
Torre dos Justiçados
Fragmentos de uma família que se mantém erguida diante da justificativa religiosa e controle dos patriarcas, ao mesmo tempo em que é destruída pelos mesmos princípios. Violência, sexo, ódio e incomunicabilidade são marcas da vida desses personagens trancafiados e obrigados a viver juntos dentro de uma torre.
Convidado: Cia. Casa de Teatro (cena da mostra DEART/UFOP)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Sala 35 - Escola de Minas - Praça Tiradentes, s/n - Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 50 pessoas

18 de julho – Quinta-feira

09h30
Fórum das Artes
Abertura - Minas Território da Cultura
O ‘MINAS Território da Cultura’ é um programa articulado de descentralização da ação cultural que acontecerá ao longo de 2013 e 2014. 
O programa é organizado em três grandes eixos: ‘Dinâmicas Territoriais’, ‘Territórios do Saber’ e ‘Territórios Criativos’. Os programas foram criados para atender aos agentes relacionados à cultura: gestores públicos municipais, artistas, produtores culturais e sociedade, além de aprimorar a cadeia produtiva da cultura: produção, criação, exibição, circulação e formação.
As ‘Dinâmicas Territoriais’ são ações voltadas para a discussão e difusão das políticas públicas de cultura: planos de cultura, programas territoriais e associativismo, mecanismos de financiamento, cultura e urbanismo, programas de fomento, cultura - identidade e diversidade cultural, participação social, entre outros. O programa prevê, ainda, ações de capacitação e aperfeiçoamento para gestores e entidades públicas, encontros regionais e seminários.
Os ‘Territórios do Saber’ são destinados a Produtores Culturais e Artistas e estão previstas ações de capacitação, formação e orientação, tanto na área artística quanto em gestão da cultura. Contempla também a realização de seminários artísticos, o estimulo à criação de Redes e Encontros Regionais e a difusão dos programas de fomento do Sistema Estadual de Cultura.
Já os ‘Territórios Criativos’ abrem espaço para a fruição cultural, com apresentações artísticas de grupos e programas do Sistema Estadual de Cultura, circulação de acervos do Sistema (artes visuais, cinema, cultura popular, entre outros) e apresentações de grupos e instituições locais.
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

10h
Fórum das Artes
Minas Território da Cultura
Palestra: Dinâmicas Territoriais
Palestra sobre a estrutura de funcionamento do Sistema Estadual de Cultura, bem como sobre as ações e programas de  fomento à cultura mantidos pelo Governo de Minas
Convidada: Eliane Parreiras, Secretária do Estado de Cultura de Minas Gerais
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

14h
Fórum das Artes
Minas Território da Cultura
Palestra: Economia Criativa e Turismo - Território do Saber
A Economia Criativa tem como pilares o empreendedorismo, a sustentabilidade e a valorização da cultura e é realizada por meio de ações de inovação, criatividade e conectividade. A palestra irá abordar o conceito da Economia Criativa e sua importância para o desenvolvimento de produtos turísticos culturais.
Convidada: Fátima Trópia
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

14h
Fórum das Artes 
Sou Mais Juventude 
Mesa: Juventude e laço social na contemporaneidade
Convidados:
Andréa Máris Campos Guerra (UFMG/FAFICH) / Claudia Andréa Mayorga Borges (UFMG/FAFICH) / Paulo Henrique Queiroz Nogueira (UFMG/FAE)
Mediação: Cláudia Braga de Andrade (UFOP/ICHS)
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

16h
Fórum das Artes
Sou Mais Juventude
Cinema comentado
Apresentação do filme: “Paraísos Artificiais” (Brasil, 2012)
Gênero: Drama
Duração: 96 min.
Elenco: Nathalia Dill, Luca Bianchi, Lívia de Bueno, Bernardo Melo Barreto, César Cardadeiro, Divana Brandão, Cadu Fávero, Erom Cordeiro, Roney Vilela, Emilio Orciollo Neto, Mathias Gottfried, Yan Cassali
Trilha Sonora: Rodrigo Coelho, Gustavo M M
Roteiro: Cristiano Gualda, Pablo Padilla, Marcos Prado
Direção: Marcos Prado
Convidado: Pablo Padilla
Mediação: Prof. Margareth Diniz (ICHS/UFOP)
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

17h
Fórum das Artes
Fórum Permanente da IES Mineiras de Teatro e Dança
Trabalhos internos IES Mineiras de Teatro e Dança
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

17h
Artes Visuais
Mostra
O cinema do antes: Memórias das Gerais
Telejornal Rede Globo Minas: Cidade de Ouro Preto – Festival de Inverno – 20/07/1979
Trechos do telejornal, 3’16’’.
Cidade de Ouro Preto – Festival de Inverno – 1979
Trechos de filmagens, 27’’.
Carga Viva
Débora de Oliveira, documentário, Brasil, 10’.
Alfaiates de Belo Horizonte
Ana Luisa Santos e Silvia Godinho, documentário, Brasil, 15’.
Barba cabelo bigode
Janaina de Andrade, documentário, Brasil, 10’.
Convidadas: Soraia Nogueira e Isabel Beirigo
Classificação: Livre
Local: Auditório do ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

19h
Música
Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: Antônio Pereira - Igreja de Nossa Senhora das Mercês

19h
Artes Visuais
Mostra
Ver com olhos livres
Kátia.
Karla Holanda, Documentário, Brasil, 2012, 74’.
Convidado: Luis Rocha Melo
Classificação: 14 anos.
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Música
Concerto Camerata Aberta
A Camerata Aberta é um grupo estável de professores da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim), instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, sob gestão da organização social Santa Marcelina Cultura, dedicado ao repertório musical dos séculos XX e XXI. O grupo tem entre seus integrantes alguns dos principais músicos atuantes na cena erudita brasileira e exerce intensa atividade pedagógica, voltada para a formação de público e de jovens músicos. Já se apresentou em diversos locais em São Paulo, no Festival de Campos do Jordão, no Concertgebouw de Amsterdã (Holanda), Americas Society de Nova Iorque (EUA), em Bruxelas (Bélgica) e na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro. Obteve o prêmio APCA 2010 de música contemporânea pelo pioneirismo e excelência do trabalho realizado ao longo de seu primeiro ano de existência. Em 2012, lançou seu primeiro CD, Espelho D’Água, pelo Selo SESC. A Camerata Aberta tempatrocínio do Banco Safra, apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Classificação: Livre
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 280 pessoas

19h
Música
Show Musical
Local: Praça de alimentação - Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

20h
Artes Cênicas
Prazer
Num país qualquer, distante do Brasil, quatro amigos se reencontram. E apesar das suas angústias, seus impasses cotidianos, suas frustrações, eles tentam a coragem de buscar a alegria. Apesar de.
Convidado: Cia. Luna Lunera (Belo Horizonte)
Classificação: 16 anos
Local: Centro de Cultura SESI - Rua Frei Durão, 22 - Centro / Mariana, MG
Lotação: 300 pessoas

21h
Artes Cênicas
Um Noturno Para o Chá das Cinco
O excesso de espaços na contemporaneidade conduziu a criação de “Não Lugares”: espaços identificados como locais de passagem, por seu conceito transitório e efêmero, onde o individuo não se reconhece, mas percebe as ligações entre seus percursos identitários. Uma instalação cênica criada a partir dos pressupostos do antropólogo Marc Augé, onde os artistas transpõem para cena em um fluxo ações, as relações do homem contemporâneo.
Convidado: Núcleo de Pesquisa Teatral Não Lugares (espetáculo da Mostra DEART/UFOP - Ouro Preto)
Classificação: 16 anos
Duração: 120 minutos
Local: Casa da Baronesa - Praça Tiradentes, 33 - Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 40 pessoas

21h
Música
Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: Cachoeira do Campo - Igreja de Nossa Senhora das Mercês

21h
Música
Bona Fortuna
O embrião do que se tornaria a Bona Fortuna foi concebido em 2010, quando o baixista Filipe Oliveira começou a compor as músicas que se transformariam, no ano seguinte, no primeiro disco da banda. O trabalho se iniciou de maneira bem particular e solitária pelas mãos do músico, mas ganhou forma mesmo quando foi apresentado aos amigos André Araújo, Davi Queiroz e Lucas Oliveira. Nascia oficialmente a Bona Fortuna, representante da nova música produzida na cidade de Mariana, interior de Minas Gerais.
Classificação: Livre
Local: Praça dos Ferroviários / Mariana, MG

22h
Música
Rodrigo Borges e Gabriel Guedes
Gabriel Guedes é filho do cantor Beto Guedes, renomado cantor e compositor mineiro; Rodrigo Borges é sobrinho de Lô Borges, um dos criadores do Clube da Esquina. Criado por jovens músicos da capital mineira no final dos anos 60, o Clube da Esquina fundia as inovações da Bossa Nova a elementos do jazz, do rock (principalmente Beatles), da música folclórica dos negros mineiros, da música erudita e da música hispânica.
Convidados: Rodrigo Borges e Gabriel Guedes
Classificação: Livre
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

23h
Música
Bar do Festival (Abertura às 20:00)
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

00:00 horas
Conexão CAEM Festival
Balão Vermelho
Classificação: 18 anos
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas - Praça Tiradentes, 9 - Centro / Ouro Preto, MG

19 de julho – Sexta-feira

Chuva de Música de Mariana
Local: Mariana, MG

08h
Fórum das Artes
“Pessoas com deficiência e o acesso à cultura”
Credenciamento
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

08h30
Fórum das Artes
“Pessoas com deficiência e o acesso à cultura”
Abertura do evento e breve fala a respeito do direto das pessoas com deficiência ao acesso à cultura.
Convidados:
Prof. Dr. Rogério Santos de Oliveira (Pró-Reitor de Extensão – PROEX/UFOP)
Prof. Dr. Luciano Campos da Silva (Pró-Reitor Adjunto de Graduação –PROGRAD/UFOP)
Pedagogo Ms. Adilson Pereira dos Santos (Coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP/PROGRAD/UFOP)
Pedagoga Marcilene Magalhães da Silva (Núcleo de Educação Inclusiva –
NEI/PROGRAD/UFOP)
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

09h
Fórum das Artes
“Pessoas com deficiência e o acesso à cultura”
Mesa Redonda: “Acessibilidade de Pessoas com Deficiência em Instituições Culturais”
Convidados:
Prof. Ms. Gilson Antônio Nunes – Departamento de Museologia (DEMUL/UFOP)
Daina Leyton – Departamento Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

09h
Fórum das Artes
Minas Território da Cultura
Palestra: A diversidade cultural e o desenvolvimento das cidades
A diversidade cultural como bem e recurso no desenvolvimento das cidades. Mapeamento da diversidade cultural, ação colaborativa e trabalho em rede.
Convidado: Prof. Dr. José Márcio Barros. PUC Minas - UEMG
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

11h
Fórum das Artes 
Fórum das Artes Cênicas - A Criação Artística em Processo na Universidade 
Demontração de trabalho: Rústico Ser - desmontagem do processo de criação do espetáculo Voz Mercê
Convidado: Fernando Aleixo (UFU)
Local: A definir

15h
Fórum das Artes
Fórum Permanente da IES Mineiras de Teatro e Dança
Trabalhos internos IES  Mineiras de Teatro e Dança
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

16h
Infantojuvenil
Brasilidades
O espetáculo BRASILIDADES se inspirou nas manifestações folclóricas brasileiras das cinco regiões do país. Buscando divulgar e fazer conhecer a cultura brasileira apresenta nas danças, com músicas, movimentos e figurinos que expressam a diversidade e a riqueza da nossa cultura. Dançando do Norte ao Sul do país pretende permitir uma viagem pelo país sem que o espectador saia da própria cidade.
Convidado: Grupo de Dança Rosários
Classificação: Livre
Local: Praça Gomes Freire / Mariana, MG

17h
Música
Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: Rodrigo Silva - Sede da Banda Santa Cecília

17h 
Artes Visuais
Mostra
O cinema do antes: Memórias das Gerais
Telejornal Rede Globo Minas: Cidade de Ouro Preto – Fim de Festival – 05/08/1978
Trechos do telejornal, 8’45’’.
Moritvri Mortvis - Os Construtores de Túmulos do Bonfim
Maurício Gino, documentário, Brasil, 15’.
Sapateiros de BH: o passo a passo de uma tradição
Frederico Carvalho, documentário, Brasil, 10’.
Marquinhos e a princesa
Nélio Costa, documentário, Brasil, 15’.
Convidadas: Soraia Nogueira e Isabel Beirigo
Classificação: Livre
Local: Auditório do ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

17h
Artes Visuais
Mostra
Diálogos
Em diálogos, produções cinematográficas nacionais se encontram para demonstrar e contemplar as poéticas dos espaços (urbanos e particulares). Através dessa dicotomia nos dispomos de peças fílmicas capazes de suscitar questionamentos como a relação de ocupação e pertencimento ou ainda, as múltiplas formas de expressar multiplicidade em um mundo cada vez mais formado de paredes de vidros, ou com as fronteiras entre o publico e o privado cada vez mais dissolvidas.
Ritos de Passagem.
Chico Liberato, ficção, Brasil, 98’. Livre.
Classificação: Livre
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

17h30
Fórum das Artes 
Fórum das Artes Cênicas - A Criação Artística em Processo na Universidade
Mesa-redonda: Ensino e pesquisa artística na Universidade
Como ensinar e pesquisar arte dentro da universidade, na graduação e na pós-graduação?
Convidados: Fernando Aleixo (UFU) / Berilo Nosella (UFOP)
Mediação: Rogério Santos (UFOP)
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

19h
Música
Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: Santo Antônio do Leite - Igreja de Santo Antônio

19h
Artes Visuais
Mostra Seleção Especial
A seleção especial contempla produções distintas, que convida o público não apenas a conhecer o cinema em sua mais multifacetada expressão, mas também compreender as produções através de conversas abertas com os realizadores. São cineastas de várias idades e experiências que se reúnem nesta mostra e trazem as mais recentes produções, engendrando técnica, cultura, arte e diversão.
Diário de Aquário.
Luiz Carlos Lacerda, Documentário, Brasil, 2009, 33.
Casa 09.
Luiz Carlos Lacerda, Documentário, Brasil, 2011, 70’.
Convidado: Luiz Carlos Lacerda (Bigode)
Classificação: Livre
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Música
Camerata Aberta
A Camerata Aberta é um grupo estável de professores da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim), instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, sob gestão da organização social Santa Marcelina Cultura, dedicado ao repertório musical dos séculos XX e XXI. O grupo tem entre seus integrantes alguns dos principais músicos atuantes na cena erudita brasileira e exerce intensa atividade pedagógica, voltada para a formação de público e de jovens músicos. Já se apresentou em diversos locais em São Paulo, no Festival de Campos do Jordão, no Concertgebouw de Amsterdã (Holanda), Americas Society de Nova Iorque (EUA), em Bruxelas (Bélgica) e na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro. Obteve o prêmio APCA 2010 de música contemporânea pelo pioneirismo e excelência do trabalho realizado ao longo de seu primeiro ano de existência. Em 2012, lançou seu primeiro CD, Espelho D’Água, pelo Selo SESC. A Camerata Aberta tempatrocínio do Banco Safra, apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Classificação: Livre
Local: Centro de Cultura SESI - Rua Frei Durão, 22 - Centro / Mariana, MG
Lotação: 300 pessoas

19h
Música
Show Musical
Local: Praça de alimentação - Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

20h30
Artes Cênicas
Recusa
O espetáculo começou a ser desenhado a partir do interesse despertado pela notícia veiculada no Jornal Folha de S. Paulo, em 16 de setembro de 2008 sobre o aparecimento de dois sobreviventes, índios Piripkura – etnia considerada extinta há mais de vinte anos. Viviam nômades, perambulando por fazendas madeireiras no noroeste do Mato Grosso, próximo ao município de Ji-Paraná, em Rondônia, e ambos se recusavam a estabelecer qualquer contato com os brancos. Foram encontrados porque suas gargalhadas ressoaram na floresta e chamaram atenção: eles riam das histórias que contavam um ao outro enquanto davam conta de comer a caça recém abatida.
Recusa é narrado, cantado, por dois olhares e seus múltiplos: dois índios Piripkura; dois heróis ameríndios, Pud e Pudleré, criadores dos seres; um padre que foi engolido por uma onça que resolveu morar dentro de um lugar inesperado; um fazendeiro que matou um índio e o mesmo índio que o matou; uma cantora que se perde na mata; Macunaíma e seu irmão; os heróis dos Taurepang, e outros tantos.
Convidado: Cia. Teatro Balagan (São Paulo)
Classificação: 12 anos
Duração: 80 minutos
Local: Teatro Ouro Preto - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo de Vasconcelos, 238 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 510 pessoas

21h
Música
Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: Amarantina - Igreja Matriz de São Gonçalo

21h
Artes Cênicas
Cenas Curtas - Fala Comigo Solidão
A encenação da banalização da relação entre homem/mulher num casamento onde os pares não conseguem se desvencilhar de uma teia afetiva que os sufoca, o que provoca um intenso sentimento de fatalismo, angústia e principalmente o comodismo sobre projeções de um futuro que não virá.
Convidado: Quinto D (Ouro Preto - cena da Mostra DEART/UFOP)
Duração: 30 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Travessa do Carmo - Rua Conde de Bobadella (Rua Direita) - Centro / Ouro Preto, MG

21h
Música
Lô Borges
Lô Borges apresenta músicas do seu mais recente CD “Horizonte Vertical” e relembra seus grandes sucessos.
Lô Borges fará apresentações, acompanhado de sua banda, nos dias 19 e 20 de julho, respectivamente em Mariana e Ouro Preto, tocando músicas do seu mais recente CD “Horizonte Vertical”, lançado em final de 2011. Gravado em oito meses de intenso trabalho, o disco conta somente com composições autorais do músico, algumas assinadas com parceiros de longa-data. O álbum contou com participações de Fernanda Takai, Samuel Rosa e Milton Nascimento. 
Sócio-fundador do lendário Clube da Esquina, no início dos anos 70, que revelou nomes como Milton Nascimento, Beto Guedes, Toninho Horta e Flávio Venturini, Lô Borges completou 40 anos de carreira com público e sucesso renovados.
A banda que vai acompanhá-lo é a mesma que participou da gravação de “Horizonte Vertical”, formada por importantes músicos do cenário mineiro, cujos integrantes são Henrique Matheus (guitarras), Gerson Barral (teclados e synths), Renato Valente (baixo) e André “Limão” Queiroz (bateria).  
Além das músicas do novo CD, Lô também vai presentear os fãs com seus eternos sucessos, por exemplo, Clube da Esquina nº 2, O Trem Azul, Paisagem da Janela, Nuvem Cigana, Feira Moderna, Tudo que Você Podia Ser, Equatorial, Para Lennon e McCartney, Um Girassol da Cor do seu Cabelo, entre outras.
Local: Praça dos Ferroviários / Mariana, MG

22h
Música
Aline Calixto
Embalada pelo som dos bambas do samba, que lhe dedicam muitos elogios, Aline Calixto chama atenção entre os nomes da nova geração do gênero. Vencedora do prêmio Novos Bambas do Velho Samba, em 2008, da tradicional casa Carioca da Gema, em 2010 Aline alçou voos ainda mais ousados. Foi indicada em duas categorias - Melhor Cantora de Samba e Melhor Cantora - Voto Popular - na 21ª edição do prestigioso Prêmio da Música Brasileira.
Classificação: Livre
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

23h
Música
Bar do Festival (Abertura às 20:00)
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

00:00h
Conexão CAEM Festival
Ratto e Seven Days
Classificação: 18 anos
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas - Praça Tiradentes, 9 - Centro / Ouro Preto, MG

20 de julho – Sábado

10h
Fórum das Artes 
Fórum das Artes Cênicas - A Criação Artística em Processo na Universidade 
Mesa-redonda: O teatro na diversidade mídias, presenças e imagens
As possibilidades abertas para o teatro com a ?uidez das fronteiras entre os gêneros artísticos e as novas tecnologias.
Convidados: Aline Andrade (UFOP) / Ernesto Valença (UFOP)
Mediação: Éden Peretta (UFOP)
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

14h
Fórum das Artes 
Fórum das Artes Cênicas - A Criação Artística em Processo na Universidade
Mesa-redonda: O ator na interculturalidade
O século XX foi marcado pelo crescimento exponencial das oportunidades de trocas entre culturas diversas. Hoje, no século XXI, é possível construir uma tradição artística intercultural?
Convidados: Fernando Mencarelli (UFMG) / Maria Thais (USP)
Mediação: Ricardo Gomes (UFOP)
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

15h
Artes Visuais 
Mostra Infantojuvenil - Mostra Ponyo – Uma amizade que veio do mar.
Hayao Miyazaki, animação, Japão, 2008, 101’.
Classificação: Livre
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

15h
Artes Cênicas
História de Manoel
Inspirado nas contações de histórias dos índios norte americanos, que enquanto contavam suas histórias desenhavam no chão, o performer Henrique Manoel “Manara”, bebendo de poemas de Manuel de Barros e de seus próprios, nos conta fábulas mágicas enquanto pinta um tecido de algodão.
Convidado: Cia. Coelho Branco (Ouro Preto - cena da Mostra DEART/UFOP)
Duração: 30 minutos
Classificação: Livre
Local: Praça Minas Gerais / Mariana, MG
Lotação: Livre

16h
Infantojuvenil
Onde Está a Fronteira?
“Onde está a fronteira?” procura visitar os dois territórios sonoros e revelar, através da música, que as distâncias idiomáticas e espaciais entre Brasil e Argentina são menores do que imaginamos. É impressionante a quantidade de coincidências rítimicas e melódicas encontradas no repertório da música dos dois países e esse show pretende mostrar ao público que temos fortes motivos para chamarmos nossos vizinhos de hermanos. Zambas, chamamés, guarânia, milongas, valsas, choros, baiões e também os tangos ilustram o trajeto musical que o trio percorre durante a viagem/espetáculo que, em seu percurso, aproveita para narrar um pouco da história de cada região, semelhanças, diferenças e curiosidades. O show pretende incentivar a aproximação cultural entre brasileiros e argentinos, quebrando fronteiras e preconceitos. A rivalidade é deixada para o futebol, motivo de boas risadas compartilhadas com o público. O projeto “Onde está a fronteira?” recebeu o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos de 2012 e foi selecionado no Edital SESI 2013 de Arte-Educação.
Duração: 60 minutos
Convidado: Jogando Tango
Classificação: Livre
Local: Praça Ponte Seca / Ouro Preto, MG

16h
Música
Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: Engenheiro Corrêa - Igreja de Nossa Senhora da Conceição

16h
Teatro
O Gigante e o Dragão
Um Gigante está na cidade. Ele vê o fluxo, mas não se importa. O que ele quer mesmo é conseguir pegar uma borboleta colorida que passa voando entre os postes das ruas. Ele só não contava com uma coisa: encontrar um dragão adormecido na rua.
Direção: Daniel Ducato
Local: Praça da Sé / Mariana, MG

17h
Fórum das Artes
Fórum das Artes Cênicas - A Criação Artística em Processo na Universidade
Palestra: Diário de campo
Encontro com alguns criadores de RECUSA, onde serão apresentados elementos da pesquisa e criação do espetáculo, como textos de referência, imagens fotográficas e videográficas da pesquisa de campo realizada em Rondônia durante o processo de criaçãodo espetáculo.
Convidado: Cia. Teatro Balagan
Local: Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

17h
Artes Visuais
Mostra Diálogos
Paz no Mundo Camará: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá – Minas Gerais.
Carem Abreu, documentário, Brasil, 2009, 19’. Livre.
Bárbara.
Juliana Coelho, ficção, França, 2013, 3’. Livre.
Compartimento: Modulo 1.
Gabriel Netto e Luciana Ramin, documentário, Brasil, 2009, 14’. Livre.
Classificação: Livre
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

18h
Música
Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: Miguel Burnier - Igreja do Sagrado Coração de Jesus

18h30
Artes Visuais
Mostra Lavras Novas
Troca de experiências, identificação de outras formas de ver, pensar e fazer cinema. Uma janela sempre aberta para aprimorar talentos e contribuir no despertar de novas vocações e desejos na área audiovisual. Exibições seguidas de diálogo com os realizadores.
Céu a cento e oitenta
Suellen Amorim e Adriano Medeiros, Documentário, Brasil, 22’
Sanã.
Marcos Pimentel, Brasil, 2013, 18’.
Justiçamento.
Bruno Senna, ficção, Brasil, 2012.
Pouco Mais de um mês
André Novais, ficção, Brasil, 2012.
Convidados: Suellen Amorim, Claudio Costa Val e Bruno Senna.
Classificação: Livre
Local: Auditório do ICSA – Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG
  
19h
Artes Visuais
Mostra
Seleção Especial
Passagem.
João André Grossi, Ficção, Brasil – MG, 2012, 15’’. Livre.
Convidados: João André Grossi  e Luiz Carlos Lacerda (Bigode).
Classificação: Livre
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Artes Cênicas
O Projeto Woyzeck: Experiência 3
Encenação do texto de Georg Buchner, de 1836. Fruto de uma pesquisa do uso de novas tecnologias na cena teatral, o espetáculo utiliza projeções, vídeos e texturas sonoras gravadas e produzidas ao vivo, como forma de, ora complementar, ora propor desafios ao trabalho dos atores em cena. Uma tentativa de refletir sobre a proliferação das imagens na sociedade, seu poder de coação sobre as pessoas e sobre as novas formas de alienação contemporâneas que elas podem provocar.
Convidado: Laboratório de Interação do Ator com Novas Tecnologias - Caixa Preta (Ouro Preto - espetáculo da Mostra DEART/UFOP)
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 280 pessoas

19h
Música
Show Musical
Local: Praça de alimentação - Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

20h30
Música
Orquestra nos distritos
Orquestra Ouro Preto
Local: Santa Rita - Igreja de Santa Rita

21h
Música
Paula Lima
Protagonizado e conceituado pela artista, com sua banda vibrante, o show evidencia sua característica principal, que é a junção de vários ritmos e levadas dentro de um delicioso caldeirão musical: balanço, funk, bossa, soul, jazz, rock, e claro, o samba, que estrutura toda sua música, com direito também à guitarras, percussões, scratchs e sons de piano hammond. No repertório composições de Jorge Benjor, Seu Jorge, Ana Carolina, Mart´nalia, Zélia Duncan, Arlindo Cruz, entre outros.
Classificação: Livre
Local: Praça dos Ferroviários / Mariana, MG

22h
Música
Lô Borges
Lô Borges apresenta músicas do seu mais recente CD “Horizonte Vertical” e relembra seus grandes sucessos
Lô Borges  fará apresentações, acompanhado de sua banda, nos dias 19 e 20 de julho, respectivamente em Mariana e Ouro Preto, tocando músicas do seu mais recente CD “Horizonte Vertical”, lançado em final de 2011. Gravado em oito meses de intenso trabalho, o disco conta somente com composições autorais do músico, algumas assinadas com parceiros de longa-data. O álbum contou com participações de Fernanda Takai, Samuel Rosa e Milton Nascimento. 
Sócio-fundador do lendário Clube da Esquina, no início dos anos 70, que revelou nomes como Milton Nascimento, Beto Guedes, Toninho Horta e Flávio Venturini, Lô Borges completou 40 anos de carreira com público e sucesso renovados.
A banda que vai acompanhá-lo é a mesma que participou da gravação de “Horizonte Vertical”, formada por importantes músicos do cenário mineiro, cujos integrantes são Henrique Matheus (guitarras), Gerson Barral (teclados e synths), Renato Valente (baixo) e André “Limão” Queiroz (bateria).  
Além das músicas do novo CD, Lô também vai presentear os fãs com seus eternos sucessos, por exemplo, Clube da Esquina nº 2, O Trem Azul, Paisagem da Janela, Nuvem Cigana, Feira Moderna, Tudo que Você Podia Ser, Equatorial, Para Lennon e McCartney, Um Girassol da Cor do seu Cabelo, entre outras.
Classificação: Livre
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

23h
Música
Bar do Festival (Abertura às 20:00)
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

00:00h
Conexão CAEM Festival
Pedra Letícia
Classificação: 18 anos
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas - Praça Tiradentes, 9 - Centro / Ouro Preto, MG

21 de julho – Domingo

10h
Fórum das Artes
Fórum das Artes Cênicas - A Criação Artística em Processo na Universidade 
Demonstração de trabalho: Elementos tecnológicos, audiovisuais e midiáticos da cena contemporânea.
Núcleo de pesquisa Midiactors – coletivo de mídia cênica (coordenação: Aline Andrade - UFOP)
Local: Teatro Ouro Preto - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 510 pessoas

12h15
Música
Concerto Órgão Arp Schnitger na Catedral em Mariana*
Josinéia Godinho - órgão
Érico Fonseca - trompete
Local: Catedral da Sé / Mariana, MG
*O concerto será pago: R$28,00 inteira e R$14,00 meia-entrada

14h
Caravana Festival de Inverno
Monsenhor Horta (Mariana)
A Caravana Festival de Inverno é um conjunto de eventos de artes cênicas, artes visuais e música que circulará de forma itinerante por distritos das Cidades de Mariana e Ouro Preto, descentralizando os eventos do Festival de Inverno e desenvolvendo culturalmente as comunidades beneficiadas.
Exposição de fotografias baseada no tema do festival – fotógrafa Naty Tôrres;
Apresentação de espetáculo teatral – Causos de Brasêro – Estandarte Cia. de Teatro
Exibição de filmes;
Local: Casarão

14h
Fórum das Artes 
Fórum das Artes Cênicas - A Criação Artística em Processo na Universidade 
Demonstração de trabalho: O diálogo intercultural entre técnicas de atuação orientais e ocidentais.
O Núcleo de Pesquisa sobre a Arte do Ator entre o Oriente e Ocidente, sediado no DEART/IFAC/UFOP desde 2009, busca princípios norteadores para o trabalho do ator brasileiro, dentro de uma perspectiva transcultural que investiga o diálogo entre técnicas de atuação orientais e ocidentais. Desenvolve um laboratório teórico-prático com alunos da graduação (de 8 a 12 horas semanais), onde são utilizados princípios oriundos da formação do ator no teatro-dança tradicional indiano (estilos Odissi e Kathakali) e do treinamento do ator ocidental (tendo como principais referências as pesquisas de Jerzy Grotowski e Eugenio Barba), a partir da perspectiva da educação somática e da consciência corporal. O estudo teórico, desenvolvido paralelamente ao laboratório prático, busca relacionar os princípios do teatro oriental com as poéticas ocidentais, visando não apenas fornecer subsídios para a reflexão sobre o trabalho prático, mas também estabelecer entre teoria e prática um diálogo criativo.
Convidado: Núcleo de Pesquisa Sobre a Arte do Ator entre o Oriente e o Ocidente (coordenação: Ricardo Gomes - UFOP)
Local: Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

15h 
Artes Visuais 
Mostra Infantojuvenil
O mundo dos pequeninos.
Hayao Miyazaki, animação, Japão, 2010, 160’.
Classificação: Livre
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

16h
Infantojuvenil
Onde Está a Fronteira?
“Onde está a fronteira?” procura visitar os dois territórios sonoros e revelar, através da música, que as distâncias idiomáticas e espaciais entre Brasil e Argentina são menores do que imaginamos. É impressionante a quantidade de coincidências rítimicas e melódicas encontradas no repertório da música dos dois países e esse show pretende mostrar ao público que temos fortes motivos para chamarmos nossos vizinhos de hermanos. Zambas, chamamés, guarânia, milongas, valsas, choros, baiões e também os tangos ilustram o trajeto musical que o trio percorre durante a viagem/espetáculo que, em seu percurso, aproveita para narrar um pouco da história de cada região, semelhanças, diferenças e curiosidades. O show pretende incentivar a aproximação cultural entre brasileiros e argentinos, quebrando fronteiras e preconceitos. A rivalidade é deixada para o futebol, motivo de boas risadas compartilhadas com o público. O projeto “Onde está a fronteira?” recebeu o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos de 2012 e foi selecionado no Edital SESI 2013 de Arte-Educação.
Duração: 60 minutos
Convidado: Jogando Tango
Classificação: Livre
Local: Praça Gomes Freire / Mariana, MG

16h
Artes Cênicas
Reizinho
Ambientado sem grandes precisões num Brasil futurista, o espetáculo de rua mostra o País num Terceiro Reinado análogo ao Terceiro Reich. No comando, o Momo, versão carnavalizada do Führer. Um dia, chegam ao Terceiro Reinado dois vigaristas com o iClothes, uma roupa holográfica que seduz o Momo e que só os antenados nas novas tecnologias terão capacidade de enxergar. A peça tem como referência o conto A Roupa Nova do Imperador.
Convidado: Grupo Calopsita (Ouro Preto - cena da Mostra DEART/UFOP)
Duração: 30 minutos
Classificação: Livre
Local: Adro da Igreja São Francisco de Assis / Ouro Preto, MG

16h
Teatro
O Gigante e o Dragão
Um Gigante está na cidade. Ele vê o fluxo, mas não se importa. O que ele quer mesmo é conseguir pegar uma borboleta colorida que passa voando entre os postes das ruas. Ele só não contava com uma coisa: encontrar um dragão adormecido na rua.
Direção: Daniel Ducato
Local: Adro da Igreja São Francisco de Assis / Ouro Preto, MG

17h
Fórum das Artes
Fórum das Artes Cênicas
A Criação Artística em Processo na Universidade
Demonstração de trabalho: LUME Teatro: Em busca do invisível
Os atores revelam como se dá o treinamento em sala – onde são desenvolvidas as bases técnicas das quais partem para a criação dos espetáculos; a preparação dos corpos para a expressão; as descobertas; e até onde as escolhas os trouxeram. Durante aproximadamente uma hora, os atores circulam por uma grande diversidade de ações físicas e vocais, tornando evidente a singularidade de seus corpos e de como o trabalho energético ressalta essas diferenças. Além disso, buscam evidenciar aspectos potentes, porém invisíveis do trabalho do ator – in-tensão, condensamento, pressão, micro-ações “internas”, entre outros.
Convidado: LUME Teatro / Com os atores Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini.
Local: Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

17h
Artes Visuais
Mostra Diálogos
Três irmãos de sangue.
Ângela Patrícia Reiniger, Documentário, Brasil, 2006, 102’. Livre.
Classificação: Livre
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

17h30
Música
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Evento exclusivo VALE
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG
  
19h
Artes Visuais
Mostra
Seleção especial
Céu a cento e oitenta
Suellen Amorim e Adriano Medeiros, Documentário, Brasil, 22’
Sanã.
Marcos Pimentel, Brasil, 2013, 18’.
Justiçamento.
Bruno Senna, ficção, Brasil, 2012.
Pouco Mais de um mês
André Novais, ficção, Brasil, 2012.
Convidados: Suellen Amorim, Claudio Costa Val e Bruno Senna.
Classificação: Livre
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Artes Cênicas
Recusa
O espetáculo começou a ser desenhado a partir do interesse despertado pela notícia veiculada no Jornal Folha de S. Paulo, em 16 de setembro de 2008 sobre o aparecimento de dois sobreviventes, índios Piripkura – etnia considerada extinta há mais de vinte anos. Viviam nômades, perambulando por fazendas madeireiras no noroeste do Mato Grosso, próximo ao município de Ji-Paraná, em Rondônia, e ambos se recusavam a estabelecer qualquer contato com os brancos. Foram encontrados porque suas gargalhadas ressoaram na floresta e chamaram atenção: eles riam das histórias que contavam um ao outro enquanto davam conta de comer a caça recém abatida.
Recusa é narrado, cantado, por dois olhares e seus múltiplos: dois índios Piripkura; dois heróis ameríndios, Pud e Pudleré, criadores dos seres; um padre que foi engolido por uma onça que resolveu morar dentro de um lugar inesperado; um fazendeiro que matou um índio e o mesmo índio que o matou; uma cantora que se perde na mata; Macunaíma e seu irmão; os heróis dos Taurepang, e outros tantos.
Convidado: Cia. Teatro Balagan (São Paulo)
Duração: 80 minutos
Classificação: 12 anos
Local: Centro de Cultura SESI - Rua Frei Durão, 22 - Centro / Mariana, MG
Lotação: 300 pessoas

19h
Música
Recital com Victor Vale
Classificação: Livre
Local: Museu da Música - Rua Cônego Amando, 161 / Mariana MG

19h
Música
Show Musical
Local: Praça de alimentação - Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

20h30
Artes Cênicas
Murales
A partir da investigação prática das relações entre o corpo e a gravidade, foram criadas diversas formas de deslocamento atravessadas pela consciência dos dançarinos do peso de suas carnes. O resultado foram alguns vídeos construídos para serem projetados em diferentes partes da cidade, propondo atravessamentos entre corpo e a urbe, entre a carne e cimento.
Grupo: Anticorpos (Ouro Preto - intervenção da Mostra DEART/UFOP)
Duração: 30 minutos
Classificação: Livre
Local: Praça Tiradentes com destino a Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima) / Ouro Preto, MG

21 horas
Artes Cências
Desvio
Um trabalho que busca refletir as relações do poder sobre o corpo, assim como a potência de existir em tempos contemporâneos. Através de um trabalho autobiográfico, a escrita cênica se constrói a partir da presença dos atores em diálogo com material o audiovisual que guia a ação cênica, visando a desconstrução do corpo em decorrência dos desgastes sociais.
Convidado: Coletivo Quando Coisa (Ouro Preto)
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos
Local: Sala 35 - Escola de Minas - Praça Tiradentes, s/n - Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 40 pessoas

21h
Música
Gafieira de Ouro
A banda Gafieira de Ouro é fruto de uma iniciativa de consolidação das Rodas de Choro da região dos inconfidentes, parceria esta que nasceu entre amigos de Ouro Preto e Mariana e convidados “chorões” de várias regiões do Brasil formado por alunos e professores do conservatório Mestre Vicente, a UFOP e a Universidade de Musica Popular Bituca.
A proposta do grupo é a divulgação de gêneros da música genuinamente brasileira, envolvendo um repertório elegante, de bom gosto, suave e animado, composto por choros, sambas, passando por maxixes, polcas, valsas entre tantos outros, contemplando todos os públicos proporcionando ao público reviver épocas áureas de grandes bailes e dias de carnaval, além de audição diferenciada e um ambiente agradável e sofisticado. Para isso, o grupo foca suas atividades na execução e criação de arranjos musicais, levando o ouvinte a perpassar pelos bons e velhos tempos de grandes compositores como: Ataulfo Alves, Zé Keti, Jacob do Bandolim, Adoniran Barbosa, Chico Buarque, Vinicius de Moraes,  João Nogueira, Baden Powell, Benito de Paula, Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Paulo Cezar Pinheiro, Clara Nunes, Dona Yvone Lara, entre outros grandes nomes.
Local: Praça dos Ferroviários - Mariana, MG

22h
Música
Tabajara Belo & PedraSabãoOrquestra
A PedraSabão Orquestra é um grupo formado por alunos do curso de Música da Universidade Federal de Ouro Preto, coordenado pelo professor e multiinstrumentista Tabajara Belo. O conceito sonoro do trabalho abrange as mais representativas correntes estéticas da chamada música popular, com forte presença do choro, do jazz, pop, Clube da Esquina, samba, rock e gêneros afins. Com um formato instrumental que favorece a versatilidade e a funcionalidade – a banda se adapta tanto a salas de concerto quanto a espaços abertos -, a PedraSabão persegue o equilíbrio entre a nuance timbrística e o apelo dançante, o improviso e o arranjo literal. Integram a PedraSabãoOrquestra Tabajara Belo(guitarra), Pablo Sathler (baixo), Henrique Nolasco (bateria), Juninho Otoni (piano), Lais Garcia (violão), André Vitorino (escaleta), Wesley Procópio (trombone), Vivian Fernandes(clarineta), Eutíquio Fonseca (flauta).
Classificação: Livre
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

23h
Música
Bar do Festival (Abertura às 20:00)
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

22 de julho – Segunda-feira

10h
Fórum das Artes 
Fórum das Artes Cênicas - A Criação Artística em Processo na Universidade
Demonstração de trabalho: Como o sujeito se vincula à cultura contemporânea a partir da relação entre os conceitos de memória teatral e não-lugar.
O projeto propõe, a partir de duas montagens teatrais, investigar como o sujeito se vincula à cultura contemporânea a partir da relação entre os conceitos de memória teatral e não-lugar. Sendo também uma pesquisa sobre linguagem teatral e seus possíveis desdobramentos de “leitura” a partir da apresentação de seu processo em forma de espetáculos teatrais.
Convidado: Núcleo de Pesquisa Teatral Não Lugares (coordenação: Rogério Santos de Oliveira - UFOP) 
Local: Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

14h
Fórum das Artes 
Fórum das Artes Cênicas - A Criação Artística em Processo na Universidade
Demonstração de trabalho: As matrizes poéticas da dança Butô
O presente projeto visa aprofundar os estudos sobre as diferentes matrizes poéticas que influenciaram na configuração da dança Butô. Criada nas décadas do segundo pós-guerra japonês, essa dança chegou no Ocidente no final dos anos 70 e, desde então, começou a influenciar profundamente muitas das técnicas de preparação corporal e de criação dramatúrgica de diversos artistas ocidentais. Devido a ausência de estudos brasileiros mais aprofundados sobre a referida dança, o projeto pretende desdobrar algumas reflexões presentes em minha tese de doutorado e, assim, aprofundar as pesquisas teóricas sobre algumas matrizes específicas – provindas da literatura, filosofia e artes plásticas – que serviram de inspiração para os criadores dessa dança marcada pelo hibridismo, subversividade e impacto cênico.
Convidado: Anticorpos (coordenação: Éden Peretta)
Local: Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 510 pessoas

14h 
Caravana Festival de Inverno
Padre Viegas (Mariana)
A Caravana Festival de Inverno é um conjunto de eventos de artes cênicas, artes visuais e música que circulará de forma itinerante por distritos das Cidades de Mariana e Ouro Preto, descentralizando os eventos do Festival de Inverno e desenvolvendo culturalmente as comunidades beneficiadas.
Exposição de fotografias baseada no tema do festival – fotógrafa Naty Tôrres;
Apresentação de espetáculo teatral – Causos de Brasêro – Estandarte Cia. de Teatro
Exibição de filmes;
Local: Ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário e na sede banda

17h
Fórum das Artes
Fórum das Artes Cênicas - A Criação Artística em Processo na Universidade
Demonstração de trabalho: Mimesis corpórea e a poesia do cotidiano
Uma aula espetáculo que apresenta o processo de criação do LUME Teatro a partir da Mímesis Corpórea, que consiste na codificação de ações físicas e vocais do cotidiano, obtidas pelo ator através de sua observação e posterior imitação. A maneira como este material é transposto para a cena também é abordada.
Convidados: LUME Teatro (com os atores Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini)
Local: Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 510 pessoas

17h
Seminário
Cinematografias raras: a política das identidades nos cinemas de periferia.
O Seminário Cinematografias Raras busca refletir sobre os cinemas periféricos, seus princípios estéticos e a disputa em torno das identidades linguísticas, étnicas e raciais. O foco no cinema não-hegemônico e nas produções externas ao grande circuito industrial proporcionará exibições e diálogos que buscarão refletir sobre diferenciadas formas cinema, como:
a) O cinema iraniano moderno: a emergência do novo e a religiosidade tradicional;
b) O cinema da África subsaariana: colonialismo, racismo e diversidade étnica em Ousmane Sembene e Aderrahmane Sissako;
c) O cinema indiano: entre multiplicidade étnica e a afirmação da identidade nacional;
d) O "Black cinema" norte - americano: da L.A. rebellion ao cinema indie;
e)Linguagens e identidades no cinema do Quebec: Pierre Perrault e Michel Brault;
Convidado: Ewerton Belico de Sousa.
Local: Auditório do ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

19h
Música
Recital de Flauta e Harpa
Igor Levy
Vanja Ferreira
Classificação: Livre
Local: Museu da Música - Rua Cônego Amando, 161 / Mariana MG

19h
Artes Cênicas
Entre-fogos: Ao que se repete, ao que é comum
Como termina um amor? Termina? Este é um espetáculo que busca falar de amor partindo de um ponto de vista, mostrando a linearidade do mesmo na relação de um casal, que passa por momentos de conhecimento, estranhamento, distanciamento e reconhecimento do outro e do próprio ser.
Convidado: Cena Dois (Ouro Preto - Mostra DEART/UFOP)
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos
Local: Centro de Cultura SESI - Rua Frei Durão, 22 - Centro / Mariana, MG
Lotação: 300 pessoas

19h
Fórum das Artes
Encontro Literário
Literatura e Diversidade Cultural
Convidados: Ivan Marques e João Cezar de Castro Rocha
Mediação: Emílio Maciel
Local: Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães Filho –  Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro / Mariana, MG
  
21h
Artes Cênicas
Espetáculo Desvio
Um trabalho que busca refletir as relações do poder sobre o corpo, assim como a potência de existir em tempos contemporâneos. Através de um trabalho autobiográfico, a escrita cênica se constrói a partir da presença dos atores em diálogo com material o audiovisual que guia a ação cênica, visando a desconstrução do corpo em decorrência dos desgastes sociais.
Convidado: Coletivo Quando Coisa (Ouro Preto)
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos
Local: Sala 35 - Escola de Minas - Praça Tiradentes - Centro/ Ouro Preto, MG
Lotação: 40 pessoas

23 de julho – Terça-feira

17h
Seminário
Cinematografias raras: a política das identidades nos cinemas de periferia.
Convidado: Ewerton Belico de Sousa.
Local: Auditório do ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

19h
Música
Recital de Flauta e Harpa
Igor Levy
Vanja Ferreira
Classificação: Livre
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG

19h
Artes Cênicas
Inimigos Perfeitos
O velho ditado “os opostos se atraem” é o mote desta irresistível comédia, que conta a história de dois casais que descobrem o amor ao lado de pessoas que levam a vida de maneira completamente diferente da deles. Poderia ser apenas uma história de amor, se o autor não utilizasse elementos brechtianos para lançar um olhar crítico sobre instituições da nossa sociedade - como as grandes indústrias, as novas igrejas e a ditadura da beleza.
Convidado: Cômica Cia de Teatro – Projeto “Contadores de ‘causos’ e historias” (Mariana)
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Local: Centro de Cultura SESI - Rua Frei Durão, 22 - Centro / Mariana, MG
Lotação: 300 pessoas

21h
Artes Cênicas
Os Bem-Intencionados
Uma noite na vida dos integrantes de um conjunto musical iniciante. Em um salão de baile, eles surgem conduzidos pela música ao vivo. Aos poucos, aparências arduamente construídas começam a se desmanchar, revelando aspectos humanos e frágeis de cada um.
O espetáculo dilui a separação entre palco e plateia, envolvendo atores e público em um mesmo espaço cênico, que recria o ambiente de um bar com música ao vivo. Um elogio à arte, uma reflexão irreverente sobre suas perspectivas em nosso tempo.
Convidado: LUME Teatro (Campinas)
Duração: 130 minutos
Classificação: Classificação: 18 anos (Será permitida a entrada de menores desde que estejam acompanhados pelo responsável)
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas - Praça Tiradentes, 9 - Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

24 de julho – Quarta-feira

09h
Fórum das Artes
ProExt - Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões
Abertura
Convidados: Presidência do Iphan; Representante da Secretaria de Ensino Superior - SESU/MEC; Representante da UFOP.
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

10h
Fórum das Artes
ProExt - Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões
Palestra: Diversidade e patrimônio cultural
Convidado: José Marcio Barros
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

11h
Fórum das Artes
ProExt - Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões 
Apresentação do Iphan: critérios para a seleção das ações de extensão universitária na temática patrimônio cultural
Convidados: Representantes do Departamento de Articulação e Fomento, Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização e Departamento de Patrimônio Imaterial (Iphan)
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

11h45
Fórum das Artes
ProExt -  Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões
Apresentação sobre a política de extensão, visão mais ampla da consolidação da extensão no âmbito das IES
Convidados: Pró-Reitor de Extensão
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

14h
Fórum das Artes
ProExt - Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões
Mesa Redonda
Projeto de Regulamentação e Elaboração de Propostas para Restauração ou Intervenção em bens Tombados – SC
Programa de Preservação e Difusão do Patrimônio Histórico e Musical Paraense (UEPA – PA)
Mediação: Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização /Iphan
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

15h30
Fórum das Artes
ProExt -  Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões
Visualidades: Identificação e registro audiovisual para preservação do patrimônio cultural da cidade de Sobral (UVA - CE)
Mediação: Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização /Iphan
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

16h
Fórum das Artes - ProExt -  Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões
Debate
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas
  
17h
Seminário
Cinematografias raras: a política das identidades nos cinemas de periferia.
Convidado: Ewerton Belico de Sousa.
Local: Auditório do ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

19h
Fórum das Artes
III Fórum das Artes Visuais
Cinema e Música
Pedra da Memória.
Renata Amaral, documentário, Brasil, 2011, 61’. Livre.
Sinopse: Uma comunidade afro religiosa do Brasil viaja pela primeira vez ao Benin (África ocidental) indo ao encontro da cultura de seus ancestrais, com a qual dialogam cotidianamente. Em contraponto, na outra margem, este diálogo acontece com os Agudás, descendentes de ex-escravos brasileiros retornados ao Benin após a abolição, que cultivam também, há mais de um século, a cultura brasileira de seus antepassados.
Convidada: Renata Amaral (Cineasta e Musicista)
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Música
Recital de Piano
Duval Versiani
Local: Grêmio Literário Tristão de Ataíde - GLTA - Rua Paraná, 136 - Centro / Ouro Preto, MG
  
19h
Artes Visuais
III Fórum das artes-visuais
O cinema em tempos de multimeios
Parece ser consenso que as mídias e meios de comunicação estabeleceram mudanças significativas no mercado cinematográfico não apenas no que tange a distribuição, mas também às linguagens adotadas nas produções audiovisuais. Em tempos de smartphone smarttv e “smart-tudo” não mudaram apenas a plataforma ou locais de assistir cinema, mas também a forma como a sétima arte é contemplada. Concomitantemente, linguagens mais tradicionais se reafirmam ao lado de experimentações no multicampo, criando novos nichos de públicos e novos modos de olhar, que, talvez ultrapasse o gosto pelo entretenimento, e se aproxima cada vez mais, do anseio pelo saber lúdico e fantasioso das tramas cinematográficas.
Pedra da Memória.
Renata Amaral, documentário, Brasil, 2011, 61’. Livre.
Convidado: Renata Amaral.
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG
Classificação: Livre.
  
19h
Fórum das Artes
Encontro Literário
Poesia Contemporânea
Convidados: Duda Machado e Sérgio Alcides
Mediação: Cilza Carla Bignotto
Local: Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães Filho –  Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro / Mariana, MG

21h
Artes Cênicas
Os Bem-Intencionados
Uma noite na vida dos integrantes de um conjunto musical iniciante. Em um salão de baile, eles surgem conduzidos pela música ao vivo. Aos poucos, aparências arduamente construídas começam a se desmanchar, revelando aspectos humanos e frágeis de cada um.
O espetáculo dilui a separação entre palco e plateia, envolvendo atores e público em um mesmo espaço cênico, que recria o ambiente de um bar com música ao vivo. Um elogio à arte, uma reflexão irreverente sobre suas perspectivas em nosso tempo
Duração: 130 minutos
Convidado: LUME Teatro (Campinas)
Classificação: 18 anos (Será permitida a entrada de menores desde que estejam acompanhados pelo responsável)
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas - Praça Tiradentes, 9 - Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

25 de julho – Quinta-feira

09h
Fórum das Artes
ProExt Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões - 
Mesa Redonda:
PAMIN- João Pessoa: Patrimônio, Memória e Interatividade (UFPB – PB)
Mediação: Departamento de Articulação e Fomento/Iphan
A Preservação do Patrimônio Cultural Regional de Santa Maria na Produção de Instrumentos de Pesquisa Arquivísticos (UFSM – RS)
Mediação: Coordenação-Geral de Pesquisa e Documentação /Iphan
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

10h15
Fórum das Artes
ProExt - Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões 
Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu (UFF – RJ)
Mediação: Departamento de Patrimônio Imaterial/Iphan
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

10h45
Fórum das Artes
ProExt - Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões 
Debate
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

14h
Fórum das Artes
ProExt - Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões 
Mesa Redonda:
Programa Locus: Educação Patrimonial e Ambiental - Ações Protetoras frente ao Risco e à Vulnerabilidade Social da Juventude (UFC – CE)
Mediação: Departamento de Articulação e Fomento/Iphan
Projeto de Arqueologia
Mediação: Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização /Iphan
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

16h
Fórum das Artes
ProExt Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões - 
Debate
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

17h
Seminário
Cinematografias raras: a política das identidades nos cinemas de periferia.
Convidado: Ewerton Belico de Sousa.
Local: Auditório do ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

18h
Infantojuvenil
Capotyra, a Minhoca, a Paçoca e a Toca da Foca
Espetáculo cênico-musical Capotyra, a Minhoca, a Paçoca e a Toca da Foca: Capotyra, Flor do Campo em Tupy, é a cantora-personagem que, com seu clarinete e voz, conduz a cena, passeando por entre planetas gigantes, luas e estrelas cadentes, árvores luminosas, cachoeira sonante, num cenário lúdico, integrado à desenhos animados exibidos por hora e meia de música e fantasia. Frei, do estúdio 4 Quase 2, é o diretor e produtor, criador dos desenhos animados e das músicas, lançando mão de mídias interativas, traduzidas em uma festa de cor e movimento.
Convidado: Grupo Musical de Frei
Classificação: Livre
Local: Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 510 pessoas

19h
Fórum das Artes 
III fórum das artes-visuais 
Cinema e TV
Asas da Liberdade.
Animação, Brasil, 2010, 2’ 12’’.
Independente por quem faz independente.
Luiz H. Vieira, documentário, Brasil, 2012, 6’37’’.
Kit Terror.
Rafael Aguiar, ficção, Brasil, 2010, 8’28’’.
O espelho de Joaquina.
Rafael Aguiar, ficção, Brasil, 2012, 12’.
O Intruso.
Filipe Ruffato, ficção, Brasil, 2013, 6’33’’.
Convidado: Rafael Ferreira.
Local: Cine Vila Rica. Praça Reinaldo Alves de Brito, 47, Centro, Ouro Preto.
Classificação: Livre.


19h
Música
Trio Capitu
No intuito de manter acesa a chama da música de câmara e reavivar a combinação destes três instrumentos – flauta, oboé e fagote – o Trio Capitu percorre o rico repertório original para esta formação, fortemente solidificado através do Trio-Sonata barroco.
O grupo visita clássicos e modernos, e traz sua sonoridade para os tempos atuais, em composições novas e arranjos especiais que passam por grandes nomes do choro e da música popular brasileira, até desembocarem em Piazzolla, Porter e Bjork.
Classificação: Livre
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 280 pessoas

19h
Artes Cênicas
Memórias em Improviso
Um misto de movimentos, sons e interpretações, com elementos cênicos capazes de transmitir as mais sutis recordações. Assim é Memórias em Improviso. O espetáculo, essencialmente baseado no encontro e improvisos do piano de Marcos Souza com a dança-teatro de Karina Souza, tem como roteiro referencial o texto “Memória de Hospital”, escrito por Chico Mário (pai deles e irmão do Betinho e Henfil). A sua vontade de viver e sua paixão pela vida, manifestadas em diversos trechos do texto, dão aos “improvisadores” motivo e inspiração para que, a cada espetáculo, criem momentos únicos desse jogo inesperado.
Convidado: Mano a Mana (Belo Horizonte)
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Local: Centro de Cultura SESI - Rua Frei Durão, 22 - Centro / Mariana, MG
Lotação: 300 pessoas

19h
Música
Show Musical
Local: Praça de alimentação - Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

21h
Artes Cênicas
NADASER "Qual é a razão disso?"
O espetáculo procura despertar no espectador questões com respostas indefinidas que mudam de pessoa para pessoa. Com pensamentos diferentes, podemos entrar em conflito com o outro. A montagem mostra que o embate existe em grandes e pequenas oposições, onde nem sempre as pessoas procuram soluções. Os conflitos entre seres humanos não são novos, eles surgem assim que o “ser” percebe a existência de algo que está além da sua própria essência.
Convidado: NADA(S)ER (Ouro Preto - Mostra DEART/UFOP)
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos
Local: Sala 35 - Escola de Minas - Praça Tiradentes, s/n - Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 40 pessoas

21h
Música
Acúrdigos
O Acúrdigos é um grupo marcado pela versatilidade. Formado basicamente por cinco músicas da região de Ouro Preto, o grupo conta sempre com convidados que trazem um “tempero” novo a cada apresentação. Com um repertório abrangente, tocam samba-rock, mpb, música cubana, jazz, reggae, blues, rock, entre vários outros estilos - sempre com muita energia e alegria de tocar entre amigos.
Classificação: Livre
Local: Praça dos Ferroviários / Mariana, MG

22h
Música
Os Traias
“Banda Os Traias toca Anos 80”
No show,  a banda mostra com muita energia o melhor do rock nacional que marcou a geração anos 80 com musicas que possuem letras marcantes que mostram o grito de uma geração marcada pelas lutas sociais. Musicas que viraram verdadeiros hinos e com temática impressionantemente atual. No show, a banda interpreta com muita energia, composições de várias bandas nacionais, algumas com arranjos próprios e de forma bem singular. A banda está em processo de composição de canções próprias e que falam sobre  a vida e cotidiano atual.
Classificação: Livre
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

23h
Música
Bar do Festival (Abertura às 20:00)
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

00:00h
Conexão CAEM Festival
Só Parênt
Classificação: 18 anos
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas - Praça Tiradentes, 9 - Centro / Ouro Preto, MG

26 de julho – Sexta-feira

Chuva de Música de Mariana
Convidados: Chico Amaral e Paulo Cotta
Local: Mariana, MG

09h
Fórum das Artes
ProExt - Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões 
Apontamentos dos Coordenadores e técnicos do Iphan nos estados sobre estratégias de acompanhamento institucional
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

11h
Fórum das Artes
ProExt - Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões 
Debate
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

14h
Fórum das Artes
ProExt - Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões 
Consolidação de proposta de estratégias de acompanhamento institucional
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 120 pessoas

16h
Artes Cênicas
Viagem a Izu
A origem deste espetáculo-solo do ator e diretor francês François Kahn remonta aos anos 60 do século passado, quando, ainda adolescente, leu o conto “A dançarina de Izu”, do escritor japonês Kawabata Yasunari (prêmio Nobel de literatura), e ficou encantado por sua beleza e mistério. Anos depois, em 2003, inspirado na releitura do conto e em uma mostra de gravuras japonesas, concebeu este espetáculo, onde não procurou reproduzir aquelas gravuras ou imitar o estilo do teatro japonês,mas evocar as sensações e as emoções que experimentou em sua adolescência, quando foi capturado pela poesia daquele estranho universo: o Japão.
A estética do trabalho refere-se a uma forma teatral que Kahn denominou como “TEATROdaCAMERA”: um projeto original de autonomia teatral que consiste em apresentar para um número restrito de espectadores (de dez a uma centena, segundo o lugar), em um espaço não concebido para o teatro, textos escritos pelos maiores autores da literatura mundial. A ideia central é a proximidade entre o ator e espectador, uma forma de intimidade espacial que permite ao ator um trabalho muito delicado sobre a voz e o corpo, direcionado a uma compreensão nítida do texto e a uma poética minimalista do gesto e das imagens. Esta proximidade entre a cena e os espectadores impõe ao ator uma qualidade diferente de presença: um esforço extremo de verdade que muda a confiança e a disponibilidade do espectador com relação ao ator e ao personagem que este representa.
NOTA: O espetáculo será representado em português.
Convidado: François Kahn (França)
Duração: 75 minutos
Classificação: Livre
Local: A definir

16h15
Fórum das Artes
ProExt - Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural / Práticas e Reflexões 
Avaliação e encerramento
Local: Salão São João Del Rey 1 - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG
Lotação: 150 pessoas

17h
Seminário
Cinematografias raras: a política das identidades nos cinemas de periferia.
Convidado: Ewerton Belico de Sousa.
Classificação: Livre
Local: Auditório do ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

18h
Infantojuvenil
Expresso Caracol
Um teatro ambulante, que carrega a beleza da dança clássica e a magia do circo. O Expresso Caracol monta o palco e traz a poesia e o riso para um passeio. Artistas que carregam a vida e o espetáculo na mesma estrada. Um encontro divertido com obras clássicas.
Convidado: Grupo Cia dos Pés.
Classificação: Livre
Local: Teatro Ouro – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG


19h
Fórum das Artes
Encontro Literário
Tradução de poesia antiga: recriação formal e adaptação de padrões métricos
Convidados: Érico Nogueira, André Malta, Marcelo Tápia
Mediação: Alexandre Agnolon
Local: Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães Filho –  Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro / Mariana, MG

19h
Artes Visuais
Mostra Animada
Mãe (de) Herói
Eduardo Pansica, animação, Brasil, 2011, 4’10’’.
Betinho
Rafael Guimarães, animação, Brasil, 2007, 3’58’’.
Mais Valia
Marco Túlio Ramos Vieira, animação, Brasil, 2011, 4’23’’.
Os Pipichadores
Luiz Rugani, Maurício Gino, Sérgio Vilaça, animação, Brasil, 1997, 4’.
Quindins
David Mussel & Giuliana Danza, animação, Brasil, 2010, 9’.
Faltou Faca
Simon Brethé, animação, Brasil, 2004, 5’.
Lúmen
Wilian Salvador, animação, Brasil, 2007, 4’.
Nós de Gravata
Mateus Di Mambro, animação, Brasil, 2007, 4’40’’.
Local: Auditório do ICSA – Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG
Classificação: Livre.

19h
Fórum das Letras
III fórum das artes-visuais
O olhar via câmereas
Olhos de Serpente.
Brian De Palma, Ficção, EUA, 1998, 98’. 14 anos.
Convidado: Jorge Coli.
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Música
Trio Capitu
No intuito de manter acesa a chama da música de câmara e reavivar a combinação destes três instrumentos – flauta, oboé e fagote – o Trio Capitu percorre o rico repertório original para esta formação, fortemente solidificado através do Trio-Sonata barroco.
O grupo visita clássicos e modernos, e traz sua sonoridade para os tempos atuais, em composições novas e arranjos especiais que passam por grandes nomes do choro e da música popular brasileira, até desembocarem em Piazzolla, Porter e Bjork.
Classificação: Livre
Local: Museu da Música - Rua Cônego Amando, 161 / Mariana MG

19h
Artes Cênicas
Blefes Excêntricos
A insólita rotina de dois indivíduos em disputa por um poder que, por si só, nada pode.
Uma ação dramática contínua que revisita o universo da magia e dos excêntricos musicais, onde números clássicos são tratados como acidentes de percurso.
Habilidade, mistério, absurdo, surpresa e poesia, num jogo de cena onde a palavra não faz falta.
Convidado: Circo Dux (Rio de Janeiro
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera - Rua Brigadeiro Musqueira s/n – Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 280 pessoas

19h
Artes Visuais
Mostra Animada
Mãe (de) Herói
Eduardo Pansica, animação, Brasil, 2011, 4’10’’.
Betinho
Rafael Guimarães, animação, Brasil, 2007, 3’58’’.
Mais Valia
Marco Túlio Ramos Vieira, animação, Brasil, 2011, 4’23’’.
Os Pipichadores
Luiz Rugani, Maurício Gino, Sérgio Vilaça, animação, Brasil, 1997, 4’.
Quindins
David Mussel & Giuliana Danza, animação, Brasil, 2010, 9’.
Faltou Faca
Simon Brethé, animação, Brasil, 2004, 5’.
Lúmen
Wilian Salvador, animação, Brasil, 2007, 4’.
Nós de Gravata
Mateus Di Mambro, animação, Brasil, 2007, 4’40’’.
Classificação: Livre
Local: Auditório do ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

19h
Música
Show Musical
Local: Praça de alimentação - Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

21h
Música
Mulheres de Chico
Mulheres de Chico é hoje um dos blocos que mais atrai foliões no carnaval. Seu desfile já faz parte da programação oficial do carnaval carioca. No ano de 2013 o desfile aconteceu nas areias da praia do leme. O desfile ao estilo “concentra mas não sai”  reuniu cerca de 50.000 pessoas, cantando e dançando pacificamente ao som das canções de Chico Buarque de Holanda.
Classificação: Livre
Local: Praça Minas Gerais / Mariana, MG

22h
Música
Flávio Renegado
As primeiras turnês internacionais foram cruciais para que o espírito cosmopolita de Flávio Renegado aflorasse e resultasse em seu segundo CD, “Minha tribo é o mundo”. Lançando em novembro de 2011, o álbum apresenta uma sonoridade mais urbana e influenciada pela multiplicidade dos movimentos sonoros contemporâneos. Sem se prender a limites geográficos, sua música dialoga com batidas africanas, ritmos caribenhos, texturas do hip hop norte-americano, a energia da música eletrônica e a malandragem do samba.
Classificação: Livre
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

23h
Música
Bar do Festival (Abertura às 20:00)
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

00:00h
Conexão CAEM Festival
Planta e Raiz
Classificação: 18 anos
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas - Praça Tiradentes, 9 - Centro / Ouro Preto, MG

27 de julho – Sábado

10h
Infantojuvenil
O Cordel Clownesco do Romeo e da Julieta
O ambiente de “O cordel clownesco do Romeo e da Julieta” é o sertão nordestino. Mas a peculiaridade desse ambiente é a metateatralidade da encenação. Nessa leitura, os personagens são interpretados por dois clowns que decidem de encenar a Tragédia sobre um Pau-de-Arara. Os Montechio brigam com os Capuleto sem saberem nem mesmo o porque, a única coisa que sabem é que Romeu não pode ficar com Julieta. Os dois clowns se utilizam da manipulação de Mamulengos, manipulação de objetos como personagens, recitam cordel, fazem desafios de embolada com o público, cantam e tocam seus instrumentos para dar vida a essa Tragédia de uma forma clownesca. O absurdo desses dois clowns é tentar fazer uma coisa que não faz sentido para eles, querer ser alguém que você não é. Na tentativa de fazer chorar acabam fazendo rir ainda mais, o que dá ao teatro de rua a sua ambiguidade constante. Eis que se desenha uma rivalidade sempre atual no pensamento moderno: O equilíbrio de forças entre o erudito e o popular; entre o sublime e o grotesco, entre o saber culto e o saber do povo, entre o instruído e o selvagem. E não é essa bipolaridade- erudito/popular- que reflete o contexto da produção e da discussão intelectual da atualidade? Com Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia Gonçalves. Adaptado da obra de William Shakespeare em linguagem clownesca e bufônica. Tempo estimado 70 minutos.
Convidado: Cia Caravanmaschera
Classificação: Livre
Local: Praça Gomes Freire / Mariana, MG

15h
Artes Cênicas
Blefes Excêntricos
A insólita rotina de dois indivíduos em disputa por um poder que, por si só, nada pode.
Uma ação dramática contínua que revisita o universo da magia e dos excêntricos musicais, onde números clássicos são tratados como acidentes de percurso.
Habilidade, mistério, absurdo, surpresa e poesia, num jogo de cena onde a palavra não faz falta.
Convidado: Circo Dux (Rio de Janeiro)
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Local: Praça Gomes Freire / Mariana, MG

15h
Artes Cênicas
Cenas Curtas - Calma Neném - Uma Mulher Latina
O espaço da mulher dentro do universo da palhaçaria é crescente, e nele o Universo Feminino aparece como objeto de questionamentos, riso e poesia. “Calma Neném – Uma Mulher Latina!” se propõe como uma vingança contra os homens. Depois de um relacionamento mal sucedido, a palhaça começa a se relacionar com vários símbolos da feminilidade, brincando com algumas opressões estabelecidas ao corpo feminino. A mulher não precisa se vincular ao universo masculino para ser feliz. Até que ponto uma mulher, por si só, já não seria uma palhaça?
Convidado: Cia. Três Pontos (Ouro Preto - cena da Mostra DEART/UFOP)
Duração: 25 minutos
Classificação: Livre
Local: Praça Tiradentes / Ouro Preto, MG

16h
Infantojuvenil
Brasilidades
O espetáculo BRASILIDADES se inspirou nas manifestações folclóricas brasileiras das cinco regiões do país. Buscando divulgar e fazer conhecer a cultura brasileira apresenta nas danças, com músicas, movimentos e figurinos que expressam a diversidade e a riqueza da nossa cultura. Dançando do Norte ao Sul do país pretende permitir uma viagem pelo país sem que o espectador saia da própria cidade.
Convidado: Grupo de Dança Rosários
Classificação: Livre
Local: Largo da Igreja São Francisco / Ouro Preto, MG

16h
Artes Cênicas
Viagem a Izu
A origem deste espetáculo-solo do ator e diretor francês François Kahn remonta aos anos 60 do século passado, quando, ainda adolescente, leu o conto “A dançarina de Izu”, do escritor japonês Kawabata Yasunari (prêmio Nobel de literatura), e ficou encantado por sua beleza e mistério. Anos depois, em 2003, inspirado na releitura do conto e em uma mostra de gravuras japonesas, concebeu este espetáculo, onde não procurou reproduzir aquelas gravuras ou imitar o estilo do teatro japonês,mas evocar as sensações e as emoções que experimentou em sua adolescência, quando foi capturado pela poesia daquele estranho universo: o Japão.
A estética do trabalho refere-se a uma forma teatral que Kahn denominou como “TEATROdaCAMERA”: um projeto original de autonomia teatral que consiste em apresentar para um número restrito de espectadores (de dez a uma centena, segundo o lugar), em um espaço não concebido para o teatro, textos escritos pelos maiores autores da literatura mundial. A ideia central é a proximidade entre o ator e espectador, uma forma de intimidade espacial que permite ao ator um trabalho muito delicado sobre a voz e o corpo, direcionado a uma compreensão nítida do texto e a uma poética minimalista do gesto e das imagens. Esta proximidade entre a cena e os espectadores impõe ao ator uma qualidade diferente de presença: um esforço extremo de verdade que muda a confiança e a disponibilidade do espectador com relação ao ator e ao personagem que este representa.
NOTA: O espetáculo será representado em português.
Duração: 75 minutos
Convidado: François Kahn (França)
Local: À definir
Lotação: 50 pessoas

16h
Artes Cênicas
O Gigante e o Dragão
Um Gigante está na cidade. Ele vê o fluxo, mas não se importa. O que ele quer mesmo é conseguir pegar uma borboleta colorida que passa voando entre os postes das ruas. Ele só não contava com uma coisa: encontrar um dragão adormecido na rua.
Direção: Daniel Ducato
Local: Praça Tiradentes - Ouro Preto, MG

17h30
Artes Cênicas
Perdoando Deus
Trata-se de uma mulher que descobre em si um sentimento que nunca tivera antes: um amor repentino e maternal por Deus. Um sentimento novo, maior e livre, mas muito certo. De forma repentina, ela se vê diante de um amontoado de outras sensações que se elaboram em contraponto, despertando-a para variados dilemas ocasionados pelo evento resultante da descoberta de um sentimento ilusório, seguida de uma brusca volta à fatal realidade.
Convidado: Grupo Em Crise de Teatro Experimental  (Ouro Preto - espetáculo da Mostra DEART/UFOP)
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Local: Casa dos Contos - Rua São José, 12 – Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 30 pessoas

18h
Infantojuvenil
Expresso Caracol
Um teatro ambulante, que carrega a beleza da dança clássica e a magia do circo. O Expresso Caracol monta o palco e traz a poesia e o riso para um passeio. Artistas que carregam a vida e o espetáculo na mesma estrada. Um encontro divertido com obras clássicas.
Convidado: Grupo Cia dos Pés
Classificação: Livre
Local: Centro de Cultura SESI - Rua Frei Durão, 22 - Centro / Mariana, MG

19h
Artes Visuais
Mostra Animada
2004
Edgard Paiva, animação, Brasil, 2011, 4’48’’.
Zapping
Ricardo Queiroz, stop-motion, Brasil, 1997, 5’.
Passado Presente
Fábio Belotte, Filipe C. Storck, animação, Brasil, 2010, 5’.
Concerto
Simon Brethé, animação, Brasil, 4’.
Pentimentos
Fabiano Bomfim e Maria Antonia Dinelli, animação, Brasil, 6’.
Chitundú
Júlio César Duarte Teixeira, animação, Brasil, 2’26’’.
A moça que existe em meus sonhos
Luhan Dias, animação, Brasil, 2011, 14’.
Macaroni
Rezende, animação, Brasil, 2004, 3’.
Tudestória
Luhan Dias, animação, Brasil, 16’.
Cortejo
Marília Poggiali, animação, Brasil, 6’.
Classificação: Livre
Local: Auditório do ICSA - Rua do Catete, 166 - Centro / Mariana, MG

19h
Artes Cênicas
QUILHA: Dança das Aves
Quem nunca sonhou em ser livre como uma ave e alçar voo!? Ovo, casca, dentro, fora, clara, gema, órgãos, fluidos e fluxos. Se redescobrir, reinventar, reconstruir, metamorfosear. Quebre a casca! Pés, mãos, penas, asas, peles, olhos... Voe! Dance! Voe! Dance!
Convidado: C’est La Vie (Ouro Preto - cena da Mostra DEART/UFOP)
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Local: Praça Minas Gerais / Mariana, MG
Lotação: Livre

19h
Fórum das Artes
III fórum das artes-visuais
Cinema e Subjetividade
Elena.
Petra Costa, documentário, Brasil, 2012, 82’. Livre.
Convidado: Carolina Ziskind (roteirista)
Local: Cine Vila Rica - Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 - Centro / Ouro Preto, MG

19h
Música
Show Musical
Local: Praça de alimentação - Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

21h
Artes Cênicas
Perdoando Deus
Trata-se de uma mulher que descobre em si um sentimento que nunca tivera antes: um amor repentino e maternal por Deus. Um sentimento novo, maior e livre, mas muito certo. De forma repentina, ela se vê diante de um amontoado de outras sensações que se elaboram em contraponto, despertando-a para variados dilemas ocasionados pelo evento resultante da descoberta de um sentimento ilusório, seguida de uma brusca volta à fatal realidade.
Convidado: Grupo Em Crise de Teatro Experimental  (Ouro Preto - espetáculo da Mostra DEART/UFOP)
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Local: Casa dos Contos - Rua São José, 12 – Centro / Ouro Preto, MG
Lotação: 30 pessoas

21h
Música
Isbarra
Um sonho que virou realidade! O IsBarra nasceu em 2009 como um bloco de bairro, fazendo shows para os amigos, em pequenos locais. O bloco cresceu e com o amadurecimento ganhou espaço no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, se apresentando em lugares bacanas e consolidando um trabalho de sucesso. O grupo leva para suas apresentações uma proposta musical inovadora, com a rica fusão entre os ritmos da MPB, POP MUSIC, das BATERIAS DE ESCOLAS DE SAMBA e do FUNK CARIOCA. Tudo regado a muita percussão, scratches, metais, cordas, vocais poderosos, muito talento, energia e vibração. Com o IsBarra é Carnaval o ano inteiro! E o Verão, é de Janeiro a Janeiro!
Classificação: Livre
Local: Praça dos Ferroviários / Mariana, MG

22h
Música
Mulheres de Chico
Mulheres de Chico é hoje um dos blocos que mais atrai foliões no carnaval. Seu desfile já faz parte da programação oficial do carnaval carioca. No ano de 2013 o desfile aconteceu nas areias da praia do leme. O desfile ao estilo “concentra mas não sai”  reuniu cerca de 50.000 pessoas, cantando e dançando pacificamente ao som das canções de Chico Buarque de Holanda.
Classificação: Livre
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

23h
Música
Bar do Festival (Abertura às 20:00)
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

00:00h
Conexão CAEM Festival
Jarrah Thompson e Os Traias
Classificação: 18 anos
Local: Centro Acadêmico da Escola de Minas - Praça Tiradentes, 9 - Centro / Ouro Preto, MG

28 de julho – Domingo

10h às 15h
Atelier na Rua
Local: Rua Direita / Mariana, MG

10h
Infantojuvenil
Teatro de Rua
O Cordel Clownesco do Romeo e da Julieta
O ambiente de “O cordel clownesco do Romeo e da Julieta” é o sertão nordestino. Mas a peculiaridade desse ambiente é a metateatralidade da encenação. Nessa leitura, os personagens são interpretados por dois clowns que decidem de encenar a Tragédia sobre um Pau-de-Arara. Os Montechio brigam com os Capuleto sem saberem nem mesmo o porque, a única coisa que sabem é que Romeu não pode ficar com Julieta. Os dois clowns se utilizam da manipulação de Mamulengos, manipulação de objetos como personagens, recitam cordel, fazem desafios de embolada com o público, cantam e tocam seus instrumentos para dar vida a essa Tragédia de uma forma clownesca. O absurdo desses dois clowns é tentar fazer uma coisa que não faz sentido para eles, querer ser alguém que você não é. Na tentativa de fazer chorar acabam fazendo rir ainda mais, o que dá ao teatro de rua a sua ambiguidade constante. Eis que se desenha uma rivalidade sempre atual no pensamento moderno: O equilíbrio de forças entre o erudito e o popular; entre o sublime e o grotesco, entre o saber culto e o saber do povo, entre o instruído e o selvagem. E não é essa bipolaridade- erudito/popular- que reflete o contexto da produção e da discussão intelectual da atualidade? Com Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia Gonçalves. Adaptado da obra de William Shakespeare em linguagem clownesca e bufônica. Tempo estimado 70 minutos.
Convidado: Cia Caravanmaschera
Classificação: Livre
Local: Adro da Igreja São Francisco - Ouro Preto, MG

12h15
Música
Concerto Órgão Arp Schnitger na Catedral em Mariana*
Elisa Freixo - órgão
Maurício Freire - flauta
Local: Catedral da Sé / Mariana, MG
*O concerto será pago: R$28,00 inteira e R$14,00 meia-entrada

15h
Artes Cênicas
Grande Cortejo “Abre Alas” | “PERCH”
Aprofundando a pesquisa do LUME sobre a teatralização de espaços não convencionais, a Oficina-Montagem Abre-Alas surgiu do desejo de dividir o trabalho de rua desenvolvido pelo grupo com um grande número de artistas e público. Ela resulta em um espetáculo cortejo que propõe uma nova forma de enxergar e interagir com a cidade. Com duração de aproximadamente uma semana, a oficina reúne dezenas de artistas de várias áreas, e se concentra na transmissão da metodologia de treinamento físico e vocal do LUME para a atuação em espaços abertos.
O trabalho também busca trazer para o cortejo o conceito de “Trueque” (troca, em espanhol) uma proposta que visa o encontro e a troca cultural entre artistas e comunidade. Isso se dá ao longo da semana de trabalho, quando os alunos entram em contato com moradores, comerciantes e artistas locais para coletar a história da cidade e convidá-los a participar do cortejo. Esse encontro faz com que cada experiência com a Oficina-Montagem Abre-Alas seja única.
Ao ocupar as ruas, o cortejo chama o público para fazer parte dessa manifestação democrática da arte, onde comunidade e artistas trocam suas experiências por meio de canções, danças e brincadeiras.
Convidado: LUME Teatro (Campinas)
Classificação: Livre
Local: Entorno da Praça Tiradentes – Ouro Preto – MG / Ponto de partida a definir.

16h
Artes Cênicas
O Gigante e o Dragão
Um Gigante está na cidade. Ele vê o fluxo, mas não se importa. O que ele quer mesmo é conseguir pegar uma borboleta colorida que passa voando entre os postes das ruas. Ele só não contava com uma coisa: encontrar um dragão adormecido na rua.
Direção: Daniel Ducato
Local: Praça da Sé / Mariana, MG

19h
Música
Show Musical
Local: Praça de alimentação - Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

21h
Música
Jorge Vercilo
Local: Praça dos Ferroviários / Mariana, MG

22h
Música
Isbarra
Um sonho que virou realidade! O IsBarra nasceu em 2009 como um bloco de bairro, fazendo shows para os amigos, em pequenos locais. O bloco cresceu e com o amadurecimento ganhou espaço no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, se apresentando em lugares bacanas e consolidando um trabalho de sucesso. O grupo leva para suas apresentações uma proposta musical inovadora, com a rica fusão entre os ritmos da MPB, POP MUSIC, das BATERIAS DE ESCOLAS DE SAMBA e do FUNK CARIOCA. Tudo regado a muita percussão, scratches, metais, cordas, vocais poderosos, muito talento, energia e vibração. Com o IsBarra é Carnaval o ano inteiro! E o Verão, é de Janeiro a Janeiro!
Classificação: Livre
Local: Praça da UFOP – Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

23h
Música
Bar do Festival (Abertura às 20:00)
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo Vasconcelos 328 - Pilar / Ouro Preto, MG

24, 25 e 26 de julho

Patrimônio
Intervenção Urbana - Miragem- diversifica, de ver se fica, para (ha)ver cidade*
O Projeto Miragens vai à caça da poesia que nutre frestas, janelas, pedregulhos, gente, patrimônio, falta de mar e muita neblina, na cidade das quatro estações por dia. Como a Ouro Preto nos atravessa recriando imagens e sonoridades, trazendo o onírico para as ruas, ou o colocando em relevo para quem trafega despercebido. Três intervenções urbanas, trabalho de se dissolver, de não se deixar rastro: percepções delineadas em escritas de som e imagem. O espaço urbano visto por uma lupa e um fone de ouvidos?
Desenvolvidas em conjunto com seis adolescentes, de 14 a 18 anos, alunos das escolas de Ouro Preto, tem o intuito de desenvolver junto a eles uma série de partituras audiovisuais unindo suas impressões e desejos de intervenção e transformação do espaço público urbano. Partindo dos conceitos espaço, memória, corpo, identidade, intervenção, patrimônio, centro, periferia, diversidade e sociedade, utilizaremos diferentes técnicas audiovisuais em experimentações que construirão as partituras audiovisuais que proporcionarão três intervenções em fachadas e muros do centro histórico, além de um vídeo making of apresentando a construção dos processos.
Facilitadores: Douglas Aparecido, Thaiz Cantasini e Filipe Tavares
Classificação: Livre
Local: Ruas da cidade - Ouro Preto
*Horário e local serão disponibilizados nas centrais de informações