terça-feira, 3 de maio de 2016

Tocha Olímpica em Diamantina.


Diamantina aguarda a Tocha Olímpica com programação cultural

Com o espírito olímpico de paz, amor e união entre os povos, Diamantina está pronta para receber a Tocha Olímpica no próximo dia 10 de maio. Nesta segunda-feira (02/05), o prefeito Paulo Célio juntamente com a Secretária de Esporte, Lazer e juventude Raquel Santana Jardim Frattezi, fizeram uma apresentação no auditório da ACID/CDL detalhando a passagem da Tocha pela cidade apresentando a rota e a programação para a passagem da Chama Olímpica.
Para comemorar a passagem da Tocha na cidade será apresentado ao mundo uma programação cultural que evidencia a musicalidade diamantinense e abarca representações vivas dos quadros da Festa do Divino, do Rosário, presença Guarda Romana, grupo de capoeira, seresteiros, Banda Mirim Antônio de Carvalho Cruz, Banda do 3º Batalhão da Polícia Militar, dentre outras manifestações culturais durante o percurso, nos pontos de revezamento.
O encerramento do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 acontecerá na Praça do Mercado Velho. Finalizada a cerimônia, metade do comboio seguirá para o Parque Biribiri, onde fará imagens das cachoeiras Sentinela, Cristais e da Vila Biribiri, onde ocorrerá um pequeno revezamento. De lá parte para Curvelo.
A Tocha passará por 329 cidades dos 26 estados até chegar ao Estádio do Maracanã em 5 de agosto, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos.

Condutores

Serão cerca de 12 condutores durante o trajeto da Tocha em Diamantina. Desses, foram indicados pela Prefeitura, os diamantinenses Hillma Caldeira, medalhista das Olimpíadas de Atlanta e João da Mata de Ataíde campeão da São Silvestre. A tocha também passará por mãos de outros atletas locais e amantes do esporte que se candidataram para participar do evento.

Rota

rota da tocha
A Tocha Olímpica será acesa pela primeira vez em frente ao Diamante Palace, às 12h30, dando início ao revezamento que seguirá  pela Avenida Silvio Felício dos Santos, desce a rua Professor Gabriel Mandacaru, rua do Fogo, rua da Glória, entra no Macau do Meio, Praça JK, rua Direita, passa pela Catedral, entra na rua da Quitanda, retorna para a rua Direita, desce a rua Vieira Couto, vira a esquerda na rua do Contrato, passa pela Igreja do Rosário, prossegue na rua do Rosário até a Praça do Mercado Velho, onde ocorrerá o encerramento do evento.
Para realizar esse grande evento com o menor impacto possível na circulação urbana, e com o objetivo de garantir à população seu acesso aos locais por onde o Revezamento da Tocha vai passar, na véspera da passagem por Diamantina, no dia 09 de maio, a partir das 18h, até o revezamento da Tocha Olímpica na cidade, em 10 de maio, será proibido o estacionamento de veículos, nas ruas que farão parte do percurso dos condutores da chama, estando sujeitos a reboque.
No dia 10, a partir das 06h, as ruas que integram a rota também serão fechadas para o trânsito. O percurso abrangerá uma área de cerca de 3km e a liberação do trânsito será gradual após a passagem das chamas pelas vias públicas.
O estacionamento também estará proibido, no dia 10, a partir das 06h, nas ruas do Burgalhau, Rio Grande, do Areião, praça José Augusto Neves, Barão de Paraúna e o trevo da sentinela até Biribiri. Essa rota integra o percurso da Tocha após o encerramento do evento no Mercado Velho e o trânsito será momentaneamente fechado durante a partida da Chama Olímpica.
Fonte: http://diamantina.mg.gov.br/noticias/diamantina-aguarda-a-tocha-olimpica-com-programacao-cultural/

Bloqueio Abusivo do WhatsApp.

Uma arbitrariedade descabida e irresponsável bloqueando o WhatsApp, impede não só milhões de brasileiros de usarem o aplicativo. Prejudica também serviços de saúde e de segurança de um país inteiro, que trocam informações importantes pelo aplicativo. É o mesmo que bloqueasse uma operadora de telefonia justificando que temos outros meios de comunicação. São os intocáveis acima da lei e sem bom senso. Será que esse juiz arbitrário consegue bloquear as comunicações dos bandidos de dentro dos presídios?  Claro que não. Vai entender...

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Vacina contra a Gripe.


Vacina contra a gripe 
Departamento Cientifico de Pediatria Ambulatorial da SBP

(atualizado abril/2016)
A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, realizada pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil, acontecerá de 25 de abril a 20 de maio 2016. Alguns estados iniciarão antes, no dia 25 de abril.
Veja a seguir algumas respostas para dúvidas frequentes sobre a gripe e a vacinação.
O que é gripe?

A gripe é uma infecção viral causada pelo vírus Influenza, que se apresenta com febre, dor no corpo, dores de cabeça e sintomas respiratórios como tosse, congestão de vias aéreas e dificuldade para respirar. Os sintomas variam de leves a graves, podendo levar ao óbito, dependendo do grau de agressão do vírus e principalmente do estado imunológico, nutricional e até psicológico do paciente.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
O resfriado pode ser causado por vários tipos de vírus que provocam sintomas semelhantes ao da gripe, variando de leves a graves, dependendo muito do tipo de vírus agressor e principalmente do estado geral do paciente.
Não existe uma vacina específica contra resfriado, pois existem centenas de vírus diferentes que causam a doença, o que dificulta o desenvolvimento de vacinas.
Já a gripe é causada por um vírus específico, o vírus Influenza, por isso é possível combatê-lo com a vacinação. Porém, como o vírus Influenza se divide em vários subtipos (cepas) que se renovam constantemente, é necessário atualizar a vacina contra a gripe a cada ano, para que ela seja eficiente ao tipo de vírus circulante no momento.
Tanto a gripe como o resfriado são transmitidos de pessoa para pessoa por gotículas respiratórias.
Como evitar a gripe?
Além da vacina, são medidas importantes na prevenção da doença a lavagem das mãos, evitar ambientes fechados e mudanças bruscas de temperatura. Além disso, quando uma pessoa estiver gripada, é muito importante a “etiqueta” respiratória, protegendo a boca ao tossir ou espirrar, para diminuir a contaminação de outras pessoas.
A vacina protege contra todos os vírus?
No Brasil, em 2016, teremos dois tipos de vacinas da gripe, a trivalente e a tetravalente. Quem define a composição dessas vacinas é a Organização Mundial da Saúde (OMS), que faz a vigilância da gripe em todo o mundo. São 110 centros mundiais, sendo três no Brasil, que ficam acompanhando a circulação do vírus Influenza. Em determinado momento, a OMS define quais os mais prováveis de acontecer no ano e na região (no nosso caso, no hemisfério Sul). A vacina trivalente, que será a utilizada na rede pública, está programada para proteger contra os três vírus Influenza que têm a maior probabilidade de circular este ano: AH1N1, AH3N2 e B. Já a vacina tetravalente, que protegerá, além dos tipos descritos anteriormente mais um tipo B, estará disponível somente na rede particular.
Quem deve fazer a vacina?
Na campanha do MS o público alvo é a população de maior risco: incluindo as crianças de seis meses até os cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); pessoas de qualquer idade que apresentem comorbidade, isto é, alguma doença crônica como a asma, diabetes, doenças renais, entre outras; os profissionais da saúde; indígenas; gestantes e puérperas; população carcerária e os idosos acima de 60 anos.
Qualquer cidadão acima dos seis meses de idade pode tomar a vacina. As pessoas classificadas como pertencentes aos “grupos de risco” recebem gratuitamente na rede pública, os demais podem receber de modo privado.
Já está cientificamente e estatisticamente comprovado que a vacinação contra a gripe na população fora da chamada “população de risco” também é eficaz, principalmente na redução de faltas no trabalho e na escola. Por isto, muitas empresas e escolas estão investindo recursos próprios para vacinar seus funcionários e alunos.
A vacina é 100% eficaz?
Não, a eficácia da vacina depende de uma série de fatores. O primeiro deles é se os vírus que irão circular serão iguais àqueles definidos pela OMS como os mais prováveis e que a vacina está” programada” para proteger. Outros fatores importantes são a idade (em crianças e idosos a eficácia é menor) e situações de saúde que podem fazer com que a resposta imune (a criação de anticorpos pelo organismo) não seja adequada.
Entretanto, os estudos científicos e estatísticos realizados em todo o mundo documentam uma excelente relação risco/benefício. Resumindo em uma linguagem bem simples, “é melhor tomar, do que não tomar a vacina”.
A vacina pode causar eventos adversos?
Sim, como qualquer vacina, pode ocorrer dor no local da aplicação, ficar um pouco inchado, vermelho e eventualmente ocorrer febre. É importante salientar que a vacina, por ser inativada, não pode causar gripe como reação.
Quais as contraindicações?
Como regra geral, deve-se evitar aplicar qualquer vacina em pessoas que estejam com febre ou alguma doença aguda (pneumonia, infecção gastrintestinal, etc.). Assim que ocorra a resolução do processo agudo, a vacina deve ser aplicada.
Pacientes em tratamento quimioterápico para o câncer ou em uso de medicamentos imunossupressores para doenças crônicas, assim como as crianças que tiveram reação anafilática ao ovo (reação alérgica muito grave) com necessidade de atendimento de emergência, devem consultar seu médico para orientação.
Qual o esquema de utilização?
Crianças menores de nove anos que estejam fazendo a vacina pela primeira vez ou que não tenham recebido duas doses da vacina a partir de 2010 recebem duas doses, com um mês de intervalo. A dose para crianças de seis meses a 3anos de idade é 0,25mL. Para os maiores é de 0,5mL.

Morre o Capitão Senra.


Morre nesta nesta manhã de 2a feira, dia 2 de maio de 2016 o Capitão Senra. Maior Ícone da história do motociclismo das Minas Gerais, quiçá do Brasil. Fundador do MC mais antigo do Brasil, o MC Águias de Aço, em Belo Horizonte. Data da sua fundação o longínquo ano de 1981. Participou dos primeiros grandes eventos do Brasil, inclusive em Montes Claros, Curvelo e Pirapora nas suas primeiras edições. Proprietário, desde o início do Águias, de inúmeras Harley Davidson, inclusive motos militares, foi é é um dos responsáveis pelo grande '''boom'' do motociclismo em nosso país e em nossas Minas Gerais. Nos primeiros anos de fundação do Águias, época em que morava em Belo Horizonte, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente e as 14 HD, que era proprietário. Já no final dos anos 90, empunhando a Bandeira do Moto Grupo Lobos do Cerrado, aqui de Montes Claros, nos encontramos por diversas vezes pelas estradas e cidades do Brasil, seja em eventos de Motociclistas, fosse nas inúmeras viagens de moto. Ele sempre capitaneando seu fiel grupo. Eu, ora em viagens solo, noutras com o Lobos. Foi exemplo para muitos. Deixa um grande legado. Vá com Deus grande Capitão e amigo de todos os bons motociclistas. EXISTE UM PARAÍSO PARA OS BONS MOTOCICLISTAS. ESPERO SER AGRACIADO COM A HONRA CELESTE, DE UM DIA PODER ESTAR AO SEU LADO E CONVIVER COM VOCÊ. Nossos mais sinceros sentimentos à família enlutada.
Texto: José Macedo Valadares Roquete Fundador e Presidente Moto Grupo Lobos do Cerrado - Montes Claros.  21 anos - 1994 - 2016

Neste link, há um vídeo de homenagem da HD ao Capitão Senra. https://www.youtube.com/watch?v=ewAK0MtZ-jM

Neste link, uma homenagem da cervejaria Backer, que produzia uma cerveja chamada Capitão Senra.  https://www.youtube.com/watch?v=uqmnkOka_jY