quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Carnaval 2017 - Diamantina - Polêmicas


A polêmica nos últimos dias em Diamantina está voltada toda para o carnaval e a discussão das atrações que irão e que deixarão de participar da festa.

Há anos a fórmula repetitiva do carnaval veio perdendo lugar pra outras cidades, influenciada também pela crise financeira e pelo  incremento do carnaval em Belo Horizonte, que tem mantido seus foliões, principais clientes de Diamantina, na própria cidade, evitando gastos com hospedagens, viagens, alimentação etc e tal.

Precisamos pensar nos inúmeros fatores que vieram reduzindo a atração  pelo nosso carnaval como exploração absurda por todos os setores, desde hospedagem, aluguel de casas, alimentação, transporte, etc. 

Penso que o fracasso ou não do próximo carnaval não deva ser atribuído apenas à prefeitura que claramente  mostra que não tem condições de arcar com as despesas das duas principais bandas. A  Bat-Caverna com custo estimado em 45 mil reais e Bartucada, 75 mil reais.
Só com essas duas bandas, o custo seria de 120 mil reais, sem contar a infra-estrutura absurda de palco, som, segurança, limpeza, etc que precisa ser montada pra que elas toquem, já que atraem quase todos os foliões pra praça do Mercado.

As próprias bandas que administraram a área vip nos últimos anos, não quiseram assumi-la, agora. Por quê? Talvez já com a experiência que os últimos anos não foram tão atrativos financeiramente.
Penso que devemos esperar e ver o resultado, antes de criticar destrutivamente, pois até os gostos são muito diferentes. Há quem goste da muvuca e do batuque descompensando, há quem goste das marchinhas  e dos blocos tranquilos pra brincar com os filhos e familiares.

Devemos pensar o ano financeiro com os seus 365 dias e não apenas com 4 ou 5 dias de carnaval.

E que esse assunto não seja tratado com esse  espírito de velório que ronda a cidade nos últimos dias. Afinal, carnaval é alegria, diversão e vida! E que brinquem e brindem também, os filhos gerados em  outros carnavais.

Vai entender...

Link relacionado: http://www.otempo.com.br/cidades/bartucada-e-bat-caverna-ficam-fora-do-carnaval-em-diamantina-1.1427820