quinta-feira, 14 de maio de 2020

Quanta podridão.



Sobre o considerado “primeiro caso positivo” da Covid-19 em Diamantina, penso o seguinte:

- Graças a Deus tivemos um exame positivo. Ou alguém acredita que uma doença que está circulando no país desde fevereiro (ou talvez desde o ano passado), não havia chegado aqui ainda?
Tivemos um carnaval com inúmeras pessoas de fora. Estudantes, professores e funcionários universitários,  voltando de férias das mais diversas cidades. Moradores de inúmeras cidades diferentes perdendo o emprego e a condição de sobrevivência tendo que retornar para as casas dos familiares tanto aqui em Diamantina quanto nos distritos e cidades da região. Diamantina é uma cidade polo onde toda a população da região tem necessidade de aqui resolverem suas questões de saúde e até financeiras. Taxis indo e voltando com seus passageiros. A necessidade dos caminhoneiros nos manterem abastecidos dos mais diversos produtos essenciais, podendo eles também trazerem o vírus pra cá e etc e muito tal.

O que me deixa estarrecido é a infinita falta de ética do ser humano. Em poucos minutos após o pronunciamento oficial da prefeitura, já estava rolando nas diversas redes sociais o nome, idade, emprego e a foto do paciente que testou positivo.

Como o ser humano é podre e infeliz, pra não dizer outras coisas?
Daqui a pouco vão soltar a lista dos tuberculosos, HIV positivos entre outros. É só o que falta e não duvido.

Hipócritas de plantão detonando comerciantes que tentam sobreviver, mas continuam fazendo suas caminhadas diárias, suas voltinhas de bicicleta e torcendo até pelo fechamento dos salões de beleza enquanto recebem suas manicures e cabelereiras em casa. Esses profissionais estão indo a casa de vocês portando um exame negativo para lhes apresentar?

Ah! Mas o corona vírus mata.
Sim, mata assim como também diversas outras doenças matam, inúmeras delas preveníveis com uma simples dose de vacina e a maioria das pessoas com o cartão de vacina incompleto. Basta ver a meta de vacinação agora da vacina influenza (gripe) que atingiu pouco mais de 50% de adesão, em muitos lugares nem isso.

Difteria, tétano e sarampo matam e as vacinas vencem nos postos. Alguém aí posta o cartão de vacina, se tiver coragem...

E o Corona?

Vai ser cada vez mais diagnosticado com o incremento e a maior precisão dos exames feitos com melhor critério pela equipe da universidade. Teremos mais diagnósticos positivos e talvez mais consciência, tanto dos cuidados gerais que teremos que ter daqui pra sempre, quanto que a vida precisa continuar e que mortes vão ocorrer por todas as causas possíveis. E a evolução vai mostrar que o corona tanto mata quanto também não provoca sintoma nenhum em muitas pessoas e que sim, é possível chegarmos a um tratamento e vacina daqui a algum tempo.
Sobre o tratamento tenho minha convicção que não cabe expor aqui. Ela é baseada em muita leitura, muitas observações e até contatos com colegas de profissão que já enxergam um certo caminho a seguir. E é atrás deles que vou para me tratar se for necessário. E se morrer, sei também que a morte não tem cura e isso vale pra tudo na vida, até pra um tombo de cabeça durante o banho.

Criticar quem tenta sobreviver buscando a comida minguada de cada dia enquanto o salário cai mensalmente na conta da sua corona-férias, é muito cômodo.

E depois de tudo que escrevi no início sei é claro, que o lema é cada um por si e todos contra todos. Ou seja, cada um com seus problemas. E pelo jeito, sem um pingo de ética e respeito pelo outro.

Vai entender...

Ass. Rodrigo Cavalcanti Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.