terça-feira, 1 de junho de 2010

Ouro ao Diamante – Um enduro para guardar na memória

Pilotos de 04 estados do Brasil participaram da sexta edição do Enduro do Ouro ao Diamante válido pelo campeonato Mineiro de Enduro de Regularidade. Foram mais de 300 km percorridos em 02 dias de prova, saindo da pequena cidade de Catas Altas ao pé da Serra do Caraça e chegando a Conceição do Mato Dentro no circuito da Serra do Cipó.

Primeiro dia:

Ao raiar o sol no horizonte das montanhas de Minas, a comunidade de Catas Altas acordou com um som diferente do costume. Os roncos dos motores ecoavam pelas ruas que aos poucos foi tomando conta de toda cidade. Os moradores saíram mais cedo de suas casas para verem de perto o colorido do Off Road.

Aos poucos a praça matriz de Catas Altas foi se tornando o palco do mais charmoso enduro de regularidade do Brasil, reunindo 140 pilotos de 04 estados diferentes do país. O paredão da Serra do Caraça ao fundo da cidade dava as boas vindas aos competidores que ficaram deslumbrados com o visual do local.

Às 7:00:30 o primeiro participante saiu rumo as trilhas de Conceição do Mato Dentro, passando por Barão de Cocais e enfrentaram as famosas trilhas dos eucaliptos que exigiu muito atenção dos pilotos, os quais, após enfrentarem a trilha da torre e passar por muitas pedras, chegaram ao distrito de Cocais.

Após um pequeno descanso, para recuperem o fôlego, os competidores rumaram até Senhora do Carmo, primeiro neutro do dia. Dali para frente, os pilotos começaram a enfrentar os desafios das famosas trilhas da região de Cabeça de Boi, atravessando rios de águas cristalinas, trilhas da época do ciclo do ouro e puderam curtir o visual de diversas cachoeiras que deságuam das montanhas.

Era o momento de relaxar um pouco, seguir para Morro do Pilar no segundo neutro e depois até a cidade de Conceição do Mato Dentro. Até então, foram percorridos 190 quilômetros de prova que deixou boa parte dos participantes esgotados ao final do dia, mas com um sorriso estampado de felicidade de ter completado a primeira parte da prova.

Segundo Dia:

No dia seguinte, o orvalho da manhã denunciava que a noite foi fria. O sol timidamente tentava esquentar o dia, mas desta vez a organização do TCMG escolheu as melhores trilhas de Conceição do Mato Dentro para esquentar os braços dos pilotos.

O primeiro piloto saiu as 8:00:30 dando inicio aos 113 Kms de trilhas rumo a região da Cachoeira do Tabuleiro, a terceira maior queda de água do país. Entretanto, antes de chegar lá, os competidores enfrentaram as pedras e raízes da trilha do Funil que exigiu muito preparo físico dos pilotos. Alguns quilômetros depois, uma trilha morro abaixo, toda de pedra, chegou a proporcionar tombos e comentários do tipo, “tem certeza que desce aqui, não tem outro caminho?”. Mesmo sem ar, os pilotos enfrentaram os desafios e romperam trilha abaixo para o primeiro neutro do dia, Tabuleiro.

Após abastecimento e alguns quilômetros de aventura, a trilha em um alto de montanha anunciava novamente outro desafio, pedras, pedras e mais pedras. Assim foi a chegada ao distrito de Ouro Fino para um pequeno neutro de descanso.

Enquanto os últimos pilotos da prova chegavam ao neutro, outros já enfrentavam uma das trilhas mais ‘casca grossa’ do dia que ganhou o apelido da organização do TCMG de “Extreme Trilha”. Para alívio dos pilotos o trecho era pequeno, mas exigiu enorme esforço físico do piloto para vencer os obstáculos. Faltava pouco para retornarem a Conceição do Mato Dentro.

Aproximadamente às 12:30h chega à cidade o primeiro piloto que largou algumas horas antes completando o trajeto. Aos poucos a pequena Praça de Conceição foi ficando colorida e mais barulhenta. Pilotos recebiam suas medalhas de participação e aguardavam a apuração da prova. Às 16:00H foi anunciado o resultado da prova que ficou da seguinte forma:

Máster:

1º Rodrigo Pedrosa Amaral - Totem Corona Ims Postos Rm Asas Mot - Lagoa da Prata

2º Dario Julio - Honda Racing Honda Asw Pirelli Mobil Compass - Lavras

3º Gian Gianino Coscarelli - Fast Brothers Tm Racing - Nova Lima

Senior:

1º Breno Rezende Martins Costa - Ipatinga

2º - Rodrigo Barbosa de Oliveira Alternativa Moto - Rio de Janeiro

3º - Bernardo Paiva Junqueira - Solavanco Extracar Fazenda da Divisa E Resgala - Oliveira

Over I:

1º - Noe de Oliveira - Primo Motos Casa Cruzeiro Honda Asw Brc Comp - Formiga

2º - Hugo Morato - Morato Motos Belo Horizonte

3º - Edson de Castro Maciel - Pelle Bell Planeta Lanches - Lagoa da Prata

Over II:

1º - Jose Antonio Fernandes - Trilhas do Monte Fabplaste - Santo Antonio Monte

2º - Amilar Jose Rodrigues - Golden Inox Avimoto Metagraf - Timoteo

3º - Ricardo Luchese - Luchese Motos Decanter Mc Turismo A&m - Belo Horizonte

Junior:

1º - Waldir Matias - Varginha

2º - Leandro Rodrigues Figueiredo - Artesanato do Japa Expresso Figueiredo - Belo Horizonte

3º - João Marcel de Oliveira Lopes - Ranca Toco Odontodoc - Betim

Feminina:

1º - Cristiane Torres - H7 Posto H7 3r Motos Macmotos - Barão de Cocais

Novatos:

1º - Henrique Ribeiro de Castro - Solavanco Hr Construtora - Oliveira

2º - Ronaldo de Souza Gouvea Junior - Borracharia Aeroporto Postos Venerando Oficina - Lavras

3º - Acácio Cordeiro de Morais - Piacatuba Off Road Alternativa Moto Pecas - Cataguases

Dupla Graduada:

1º - Cristiano Tavares /Ricardo Mar - Equipoeria Dinox - Belo Horizonte

2º - Luiz Claudio Cardoso /Rafael O - Ranca Toco - Nova Lima

3º - Felício Eloi Torres /Vinicius - H7 Posto H7 - Barão de Cocais

Dupla Estreante:

1º - Edson Pereira/ Weder Caíres - So Na Moita Prefeitura Municipal Nova Serrana - Nova Serrana

2º - Gabriel Guimaraes C /Hugo Jose Trailbh - Belo Horizonte

3º - Ivair Jose Lotte M/ Carlos Alb - Camb Inovar - Belo Horizonte

Esta prova só foi possível com o patrocínio e apoio da Prefeitura Municipal de Mato Dentro, Prefeitura Municipal de Catas Altas, Microcity, ASW, MotoStrett, Moto Word, Revista Pró Moto, Site CorrosivoFilmes, Motus, RS Motos, Morato Motos, Luchese Motos, Bar do Marcinho, BMW Euroville e Terra Motos. Não posso esquecer de agradecer também o empenho dos colaboradores do TCMG, polícia militar e os treieiros por onde a prova passou.

Agora é aguardar 2011 e até lá!


Leo “Corrosivo”, direto das trilhas do Enduro do Ouro ao Diamante 2010.

Fotos e texto: Leo "Corrosivo".
fonte: http://www.corrosivofilmes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.