As opções são muitas, mas realmente avalie se está comprando um atêntico veículo "off-road" ou apenas um enfeitadinho cross-qualquer coisa, como está na moda hoje em dia. Eca esport, Cross Fox, a linha Adventuri da Fiat e outros similares, não tem nada a mais que alguns enfeites aumentando o peso do carro. Entre as diversas opções, está o Land Rover Defender, que ainda tem 75% da frota fabricada desde a década de 50 rodando pelo mundo. Conheça um pouco mais e saiba detalhes "problemáticos" a serem avaliados na hora da compra de um Land.
Land Rover Defender
Um jipão para quem pensa em cair na lama e se tornar o rei da trilha
Por Alexandre Ramos / fotos: Germano LüdersO Defender é um caso de paixão irremediável. Quem tem é apaixonado pela marca e pelo carro. Não importam as linhas quadradas como as de um caixote nem o espaço interno apertado. Mas tem suas compensações. Experimente entrar num trecho alagado, ou com lama, onde nem é possível parar em pé. Se tiver o snorkel (tubo que leva o ar ao motor sem que a água entre), o Defender pode mergulhar e continuar funcionando. Porém, por ser caro demais e demorar a desvalorizar, não vale a pena comprá-lo se você vai rodar só na cidade. Seu dono tem de ser pelo menos um amante das trilhas de fim de semana. Do contrário, é melhor apostar num Pajero.
Importado desde 1992, nacionalizou-se em 1998. Na verdade vem em partes e é apenas montado no Brasil. Os modelos mais comuns são o 90 (duas portas, mais curto) e o 110 (quatro portas, longo), nas versões SW (Station Wagon) e CSW (County Station Wagon), esta com ar-condicionado, teto solar, rodas de liga, pintura metálica, melhor forração interna e, desde 2002, vidros e travas elétricas. A direção hidráulica é de série em todos.
Olho vivo no motor. A fumaça deve ser ligeiramente escura e em pouca quantidade. Em excesso, pode ser problema na bomba de combustível ou uso prolongado em baixa rotação. A fumaça azulada é sintoma de algo mais grave, como problemas no turbo ou nos anéis dos pistões. Fumaça branca, em geral associada a falhas na alimentação, indica que pode ter entrado água no motor. Quando isso ocorre - o chamado calço hidráulico -, as bielas costumam entortar. Nesse caso fuja sem pestanejar.
Onde o bicho pega
MOTOR
O ventilador do radiador é a maior causa de superaquecimento do Defender. Verifique se a temperatura de funcionamento fica dentro da faixa normal de uso, na metade da escala do marcador.
EIXO TRASEIRO
Cheque se há folga excessiva entre a parte entalhada do semi-eixo e a estriada, um conjunto conhecido por tulipa. Se houver, o reparo pode sair por volta de 3000 reais. Confira também se não há desgaste no pivô do braço A, o que provoca ruído excessivo em movimento. Peça ajuda a um mecânico para descobrir os dois problemas.
INTERIOR
Há dois pontos comuns de entrada de água: no assoalho do passageiro e, em carros com bagageiro, no teto, junto aos pontos de fixação. Evite subir no bagageiro ou levar muito peso nele. Isso faz com que a massa de vedação e a tinta sob os pontos de fixação se soltem, facilitando a infiltração.
PORTA TRASEIRA
O hábito de trocar as rodas ou pneus originais por outros maiores afeta não somente a suspensão. Sendo o estepe mais pesado que o original, pode apresentar trincas nos pontos de apoio do porta-estepe ou das dobradiças da porta traseira.
A voz do dono
"Uso meu Defender 110 todos os dias. É mais que um carro, é uma muralha. Embora ele seja grande por fora, por dentro é apertado. Em termos de manutenção, nunca deu grandes problemas. Quando era bem novinho, teve um vazamento de óleo, mas foi resolvido logo. No resto estou satisfeita. Pretendo trocar por outro, mas isso ainda está longe. O carro nunca fez trilha e tem apenas 9000 quilômetros."
Mirella Dias de Souza, 20 anos, São Paulo
Nós dissemos
"O Defender não se dá bem na cidade: é difícil de estacionar, desconfortável e barulhento. Fazer uma simples conversão com esse Land Rover é um tormento. Ele é um trambolho. Mas é um mito. (...) Uma pesquisa do fabricante mostra que 75% dos Defender produzidos desde 1959 ainda circulam. (...) Não há por que temer corrosão, pois a carroceria é de alumínio com algumas partes de plástico."
QUATRO RODAS, junho de 1999
Preço de peças (em reais)
Original*
Farol dianteiro completo - 689
Espelho retrovisor externo - 225
Lanterna traseira - 68
Grade dianteira - 196
Jogo de pastilhas - 518
Amortecedor dianteiro (cada) - 433
Paralelo
Farol dianteiro completo - -
Espelho retrovisor externo - -
Lanterna traseira - -
Grade dianteira - -
Jogo de pastilhas - -
Amortecedor dianteiro (cada) - -
*Peças paralelas não estão disponíveis no mercado
O teste caça-trilha
Antes de comprar um Defender, é bom saber se ele foi um viciado em trilhas. Segundo Marco Aurélio de Alcântara Silveira, gerente de serviços da autorizada Autostar, ser um trilheiro não é problema. "Se tem a manutenção em dia, tudo bem, pois ele é robusto. Mas, se foi muito exposto ao off-road e não teve os devidos cuidados, o carro deve ser evitado, pois vai dar problemas", diz. Procure acúmulo de barro no conjunto radiador, condensador, intercooler e radiador de óleo. Caso o barro feche as passagens de ar, o motor pode até ferver. Verifique se o turbo e o coletor de escape têm cor de barro. Dê uma olhada na caixa de bateria, onde a lama em geral se acumula. Os fluidos de freio, direção e câmbio, além do óleo de motor, devem ser checados. Estão beges e pastosos? Significa que foram contaminados pela água e devem ser trocados imediatamente, o que indica desleixo por parte do proprietário. Teste o bloqueio do diferencial central e o engate da reduzida, sempre procurando ruídos estranhos ou trancos excessivos no conjunto de transmissão.
fonte: Quatro Rodas.
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