Quem nunca comprou um WD40, pra colocar na corrente da moto, na fechadura da porta, no portão que range, na arma enferrujada e etc e tal? Serve até pra encher pneu, aplicando ele e colocando foog logo em seguida, mas isso não é assunto pra agora, pois apesar de funcioar no fora de estrada, é perigoso. Vejam a história desse lubrificante, vendido no mundo todo.
Com certeza todos já conhecem o óleo WD 40.
Quando Norm Larsen desenvolveu o "Water Displacement 40th attempt" (WD 40), nem sabia o que estava por criar! A história é simples... Em 1953, Larsen trabalhava na Rocket Chemical Company e foi incumbido de desenvolver um produto para eliminar grandes níveis de humidade e corrosão em circuitos elétricos.
Foi na 40ª tentativa que finalmente atingiu o seu objetivo e surgiu assim o "Water Disperser 40" ou como é conhecido atualmente, WD-40.
O WD-40 começou a ser usado para a manutenção e conservação de mísseis da NASA e para protecção da fuselagem de aeronaves. Mas à medida que mais se usava o produto, mais aplicações foram descobertas. Quando o empresário John Barry (na foto), um dos fundadores da Corvair Compan, adquiriu o composto a granel para proteger os componentes dos mísseis Atlas, deu-se o inicío da produção em grande escala.
Numa iniciativa visionária, Barry decidiu enviar grandes quantidades do produto para as vitímas do furacão "Carla", que desvastou grande parte da Costa Oeste, para que pudessem recuperar os veículos destruídos pelas imundações. Foi nesta utilização popular que se deu início à verdadeira massificação do WD-40, com novas aplicações que surgiram num ritmo vertiginoso.
É praticamente impossivel fazer uma lista de todas as aplicações possiveis do WD-40, mas no que diz respeito às motocicletas, aqui ficam - apenas - 20 aplicações que podemos dar na manutenção da nossa moto:
- Repele água;
- Remove alcatrão e ujeiras empregnadas na pintura;
- Limpa e lubrifica plásticos e cromados, sem engordurar;
- Remove restos de adesivos e ajuda a retirá-los;
- Desembaraça, lubrifica e protege correntes (mas só deve ser usado se não tiver outro óleo mais apropriado);
- Protege cabos elétricos, botões e junções;
- Remove manchas de cromados;
- Lubrifica os canhões de ignição;
- Lubrifica molas e dobradiças;
- Protege contra a ferrugem;
- Funciona como anti-embaçante (coloque no parabrisa da sua moto ou nas lentes do capacete);
- Remove insetos;
- Lubrifica a transmissão;
- Elimina rangidos e barulhos de balanços;
- Disfarça riscos e arranhões;
- Lubrifica e elimina ruídos;
- Evita a oxidação;
- Restaura e limpa painéis e superfícies de couro ou pele;
- Ideal para engraxar as botas, luvas e blusões de pele;
- Protege cabos elétricos, botões e junções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.