sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Para bom entendedor, meia palavra, não basta !

Você explica ou só joga a mensagem no ar?


'Para bom entendedor, meia palavra basta' pode ser uma crença equivocada. Para entender claramente o que esse ditado popular significa, vamos dividir a frase e provocar alguns questionamentos:

1. PARA BOM ENTENDEDOR:
- o que é ser bom entendedor?
- que nível de conhecimento o meu interlocutor deve ter para que eu o julgue um bom entendedor?
- que nível de rapidez eu espero desse tal bom entendedor?

2. MEIA PALAVRA BASTA:
- por que só meia palavra?
- essa meia palavra é em português ou em um idioma desconhecido pelo interlocutor?
- por que tenho pressa de ser compreendido tão rapidamente?

O ditado popular me parece um tanto arrogante, porque exige do interlocutor que ele tenha desenvolvidas todas as habilidades que eu julgo ter. Vamos reverter a proposta da expressão e pensar sob o ponto de vista do interlocutor que é cobrado a ser bom. Imagine que ele está perguntando:
- Em que nível eu tenho que ser bom entendedor?
- Por que ele espera que eu seja rápido e entenda tudo o que ele já sabe, mas não quer detalhar para mim?
- Será que poderíamos conversar mais um pouco até que eu compreenda suas intenções, já que ficaram tão claras assim? Talvez com mais informações, posso entender mais rapidamente.

Exercitar a empatia (se colocar no lugar do outro) pode facilitar as coisas, não é mesmo? E praticar a tolerância também pode contribuir. Mas voltando ao outro lado do balcão, é possível imaginar que se algo for explicado com clareza, a comunicação vai fluir melhor.

Vivi um situação muito simples ontem num restaurante. Para tentar fazer uma refeição rápida, pedi um sanduíche e tive a surpresa de ter sido atendida atrás de outras 3 pessoas que chegaram muito depois e pediram pratos tradicionais com salada de entrada e arroz, carne e etc. Chamei a garçonete para tentar entender o atraso na entrega do pedido e ela prometeu verificar. Investi mais uma vez nessa investigação para tentar promover uma aceleração no processo e só na terceira tentativa em que questionei, ela disse: 'Os outros pratos foram feitos antes, porque o cozinheiro usa a mesma chapa para fritar todo tipo de carne. Como ele usou a chapa para fritar alguns bifes, teve que limpá-la para então fazer o seu sanduíche'. Ahhhhhhh, respondi. E ela emendou: "É que eu não explicou pra você, né?". Pensei: "Pois é, moça, não é a toa que a comunicação é a alma do negócio".

Se você não explica  o que acontece nos bastidores, como é que eu vou entender.? E enquanto tento me esforçar para encontrar uma resposta, começo a especular. De tanto imaginar o que teria acontecido, posso até me levantar da mesa no restaurante e desistir do pedido, já que não houve nenhum esforço para que eu entendesse a demora.

Por isso, a comunicação é tão delicada e precisa ser aprimorada para que o outro nos compreenda e compre nossa ideia. Para facilitar a comunicação, pense no seguinte:

- Avalie seu interlocutor, sinta a forma de absorção dele sobre o que você disse. Se ele fizer 'cara de ué', vale a pena investir numa explicação mais detalhada para esclarecer o que você quer dizer.
- Cuide do vocabulário dessa explicação. Os jargões que você usa na sua área de trabalho podem ser totalmente desconhecidos para a pessoa com quem conversa. Separe as coisas: jargões são usados entre pares; palavras comuns, simples e fáceis de serem compreendidas são a melhor pedida para que sua mensagem seja realmente transmitida para o outro.
- Ilustre o seu discurso com o uso de comparações, exemplos, referências a situações ou pessoas. Se você trouxer a explicação para o dia a dia da pessoa, ela se identificará com isso e compreenderá sua mensagem.
- Se o outro disser que não entendeu, não adianta repetir a mesma coisa GRITANDO! Ele só disse que não entendeu, e não revelou que tem dificuldades de ouvir. Se ele pediu para você repetir, na certa sua explicação estava truncada. Faça o exercício de reconstruir isso para tirar proveito da relação com o outro.

Tudo isso é prática e o resultado não acontece da noite pro dia. Mas a melhor saída é estar aberto para se conhecer, se perceber e perceber o outro para que ambos tenha sucesso nessa comunicação.

Artigo da jornalista especializada em Media Training, Aurea Regina de Sá, que também é Coach de Comunicação.

  
"Convido você a pensar na oportunidade de aprender e se capacitar para vencer mais esse obstáculo. Isso não só parece simples, como realmente é. Vou te dar a dica para começar:

1. Use o espelho ou o feedback de um amigo verdadeiro para avaliar a sua forma de comunicação;

2. Ande antenado e, nas 24 horas do dia, analise seu tom de voz, suas manifestações não verbais e o  conteúdo do que você fala. Além disso observe, principalmente, as reações do seu interlocutor. A percepção sobre isso pode te ajudar a mudar a forma como você age;

3. Liste aspectos que precisam de melhoria e reveja seu desempenho diariamente para avaliar o seu nível de crescimento;"

Ah, antes de terminar minha mensagem, quero deixar mais uma dica: desenvolva a crença positiva do resultado positivo. Isso faz uma grande diferença!

Grande Abraço!!

Att.

Elizabete Pereira Gonçalves

Administradora de Empresas
Master Coach - Gestão de Pessoas
Luz Coaching – Desenvolvimento Humano
38 3531-9077
"Ouse fazer diferente e o poder lhe será dado"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.