Viola Caipira inspira chefs no Festival Diamantina Gourmet
22.10.2014
Na 5ª edição do evento, que acontece entre 7 e 16 de novembro, pratos especiais, espetáculos e exposições animarão a programação cultural do antigo Arraial do Tijuco.
Entre os dias 7 e 16 de Novembro, o antigo Arraial do Tijuco sedia a quinta edição do Festival de Cultura e Gastronomia - Diamantina Gourmet, que traz a Viola Caipira como tema. Inspirados pela cultura regional, chefs de cozinha de 9 restaurantes da cidade criaram saborosos pratos que remetem ao estilo musical. Sempre valorizando ingredientes locais, o Festival promete uma imperdível celebração da cultura regional, por meio da boa música e da boa comida.
O Festival funciona da seguinte maneira: cada restaurante escolheu uma música do repertório da Viola Caipira e a partir dela o chef criou um menu com entrada, prato principal e sobremesa. "A gente busca elevar a qualidade gastronômica dos restaurantes de Diamantina, mas sem deixar de lado o que a cidade tem de melhor, que é a sua história e sua tradição. Por isso, buscamos temas que valorizem a cultura regional", explica Marina Pereira, presidente da Adeltur, entidade que organiza o evento.
Depois de passar por ritmos como Chorinho e Bossa Nova, o Diamantina Gourmet dá mais um passo na valorização das regiões do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais. Trazer a viola como tema remete aos tempos das vaquejadas, dos caminhos percorridos por Guimarães Rosa e é uma homenagem ao sertanejo. "A viola tem muito a ver com a região. É um instrumento musical que está presente no nosso dia-a-dia", comenta Mariana. Para ela, essa edição do Festival "é um prato cheio para quem gosta de comida simples e bem feita".
Música, alimento da alma
Durante os nove dias de programação, shows gratuitos com músicos, grupos e expoentes da Viola Caipira marcarão os compassos do 5º Festival Diamantina Gourmet. As apresentações musicais começam na abertura do Festival, na noite do dia 7 de novembro, sexta-feira, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Diamantina. No dia seguinte, a Viola Caipira embalará a Feira do Mercado Velho pela manhã e à noite acontece o espetáculo musical Noturno no Teatro Santa Izabel.
Além do cardápio violeiro dos restaurantes, a programação contará com uma criativa Exposição Bela Mesa, com modelos de composição de mesas de almoço, jantar e lanche utilizando utensílios e peças do artesanato regional, entre outras atrações que se prolongam até o dia 16 de novembro.
Adeltur
Fundada por pousadas, bares e restaurantes da cidade na década de 1990, a Associação Diamantinense das Empresas Ligadas ao Turismo (Adeltur) é hoje uma das principais organizações voltadas para o desenvolvimento econômico e social de Diamantina e região, por meio do fomento do turismo histórico, cultural e ecológico. Entre as realizações da associação, o Festival de Gastronomia e Cultura Diamantina Gourmet tem se destacado, nos últimos cinco anos, por propiciar momentos únicos de apreciação da diversidade da culinária regional, bem como por contribuir para o aprimoramento dos serviços dos serviços dos restaurantes e para a satisfação dos turistas e apreciadores da boa mesa. "O Festival é um excelente maneira de manter o movimento turístico na cidade no período de baixa temporada", explica Mariana.
Para mais informações, acompanhe o nosso site oficial, www.festivaldiamantinagourmet.com.br, e página no Facebook.
Contatos: strategia@terrazul.org.br.
Chefs já escolheram músicas de inspiração dos pratos do Festival
08.09.2014
Acordes da viola inspiram pratos do Festival
Os chefs dos restaurantes já começaram a contagem regressiva para o 5º Festival de Cultura e Gastronomia Diamantina Gourmet, que começa no dia 7 de novembro e prossegue até o dia 16 na histórica cidade, Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO há 15 anos. Embalados pelas letras, versos e melodias de compositores expoentes da Viola Caipira, os conceitos e receitas dos pratos que serão apresentados durante o Festival já estão saindo do forno e ganhando encantadoras formas e deliciosos sabores, para o deleite dos apreciadores da boa mesa.
"Beijinho Doce", de Tinoco e Mazinho Quevedo, e "Franginho na Panela", de Lourenço e Lourival, são algumas das músicas selecionadas como fonte de inspiração dos chefs para conceituar e elaborar os pratos que serão oferecidos nos restaurantes na quinta edição do Festival Diamantina Gourmet. Harmonias musicais, como as da "Chalana", de Mário Zan e Arlindo Pinto, de "Romaria", de Renato Teixeira, de "Vide Vida Marvada", de Rolando Boldrin, ou de "Misturas e Mistérios", de Pereira da Viola, que também pela primeira vez inspirarão pratos únicos da gastronomia brasileira.
Melodias, pratos e sabores
Relicário: Franguinho na Panela de Lourenço e Lourival
O Diamante: Vide Vida Marvada de Rolando Boldrin
O Garimpeiro: O Mineiro e o Italiano de Tião Carreiro e Pardinho
Espaço B: Romaria de Renato Teixeira
Relíquias do Tempo: Chalana de Mário Zan e Arlindo Pinto
Gringos: Cabocla Tereza de Tunico e Tinoco
Recanto do Antônio: Chico Mineiro de Tonico e Tinoco
Restaurante Apocalipse: Tocando em Frente de Almir Sater e Renato Teixeira
Deguste: Disparada de Geraldo Vandré e Theo de Barros
Al Árabe: Misturas e Mistérios de Pereira da Viola
Sushi Barroco: Beijinho Doce de Tinoco e Mazinho Quevedo
Além dos sons e sabores da Viola Caipira nos restaurantes, shows, oficinas de culinária e exposições completarão a imperdível programação cultural do Festival. Fique ligado. Acompanhe a programação no site oficial e na nossa página no Facebook.
Você é nosso convidado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.