segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CAMPANHAS DE VACINAÇÃO: NOVEMBRO DE 2014.


Acontecem no Brasil, em todo território nacional, de 08 a 28 de novembro de 2014, as campanhas de vacinação contra a poliomielite e o sarampo.

Embora o Brasil seja considerado livre da pólio há mais de duas décadas, infelizmente a doença no mundo ainda não está erradicada, e é fundamental, 
para evitar a reintrodução do vírus entre nós, que todas as crianças estejam adequadamente vacinadas.
Vacinação ainda é raridade entre mulheres adultas

A imunidade indireta, conhecida como “de rebanho”, conferida pela vacina oral (Sabin), é fundamental para a proteção da comunidade.

Crianças com esquema completo devem também ser vacinadas!
Em relação ao sarampo o país vive um momento delicado, já que a importação de casos fez com que a circulação do vírus fosse reintroduzida entre nós, 
especialmente no nordeste do país (Pernambuco e Ceará).

As campanhas de seguimento, realizadas no Brasil a cada 4 a 5 anos, visam recuperar os faltosos e cobrir eventuais falhas vacinais.

Com a chegada do verão e o grande deslocamento populacional que ocorre para aquela região do país nesta época do ano, enfatizamos a necessidade de toda criança brasileira, de 1 a 5 anos de idade, receber uma dose adicional da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), independentemente de quantas doses já tenha recebido.

“A SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES (SBIm) e a SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP) recomendam a todos os médicos que não deixem de encaminhar seus pacientes e recomendar a todas crianças menores de 5 anos de idade que participem da campanha e recebam uma dose de ambas as vacinas, para que elevadas coberturas vacinais sejam novamente atingidas e nosso país continue livre dessas enfermidades.”

Renato Kfouri Eduardo da Silva Vaz
 Presidente da SBIm Presidente da SBP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.