terça-feira, 17 de março de 2020

Covid-19 - Minhas observações.


Diante do enorme alarme em relação ao surto de Covid-19, faço as seguintes observações:

- Os casos irão aumentar sim, nas próximas semanas.
- As pessoas mais sujeitas a complicações são as mesmas que complicam com acometimento dos vírus que causam a “gripe comum”. Idosos maiores de 60 anos, hipertensos, diabéticos, cardiopatas, asmáticos, tabagistas, imunodeprimidos como pacientes em tratamento de câncer, HIV ou uso de corticoides por períodos prolongados ou em doses elevadas, etc.
- A determinação de suspender as aulas tem o objetivo de tentar evitar o rápido aumento do número de casos, evitando assim a grande demanda por atendimentos de saúde, o que pode gerar um caos sem necessidade.
- No entanto, observo que estamos ainda na transição do verão- outono com temperaturas mais altas, o que além de dificultar a proliferação viral, há poucas pessoas com sintomas respiratórios. Isso também permite ambientes escolares mais abertos, ventilados e também ao ar livre. No período crítico de baixas temperaturas que ainda vamos passar, as aulas serão suspensas outra vez???
- Em qualquer época, os alunos com sintomas respiratórios não devem ir à escola e procurar esclarecimento diagnóstico através de atendimento médico.
- Devemos continuar a realização de todas as medidas preventivas de transmissão de doenças respiratórias que são amplamente divulgadas todos os anos.
- Não podemos a partir de agora, entrar em pânico e achar que todo sintoma respiratório é causado pelo Coronavírus.
- Todas as medidas preventivas devem ser feitas para evitar a transmissão de qualquer doença respiratória. Essas orientações são passadas todos os anos e pouco seguidas. O número de óbitos pelo Vírus H1N1 é muito significativo e mesmo assim há algumas pessoas que por ignorância, fazem campanha contra a vacina.
- Oriento que tão logo inicie a campanha vacinal, os grupos indicados ou todos que puderem, procurem se vacinar. A vacina protege contra os principais vírus causadores da gripe evitando também as complicações. E nos pacientes vacinados vai ajudar inclusive a pensar em outras possibilidades infecciosas que não os vírus da vacina.
- E parem por favor com a ignorância de divulgar que a vacina da gripe causa gripe, que é feita pra matar idosos e coisas do tipo.
Vida que segue...

Ass. Rodrigo Cavalcanti Gonçalves
Médico Pediatra. CRM-MG: 32621 / SBP: 124.256

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.