segunda-feira, 16 de abril de 2012

50 Dicas de Segurança para Motociclistas.


Os redatores do site Duas Rodas trazem boas dicas da revista americana Motorcyclist para reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas. A maioria delas inclui pequenas mudanças de atitude que se aplicam também a motoristas de automóveis. As dicas incluem exercícios para melhorar a habilidade de manobrar motocicletas e de responder rápido a situações adversas. Vale a pena ler e colocar em prática!

1. Pense que ninguém te vê

Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um movimento imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das cabeças de quatro rodas.

2. Seja paciente

As conseqüências de encarar um erro ou uma disputa no transito começa mal e sempre acaba PIOR. Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e perdoe a falha.

3. Ponha roupas para encarar um acidente, não uma piscina ou uma festinha de verão

Com certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está planejando comer ASFALTO, está? As roupas modernas de tecidos ventilados significam que 40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e shortinhos de surfista (aliás, você pega onda?)

4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior

Esteja pronto para a fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. Não existe “apareceu de repente”, “veio do nada” ou “eu achei que ele ia…“.

5. Deixe seu ego em casa

As únicas pessoas realmente interessadas em saber se você estava mais rápido que o outro na avenida são o policial e o Detran.

6. Preste atenção no que está fazendo

É verdade, tem uma gatíssima de shortinho curtinho do outro lado da rua. Enquanto isso, tem um ônibus na sua frente parando de repente para um tiozinho que fez sinal em cima da hora fora do ponto. Se ligue!

7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente

Nunca mude de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que você realmente pode virar ou mudar de faixa.

8. Seja paciente

Espere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou sair para ultrapassar. Você é pego pelo que NÃO VIU! Aquela olhadinha a mais vai salvar sua pele.

9. Preste atenção na diferença de velocidade

Passar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar por um monte de carros parados é somente um jeito mais rápido de conhecer São Pedro (sé que algum dia você vai conhecê-lo!).

10. Cuidado com a calçada

Um monte de surpresas acaba chegando das calçadas: Sacos com objetos dentro, pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser! Procure problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no tráfego.

11. Carros entrando à esquerda ainda são os maiores assassinos de motociclistas

Não ache que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes de se enfiar à esquerda, não. Eles também estão tentando ser rápidos!

12. Cuidado com carros passando no vermelho

Os primeiros segundos após o sinal mudar são os mais perigosos. Olhe SEMPRE para os dois lados antes de cruzar o semáforo.

13. Olhe os espelhos

Olhe os espelhos sempre que mudar de faixa, diminuir a velocidade ou parar. Esteja pronto para se mover se o outro veiculo for ocupar o espaço onde você está.

14. Deixe espaço na frente

No Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é de 3 segundos de distância do veículo da frente. Melhor ainda se você observar tudo que aparecer na sua frente para os próximos 12 segundos (no horizonte). Todos os seus problemas estão aí dentro desses espaços.

15. Cuidado com os carros equipados

Eles são rápidos e seus motoristas agressivos. Não imagine que você passou por ele e que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode acabar como um novo modelo de grade frontal do carrão dele.

16. Entrar em curvas em alta velocidade machuca

É a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos em estradas sinuosas e pistas de corrida. “Entre devagar, saia rápido” é há muitos anos a regra dos campeões das pistas.

17. Não acredite na polícia florestal

Se na área onde você está podem aparecer animais, não vá pensar que a polícia rodoviária ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua frente. Vá devagar, olhe para as margens da Estrada e fique vivo.

18. Já está muito tarde para você começar a usar os dois freios

O dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada das curvas pode acalmar uma moto nervosa.

19. Mantenha SEMPRE o freio dianteiro coberto

Economize um segundo no tempo de reação a 85 km/h e você pode parar 30 metros antes (é talvez até conseguir escapar do impacto). Será que vale a pena? Pense!

20. Olhe para sua trajetória

Use o milagre da fixação de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas mostram que a moto vai para onde você olha, então olhe para a solução no lugar de olhar para o problema.

21. Mantenha seus olhos em movimento

O tráfego está sempre mudando,portanto continue sempre procurando por problemas. Não trave seus olhos em um só ponto por muito tempo a menos que você esteja realmente em problemas sérios.

22. Pense antes de agir

Avalie com cuidado a situação quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele táxi está a 15 km/h numa área com limite de 60 km/h ou você pode acabar com sua cabeça dentro do carro que virou à esquerda “do nada”.

23. Não olhe para o chão – levante sua cabeça

É sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros. Olhe lá longe e mude a direção.

24. Preste atenção em seu caminho

A maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de seu trajeto, abaixo de 60 km/h, em um cruzamento ou via secundária. É, exatamente, por onde você passa toda hora.

25. Pare totalmente em cada placa “PARE”

Isso, ponha seu pé no chão. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer isso força uma decisão imediata sob pressão sem tempo para identificar uma situação de risco.

26. Nunca entre às cegas num corredor de trânsito parado

Os carros devem estar parados por alguma boa razão, e você pode não vê-la até que seja tarde demais para fazer alguma coisa. Não ande a mais de 30 km/h acima da velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h, você vai ver que cair no meio do transito não é assim tão confortável.

27. Não abrace um urso!

Se você pesa 50 kilos, por favor não tente encarar uma estradeira-monstro de 400 kilos! Se você tem só um metro e meio de altura, tem certeza que precisa uma altíssima bigtrail? Pega leve!

28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tráfego

E acertar um carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tão dolorido quanto o primeiro caso.

29. Não entre numa rotina de cruzamentos iguais

Procure uma placa “PARE” depois de uma longa série de esquinas em preferência para você. Se você está imaginando que o trafego vai parar pra você, vai acabar encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.

30. Tenha espaço para se movimentar quando trafegar em grupo

Pilotar dentro de um amontoado grupo de motos é um bom meio de acabar no meio do mato fora da estrada. Qualquer grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um ponto de encontro marcado à frente para reencontrar os “desgarrados”.

31. Dê tempo para seus olhos se acostumarem

Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local escuro também ajuda, senão você estará dirigindo às cegas por uns 2 quilômetros!

32. Domine a meia-volta

Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira.

33. Quem colocou uma placa “PARE” no meio dessa subida?

Não entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar enquanto usa o acelerador e embreagem para sair sem problemas.

34. Se parece escorregadio, então é mesmo!

Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho? Óleo? Pode não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabãozão ou em nada.

Aqui vale um comentário importante: há poucos dias um colega motociclista sofreu uma queda por causa de uma faixa pintada de preto na Rodovia Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte). O fato é que a irresponsabilidade do pessoal que decidiu pintar as faixas no lugar de QUEIMÁ-LAS COM FOGO levou a um grave acidente, que dessa vez por MUITA SORTE não tirou a vida do motociclista. A aderência sobre TODAS AS FAIXAS é reduzida e por isso um mínimo delas deve existir sobre a pista e as mesmas não podem estar DISFARÇADAS à visão do condutor de qualquer veículo. Fica o alerta: NUNCA TRAFEGUE sobre as faixas: Uma faixa branca da melhor qualidade tem em sua composição milhares de microesferas de vidro altamente escorregadias polvilhadas depois de aplicada a faixa em altíssima temperatura, tornando-a a maior inimiga do motociclista (depois do administrador de vias de tráfego irresponsável, é claro).

35. BUM! Estouro de pneu! E agora?

Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz, então se prepare para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e use freio bem leve com a roda boa e vá procurando a melhor direção para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.

36. Pingos na viseira?

Começou a chover. O asfalto umedecido é muito mais escorregadio que depois de uma chuva tropical e você nunca sabe o quanto está liso. Use máxima concentração, cuidado e suavidade nos controles.

37. Emocionado?

Já dizia o velho ditado: “Quando a cabeça não pensa, o corpo é quem paga”. As emoções são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo quando for sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte até 10 mil.

38. Vista uma roupa

Ponha roupas que sirvam bem em você e ao tempo. Se você está muito frio ou muito quente ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de você, você já está em problemas.

39. Deixe seu iPod em casa

Você não vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda “Calypso”, a única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido para o pessoal da SALA DE CIRURGIA.

40. Aprenda a fazer desvios de emergência

Esteja pronto para fazer dois desvios de emergência em seguida. Desvie de um obstáculo pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória original. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo normal, sem pensar.

41. Seja suave em baixa velocidade

De nada adianta sua enorme agilidade se você estiver devagar. Tire as forças dos movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza muito indesejáveis transferências de peso e facilita alinhar e posicionar a moto exatamente onde e como desejamos.

42. Piscar luz de freio é uma boa

As setas e luzes de freio dos outros veículos te chamam a atenção, não é verdade? Pisadinhas leves no pedal ou toques rápidos na manete do freio dianteiro antes de realmente frear sua moto vão alertar o trafego atrás.

43. Cruzamentos são perigosos, então garanta suas chances

Ponha outro veiculo imaginário entre sua moto e o veiculo à frente para evitar que o veículo cruzando acerte você bem de lado. Diminua, assim, para metade a chance de acidentes.

44. Ajuste sua visão periférica

Olhe para um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao lado movendo só sua atenção, sem virar os olhos. Quanto mais você conseguir ver sem virar os olhos ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.

45. Sozinho num semáforo que não muda nunca?

Se for um semáforo inteligente (tem um numero perto das luzes) você pode mudá-lo! Procure um fio sensor de presença antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no chão) e posicione o motor da moto em cima dele. Se o semáforo não mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas chances de mudá-lo para verde vão melhorar. Se não der, relaxe e espere, você já tentou tudo!

46. Tudo é mais difícil de ver à noite

Ajuste e limpe seus faróis e viseiras transparentes e tenha uma visão melhor do que uma simples idéia do que está ali na frente.

47. Não trafegue perto ou ao lado dos caminhões

Se um daqueles 18 pneus monstruosos estourar — o que acontece com BASTANTE FREQÜÊNCIA – ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço violentíssimos. A não ser que você goste de brigar com uma chuva de destroços, fique longe ou passe logo. Os pedaços de mola da suspensão dos caminhões matam pessoas dentro dos carros, imagine o que poderá fazer com você!

48. Tire o pânico das paradas de emergência

Desenvolva uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um lugar deserto e seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens começando bem suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela força na mão ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem máxima=pneus CANTAM mas a roda NÃO PÁRA). Repita isso com cuidado MUITAS vezes até ficar muito bom. Pronto.

49. Tenha pneus adequados

Nada do que você leu até aqui vai servir a não ser que você tenha os pneus adequados. Não os subestime. Tenha certeza que eles estão bem calibrados todo tempo. Procure cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os pneus são a essência da dirigibilidade.

50. Respire fundo e pegue leve…

Conte até 10. Desculpe e peça desculpas, dê passagem e vá devagar, apreciando o passeio. Deixar de andar a 130 km/h é muito melhor que arruinar sua vida numa cadeira de rodas, ou ainda, num caixão.

Fonte:

Dança da galera


Diamantina perdeu neste domingo, a disputa organizada pelo programa Domingão do Faustão, mesmo apresentando uma coreografia, na minha opinião, mais bonita e emocionante.

Não sei se podemos considerar uma derrota, já que o nosso turismo anda em baixa e a cidade ganhou uma bela matéria na telinha do canal Plim-Plim e elogios da apresentadora e repórter Daniele Suzuki, o que não custaria menos que alguns milhões de reais, pra uma matéria deste porte, em horário nobre num domingo, na rede Globo.

E o principal. Que o espírito de união da tanta gente diferente, mesmo que motivados por uma diversão de um famoso programa de TV, mostrou que é possível unirmos também em prol de questões sociais mais necessárias e importantes, o que pode realmente mudar os rumos da nossa cidade e da nossa gente.

Parabéns a todos os participantes.

sábado, 14 de abril de 2012

Teste de consumo de combustível.

Este teste abaixo, é muito interessante, pois foi realizado com carro, mas vale também, para as motocicletas. Alguns cuidados simples, de manutenção no dia a dia e o modo de uso do veículo, pode influenciar muito no consumo de combustível, como pneus descalibrados, vidros abertos em viagens, entre outros. Leiam e vejam como pode parecer pouco, mas a longo prazo, não só o carro, como o bol$o, podem sofrer.


Foi realizado um experimento no Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES), no RJ. Foi um procedimento para levantamento do acréscimo do consumo de gasolina com velas gastas, filtro de ar entupido, pneus murchos, etc. O carro de testes foi um Uno Fire.
Seguem os resultados:

1- Velas Gastas
As velas originais foram substituídas por unidades com 20.000 km rodados em outro motor idêntico, mas que jamais haviam sido limpas nem reguladas. Estavam com abertura menor que a especificada.
Acréscimo de consumo: 7,49%

2- Filtro de ar obstruído
O filtro de ar original foi trocado por outro que rodara também 20.000km em outro carro igual, sem jamais ter sido limpo.
Acréscimo de consumo: 6,20%

3- Rodagem em "banguela"
Todos os testes foram efetuados em dinamômetro. Foi simulada a rodagem em descidas com o carro engrenado e desengrenado. Em carros com injeção eletrônica o consumo em "banguela" é ligeiramente maior que engrenado.
Acréscimo de consumo: 5,19%

4- Pneus murchos
Essa é para quem tem preguiça de medir a pressão dos pneus uma vez por semana, ou quando o tempo esfria. Foi feita a avaliação com 6 libras a menos em cada pneu (e pensar que tem gente que roda com 10 libras a menos).
Acréscimo de consumo: 17,80%

5- Janelas abertas
Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente), por isso o resultado não pode ser comparado diretamente com os demais, mas serve como referência. O carro rodou em pista plana, em velocidade constante, com as duas janelas totalmente abertas.
Acréscimo de consumo: 9,35%

6- Carro com 4 passageiros
Simulou-se o peso de mais 3 passageiros (225kg). Claro que é melhor rodarem 4 pessoas em um Uno do que 4 pessoas em 4 carros separados. Mas isso serve para aqueles que "esquecem" a tralha da pescaria no porta-malas, ou que carregam uma baita caixa de ferramentas no porta-malas.
Acréscimo de consumo: 10,80%

7- Tudo junto
Esse teste foi feito por curiosidade, não fazia parte do experimento. Primeiro rodei sozinho pelo CENPES, com uma bureta presa na janela do passageiro e ligada diretamente na bomba elétrica.
Depois, instalamos as velas gastas, o filtro sujo, esvaziamos os pneus em 6 libras ,entramos em 4 no carro e abrimos as 4 janelas. Saímos passeando por dentro do CENPES, mais ou menos pelo mesmo circuito.
Acréscimo de consumo: impressionantes 44,41% !!

É isso aí! Agora o pessoal que fica na dúvida porque seu carro faz 8 km/l enquanto o do vizinho faz 11 já pode fazer sua avaliação.

Calibre os pneus A CADA 15 DIAS no mínimo, isso ainda é de graça.
Atenciosamente,
Ricardo
PETROBRAS - Gás e Energia

Com certeza, todas as peças móveis como suspensões, motor, pneus, sofrerão também, desgastes mais precoces.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mundo Off Road


O segmento off Road cresce a cada ano, impulsionado pelo espírito ecológico, pelo ecoturismo e claro, também, pela contribuição ao espírito aventureiro, mesmo que urbano, que as fábricas de automóveis têm dado com a “invenção” dos modelos ditos SUVs. Nesta onda dos falsos ”cross”, praticamente todas as marcas apresentam modelos, que nada possuem, além de adereços pra deixar o dono na onda e com jeito de aventureiro.

Isso tem o lado bom, por despertar em muitos desses donos, o verdadeiro espírito “fora de estrada”. E vendo que de 4x4 (quatro por quatro) o carro nada tem, além de enfeites, muitos migram para o verdadeiro mundo das aventuras por lamas, trilhas e montanhas.

Os primeiros veículos 4x4, foram desenvolvidos para as atividades militares, sendo depois usados em serviços pesados e para alcançar regiões de difícil acesso. Aqui pela região de Diamantina, diversos garimpos só foram possíveis, devido ao Jeep Willis, Toyota Bandeirantes, Rural e F75, sendo que muitos desses carros estão hoje nas mãos de trilheiros, alguns com adaptações e melhorias em motor, suspensão, freios, etc.

A primeira associação fora de estrada, foi fundada em São Paulo em 1981. A atividade tem sido uma das expressões da área automobilística que mais cresce em nosso país.

A cada ano, novas gerações integram-se off-road, mas nem todos participam do pacto de companheirismo que, de maneira sadia, rege os princípios básicos da atividade desde seu início.

Mais que um simples segmento, o fora de estrada trouxe consigo toda uma maneira especial de viver, fazendo crescer a opção pelos caminhos e paisagens alternativos, unindo pessoas e veículos à nossa bela e exuberante natureza.

Ser um off - roader é, antes de tudo estar participando de um grupo cada vez maior de pessoas que optam pelo uso de um veículo 4X4 para a prática do conhecimento e respeito ao seu país, a sua natureza, e ao desenvolvimento do espírito de da amizade, companheirismo e solidariedade.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Verdade Pura

Sem comentários. Basta assistir e assinar embaixo. Enquanto vivemos num mundo musical de péssima qualidade, com letras absurdas, cantores ridículos e músicas medíocres entre outros absurdos temos que engolir o Ronaldinho Gaúcho recebendo medalha da academia brasileira de letras.
Mais uma vez digo: vai entender...

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Motos terão placas maiores.



Esta nova placa, enorme diga-se de passagem, que seremos obrigados a usar, só reforça a incompetência dos governos em nos fornecer o mínimo de direito em termos de segurança e fiscalização, colocando todos nós, motociclistas, como possíveis bandidos em cima das nossas motos.
Não vai demorar termos que pilotar com uma melancia no pescoço.
Arbitrariedades comuns ao CONTRAN, sempre com decisões ridículas. .
Vai entender ...

No dia 23 de março foi divulgado pelo Conselho Nacional de Trânsito e publicado no Diário Oficial da União a resolução que determina que motos fabricadas a partir de 2012 deverão ter placas com suas medidas maiores para ajudar na identificação do veículo.

De acordo com a resolução 372 as placas terão a partir de 2012 as medidas de 20cm de comprimento por 17cm de altura, 20x17cm. As medidas atuais são de 18,7cm de comprimento por 13cm de altura, 18,7x13cm. Outra mudança nas placas para motos está nas letras que atualmente tem 4,2cm e de acordo com a nova resolução deverão ter 5,3cm de altura.

Para finalizar, as placas obrigatoriamente terão que serem feitas, a partir de 2012, com materiais refletivos que até então eram apenas um opcional.

Você pode ler a resolução na integra neste link do CONTRAN:

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_372_10.pdf

Fonte: http://www.motorede.com.br