segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pedale já! E viva melhor.


O verão está aí a todo vapor, ou melhor, a todo calor. É a estação do ano que mais estimula a atividade física, com os devidos cuidados claro com a hidratação e a proteção da pele.
Encontrei na internet, a gente encontra tudo que quer na internet, este gui resumido sobre a escolha da bicicleta ideal pro uso de cada pessoa. Há diferenças importantes, inclusive no preço das diferentes bicicletas dependendo da intenção do ciclista: passeios, trilhas, viagens, etc.
Escolha a sua e sai por aí pedalando. Além de uma ótima atividade física, não polui nadinha o meio ambiente.
Boa leitura

Noções básicas:
Pensando em comprar uma bicicleta nova? Se você não coloca os pés em uma loja de bicicletas há algum tempo, ficará surpreso com as mudanças nos últimos anos. Suspensão nas bicicletas agora é algo comum, mecanismos e sistemas de freio estão mais sofisticados do que nunca e elas têm recursos e peças que não poderiam ser encontrados em uma bicicleta por nenhum valor há alguns anos.
Duas das maiores tendências são o surgimento da bicicleta de pista, de várias formas, e das bicicletas específicas para mulheres. As bicicletas femininas apresentam peças e o dimensionamento do tamanho do quadro especificamente ajustados para as proporções da mulher. Em geral, as mulheres têm, proporcionalmente, as mãos menores, pernas mais longas e tronco mais curto do que os homens. As mulheres são mais leves e aproveitam mais da sua capacidade de pedalar utilizando a força do que da capacidade aeróbica (resistência). Um recurso central das novas bicicletas femininas são os assentos, muito mais confortáveis do que aqueles disponíveis há alguns anos.
A bicicleta de pista também voltou, e um novo formato é a bicicleta de pista com barra plana. Não é um híbrido como aquelas antigas batedeiras deselegantes das quais você se lembra. Uma bicicleta de pista com barra plana é rápida e eficiente, criada para entusiastas, mas o guidão plano estilo bicicleta de trilha está em uma posição mais confortável para muitos corredores.
Outras tendências incluem uma suspensão melhor em todos os níveis de preço, acrescido de freios a disco e quadro fabricado com melhores materiais, incluindo várias combinações, como alumínio e a fibra de carbono.
Quando você pensar em comprar uma bicicleta, leve em consideração para que você pretende usá-la: um amante das pistas interessado em viagens longas apreciará uma bicicleta de pista eficiente e com mais velocidade; se você quiser experimentar um pouco de sujeira, leve em consideração um híbrido ou uma bicicleta para trilha com suspensão traseira. E se sua verdadeira paixão for os "off-road", considere uma bicicleta para trilha com suspensão completa.
Como comprar
Defina o uso e a faixa de preço e visite várias lojas que ofereçam diferentes marcas para ter uma idéia dos modelos disponíveis. A loja deverá oferecer algumas opções e nunca menos que três modelos diferentes para aumentar suas opções de compra.
Pedale se possível. É a melhor forma de descobrir se a bicicleta se ajusta bem e você também poderá experimentar os controles, da suspensão e seu manuseio. Manipule a bicicleta e suas peças e se possível, teste o quanto puder. Monte nela e ande em caminhos diferentes, com níveis diferentes, pedale em ziguezague como se estivesse em uma estrada com curvas. Freie bruscamente. Mude as marchas para ver se há problemas com o ajuste.
Na loja, procure sinais de boa (ou má) qualidade. As pastilhas devem tocar diretamente o disco e não fazer ruído durante a frenagem. O deslocamento deve ser suave e rápido. Não deve haver ruídos de som metálicos ou de pancadas. Os pneus devem estar inflados corretamente. As extremidades dos cabos de freio e do desviador devem estar rentes e protegidas. Esses são sinais de que você está em uma boa loja.
Será difícil pechinchar uma vez que muitas lojas não têm uma boa margem nas bicicletas; é nos serviços e acessórios que elas têm mais espaço para negociar. Peça desconto nos acessórios - a maioria das lojas dará uma margem de desconto nos opcionais comprados no mesmo dia da compra da bicicleta. Pergunte sobre o plano de serviços da bicicleta - o que está incluído, e o que é cobrado extra. Peça uma cópia do plano de serviços por escrito.
GLOSSÁRIO
Aros com superfície de frenagem Aros com superfície de frenagem tornam a frenagem mais eficaz e constante em uma série de condições, e podem aumentar a vida útil do aro.
Coroas duplas ou triplas Coroas duplas são melhores para bicicletas de corrida. Elas são mais leves e mudam a marcha com mais rapidez. Coroas triplas são melhores para trilhar caminhos mais íngremes. Elas são um pouco pesadas, mas para a maioria dos ciclistas, o conjunto de três coroas é a melhor opção.
Garfo de carbono Muitas bicicletas são vendidas com garfos de fibra de carbono que amortecem o impacto. Além de bastante flexíveis, eles também diminuem o peso.
Pedais para bicicletas de trilhas ou para bicicletas de corrida Pedais unilaterais, sem presilhas, para bicicletas de corrida oferecem plataformas grandes e movimento seguro e estável com uma conexão sólida entre a sapatilha e o pedal. Sapatilhas são mais rígidas e leves e proporcionam a melhor transferência de força. São ideais para ciclistas que passam a maior parte do tempo na bicicleta e fazem paradas ocasionais. Pedais de bicicletas de trilhas encaixam-se em sapatos com pregos e reentrâncias, que permitem maior estabilidade do que sapatilhas para corrida de sola lisa. Eles ainda proporcionam uma conexão sólida e eficaz entre sapato e pedal, mas a plataforma não é tão grande e os sapatos costumam ter solas mais macias. Eles são uma boa opção para o ciclista amador que gosta de diversão durante o passeio de bicicleta ou que faz paradas freqüentes.
Pneus Rodas de bicicletas de corrida têm cerca de 68 cm de diâmetro. Rodas de bicicletas para trilha têm 66 cm de diâmetro. Então, por que os pneus de bicicletas para trilhas têm, por exemplo, 66 x 5 cm (um conceito simplificado), e os de bicicletas de corrida têm dimensões misteriosas como 700 x 23? Ora, 700 é o tamanho da roda e refere-se à circunferência da roda. O 23 é, na verdade, uma leitura de largura em milímetros; os pneus são classificados como 700 x 23 convencionalmente. Apenas lembre-se que todas as bicicletas de corrida usam rodas 700 (as exceções são as bicicletas de corrida de porte pequeno que usam rodas de tamanho 650) e o segundo número refere-se à largura do pneu em milímetros, um resultado da herança européia para as bicicletas de corrida.
STI/ Ergopower Todas as bicicletas de corrida atuais usam marchas/alavanca de freio integradas. Os dois fabricantes, Shimano® e Campagnolo®, referem-se a elas como STI© (Shimano Total Integration) ou Integração Total Shimano e ErgoPower©, respectivamente. Ambos são excelentes sistemas com pequenas diferenças. Faça o teste com bicicletas equipadas com cada um deles para descobrir a sua.

GLOSSÁRIO
Aros com superfície de frenagem

Aros com superfície de frenagem tornam a frenagem mais eficaz e constante em uma série de condições, e podem aumentar a vida útil do aro.

Coroas duplas ou triplas

Coroas duplas são melhores para bicicletas de corrida. Elas são mais leves e mudam a marcha com mais rapidez. Coroas triplas são melhores para trilhar caminhos mais íngremes. Elas são um pouco pesadas, mas para a maioria dos ciclistas, o conjunto de três coroas é a melhor opção.

Garfo de carbono

Muitas bicicletas são vendidas com garfos de fibra de carbono que amortecem o impacto. Além de bastante flexíveis, eles também diminuem o peso.


Pedais para bicicletas de trilhas ou para bicicletas de corrida

Pedais unilaterais, sem presilhas, para bicicletas de corrida oferecem plataformas grandes e movimento seguro e estável com uma conexão sólida entre a sapatilha e o pedal. Sapatilhas são mais rígidas e leves e proporcionam a melhor transferência de força. São ideais para ciclistas que passam a maior parte do tempo na bicicleta e fazem paradas ocasionais. Pedais de bicicletas de trilhas encaixam-se em sapatos com pregos e reentrâncias, que permitem maior estabilidade do que sapatilhas para corrida de sola lisa. Eles ainda proporcionam uma conexão sólida e eficaz entre sapato e pedal, mas a plataforma não é tão grande e os sapatos costumam ter solas mais macias. Eles são uma boa opção para o ciclista amador que gosta de diversão durante o passeio de bicicleta ou que faz paradas freqüentes.

Pneus

Rodas de bicicletas de corrida têm cerca de 68 cm de diâmetro. Rodas de bicicletas para trilha têm 66 cm de diâmetro. Então, por que os pneus de bicicletas para trilhas têm, por exemplo, 66 x 5 cm (um conceito simplificado), e os de bicicletas de corrida têm dimensões misteriosas como 700 x 23? Ora, 700 é o tamanho da roda e refere-se à circunferência da roda. O 23 é, na verdade, uma leitura de largura em milímetros; os pneus são classificados como 700 x 23 convencionalmente. Apenas lembre-se que todas as bicicletas de corrida usam rodas 700 (as exceções são as bicicletas de corrida de porte pequeno que usam rodas de tamanho 650) e o segundo número refere-se à largura do pneu em milímetros, um resultado da herança européia para as bicicletas de corrida.

STI/ Ergopower

Todas as bicicletas de corrida atuais usam marchas/alavanca de freio integradas. Os dois fabricantes, Shimano® e Campagnolo®, referem-se a elas como STI© (Shimano Total Integration) ou Integração Total Shimano e ErgoPower©, respectivamente. Ambos são excelentes sistemas com pequenas diferenças. Faça o teste com bicicletas equipadas com cada um deles para descobrir a sua preferência.

Um comentário:

  1. A região de Diamantina é um lugar perfeito para pedalar. Uma opção ´de lazer saudável, ecológico. Infelizmente vejo poucas pessoas nas trilhas.

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