Estamos na fase de transição do inverno para a primavera, e é justamente esta, a época de uma doença comum da infância , chamada Varicela, popularmente conhecida como Catapora. Vou esclarecer um pouco mais sobre ela .
-Doença infecciosa aguda, altamente contagiosa .
-Etiologia – causada por um DNA vírus, do grupo dos herpesvírus .
-Os humanos são a única fonte de infecção.
-Acomete mais as crianças menores de 10 anos de idade, de ambos os sexos, podendo acometer também adolescentes e adultos, sendo estes com menor freqüência .
-Transmissão: Por contato direto, pessoa a pessoa, por gotículas de muco, saliva ou secreções das vesículas (bolhas que se formam na pele, com líquido claro no seu interior).
-É contagiosa de um a dois dias antes das erupções, até remissão das lesões de pele, quando as feridas estão “secas”, na fase de crosta.
-Sintomas: alguns sintomas leves podem preceder o quadro como febre baixa, diminuição do apetite, tosse e mal estar.
As lesões surgem como “pontos”pequenos e vermelhos, e em cerca de 24 horas evoluem para as vesículas = uma pequena bolha com líquido claro no interior, com pele avermelhada em torno . Esta lesão coça bastante.
As lesões surgem em todo o corpo, principalmente face e tronco, e pode acometer boca, olhos e genitálias. Acomete também os membros, sem poupar mãos e pés.
Nos primeiros 3 a 5 dias, há grande formação das lesões, que vão evoluindo progressivamente para crostas (feridas secas). A febre persiste por um a dois dias, sendo proporcional ao número de lesões.
-Complicações: não são freqüentes, mas podem ocorrer de forma grave e difícil tratamento como pneumonia, encefalite, infecção das lesões da pele, conjuntivite e meningite.
-Evolução: benigna na grande maioria das crianças.
-Tratamento.
Não há tratamento específico, ou seja, não há um medicamento que reduza o tempo nem a intensidade da doença.
O repouso, cuidados de higiene corporal adequada para evitar infecção das lesões, e se a coceira for acentuada, pode-se usar desde agentes tópicos, até em alguns casos os antialérgicos para dar um maior conforto à criança.
Importante destacar para não ser dado anti-térmicos a base de aas (aspirina).
-Prevenção: Evitar contato com crianças doentes .
Vacinação.
É a única forma eficaz de prevenção, evitando as formas graves. A vacina ainda não está disponível na rede pública.
Há vacina contra a Varicela, que pode ser aplicada a partir do 9 meses de idade, com reforço aos 5 anos. Adultos que nunca tiveram a doença também podem ser vacinados recebendo duas doses com intervalo de 8 semanas entre as doses.