sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ouro Preto tem novas regras para preservação.

Ouro Preto tem novas regras para preservação do conjunto histórico

Portaria do Iphan foi publicada nesta quarta-feira (27).
Normas preservam sítio histórico e permitem expansão em outras áreas.

A cidade mineira de Ouro Preto tem novas regras para preservação do conjunto arquitetônico e urbanístico. A portaria do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi publicada nesta quarta-feira( 27), no Diário Oficial da União.

VEJA GALERIA DE FOTOS DE OURO PRETO

Museu da Inconfidência de Ouro Preto Museu da Inconfidência de Ouro Preto.
(Foto: Humberto Trajano/G1 MG)

A portaria estabelece normas para intervenções na área histórica. Fica estabelecido, por exemplo, que a iluminação dos espaços públicos deverá realçar o conjunto arquitetônico e paisagístico das igrejas e monumentos. O pavimento de pedra deve ser preservado nas ruas e nos passeios. Bocas de minas, túneis e outros vestígios da mineração não podem ser vedados, a não ser em casos de segurança pública. A portaria também determina que as construções coloniais devem ter alvenaria externa rebocada e pintada em cor branca. As esquadrias, que contornam portas e janelas, devem ser pintadas em cores fortes usuais.

O documento prevê ainda regras para aproveitar edificações e lotes vazios no sítio tombado e para integrar o conjunto histórico às áreas de crescimento do município. Para o prefeito Ângelo Oswaldo, o principal avanço da portaira é "reconhecer a cidade como organismo vivo", que continua crescendo. Segundo o prefeito, houve flexibilização das regras nas áreas de expansão, mas foi intensificado o rigor das normas no centro histórico. Ângelo Oswaldo considera a "portaria muito importante porque vem compatibilizar a açao do Iphan com a ação municipal".

O documento é resultado de várias reuniões entre o Iphan, a Superintendência do Instituto em Minas Gerais, o Escritório Técnico em Ouro Preto e a Secretaria Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano da cidade.

A publicação das novas regras coincide com os 30 anos de tombamento de Ouro Preto como patrimônio cultural da huminidade, reconhecido pela Unesco.

fonte: G1/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.