sexta-feira, 22 de junho de 2012
Linha 2013 da L200.
O tempo não estava amistoso. Chuva, vento e frio, muito frio. Daquele de cortar a pele. Assim fomos recebidos pela natureza no evento da Mitsubishi realizado no Autódromo Vello Cittá, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.
Se a ocasião fosse para dar uma volta em um Lancer Evo na pista que recebe, entre outros, a Porsche Cup, este seria um dia triste (e com programação limitada). Felizmente o convite para ir até a cidade a 200 km da capital era para conhecer a linha 2013 da picape L200 Triton. Antes que você atire pedras falando que viajamos centenas de km para andar numa picape em um autódromo, avisamos: ali do lado da pista fica o "terródromo", circuito off-road que, com a chuva insistente, ficou especialmente desafiador. Foi para lá que levamos o bicho.
L200 SAVANA
A maior novidade da linha 2013 é, na verdade, uma velha conhecida. A versão L200 Triton Savana está de volta. Essa aí do lado na clássica cor amarelo-ovo que a destacava no meio dos carros cinzas e pretos na selva urbana desde sua primeira versão, em 2004.
Por R$ 112.490, esta versão quer ser a escolhida pelo camarada que vai efetivamente colocar a picape na lama. Por isso ela traz os mimos da topo HPE, e soma detalhes exclusivos como snorkel para ‘mergulhar’ até 800mm, rack de teto, prancha para ajuda em atoleiros, e outros.
Só que em Mogi Guaçu a Savana estava apenas exposta. Na falta da versão mais valente da L200 Triton para encarar a lama, levamos a top HPE para um ambiente bem diferente do que ela está acostumado. E ela mostrou que gosta da coisa, no caso, da lama!
L200 Triton HPE Diesel AT - R$ 121.490
L200 Triton HPE Diesel MT - R$ 112.490
L200 Triton HPE Flex AT - R$ 99.990
L200 Triton Savana - R$ 112.490
L200 Triton GLS - R$ 95.990
L200 Triton GLX - R$ 87.490
L200 Triton GL (airbag, abs) - R$ 88.990
L200 Triton GL - R$ 83.990
BEBE O QUE?
O ronco na cabine não deixa dúvidas, estamos na versão equipada com o motor 3.2 litros turbodiesel de 170 cv e 35 mkgf de torque. Esta unidade é opção única em toda a gama da L200 Triton. Só que a versão mais cara, somente ela, também dispõe do motor 3.5 flex, de 205 cv.
A pista de terra estava ali do lado, mas nossa primeira experiência foi no asfalto do autódromo. Lá a picape se mostrou bem a vontade no ambiente onde ela deve rodar majoritariamente. Levamos toneladas, subimos ladeiras, aceleramos na reta e freamos bruscamente. Impressionou o diâmetro de giro. Mas o melhor mesmo estava ali do lado.
HUSKY SIBERIANO
"Pode acelerar e passar pelo buraco a 60 km/h. Você não vai sentir nada", me auxilia o engenheiro da Mit. A estrada, uma lamaçal prejudicado pela chuva constante, pedia cautela máxima, a menos que quiséssemos visitar o canavial que circundava o trajeto.
Acelero a picape com decisão. O câmbio automático de quatro marchas faz as trocas e, com alguma dificuldade em função da lama, consigo chegar a 60 km/h. E então... nada. Só noto o buraco quando olho o retrovisor e vejo que ele ficou para trás. Se a L200 Triton 2013 não aprendeu a voar, como isso é possível? O segredo mora em três letras: SDS, a nova suspensão da picape. Fruto do trabalho de 1 ano e meio da engenharia brasileira da Mit, a suspensão SDS trabalha com molas especiais, de variação maior em relação à frequência de trabalho. Isso garante bom desempenho tanto no autódromo quanto no terródromo.
No terreno desafiador, a L200 parecia feliz como um husky siberiano de apartamento solto na neve. O pedigree dessa picape é respeitável: 10 vitórias no Rally dos Sertões, o principal rali brasileiro. Mas vale destacar que o modelo que anda pelas trilhas oficialmente recebe modificações. A L200 2013 tem chassi com longarina em duplo "U" 50% mais rígido e 70% mais flexível nesta nova L200, garantem os engenheiros da marca.
SPA DAY
Dizem que lama faz bem para a saúde, e é verdade. No fim da aventura, a picape estava tão suja que mal dava para ver a dianteira atualizada. Sim, a L200 Triton ganhou nova grade e conjunto óptico, mas apenas na versão HPE. É pouco para disputar com as renovadas S10 e Ranger? É. Mas ninguém disse que ela quer ser a mais bonitinha de todas. A brincadeira aqui é lama, e nesse ponto o pessoal da Mit pode conquistar o cara que não vai apenas desfilar no shopping com esse tanque.
fonte: http://caranddriverbrasil.uol.com.br
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