quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SINIAV. Sabem que m. é essa ?


SINIAV começa monitoramento a partir de janeiro
        O ano de 2013  vai começar diferente para uma parte dos motoristas  brasileiros. Pelo menos inicialmente para quem vai pegar um carro novo. O SINIAV – um tipo de SIVAM para carros – vai entrar em operação em todo o país, começando obrigatoriamente pelos carros novos. Todos – sem exceção – terão que sair de fábrica com o chip de rastreamento. Não se trata daquele rastreador que o proprietário pode ou não ativar no momento da compra.
        O chip do SINIAV estará sempre ativo e identificando o veículo em qualquer ponto do território nacional, seja em estradas ou vias urbanas.. O dispositivo vai custar R$ 5,00 e será cobrado do proprietário na hora de licenciar. Ele vai permitir que os órgãos de trânsito fiscalizem a frota nacional, a fim de evitar roubo/furto de veículos/cargas, controlar tráfego, restringir acesso em zonas urbanas, fiscalizar velocidade média, aplicar multas, localizar veículos roubados, enfim, uma série de funções agregadas.
        O sistema vai utilizar uma série de antenas fixas ou móveis para fiscalizar a frota. Além disso, os carros usados também deverão ser equipados com o chip até julho de 2014. Os estados vão programar as instalações individualmente.
        O serviço deve ser feito no momento do licenciamento. Quem não portar o chip terá de pagar multa de R$ 127,69, além de ter cinco pontos na CNH e ter o veículo retido.
PS: Faltou avisar que se o tempo gasto entre duas antenas for menor que o estipulado, conforme as placas de velocidade, ou seja, andou acima do limite, portanto gastou menos tempo entre as antenas, vai ser multado por excesso de velocidade também!!!
fonte: enviado pelo amigo Hugo Lopes de Macedo. 

obs: Além é claro, de beneficiar alguma empresa, com a venda, instalação e monitoramento do sistema, ajudará a encher mais ainda, os cofres públicos, com  multas e coisas do tipo. 
E tem o lado negro da coisa:

O Siniav promete inovar o trânsito e a segurança no Brasil, mais há vários pontos negativos. Tantos, que se parar para pensar são iguais ou superior aos beneficios.

- Invasão da privacidade: Quem tiver acesso ao SINIAV poderá saber onde você esteve, que horas e muitas outras informações.

- O perigo de cair nas mão erradas: Imagine pessoas com más intenções em posse de um programa ou sistema que possibilite o acesso aos dados do SINIAV?
Esses são pontos para pensar se realmente é necessário instalar esse sistema em nosso país, ao menos nesse momento. O valor que será desembolsado dos cofres públicos poderiam ser utilizados para outras melhorias, como nas estradas, segurança e sinalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.