No mundo motociclístico, assistimos diariamente inúmeros
acidentes e muitas mortes, sofridas por condutores abusados e imprudentes, mas
também, por muitos despreparados pra pilotar motos de média e alta cilindradas,
cada vez mais potentes, velozes e que não permitem nem perdoam erros na
condução. Os centros de formação de condutores preparam as pessoas pra tirar carteira e não,
pra piltarem as motocicletas. E muitos, com a carteira de habilitação nas mãos,
nenhuma experiência, mas dinheiro no bolso acabam partindo pra aventura de comprar
essas máquinas, que exigem pessoas
experientes, muitas vezes com necessidade de cursos de pilotagem, já
oferecidos até mesmo, por algumas marcas na venda de motos de alta cilindrada e
desempenho esportivo.
O texto abaixo, extraído do site moto- on- line, retrata
muito bem as consequências deste despreparo: caixão e vela preta.
Você leu o título deste artigo e perguntou: “Como isso é possível?”
Em aviação isso não é possível e para quem anda em carros também. Mesmo
tendo quatro rodas alguns veículos precisam de uma categoria
diferenciada, como a ‘D’, por exemplo, para dirigir veículos maiores de
carga e de passageiros.
Mas com relação às motos, isso não vale. A única diferença que existe
é entre a categoria de 50cc e acima delas. Na de 50cc é a ACC –
Autorização para a Condução de Ciclomotores. Acima disso é a CNH
categoria ‘A’. Acontece que com a CNH ‘A’ você pode pilotar motos de
2000cc sem nunca ter andando numa. Absurdo, não?
Não é só absurdo: é criminoso. É o mesmo que o piloto que tem brevê
(habilitação para voar) tirado para pilotar teco-teco ir comandar um
caça sem nunca ter pilotado um ou ter tido qualquer tipo de treinamento.
Este avião vai cair.
Há grandes diferenças entre motos de baixa cilindradas para as de
média e alta cilindrada por exemplo. Potência, torque, ciclística,
frenagem e por aí vai. Mesmo que seja familiarizado com motos de motor
potente, se você anda numa big-trail e passa para uma esportiva terá que
reaprender algumas coisas e isso leva certo tempo.
É cada vez mais crescente o número de mortes devido à falta de
treinamento adequado. Todos concordam que a CNH para motos não prepara
ninguém para andar nas ruas em uma 125cc. Quanto mais tirar numa 125cc e
andar numa 600cc, por exemplo. Mas é assim que acontece e é assim que
morrem.
Pode apostar comigo que neste último final de semana mais um
motociclista perdeu a vida ao não respeitar o limite máquina, limite
homem e limite sistema viário. Alie-se a isso a falta de treinamento
adequado. Digo adequado, pois, por exemplo, um piloto treinado numa
escola de pilotagem como a dirigida pelo meu amigo Carlos Amaral Motorcycle Training, jamais irá ultrapassar o limite seguro de velocidade para uma via urbana. E é para isso que também serve o treinamento.
Pilotos habilitados em 125cc, sem treinamento para pilotar máquinas
de maior desempenho correm o risco de se acidentarem em poucos meses. Se
não morrem, ficam sequelas talvez para a vida toda. É preciso respeitar
a moto, dosar seus limites e respeitar a sinalização viária. Além
disso, desenvolva, através do treinamento, a atitude mental que controla
a hesitação – um dos principais fatores para provocar um acidente.
Não seria o excesso de confiança que derruba moto? Sim, mas antes
dele existe a atitude mental de ser confiante além do que você e a moto
conseguem suportar. Em um sistema viário travado ou não, o excesso de
confiança faz você desconsiderar situações de risco iminente e na fração
de segundo que ele aparece você hesita, pois não foi preparado para
aquilo. O resto é o que a gente vai assistir no noticiário.
Alguns pilotos novatos ou mesmo veteranos que sempre deram sorte de
não se acidentar costumam acreditar que o equipamento de segurança fará o
resto quando eles errarem. Acontece que não existe equipamento de
segurança que consiga manter você vivo e inteiro em um acidente
envolvendo postes e guard-rails.
Outro ponto importante são as federações de motociclismo e motoclubes
que não oferecem treinamento para pilotos iniciantes. É comum ver
pilotos andando em autódromos sem treinamento para este fim. A estas
associações é possível exigir que seus afiliados passem por um curso
dado por um instrutor competente. Motoclubes, antes de se formarem
deveriam buscar tais instrutores. Alguns dizem que o custo é alto, mas
eu pergunto: “Quanto vale a sua vida?” e ainda “Quanto vale você ficar
aleijado ou sem um pedaço do corpo?”
O treinamento vai transformar você em um Valentino Rossi?
Teoricamente, não. Para isso será preciso um pouquinho mais de talento.
Assim, antes de comprar a moto dos sonhos, caia na realidade e busque
uma boa escola de pilotagem. Ela não vai garantir que você nunca vá se
acidentar, mas vai poder ensinar a você a pilotar numa margem de
segurança capaz de trazê-lo vivo para casa.
O assunto é sério e nós motociclistas temos que cuidar de nós mesmos,
pois o estado ainda vai continuar a entregar CNH a pilotos de 125cc
para pilotarem motos acima de 600cc.
Enquanto isso, no mundo das duas rodas…
Fonte: Luis Sucupira http://www.motonline.com.br
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