domingo, 12 de maio de 2013

Você está pronto para altas cilindradas?



No mundo motociclístico, assistimos diariamente inúmeros acidentes e muitas mortes, sofridas por condutores abusados e imprudentes, mas também, por muitos despreparados pra pilotar motos de média e alta cilindradas, cada vez mais potentes, velozes e que não permitem nem perdoam erros na condução. Os centros de formação de condutores  preparam as pessoas pra tirar carteira e não, pra piltarem as motocicletas. E muitos, com a carteira de habilitação nas mãos, nenhuma experiência, mas dinheiro no bolso acabam partindo pra aventura de comprar essas máquinas, que exigem pessoas  experientes, muitas vezes com necessidade de cursos de pilotagem, já oferecidos até mesmo, por algumas marcas na venda de motos de alta cilindrada e desempenho esportivo. 
O texto abaixo, extraído do site moto- on- line, retrata muito bem as consequências deste despreparo: caixão e vela preta. 


Você está pronto para altas cilindradas?

Você está pronto para altas cilindradas?
Você leu o título deste artigo e perguntou: “Como isso é possível?” Em aviação isso não é possível e para quem anda em carros também. Mesmo tendo quatro rodas alguns veículos precisam de uma categoria diferenciada, como a ‘D’, por exemplo, para dirigir veículos maiores de carga e de passageiros.
Mas com relação às motos, isso não vale. A única diferença que existe é entre a categoria de 50cc e acima delas. Na de 50cc é a ACC – Autorização para a Condução de Ciclomotores. Acima disso é a CNH categoria ‘A’. Acontece que com a CNH ‘A’ você pode pilotar motos de 2000cc sem nunca ter andando numa. Absurdo, não?
Não é só absurdo: é criminoso. É o mesmo que o piloto que tem brevê (habilitação para voar) tirado para pilotar teco-teco ir comandar um caça sem nunca ter pilotado um ou ter tido qualquer tipo de treinamento. Este avião vai cair.
Há grandes diferenças entre motos de baixa cilindradas para as de média e alta cilindrada por exemplo. Potência, torque, ciclística, frenagem e por aí vai. Mesmo que seja familiarizado com motos de motor potente, se você anda numa big-trail e passa para uma esportiva terá que reaprender algumas coisas e isso leva certo tempo.
É cada vez mais crescente o número de mortes devido à falta de treinamento adequado. Todos concordam que a CNH para motos não prepara ninguém para andar nas ruas em uma 125cc. Quanto mais tirar numa 125cc e andar numa 600cc, por exemplo. Mas é assim que acontece e é assim que morrem.
Pode apostar comigo que neste último final de semana mais um motociclista perdeu a vida ao não respeitar o limite máquina, limite homem e limite sistema viário. Alie-se a isso a falta de treinamento adequado. Digo adequado, pois, por exemplo, um piloto treinado numa escola de pilotagem como a dirigida pelo meu amigo Carlos Amaral Motorcycle Training, jamais irá ultrapassar o limite seguro de velocidade para uma via urbana. E é para isso que também serve o treinamento.
Supermáquinas
Supermáquinas
Pilotos habilitados em 125cc, sem treinamento para pilotar máquinas de maior desempenho correm o risco de se acidentarem em poucos meses. Se não morrem, ficam sequelas talvez para a vida toda. É preciso respeitar a moto, dosar seus limites e respeitar a sinalização viária. Além disso, desenvolva, através do treinamento, a atitude mental que controla a hesitação – um dos principais fatores para provocar um acidente.
Não seria o excesso de confiança que derruba moto? Sim, mas antes dele existe a atitude mental de ser confiante além do que você e a moto conseguem suportar. Em um sistema viário travado ou não, o excesso de confiança faz você desconsiderar situações de risco iminente e na fração de segundo que ele aparece você hesita, pois não foi preparado para aquilo. O resto é o que a gente vai assistir no noticiário.
Alguns pilotos novatos ou mesmo veteranos que sempre deram sorte de não se acidentar costumam acreditar que o equipamento de segurança fará o resto quando eles errarem. Acontece que não existe equipamento de segurança que consiga manter você vivo e inteiro em um acidente envolvendo postes e guard-rails.
Outro ponto importante são as federações de motociclismo e motoclubes que não oferecem treinamento para pilotos iniciantes. É comum ver pilotos andando em autódromos sem treinamento para este fim. A estas associações é possível exigir que seus afiliados passem por um curso dado por um instrutor competente. Motoclubes, antes de se formarem deveriam buscar tais instrutores. Alguns dizem que o custo é alto, mas eu pergunto: “Quanto vale a sua vida?” e ainda “Quanto vale você ficar aleijado ou sem um pedaço do corpo?”
O Doutor
O Doutor
O treinamento vai transformar você em um Valentino Rossi? Teoricamente, não. Para isso será preciso um pouquinho mais de talento.
Assim, antes de comprar a moto dos sonhos, caia na realidade e busque uma boa escola de pilotagem. Ela não vai garantir que você nunca vá se acidentar, mas vai poder ensinar a você a pilotar numa margem de segurança capaz de trazê-lo vivo para casa.
O assunto é sério e nós motociclistas temos que cuidar de nós mesmos, pois o estado ainda vai continuar a entregar CNH a pilotos de 125cc para pilotarem motos acima de 600cc.
Enquanto isso, no mundo das duas rodas…
Fonte: Luis Sucupira http://www.motonline.com.br


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