terça-feira, 27 de agosto de 2013

A gente não quer só dinheiro ...



Depois de tanta polêmica e baboseiras, que ando escutando e lendo, principalmente ditas e escritas por pessoas e alguns profissionais de outras carreiras,  que nada sabem sobre a responsabilidade do médico; da necessidade de uma estrutura mínima pra qualquer profissional, mesmo não médico trabalhar;  da remuneração ridícula paga pelo SUS e convênios;  da falsa impressão de que médicos, seja de que país for, irão resolver os problemas graves de saúde, em locais onde não há água tratada pra beber, rede de esgoto e as diversas condições sanitárias, de relevante valor pra prevenção e manutenção da saúde de qualquer população, lanço a seguinte proposta:

Vamos trazer profissionais de todas as profissões, de todo lugar do mundo, sem reconhecimento prévio da capacidade profissional. O Brasil-il-il precisa de todos.
De todas as profissões mesmo, pois afinal, nós médicos não queremos morar e trabalhar em locais sem as mínimas condições decentes do exercício profissional, sem condições decentes de moradia, de lazer, de poder nos manter atualizados cientificamente podendo fazer estudos e pesquisas, de ter água tratada pra beber, escola decente pro filho estudar, hospitais equipados com recursos  e colegas capacitados para salvar as nossas próprias vidas, se for necessário.
Não queremos mesmo. Digo com toda tranqüilidade que recebo bem menos, trabalhando 13 a 15 horas por dia, em minha cidade, do que o oferecido por muitas prefeituras que não oferecem postos de saúde e hospitais com a mínima condição de trabalho. 

Assim como vocês:  advogados, engenheiros, dentistas, professores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, biólogos, zootecnistas, veterinários, promotores, juízes, bioquímicos, enfermeiros, cabeleireiros, motoristas, jardineiros, garis, bancários, radialistas, jornalistas, arquitetos, atores,  fofoqueiros, benzedores, curandeiros, deputados, senadores, presidente,   etc e todos os profissionais existentes.

- Por que vocês não moram nestes locais ????
Não os vejo morando, trabalhando e assistindo os moradores desses lugares.
- Podem me explicar o por quê  ???????????????
- Por que essa população desassistida têm todos os dentes podres, já aos 2 anos de idade ????
- Por que são banguelos completos, já na adolescência ? ??????
- Por que  são desassistidos,  judicialmente e juridicamente ? ?????
- Por que não têm acesso às notícias e informações ????????????
- Por que suas casas são tão mal construídas e precárias ???????????
- Por que seus animais de estimação e consumo, sofrem de tantas doenças ???????????????
- Por que são todos analfabetos ???????
Só mais uma pergunta:
- Por que vocês não estão lá? De mãos dadas e unidos a esta classe salvadora da pátria ?
 Nós médicos, que não vamos pra esses locais, somos vistos  como os bandidos e culpados por esta precariedade existente, apesar de tanto imposto pago por todos, neste “Brasil” tupiniquim.
Tupiniquim em saúde, em educação, em informação, em união e até mesmo na falta de condição de conciliar milhares de quilômetros de selvas mantendo distância e respeito de vida e cultura entre brancos e índios.
Quero vê-los todos lá, beleza? 

O quem sabe, vocês vão a  ...  

Ass. Rodrigo Cavalcanti Gonçalves – Médico Pediatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.