quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Melhores Cachaças.

Pra quem aprecia saborear ou mesmo se embebedar, segue abaixo o resultado do último concurso nacional., enviado pelo amigo Vítor Oliveira. É legal saber que podemos buscar uma branquinha de alta qualidade logo ali em Curveloou andar mais um pouquinho ne Terrinha de mãe, Pirapora, e tomar uma de frente pro Rio São Francisco. Já o calor que vai fazer ... rsrs

O 1º Concurso Cachaça de Minas, em solenidade realizada no último dia 09 de dezembro, no auditório da UNI-BH Belo Horizonte, premiou o desempenho de 14 marcas. Realizado pela Federação Nacional dos Produtores de Cachaça de Alambique (Fenaca), sob a coordenação da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), com o apoio do Governo de Minas, da Belotur e do Sebrae/MG. A premiação foi divida em três categorias "Nova/descansada", "Armazenada/envelhecida" e "Premium".

As vencedoras receberam a medalha de mérito da qualidade com a qual poderão identificar as embalagens de seus produtos durante um ano, período de validade do concurso.

Confira as vencedoras:

Cachaça branca/Nova

1º Diva - Divinópolis

2º Lucas Batista - Itabirito

3º Monte Alvão - Itatiaiuçu

4º Jacuba - Coronel Xavier Chaves

5º Mandacaru - João Pinheiro

Cachaça envelhecida/Armazenada

1º Pirapora - Pirapora

2º Branquinha de Minas - Claro dos Poções

3º Engenho Doce - Passa Quatro

4º Prazer de Minas - Esmeraldas

5º Bueno Brandão - Bueno Brandão

Cachaça Premium

1º Áurea Custódio - Ribeirão das Neves

2º Topázio - Entre Rios de Minas

3º Prazer de Minas- Esmeraldas

4º Rainha das Gerais - Curvelo

O 1º Concurso de Cachaça de Minas foi o primeiro no país a ser realizado estritamente em bases técnico-científicas no país. Aberto a todas as cachaças de alambique registras em Minas Gerais, 64 produtos concorreram no universo de aproximadamente 280 comercializados regularmente no estado.

"Nosso principal objetivo foi movimentar a cadeia produtiva. Todos os participantes vão receber os resultados de todas as análises realizadas pelas instituições técnicas participantes (CETEC, FUNED, UEMG, UFPR) que poderão orientar os ajustes nos aspectos que não obtiveram as melhores pontuações", afirma o presidente da Fenaca, Murilo Albernaz.

Minas Gerais é o maior produtor de cachaça de alambique do país. O estado tem aproximadamente nove mil alambiques, produzindo cerca de 260 milhões de litros da bebida/ano, aproximadamente 500 marcas registradas – 280 delas atuantes no mercado. Minas exporta hoje menos de 1% de sua produção. A Fenaca reúne 14 associações estaduais, com quatro mil filiados. Tem como principais objetivos promover o aprimoramento constante da qualidade da cachaça e definir estratégias de comercialização nos mercados interno e externo. Concursos semelhantes ao agora promovido em Belo Horizonte serão realizados pela Fenaca, a partir do próximo ano, em todos os estados brasileiros com destacada produção de cachaça de alambique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.