segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Tema Trânsito no Curriculum Escolar.

É comum assistirmos nos noticiários diários, acidentes de trânsito envolvendo crianças, na maioria das vezes em situações evitáveis. Tal fato ocorre pelo simples fato da criança, até determinadas idades, não apresentar maturidade neurológica e psicológica para avaliar as diversas situações envolvidas no trânsito.
Quem nunca ouviu dizer de uma criança que atravessou de repente na frente de um veículo?
Elas fazem isso pela falta de noção entre velocidade, distância e tempo, que só amadurece na maioria das vezes após os 10 anos de idade ou em alguns casos, na adolescência. Por isso, mesmo com o carro ou moto vindo em alta velocidade, elas “pulam na frente” e o acidente aí, é inevitável.
Basta um passeio por qualquer cidade para verificarmos como é grande o número de crianças circulando sozinhas pras diversas atividades, sejam elas escolares, culturais ou esportivas.
É comum, principalmente em cidades pequenas, crianças de 4 anos circulando sozinhas. E além da imaturidade neuropsicológica que as impede de avaliar as situações de risco, quase todas não sabem também avaliar as sinalizações dos veículos, como setas indicando a direção a seguir, luzes de ré acesas, etc. Elas atravessam em pontos perigosos como esquinas, andam no meio fio, brincam umas com as outras e até cena de uma criança mexendo no celular e pisando na faixa de circulação já foi tema de acidente mostrado na internet.
Daí eu vejo como é importante a inclusão de uma disciplina específica relacionada ao trânsito nos currículos escolares, ou mesmo o tema trânsito, sendo trabalhado nas diversas disciplinas. Quanto mais cedo iniciarmos a educação e conscientização para o trânsito seguro, melhores pedestres e condutores estarão nas vias e com certeza, bem menos acidentes ocorrerão.

Eis algumas sugestões de como a escola pode aplicar este assunto nos temas escolares:
Cada disciplina desenvolve sob sua ótica e especialidade o tema proposto.

Português:
Pode-se trabalhar textos dos jornais sobre a legislação de trânsito e as regras de circulação, produzir e interpretar textos que satisfaçam necessidades pessoais e coletivas a respeito do trânsito de sua cidade.
· Solicitar uma pesquisa de campo, sobre atitudes corretas no trânsito (pedestre, motorista, ciclista, carroceiro, condutor do veículo de mão que coleta material reciclado ou é vendedor ambulante, motociclista, etc.), utilizando uma ficha de observação e posteriormente solicitar que façam um relatório que poderá ser analisado em diversas matérias, dependendo do conteúdo que se está estudando;
· Exibir filmes educativos ou notícias sobre trânsito e realizar debates;
· Imprimir mensagens sobre segurança no trânsito nas circulares endereçadas aos pais;
· Instituir concurso para alunos do ensino médio, solicitando a criação de projeto sobre educação para o trânsito que mude comportamentos inadequados dos jovens no trânsito. Este concurso pode extrapolar as salas do colégio e concorrer com os demais colégios;
· Pesquisar sobre os problemas de trânsito na cidade, com apresentação de soluções.

Matemática:
Com a matemática, o professor estimula os alunos para que organizem estruturas do pensamento, que favoreçam o raciocínio lógico, realizem diferentes soluções de problemas da realidade, inclusive no trânsito.

Apresenta-se então a inter-relação desta disciplina com velocidade, peso, limites, distância e quantidade.
· Confeccionar placas de sinalização para serem utilizadas dentro da escola e nos horários de entrada e saída dos alunos, utilizando formas geométricas e medidas;
· Criar situações problemas, utilizando os elementos do trânsito;
· Introduzir noção de distância, velocidade;
· Localizar no mapa rodoviário, através das estatísticas de trânsito, os pontos onde ocorrem o maior número de atropelamentos, analisando distância entre os pontos ou entre as cidades próximas;
· Compor gráficos com os índices de acidentes nos últimos anos, com percentuais de crianças envolvidas em acidentes e horários de acontecimento dos acidentes, entre outros dados estatísticos.

Ciências:
O professor deve pensar e agir de forma a transmitir aos seus alunos que o trânsito é parte integrante do meio ambiente, fazendo com que eles interajam de forma crítica com a realidade analisando o cotidiano, trocando idéias, buscando soluções.
· Analisar todos os elementos que compõem o trânsito incluindo os elementos da natureza, leis da física, atmosfera, fenômenos da natureza, solo, água, vegetais, animais, inclusive o ser humano e sua tecnoclogia;
· Comportamento seguro das crianças e idosos e a fragilidade do corpo humano frente a velocidade, força, peso, impacto, tamanho, distância;
· Analisar a importância do uso dos equipamentos de segurança e os efeitos dos impactos no corpo humano, incluindo órgãos;
· Problemas que as drogas causam no corpo humano e a interferência na condução de veículos;
· A visão - importância de ver e ser visto no trânsito para evitar acidentes, o que é e quais são os pontos cegos de visão, a poluição visual, reconhecer as cores dos sinais de trânsito e do semáforo;
· A audição – estar atento aos vários sons, explorar e treinar a audição para os diferentes sons e o que significam. Ex. buzina, ambulância, apito, barulho do rodado, barulho do motor, barulho do escapamento, poluição sonora;
· O olfato – fazer referência a emissão de gases tóxicos e demais poluentes lançados por veículos automotores e o prejuízo para a atmosfera, ao solo, as águas oceânicas e potáveis, discutindo a questão dos veículos em mau estado que estão rodando ou os retirados de circulação e descartados sem responsabilidade ambiental;
· Gincanas nas escolas que incluam a limpeza das ruas vizinhas, focando o problema que o lixo doméstico jogado nas vias traz para o trânsito;
· Tratar a interdependência entre os seres humanos e sua tecnologia, os animais, a vegetação, os recursos naturais, as leis da física, os fenômenos da natureza, as águas oceânicas, as águas potáveis, o solo;
· Confecção de maquetes do bairro onde se localiza a escola.

História:
Os alunos já trazem um saber decorrente de sua observação e vivência, e a escola pode fazer com que eles reflitam sobre o que já conhecem, para que não encarem a realidade como se fosse uma coisa pronta e imutável, mas sim, fruto das opções das pessoas.
· Análise das regras de circulação nas vias públicas, qual a sua importância e porque a sociedade as produziu;
· Estudar a evolução dos meios de transporte – benefícios e prejuízos para a sociedade;
· Analisar o planejamento viário da cidade desde a sua criação;
· Meios de locomoção – evolução dos meios de locomoção até os dias atuais.

Geografia:
Estudar a configuração do espaço geográfico das vias públicas rurais e urbanas e o porquê ser prudente em andar a pé, conduzir veículos, inclusive os não automotores, e ser cavaleiro nos diferentes tipos de configuração geográfica.
· Estudo dos espaços: rural, urbano, o trajeto escola-casa, meios de locomoção;
· Planejar os espaços da cidade;
· Estudar os aspectos da vida cotidiana de cada região;
· Fazer pesquisa sobre a correta utilização da bicicleta, skate, patins, patinetes;
· Orientar o trânsito de pedestres na frente da escola.

Estudos Sociais:
Auxiliar as crianças para que elas compreendam que o trânsito em si não é perigoso, somos nós que fazemos coisas erradas que podem resultar em acidentes.
· Analisar os fatores que prejudicam a segurança no trânsito: alta velocidade, pedestres imprudentes, desrespeito ao próximo e às leis de trânsito, etc.;
· Policiais de trânsito, quem são e a importância do trabalho deles;
· Analisar a importância das regras de circulação;
· Levantar as diversas profissões que são executadas no trânsito;
· Realizar atividades de expressão plástica e musical para desenvolvimento da criatividade, do senso crítico e exploração da vivência da criança no trânsito, por meio de desenhos, pinturas, recortes, colagens, modelagens, dobraduras, construção com sucatas, dramatização, mímica e fantoches;
· Dramatizar diferentes situações de acidentes no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.