sexta-feira, 19 de março de 2010

Vovó Kombi.

Dentre a paixão pelos brasileiros pelos automóveis, ando reparando alguns projetos que mesmo antigos, nunca saem de moda e sempre há seguidores apaixonados, cada um com sua razão.
A Kombi é produzida desde 1957 e praticamente sempre teve o mesmo desenho, tipo um pacote de pão de forma. Nunca foi uma sumidade em conforto, desempenho estabilidade, mas sempre manteve a sua face de servir para trocentos tipos diferentes de serviços, seja carregando pessoas, cargas ou até mesmo servindo de moto home com poucas transformações.
Encontrei esta texto no site Vrum. saibam um pouco mais da história dessa vovó das ruas e estradas.

Antigos Nacionais - Heroína da resistência. Daniel Camargos - Estado de Minas.

Modelo é o mais antigo ainda em produção no Brasil e desde que foi lançado, em 1957, conquistou uma verdadeira legião de fãs, pelas formas e praticidade

Fotos Volkswagen/Divulgação
A velha senhora da indústria automotiva nacional, a Volkswagen Kombi, começou a ser fabricada em 2 de setembro de 1957. O monovolume é o terceiro veículo da série Antigos do Brasil, depois da Romi-Isetta e da Vemag DKW F-91 Universal. É antigo, mas quem quiser pode ir a uma concessionária Volkswagen e comprar uma nova com preço sugerido inicial de R$ 42,4 mil, na versão standart.

Exemplos não faltam da praticidade da Kombi, tanto que vendeu quase 1,3 milhão de unidades desde que começou a ser produzida na planta de São Bernardo do Campo, em São Paulo. De acordo com a VW, o perfil atual dos compradores é de consumidores das classes B e C, entre 30 e 45 anos, que não buscam apenas um veículo e sim iniciar ou ampliar um negócio.
Nesses quase 53 anos de Brasil, a Kombi cruzou as ruas e estradas do país e ajudou a construí-lo. Tente imaginar um dia sem Kombi. Provavelmente, sua correspondência não chegará; as frutas e legumes frescas não estarão nas prateleiras do mercado; muitas crianças não vão conseguir ir à escola; assim como outros passageiros que dependem da perua para o transporte.

Veja mais fotos da Volkswagen Kombi!

Encomendas e cargas que precisam ser transportadas em áreas restritas, como os centros urbanos, ficarão pelo caminho; torcidas modestas de times pequenos terão que se contentar em torcer pelas ondas do rádio e mesmo alguns times, mais modestos ainda, podem não chegar a tempo do apito inicial. Até os hippies podem perder a grande viagem da vida planejada em uma Kombi multicolorida.

Refrigerado a ar


A Kombi (ver linha do tempo abaixo) foi o último modelo brasileiro a abandonar o carburador, em 1997, quando passou por atualização mais pesada e recebeu a injeção eletrônica. Também foi o último modelo nacional, em 2006, a deixar de usar o motor traseiro refrigerado a ar, um ícone da indústria, que ganhou o mundo com o Fusca e se encaixou no corpanzil da Kombi, persistindo a passagens desastrosas, como o motor a diesel da década de 1980.



Aliás, os detratores da Kombi centram fogo nos corriqueiros incêndios, que ocorrem devido à falta de manutenção adequada e a proximidade entre o filtro de combustível e o distribuidor, que provoca as chamas. Entretanto, o defeito foi corrigido no modelo de 1997, mas, mesmo assim, ainda resta uma imensa frota de peruas fogosas rodando pelo país.

Histórico

1957
Lançamento, com 50% dos componentes originais e motor 1.2 refrigerado a ar.
1961
Passa a ter 95% de nacionalização e ganha uma versão com seis portas.
1967
Chega o modelo picape, além do motor 1.5 refrigerado a ar.
1975
Mudanças na carroceria e motor 1.6 refrigerado a ar.
1981
Versão picape cabine dupla com motor diesel.
1982
Motor 1.6 refrigerado a álcool para todas as versões.
1983
Modelo ganha um banho de loja, com bancos dianteiros anatômicos, apoio de cabeça para a versão standard; cintos de segurança de três pontos; rebaixamento da coluna de direção, novo desenho do volante, alavanca de freio de estacionamento na horizontal, sob o painel.
1985
Motor diesel da Kombi furgão e da picape cabine dupla saem de linha, assim como o modelo picape cabine dupla.
1992
Adota o catalisador, pneus radiais sem câmara e os bancos dianteiros passam a ter apoio de cabeça de série.
1997
Kombi é reestilizada e teto é elevado em 110mm. Fim da parede divisória entre bancos dianteiros e compartimento de bagagem. O estepe vai para o lado esquerdo do compartimento de bagagem, porta lateral é ampliada e passa a contar com trava de segurança. O logotipo VW cromado fica entre os faróis e o modelo passa a contar com a versão Carat, para sete passageiros. Todos os bancos têm apoio de cabeça individuais.
1998
Adota a injeção eletrônica de combustível multiponto.
1999
Versão Carat é extinta e são criadas as versões Escolar e Lotação.
2000
Passa a contar com imobilizador eletrônico e versão picape é extinta.
2006
Fim do motor refrigerado a ar. Passa a adotar o 1.4 total flex.

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