25/08/10 – Morreu aos 90 anos, em Exeter, na Inglaterra, dia 11 de agosto, o pediatra James Mourilyan Tanner, professor emérito de saúde infantil e crescimento no Institute of Child Healthda London University. Segundo o dr. Gil Guerra Júnior, presidente do Departamento Científico (DC) de Endocrinologia da SBP, Tanner foi “o líder mundial na pesquisa em crescimento e desenvolvimento sob várias perspectivas. Dentre seus principais trabalhos, dr. Gil cita: “estudo longitudinal de peso, estatura e velocidade de crescimento de crianças inglesas; sistema de avaliação do desenvolvimento puberal em meninos e meninas; sistema sofisticado de avaliação da maturação esquelética e predição de altura final; foi o primeiro a descrever e dizer como avaliar o fenômeno do “catch up” de crescimento nas crianças recuperadas de desnutrição ou doença crônica; publicou os primeiros estudos do uso de somatotrofina (GH) no tratamento da deficiência de GH, síndromes de Turner, Silver- Russell, e em muitas outras doenças”.
Também de acordo com o dr. Gil, o professor Tanner “sempre contou com a inestimável colaboração de outros dois importantes pesquisadores: William Andrew Marshall (1929-1999) e Reginald Henry Whitehouse (1911-1987)”. Juntamente com Robert Fogel (Prêmio Nobel de Economia), dr. Tanner expandiu para todo o mundo o conceito do crescimento como “espelho da sociedade”, promovendo o uso do crescimento em grupos populacionais como um indicador positivo de saúde e do bem-estar geral das populações. O professor Tanner contribuiu também “de forma significativa para o conhecimento da genética do crescimento, crescimento fetal, e crescimento comparado; foi também um dos iniciadores da Sociedade de Biología Humana e editor do Annals of Human Biology por quase 20 anos e fundou a Associação Internacional de Auxologia, juntamente com Frank Falkner, Francis Johnston, e outros”, informa o presidente do DC.
Sobre suas mais de 120 publicações indexadas, dr. Gil acrescenta que “renderam ao dr. Tanner mais de 6.500 citações, sendo pelo menos 10 artigos com mais de 100 citações e três deles com mais de 900 citações: 1) Tanner JM, Whitehouse RH. Clinical longitudinal standards for height, weight, height velocity, weight velocity, and stages of puberty. Arch Dis Child 51(3):170-9, 1976 (909 citações); 2) Tanner JM, Marshall WA. Variations in the pattern of pubertal changes in boys. Arch Dis Child 45(239):13- 23, 1970 (928 citações); 3) Tanner JM, Marshall WA. Variations in the pattern of pubertal changes in girls. Arch Dis Child 44(235):291-303, 1969 (1177 citações)”.
Dr. Gil remete ainda a Horacio Lejarraga (Crecimiento Y Desarrollo, Hospital Garrahan, Buenos Aires Argentina), que teve a oportunidade de conviver com o professor James Tanner e comentou: “Jim tenía um fino sentido de humor, que transmitía aun en sus escritos científicos. Recuerdo una vez que estábamos hablando sobre adolescencia, y le pregunté sobre el significado fisiológico que podría tener la barba en el hombre (¿para qué podría servir?), ya que algunos libros decían que era un rasgo de atracción sexual, y otros autores decían que era para amedrentar al adversario em épocas prehistóricas. Y él me respondió “tal vez haya dos tipos de barbas”.
Finalizando, o presidente do DC da Sociedade salienta que “a pediatria, a auxologia e a endocrinologia de todo o mundo devem muito a James Tanner; sua memória e descobertas perdurarão por muitos e muitos anos”.
Uma pena
ResponderExcluir