Há poucos dias eu conversava com um amigo que possui uma Toyota Bandeirante, e falávamos justamente da durabilidade e resistência do carro e da parada de fabricação do mesmo, que sempre foi motivo de elogios em trilhas, aventuras e serviços pesados.
E nos últimos meses, as notícias sobre a famosa fábrica japonesa, vêm assombrando os fãs e consumidores da marca, já que acidentes graves ocorreram e as falhas aparecem cada vez mais, colocando ainda em risco os condutores desses veículos. Creio que a maior interessada em corrigir e evitar novos problemas seja a própria marca, afinal a velha frase “confiança se perde na primeira vez” ainda determina muitas decisões, principalmente quando a compra envolve muito dinheiro e a vida está em jogo atrás do volante.
*Toyota anuncia recall de 136.000 veículos por problema de direção
A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quinta-feira um recall de 136.000 veículos no Japão e na Europa por um problema na direção.
O defeito afeta 65.000 carros no Japão das marcas iQ e Passo, assim como 70.800 na Europa, apenas do iQ. Os veículos foram produzidos entre 2008 e 2010.
A Toyota explicou que em alguns destes veículos, quando transitam por quebra-molas, "as informações transmitidas pelos sensores podem ser interpretadas incorretamente pelo módulo eletrônico responsável pela assistência elétrica de direção". "Se o problema aparecer, o visualizador de assistência de direção acende no computador de bordo e fica mais difícil manobrar o volante", destaca a Toyota.
* Toyota anuncia recall de 1,53 milhão de veículos no mundo
A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quinta-feira que fará um recall de 1,53 milhão de veículos no mundo todo por causa de problemas no depósito de combustível e nos freios. Segundo o porta-voz da empresa Paul Nolasco, não há registros de acidentes com o veículo.
A empresa vai chamar para a revisão 599 mil veículos no Japão e 930 mil no resto do mundo. Ainda de acordo com o porta-voz, a montadora ainda analisa a possibilidade de fazer o recall em países na América do Sul e África.
Um dos defeitos é no sistema elétrico do tanque de gasolina, que poderia afetar a chegada de combustível ao motor, que ficaria inutilizável. O outro é no cilindro mestre de freios. Esse defeito poderia fazer com que a pressão sobre o freio fosse ligeiramente mais fraca que o normal.
Líder mundial do setor automotivo há alguns meses passou por uma séria crise devido a vários recalls. Entre os veículos afetados estão cinco modelos Lexus e seis da Toyota, como o Crown e o Highlander.
*EUA: Toyota teria comprado em segredo veículos defeituosos
O grupo Toyota, que há meses tem retirado do mercado milhares de veículos defeituosos, teria comprado alguns deles de seus clientes em segredo para ocultar as falhas, segundo um processo nos Estados Unidos, o qual a AFP teve acesso.
O processo, aberto em um Tribunal Federal da Califórnia (oeste), afirma que os técnicos do grupo japonês conseguiram - diferentemente do que a Toyota sempre disse - resolver os problemas de aceleração que originaram o recall de milhões de veículos nos últimos meses.
"Uma vez que os técnicos puderam reproduzir o problema, a Toyota decidiu que era do 'interesse' do cliente que ela comprasse seu veículo, permitindo, na realidade, que a Toyota retirasse do mercado um veículo cujo problema de aceleração não podia ser imputado ao motorista", afirma a denúncia.
"E para dissimular ainda mais a falha, a Toyota exigiu do cliente, para comprar seu veículo, a assinatura de uma cláusula de confidencialidade e o comprometimento de não processar o grupo", acrescenta.
Além disso, foi observado que a Toyota omitiu deliberadamente a divulgação desta informação à agência de segurança do trânsito dos Estados Unidos (NHTSA) e durante uma audiência ante o Congresso.
Em um comunicado, a Toyota reafirmou ter investigado "rápida e minuciosamente todos os casos de aceleração descontrolada" dos veículos e confirmou ter comprado automóveis defeituosos para realizar "análises técnicas adicionais".
Fonte dos tópicos acima: Jornal Estado de Minas.
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2010/11/04/internas_economia,190295/toyota-anuncia-recall-de-136-000-veiculos-por-problema-de-direcao.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.