sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os trilheiros e o convívio com a natureza.


O  veículos  4x4 podem nos levar  aos mais belos lugares e proporcionar as melhores aventuras.
 Por isso é importante considerar como princípios básicos, a proteção da fauna, flora e meio ambiente, além do próprio 4x4, é claro! Preservar a natureza então, é de suma importância, não só pra que possamos repetir a aventura, mas para que outros também o façam no futuro.
Algumas regras básicas devem ser sempre cumpridas:

-  O melhor lugar para se jogar o lixo é no lixo. Tenha sempre uma sacola ou saco de lixo dentro do carro e traga seu lixo de volta.
- Participe dos atos de reciclagem do lixo e se possível, entregue os recicláveis em locais próprios, para serem reaproveitados.
- É sempre possível acrescentar algo positivo com relação à preservação do meio ambiente. Incentive essa ação entre seus companheiros.
- Respeite sempre as cercas e os locais proibidos de transitar com os veículos. Completar uma trilha com caminhada para curtir uma cachoeira também é legal, além de saudável.
- Apesar de úteis em várias trilhas, não é legal  ostentar machados, facões, picaretas e outras ferramentas de trabalho na lateral dos veículos. Leve-os protegidos dentro do carro, sem deixá-los soltos, o que pode provocar feridas nos ocupantes, durante as trilhas.
- O trilheiro não derruba árvores e respeita os terrenos alheios. Se abrir cercas ou porteiras, feche-as, em seguida.
Mantenha o motor sempre bem regulado, o que evitará poluição exagerada por excesso de fumaça ou vazamentos de óleos.
-  A poluição também pode ser sonora. Escapamentos abertos e muito barulhentos, além de desagradáveis assustam  os animais na natureza.
-  O respeito à natureza deve ser considerado na hora de se fazer pontes, ancoragem de guinchos, fogueiras e esteiras na lama. As matas ciliares não devem ser abertas nas travessias de rios. Isso pode acelerar a erosão e provocar assoreamento dos rios.
- Caçar é esporte para muitos, mas a  maioria dos off-roaders não é adepto a esta prática.
- Evite pneus demasiadamente agressivos. Você aprenderá a dirigir melhor seu veículo sem eles.
- Cuidado com incêndios florestais. Pontas de cigarro, fogueiras e churrasqueiras mal apagadas, podem provocar um grande estrago.
- Qualquer infração às normas de controle ambientais deve ser denunciada aos órgãos competentes.
- Há sempre exageros tanto dos que degradam, mas também daqueles que protegem. Seja equilibrado, para não ser também um “Ecochato”.
- Como em tudo na vida, bom senso e solidariedade, são sempre bem vindos. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.