sábado, 5 de maio de 2012

Cuidados com seu jeep antes da trilha.

As trilhas sempre colocam os jeeps em situações extremas de uso, com risco iminente de desgaste, estragos e quebras. Por isso, é essencial que antes de cada trilha, os componentes básicos sejam verificados e que ninguém saia pra trilha com o carro gambiarrado. Problemas acontecem, mas podendo evitá-los é sempre melhor, até porque, nem todo problema pode ser solucionado numa trilha e nem sempre há condições de robocar o jeep pra casa. Encontrei essas dicas e achei interessante postá-las aqui.

Durante a trilha, seu chassi e suspensão trabalharão bastante, a embreagem o todo tempo sendo solicitada, o motor alternando momentos de torque máximo e de alta rotação; a temperatura ambiente pode estar alta ou muito baixa dentro das trilhas.

E você que adora seu Jipe, a natureza e os desafios precisa ter o cuidado de prepará-lo para a trilha e aprender a reconhecer os sinais que seu veículo transmite durante e após a mesma.

Qualquer pequeno problema que muitas vezes convivemos no asfalto se transforma em um enorme na trilha, porque você estará distante de tudo e ainda será o “ancora” do grupo. Jipeiro é solidário, mas brincar na trilha é muito mais divertido.

Abaixo seguem alguns cuidados a seguir :

Nível do óleo: motor / transm. / caixa de transferência e eixos
Verificou o nível ? Esta na hora da troca ? Não confunda vazamento com rastro. 
Embreagem/ folga do pedal
Verificou a folga ? Não deixe enforcar. Sente o cabo prender ou emitir ruído ? Troque-o.
Freios
Nível de fluido baixo demonstra vazamento ou desgaste do material de atrito. Verificar.
Pneus
Rodas apertadas ? Estado dos pneus ?
Tensão e estado das correias
Barro e pó são abrasivos, encurtam a vida e a eficiência das correias. Correia é barata, tenha uma de reserva.
Mangueiras do arrefecimento, radiador, tampa e aditivo
Mangueira rígida requer troca - mangueira isola as vibrações do motor ao radiador. O aditivo protege o sistema de corrosão, do congelamento e fervura. Utilize a tampa com especificação de pressão adequada ao seu veículo.
Carburador
Atenção na altura da bóia, pois é desagradável motor morrendo nas erosões, e marcha-lenta firme e redonda ajudam quando você precisa ir lento, mas com força. 
Respiros: Transmissão, eixos e caixa transferência
Verificou o estado das mangueiras e braçadeiras ?
Filtro de ar
A caixa e as mangueiras de ligação precisam estar bem seladas. Qual é o estado do filtro ?
Distribuidor, cabos e velas
Motor no ponto, velas com folga e coloração adequada (castanho claro). Leve uma lata de spray desengripante (tipo WD40), uma boa pulverizada no distribuidor e bobina, e seu motor inundado pela água durante a trilha, voltará a vida rapidinho, pois o óleo expulsa a água.
Sistema de escape
Para motor original, escapamento original! Pois a contrapressão é a correta ao seu motor, permitindo um funcionamento “redondo” nas várias faixas de rotação. Verifique o estado dos coxins.
Cruzetas e junta elástica
Tudo muito bem engraxado, sem economia.
Terminais de direção
Coifas não podem estar rasgadas e pivôs devem estar sem folga. Engraxe os pivôs caso aplicável.
Água
Leve água para eventualmente repor no radiador e também caso seu radiador esteja enlameado, espere o mesmo esfriar e lave-o na trilha mesmo evitando que o barro seque, o que pode levar o motor a ferver, pois ele dificultará a troca de calor.
Pontos de ancoragem
No mínimo 1 na dianteira e na traseira
Cabo de aço ou cinta com gancho na ponta ou anilha
Pelo menos um dos dois tipos
Limpador de Pára-brisa
Verificar estado das palhetas e funcionamento
As dicas acima identificam alguns cuidados básicos. Para maiores detalhes sempre consulte o Manual de proprietário do seu veículo ou seu Mecânico de confiança.
Os cuidados acima são básicos e na trilha surgem imprevistos, portanto procure conhecer seu Jipe para tirar o máximo dele. 

Texto : Jorge R. site: anonimatos.

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