As trilhas sempre colocam os jeeps em situações extremas de uso, com risco iminente de desgaste, estragos e quebras. Por isso, é essencial que antes de cada trilha, os componentes básicos sejam verificados e que ninguém saia pra trilha com o carro gambiarrado. Problemas acontecem, mas podendo evitá-los é sempre melhor, até porque, nem todo problema pode ser solucionado numa trilha e nem sempre há condições de robocar o jeep pra casa. Encontrei essas dicas e achei interessante postá-las aqui.
Durante
a trilha, seu chassi e suspensão trabalharão bastante, a embreagem o
todo tempo sendo solicitada, o motor alternando momentos de torque
máximo e de alta rotação; a temperatura ambiente pode estar alta ou
muito baixa dentro das trilhas.
E você que adora seu Jipe, a natureza e os desafios precisa ter o cuidado de prepará-lo para a trilha e aprender a reconhecer os sinais que seu veículo transmite durante e após a mesma.
Qualquer pequeno problema que muitas vezes convivemos no asfalto se transforma em um enorme na trilha, porque você estará distante de tudo e ainda será o “ancora” do grupo. Jipeiro é solidário, mas brincar na trilha é muito mais divertido.
Abaixo seguem alguns cuidados a seguir :
E você que adora seu Jipe, a natureza e os desafios precisa ter o cuidado de prepará-lo para a trilha e aprender a reconhecer os sinais que seu veículo transmite durante e após a mesma.
Qualquer pequeno problema que muitas vezes convivemos no asfalto se transforma em um enorme na trilha, porque você estará distante de tudo e ainda será o “ancora” do grupo. Jipeiro é solidário, mas brincar na trilha é muito mais divertido.
Abaixo seguem alguns cuidados a seguir :
Nível do óleo: motor / transm. / caixa de transferência e eixos
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Verificou o nível ? Esta na hora da troca ? Não confunda vazamento com rastro.
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Embreagem/ folga do pedal
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Verificou a folga ? Não deixe enforcar. Sente o cabo prender ou emitir ruído ? Troque-o.
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Freios
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Nível de fluido baixo demonstra vazamento ou desgaste do material de atrito. Verificar.
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Pneus
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Rodas apertadas ? Estado dos pneus ?
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Tensão e estado das correias
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Barro e pó são abrasivos, encurtam a vida e a eficiência das correias. Correia é barata, tenha uma de reserva.
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Mangueiras do arrefecimento, radiador, tampa e aditivo
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Mangueira
rígida requer troca - mangueira isola as vibrações do motor ao
radiador. O aditivo protege o sistema de corrosão, do congelamento e
fervura. Utilize a tampa com especificação de pressão adequada ao seu
veículo.
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Carburador
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Atenção
na altura da bóia, pois é desagradável motor morrendo nas erosões, e
marcha-lenta firme e redonda ajudam quando você precisa ir lento, mas
com força.
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Respiros: Transmissão, eixos e caixa transferência
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Verificou o estado das mangueiras e braçadeiras ?
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Filtro de ar
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A caixa e as mangueiras de ligação precisam estar bem seladas. Qual é o estado do filtro ?
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Distribuidor, cabos e velas
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Motor
no ponto, velas com folga e coloração adequada (castanho claro). Leve
uma lata de spray desengripante (tipo WD40), uma boa pulverizada no
distribuidor e bobina, e seu motor inundado pela água durante a trilha,
voltará a vida rapidinho, pois o óleo expulsa a água.
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Sistema de escape
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Para
motor original, escapamento original! Pois a contrapressão é a correta
ao seu motor, permitindo um funcionamento “redondo” nas várias faixas de
rotação. Verifique o estado dos coxins.
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Cruzetas e junta elástica
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Tudo muito bem engraxado, sem economia.
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Terminais de direção
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Coifas não podem estar rasgadas e pivôs devem estar sem folga. Engraxe os pivôs caso aplicável.
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Água
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Leve
água para eventualmente repor no radiador e também caso seu radiador
esteja enlameado, espere o mesmo esfriar e lave-o na trilha mesmo
evitando que o barro seque, o que pode levar o motor a ferver, pois ele
dificultará a troca de calor.
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Pontos de ancoragem
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No mínimo 1 na dianteira e na traseira
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Cabo de aço ou cinta com gancho na ponta ou anilha
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Pelo menos um dos dois tipos
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Limpador de Pára-brisa
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Verificar estado das palhetas e funcionamento
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Os cuidados acima são básicos e na trilha surgem imprevistos, portanto procure conhecer seu Jipe para tirar o máximo dele.
Texto : Jorge R. site: anonimatos.
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