Proteja sem 4x4 das águas profundas e alagados.
Ao atravessar trechos alagados ou com lama profunda, existe
sempre a possibilidade de infiltração de água ou lama nos diferenciais, caixas
de marchas e transferência. Há risco, também, em situações radicais, de entrada
de água ou lama no próprio motor, através do filtro de ar.
A solução para o motor é a instalação de um tubo instalado desde a entrada do filtro de ar, que fica sempre dentro do compartimento do motor, até a parte mais alta do veículo, normalmente na altura do teto ou bagageiro. Esse tubo, ou snorkel, como é mais conhecido, deve ter a ponta externa protegida por uma capa ou chapeuzinho de metal, contra a entrada de água da chuva.
A instalação do snorkel requer um bom isolamento e vedação na ponta do tubo que será conectado à entrada de ar do filtro. Não poderá haver nenhuma entrada falsa de ar por onde a água possa ser aspirada pelo motor. Montagens mal dimensionadas acarretam perda de potência. Neste caso, leve seu veículo para um mecânico que entenda do assunto.
Mas a água pode entrar também nos diferenciais, caixas de mudanças e transferência. Existem respiros nestes componentes por onde a pressão, provocada pelo aumento da temperatura do óleo lubrificante e do ar interno, é aliviada. Este aumento de temperatura é causado pelo atrito entre engrenagens e semi-eixos.
Quando isto acontece, o ar é expulso através dos respiros correspondentes, equilibrando a pressão interna. Em uma travessia de alagados a temperatura interna pode cair quando a carcaça do diferencial, caixas de marchas e transferência entrarem em contato com a água ou lama.
Isto vai resfriar também o óleo e o ar interno, causando uma nova diferença de pressão e fazendo com que o ar seja sugado de volta para dentro do diferencial, caixas de marchas e transferência, equilibrando a pressão interna. Mas como há água suja em vez de ar, o que ocorre é uma contaminação do óleo por água e detritos. A perda das características lubrificantes do óleo pode trazer sérios problemas para as partes móveis destes componentes.
Após uma travessia, solicite que o seu mecânico verifique se houve contaminação dos lubrificantes. Se o óleo apresentar cor esbranquiçada e leitosa, deverá ser substituído imediatamente.
É possível a montagem de um circuito de tubos, que elevem a posição dos respiros dos diferenciais, das caixas de marchas e transferência. O sistema é simples e eficaz: basta conectar o respiro do diferencial dianteiro em série com o das caixas e, por último, ao diferencial traseiro. Tudo isto deverá estar conectado a um único respiro, que deverá ficar instalado na parte mais elevada possível como, por exemplo, dentro da cabine.
A solução para o motor é a instalação de um tubo instalado desde a entrada do filtro de ar, que fica sempre dentro do compartimento do motor, até a parte mais alta do veículo, normalmente na altura do teto ou bagageiro. Esse tubo, ou snorkel, como é mais conhecido, deve ter a ponta externa protegida por uma capa ou chapeuzinho de metal, contra a entrada de água da chuva.
A instalação do snorkel requer um bom isolamento e vedação na ponta do tubo que será conectado à entrada de ar do filtro. Não poderá haver nenhuma entrada falsa de ar por onde a água possa ser aspirada pelo motor. Montagens mal dimensionadas acarretam perda de potência. Neste caso, leve seu veículo para um mecânico que entenda do assunto.
Mas a água pode entrar também nos diferenciais, caixas de mudanças e transferência. Existem respiros nestes componentes por onde a pressão, provocada pelo aumento da temperatura do óleo lubrificante e do ar interno, é aliviada. Este aumento de temperatura é causado pelo atrito entre engrenagens e semi-eixos.
Quando isto acontece, o ar é expulso através dos respiros correspondentes, equilibrando a pressão interna. Em uma travessia de alagados a temperatura interna pode cair quando a carcaça do diferencial, caixas de marchas e transferência entrarem em contato com a água ou lama.
Isto vai resfriar também o óleo e o ar interno, causando uma nova diferença de pressão e fazendo com que o ar seja sugado de volta para dentro do diferencial, caixas de marchas e transferência, equilibrando a pressão interna. Mas como há água suja em vez de ar, o que ocorre é uma contaminação do óleo por água e detritos. A perda das características lubrificantes do óleo pode trazer sérios problemas para as partes móveis destes componentes.
Após uma travessia, solicite que o seu mecânico verifique se houve contaminação dos lubrificantes. Se o óleo apresentar cor esbranquiçada e leitosa, deverá ser substituído imediatamente.
É possível a montagem de um circuito de tubos, que elevem a posição dos respiros dos diferenciais, das caixas de marchas e transferência. O sistema é simples e eficaz: basta conectar o respiro do diferencial dianteiro em série com o das caixas e, por último, ao diferencial traseiro. Tudo isto deverá estar conectado a um único respiro, que deverá ficar instalado na parte mais elevada possível como, por exemplo, dentro da cabine.
Fonte: davisport
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