segunda-feira, 30 de abril de 2012

"Que m... de serviço, einh, Copanor ??

"Que m... de serviço, einh, Copanor ??

A situação é tão corriqueira, que não é novidade nenhuma.
Será que há algum responsável, que possa nos reponder??
Mais um feriado pra descansar e curtir Curralinho.
E mais uma semana sem água nas casas dos moradores. Há vários dias, falta água e cada vez a desculpa é diferente.
Ontem foi revoltante ver o Sr Marcos,  dono da Pousada e bar  Tropeiro dispensar vários turistas e clientes do seu estabelecimento e fechar as portas em pleno domingo de sol.  Inúmeras pessoas voltaram de Curralinho sem poder curtir o lugar e saborear o almoço. E o Marcos com o sorriso amarelo no rosto, se justificando pras pessoas e com o prejuízo no bolso. Alguém irá indenizá-lo, por isso ????  
Hoje é a vez de um outro morador estar passando vergonha e se justificando com turistas que alugaram uma casa dele aqui,
pra passar o feriado. Turistas revoltados indo embora e mais uma pessoa no prejuízo.
A represa de onde a água é captada está lotada.
Por que então, essa porcaria de serviço prestado ?
Por que não há um funcionário, que seja morador de Curralinho, pra resolver os problemas, assim que surgirem ??
É possível que a prefeitura ou algum órgão público, fiscalize o péssimo serviço prestado pela Copanor ?
Alguém da Copanor pode justificar este problema crônico ?
Espero que a comunidade de Curralinho tenha uma resposta e solução pra este problema, porque pra mim é fácil colocar as
coisas no carro e voltar pra Diamantina. Já pros moradores, muitos deles idosos, ficar tomando "banho de caneca" é muito triste. 
Vai entender ...

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os trilheiros e o convívio com a natureza.


O  veículos  4x4 podem nos levar  aos mais belos lugares e proporcionar as melhores aventuras.
 Por isso é importante considerar como princípios básicos, a proteção da fauna, flora e meio ambiente, além do próprio 4x4, é claro! Preservar a natureza então, é de suma importância, não só pra que possamos repetir a aventura, mas para que outros também o façam no futuro.
Algumas regras básicas devem ser sempre cumpridas:

-  O melhor lugar para se jogar o lixo é no lixo. Tenha sempre uma sacola ou saco de lixo dentro do carro e traga seu lixo de volta.
- Participe dos atos de reciclagem do lixo e se possível, entregue os recicláveis em locais próprios, para serem reaproveitados.
- É sempre possível acrescentar algo positivo com relação à preservação do meio ambiente. Incentive essa ação entre seus companheiros.
- Respeite sempre as cercas e os locais proibidos de transitar com os veículos. Completar uma trilha com caminhada para curtir uma cachoeira também é legal, além de saudável.
- Apesar de úteis em várias trilhas, não é legal  ostentar machados, facões, picaretas e outras ferramentas de trabalho na lateral dos veículos. Leve-os protegidos dentro do carro, sem deixá-los soltos, o que pode provocar feridas nos ocupantes, durante as trilhas.
- O trilheiro não derruba árvores e respeita os terrenos alheios. Se abrir cercas ou porteiras, feche-as, em seguida.
Mantenha o motor sempre bem regulado, o que evitará poluição exagerada por excesso de fumaça ou vazamentos de óleos.
-  A poluição também pode ser sonora. Escapamentos abertos e muito barulhentos, além de desagradáveis assustam  os animais na natureza.
-  O respeito à natureza deve ser considerado na hora de se fazer pontes, ancoragem de guinchos, fogueiras e esteiras na lama. As matas ciliares não devem ser abertas nas travessias de rios. Isso pode acelerar a erosão e provocar assoreamento dos rios.
- Caçar é esporte para muitos, mas a  maioria dos off-roaders não é adepto a esta prática.
- Evite pneus demasiadamente agressivos. Você aprenderá a dirigir melhor seu veículo sem eles.
- Cuidado com incêndios florestais. Pontas de cigarro, fogueiras e churrasqueiras mal apagadas, podem provocar um grande estrago.
- Qualquer infração às normas de controle ambientais deve ser denunciada aos órgãos competentes.
- Há sempre exageros tanto dos que degradam, mas também daqueles que protegem. Seja equilibrado, para não ser também um “Ecochato”.
- Como em tudo na vida, bom senso e solidariedade, são sempre bem vindos. 
 

Salvem os Sapos


quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de abril, dia do Índio ????


Hoje, 19 de abril, assisti a vários jornais e noticiários, que acho que é, a mesma merda. Todos repetindo as notícias, cada um a sua maneira, sobre os roubos e falcatruas comuns em nosso país, sempre agregados a impunidades e finais regados a festas e muita pizza.

E variando um pouco, todos, citaram que hoje é aniversário de Roberto Carlos, diga-se de passagem, chamado de rei, coisa pra mim mais pré-histórica, em 2012. Rainha da Inglaterra, Rei da Espanha, aliás, flagrado com a bacia fraturada numa caçada de elefantes, coisa bem ecológica e pré-histórica, como ter o título de rei.

Voltando aos jornais passaram pelos trezentos e não sei quantos anos do exército brasileiro, com data de fundação baseada na expulsão dos holandeses do nordeste brasileiro e até a morte de judeus na segunda guerra mundial.

E eu, que acordei lembrando dos tempos de escola, que hoje é dia do índio, não ouvi nem assisti nenhuma citação e nem mesmo vi crianças voltando da escola com as caras pintadas, como acontecia na minha infância. Mas isso também, já se foi há quase 40 anos e hoje são raros os índios, levando vidas de índio. As últimas notícias sobre eles eram invadindo a Funai e fazendas, sequestrando pessoas e jogando vídeo games na tabas.

Pensando bem, não há nada indígeno a comemorar e ser lembrado. Há sim, homem branco canibal, comendo pessoas e virando notícias em 2012. Vai entender ...

Água sempre pura, nas aventuras.


Durante trilhas e caminhadas, nem sempre o estoque de água é suficiente, seja porque a sede foi demais, o caminho foi desviado ou mesmo porque há sempre aqueles amigos desprevenidos na turma. De todo jeito, sempre encontramos um rio, lagoa ou mesmo uma poça, que na hora da sede pode ser útil, desde que tenhamos em mãos, o filtro abaixo. Realmente é uma invenção legal e extremamente útil, pra quem gosta de aventuras.

Descrição

Citado por diversas revistas e jornais americanos e europeus como a Invenção do Século, esse filtro revolucionário chegou para matar a sede de qualquer pessoa, de forma absolutamente segura, esteja ela onde estiver.

O LifeStraw funciona como um canudo, com um poderoso processo de filtragem que elimina 99,9999% de báctérias e vírus, garantindo proteção total contra microorganismos causadores de diarréia, disenteria, tifóide e cólera, além de Salmonela e outras bactérias causadores de doenças.

Com o Lifestraw, você pode beber água de qualquer rio, riacho, lago, bica, poça de água, entre outros, sem preocupação. Mesmo que a água seja barrenta, extremamente suja (como a do rio absolutamente poluido), é só utilizar o LifeStraw e você estará salvo da sede e seguro contra doenças.

O LifeStraw foi desenvolvido pela empresa Suiça Vestergaard Frandsen com a intenção de ajudar as populações carentes do mundo que não tinham acesso a água potável.
O Sucesso do produto foi tão grande que recebeu diversos prêmios e foi capa de diversas publicações, como os exemplos abaixo:

- Esquire Magazine (USA), Innovations of the Year - LifeStraw®, Dec 1, 2005.
- Forbes, Ten Things That Will Change The Way We Live, LifeStraw®, Feb 01, 2006.
- CBS News, Invention Of The Century?,June 13, 2007.
- Readers Digest, LifeStraw® is Europes Best Invention, July 16, 2006.
- Gizmag, The LifeStraw® - the invention of the century?, Dec 1, 2005.
- TIME.com, Best Inventions 2005: Healthy Options, Nov 1, 2005.
- The Economic Times, Gimme Innovative Shelter - LifeStraw®, May 18, 2007.
- Le Monde, Drinking water for all?, Mar 24, 2007.
- FastCompany.Com, The 2007 Fast 50 - Vestergaard Frandsen, Feb 1, 2007.
- Fortune Magazine, Tools for better living, Dec 11, 2006.
- Financial Times (Kenya), More Than Technology: Simple Solutions for Complex Health Problems, Nov 25, 2005.
- LifeStraw® wins the prestigious INDEX: 2005 Award, Sep 23, 2005.
- LifeStraw® received the 2006 Well-Tech Award for Innovative Technology.

Características do Produto:

- Oferece fácil acesso à água potável segura longe de casa.
- Filtra no mínimo de 700 litros de água.
- Mata e remove 99,999% das bactérias da água.
- Mata e remove 99% dos vírus da água.
- Remove partículas até 15 microns.
- Não necessita de energia elétrica ou de peças sobressalentes para a vida útil do filtro.
- Fácil de distribuir em massa, em áreas onde a água potável está contaminada.
- Fácil de transportar, cabe no bolso da mochila.

Indicado para:
- Viajantes (mochileiros, cicloturistas, mototuristas, entre outros), que irão passar por países e regiões onde a qualidade da água é duvidosa;
- Esportistas (trekkers, montanhistas, canoistas, moutainbikers, campistas, entre outros), que terão difícil acesso a água potável;
- Moradores de regiões afastadas do Brasil, onde não chega água potável de qualidade.

O LifeStraw filtra 700 litros de água, que, por exemplo, serve para o consumo de 1 litro de água durante 2 anos. Para quem vai consumir somente em aventuras e viagens e não alcancará o limite em litros de água, recomenda-se a troca do produto após 3 anos do primeiro uso.

Especificações técnicas:

- Composição: A parte externa do produto é feita de poliestireno de alto impacto. Contém corda para pendurar em volta do pescoço.
- Ingrediente Ativo: Resina Halogenada ativa os ingredientes ativos dentro do filtro para matar agentes patogênicos. Carbono granular ativado (impregnado de prata) absorve ativo residual de halogênio.
- Eficácia / Eficiência contra bactérias e viroses transmissíveis pela água comprovado em testes em laboratórios internacionais.
- Segurança: Níveis residuais de prata: abaixo do valor estipulado pela Organização Mundial da Saúde e da US EPA MCL de 100 ppb. Níveis residuais do iodo: não existentes/dentro dos limites estipulados pela Organização Mundial da Saúde.
- Capacidade mínimo de 700 litros.
- Filtros 2 estágios de filtração de partículas.
- Filtros de partículas de 125 microns até 15 microns.
- Tamanho 31cm de comprimento e 2.9cm de diâmetro.
- Peso 140 gramas (seco)
- Peso 160 gramas (úmido)
- Prazo de validade 3 anos quando armazenados na sombra e exposto a uma temperatura de no máximo 30ºC.

ATENÇÃO: O LifeStraw só não pode ser utilizado em água do Mar (água salgada), pois ele não é um desalinizador.

DICA DE USO: Somente no primeito uso após abrir o LifeStraw, puxe água e cuspa fora algumas vezes (4 a 5 vezes), pois, na primeira utilização, o filtro apresenta um gosto ruim. Após isso o gosto vai embora e é só utilizar seu filtro durante toda a vida útil do produto. Fácil e rápido. Também testado e aprovado pela equipe Arco e flecha.

Este e diversos acessórios para esportes e aventuras em: www.arcoeflecha.com.br

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Rali de Regularidade Suzuki Adventure


Muita emoção e adrenalina aguardam os competidores na primeira etapa do Suzuki Adventure, o mais novo campeonato de rali de regularidade do país. Após o sucesso em 2011, a prova começa o ano na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, no próximo dia 21 de abril.

"Queremos proporcionar uma experiência única para os proprietários dos veículos Suzuki 4x4, pessoas de espírito jovem que gostam de aventura, adrenalina e contato com a natureza. Além de um campeonato, o Suzuki Adventure é também um ótimo programa para as pessoas curtirem o dia com família e amigos", afirma Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos.

A etapa de abertura marca a estreia da nova categoria Extreme, destinada aos competidores com experiência off-road e que estão atrás de emoção e aventura. Para esse grupo criamos um passeio planilhado com alto grau de dificuldade de trajeto. Cada etapa terá seu regulamento próprio divulgado no site da Suzuki na época do evento, portanto, a pontuação do passeio, assim como ordem de largada será determinada para cada etapa. A pontuação poderá ser definida, por exemplo, por uso ou não uso de guincho, ajuda a outro participante atolado, entre outros . "Parte do passeio Extreme dessa etapa será realizado dentro de uma fazenda, com vários obstáculos, piso escorregadio, erosões e subidas", explica Alex Kolling responsável pelo levantamento do percurso..

A piloto Helena Deyama, com mais de 15 anos de experiência off-road, será uma das participantes da categoria Extreme, e promete deixar as disputas ainda mais acirradas.

Trilha para todos os públicos
A prova de regularidade é dividida em duas categorias: Fun e Pro. A Pro é destinada às duplas mais experientes, que já participaram de ralis de regularidade. Tem muita emoção, sem deixar a emoção de lado. A Fun é para quem procura muita diversão com a família em trilhas off-road.

A Extreme é para os pilotos mais experientes, com carros modificados, que adoram superar novos obstáculos e estão sempre a procura de desafios. Foram criados obstáculos radicais que exigem agilidade off road do piloto, estratégia do navegador e muita adrenalina para a dupla.

"O percurso da prova passará por trechos de reflorestamento e muitas estradas visuais, com um bonito visual de toda a região", conta Alex Kolling, diretor de prova.

As inscrições já estão disponíveis no site www.suzukiveiculos.com.br para os proprietários dos modelos Jimny e Grand Vitara 4X4. Não há taxa para se inscrever, mas cada carro inscrito deve fazer a doação de dois cobertores, que serão destinados a entidades assistenciais da região.

Premiação
O grande vencedor da temporada na categoria Pro ganhará uma incrível viagem a bordo do luxuoso navio Grand Amazon, com direito a três acompanhantes.

Na categoria Fun, o campeão ganhará quatro dias no charmoso Provence e Cottage Bistro, também com direito a três acompanhantes.

fonte: 4x4 brasil

segunda-feira, 16 de abril de 2012

50 Dicas de Segurança para Motociclistas.


Os redatores do site Duas Rodas trazem boas dicas da revista americana Motorcyclist para reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas. A maioria delas inclui pequenas mudanças de atitude que se aplicam também a motoristas de automóveis. As dicas incluem exercícios para melhorar a habilidade de manobrar motocicletas e de responder rápido a situações adversas. Vale a pena ler e colocar em prática!

1. Pense que ninguém te vê

Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um movimento imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das cabeças de quatro rodas.

2. Seja paciente

As conseqüências de encarar um erro ou uma disputa no transito começa mal e sempre acaba PIOR. Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e perdoe a falha.

3. Ponha roupas para encarar um acidente, não uma piscina ou uma festinha de verão

Com certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está planejando comer ASFALTO, está? As roupas modernas de tecidos ventilados significam que 40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e shortinhos de surfista (aliás, você pega onda?)

4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior

Esteja pronto para a fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. Não existe “apareceu de repente”, “veio do nada” ou “eu achei que ele ia…“.

5. Deixe seu ego em casa

As únicas pessoas realmente interessadas em saber se você estava mais rápido que o outro na avenida são o policial e o Detran.

6. Preste atenção no que está fazendo

É verdade, tem uma gatíssima de shortinho curtinho do outro lado da rua. Enquanto isso, tem um ônibus na sua frente parando de repente para um tiozinho que fez sinal em cima da hora fora do ponto. Se ligue!

7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente

Nunca mude de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que você realmente pode virar ou mudar de faixa.

8. Seja paciente

Espere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou sair para ultrapassar. Você é pego pelo que NÃO VIU! Aquela olhadinha a mais vai salvar sua pele.

9. Preste atenção na diferença de velocidade

Passar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar por um monte de carros parados é somente um jeito mais rápido de conhecer São Pedro (sé que algum dia você vai conhecê-lo!).

10. Cuidado com a calçada

Um monte de surpresas acaba chegando das calçadas: Sacos com objetos dentro, pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser! Procure problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no tráfego.

11. Carros entrando à esquerda ainda são os maiores assassinos de motociclistas

Não ache que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes de se enfiar à esquerda, não. Eles também estão tentando ser rápidos!

12. Cuidado com carros passando no vermelho

Os primeiros segundos após o sinal mudar são os mais perigosos. Olhe SEMPRE para os dois lados antes de cruzar o semáforo.

13. Olhe os espelhos

Olhe os espelhos sempre que mudar de faixa, diminuir a velocidade ou parar. Esteja pronto para se mover se o outro veiculo for ocupar o espaço onde você está.

14. Deixe espaço na frente

No Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é de 3 segundos de distância do veículo da frente. Melhor ainda se você observar tudo que aparecer na sua frente para os próximos 12 segundos (no horizonte). Todos os seus problemas estão aí dentro desses espaços.

15. Cuidado com os carros equipados

Eles são rápidos e seus motoristas agressivos. Não imagine que você passou por ele e que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode acabar como um novo modelo de grade frontal do carrão dele.

16. Entrar em curvas em alta velocidade machuca

É a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos em estradas sinuosas e pistas de corrida. “Entre devagar, saia rápido” é há muitos anos a regra dos campeões das pistas.

17. Não acredite na polícia florestal

Se na área onde você está podem aparecer animais, não vá pensar que a polícia rodoviária ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua frente. Vá devagar, olhe para as margens da Estrada e fique vivo.

18. Já está muito tarde para você começar a usar os dois freios

O dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada das curvas pode acalmar uma moto nervosa.

19. Mantenha SEMPRE o freio dianteiro coberto

Economize um segundo no tempo de reação a 85 km/h e você pode parar 30 metros antes (é talvez até conseguir escapar do impacto). Será que vale a pena? Pense!

20. Olhe para sua trajetória

Use o milagre da fixação de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas mostram que a moto vai para onde você olha, então olhe para a solução no lugar de olhar para o problema.

21. Mantenha seus olhos em movimento

O tráfego está sempre mudando,portanto continue sempre procurando por problemas. Não trave seus olhos em um só ponto por muito tempo a menos que você esteja realmente em problemas sérios.

22. Pense antes de agir

Avalie com cuidado a situação quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele táxi está a 15 km/h numa área com limite de 60 km/h ou você pode acabar com sua cabeça dentro do carro que virou à esquerda “do nada”.

23. Não olhe para o chão – levante sua cabeça

É sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros. Olhe lá longe e mude a direção.

24. Preste atenção em seu caminho

A maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de seu trajeto, abaixo de 60 km/h, em um cruzamento ou via secundária. É, exatamente, por onde você passa toda hora.

25. Pare totalmente em cada placa “PARE”

Isso, ponha seu pé no chão. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer isso força uma decisão imediata sob pressão sem tempo para identificar uma situação de risco.

26. Nunca entre às cegas num corredor de trânsito parado

Os carros devem estar parados por alguma boa razão, e você pode não vê-la até que seja tarde demais para fazer alguma coisa. Não ande a mais de 30 km/h acima da velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h, você vai ver que cair no meio do transito não é assim tão confortável.

27. Não abrace um urso!

Se você pesa 50 kilos, por favor não tente encarar uma estradeira-monstro de 400 kilos! Se você tem só um metro e meio de altura, tem certeza que precisa uma altíssima bigtrail? Pega leve!

28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tráfego

E acertar um carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tão dolorido quanto o primeiro caso.

29. Não entre numa rotina de cruzamentos iguais

Procure uma placa “PARE” depois de uma longa série de esquinas em preferência para você. Se você está imaginando que o trafego vai parar pra você, vai acabar encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.

30. Tenha espaço para se movimentar quando trafegar em grupo

Pilotar dentro de um amontoado grupo de motos é um bom meio de acabar no meio do mato fora da estrada. Qualquer grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um ponto de encontro marcado à frente para reencontrar os “desgarrados”.

31. Dê tempo para seus olhos se acostumarem

Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local escuro também ajuda, senão você estará dirigindo às cegas por uns 2 quilômetros!

32. Domine a meia-volta

Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira.

33. Quem colocou uma placa “PARE” no meio dessa subida?

Não entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar enquanto usa o acelerador e embreagem para sair sem problemas.

34. Se parece escorregadio, então é mesmo!

Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho? Óleo? Pode não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabãozão ou em nada.

Aqui vale um comentário importante: há poucos dias um colega motociclista sofreu uma queda por causa de uma faixa pintada de preto na Rodovia Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte). O fato é que a irresponsabilidade do pessoal que decidiu pintar as faixas no lugar de QUEIMÁ-LAS COM FOGO levou a um grave acidente, que dessa vez por MUITA SORTE não tirou a vida do motociclista. A aderência sobre TODAS AS FAIXAS é reduzida e por isso um mínimo delas deve existir sobre a pista e as mesmas não podem estar DISFARÇADAS à visão do condutor de qualquer veículo. Fica o alerta: NUNCA TRAFEGUE sobre as faixas: Uma faixa branca da melhor qualidade tem em sua composição milhares de microesferas de vidro altamente escorregadias polvilhadas depois de aplicada a faixa em altíssima temperatura, tornando-a a maior inimiga do motociclista (depois do administrador de vias de tráfego irresponsável, é claro).

35. BUM! Estouro de pneu! E agora?

Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz, então se prepare para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e use freio bem leve com a roda boa e vá procurando a melhor direção para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.

36. Pingos na viseira?

Começou a chover. O asfalto umedecido é muito mais escorregadio que depois de uma chuva tropical e você nunca sabe o quanto está liso. Use máxima concentração, cuidado e suavidade nos controles.

37. Emocionado?

Já dizia o velho ditado: “Quando a cabeça não pensa, o corpo é quem paga”. As emoções são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo quando for sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte até 10 mil.

38. Vista uma roupa

Ponha roupas que sirvam bem em você e ao tempo. Se você está muito frio ou muito quente ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de você, você já está em problemas.

39. Deixe seu iPod em casa

Você não vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda “Calypso”, a única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido para o pessoal da SALA DE CIRURGIA.

40. Aprenda a fazer desvios de emergência

Esteja pronto para fazer dois desvios de emergência em seguida. Desvie de um obstáculo pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória original. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo normal, sem pensar.

41. Seja suave em baixa velocidade

De nada adianta sua enorme agilidade se você estiver devagar. Tire as forças dos movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza muito indesejáveis transferências de peso e facilita alinhar e posicionar a moto exatamente onde e como desejamos.

42. Piscar luz de freio é uma boa

As setas e luzes de freio dos outros veículos te chamam a atenção, não é verdade? Pisadinhas leves no pedal ou toques rápidos na manete do freio dianteiro antes de realmente frear sua moto vão alertar o trafego atrás.

43. Cruzamentos são perigosos, então garanta suas chances

Ponha outro veiculo imaginário entre sua moto e o veiculo à frente para evitar que o veículo cruzando acerte você bem de lado. Diminua, assim, para metade a chance de acidentes.

44. Ajuste sua visão periférica

Olhe para um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao lado movendo só sua atenção, sem virar os olhos. Quanto mais você conseguir ver sem virar os olhos ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.

45. Sozinho num semáforo que não muda nunca?

Se for um semáforo inteligente (tem um numero perto das luzes) você pode mudá-lo! Procure um fio sensor de presença antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no chão) e posicione o motor da moto em cima dele. Se o semáforo não mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas chances de mudá-lo para verde vão melhorar. Se não der, relaxe e espere, você já tentou tudo!

46. Tudo é mais difícil de ver à noite

Ajuste e limpe seus faróis e viseiras transparentes e tenha uma visão melhor do que uma simples idéia do que está ali na frente.

47. Não trafegue perto ou ao lado dos caminhões

Se um daqueles 18 pneus monstruosos estourar — o que acontece com BASTANTE FREQÜÊNCIA – ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço violentíssimos. A não ser que você goste de brigar com uma chuva de destroços, fique longe ou passe logo. Os pedaços de mola da suspensão dos caminhões matam pessoas dentro dos carros, imagine o que poderá fazer com você!

48. Tire o pânico das paradas de emergência

Desenvolva uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um lugar deserto e seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens começando bem suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela força na mão ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem máxima=pneus CANTAM mas a roda NÃO PÁRA). Repita isso com cuidado MUITAS vezes até ficar muito bom. Pronto.

49. Tenha pneus adequados

Nada do que você leu até aqui vai servir a não ser que você tenha os pneus adequados. Não os subestime. Tenha certeza que eles estão bem calibrados todo tempo. Procure cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os pneus são a essência da dirigibilidade.

50. Respire fundo e pegue leve…

Conte até 10. Desculpe e peça desculpas, dê passagem e vá devagar, apreciando o passeio. Deixar de andar a 130 km/h é muito melhor que arruinar sua vida numa cadeira de rodas, ou ainda, num caixão.

Fonte: