No trânsito não basta a nossa capacidade de pilotagem e um moto em perfeitas condições de uso. Algumas surpresas podem porvocar uma queda ouacidentes. Vejam alguns exemplos:
na cidade – evite a locomoção pelo canto interno das pistas, principalemnte em curvas. Freqüentemente é nesse local que se acumula toda a sujeira da via pública. Além disso, o percurso dos veículos pesados, que ocasionalmente derramam óleo diesel, torna o asfalto escorregadio, especialmente quando está molhado. Háo risco maior de pedtrestres descendo das calçadas também nestes locais.
poças d’água – procure evitá-las, pois elas podem esconder buracos que facilitam quedas ou perda de aderência, gerada pela ação de uma camada de água entre o pneu e a pista. Caso haja bueiros sem tampas, a poça de água os esconderá.
manchas de óleo; areia - procure não passar por elas, mas se for inevitável, passe com a moto o mais reta possível, não desacelere nem freie sobre elas.
na estrada – ao trafegar pela cidade ou estrada procure manter-se no trajeto das rodas do veículo à sua frente (prefira veículos pequenos), pois ele conseguirá desviar de possíveis buracos e obstáculos. Se você estiver na mesma direção da roda, também terá menor quantidade de água nos pneus, o que ajuda a evitar a perda da aderência. Esse procedimento também é válido para pista seca.
calibragem dos pneus – trafegar na chuva requer maior aderência, diferentemente do ambiente seco. Caso você queira aumentar sua segurança na chuva, diminua a pressão dos pneus. Quanto maior a superfície de contato na pista, mais seguro será o trajeto. Ao calibrar, procure diminuir até 4 libras, porém lembre-se de tornar a calibrar os pneus quando estiver trafegando em pista seca. Não use calibragens muito baixas, pois se os pneus estiverem murchos, aumentará o risco de aquaplanagem pelo mal escoamento da água entre os sulcos dos pneus.
carros estacionados - cuidado ao passar perto de carros estacionados. Se possível, procure visualizar pessoas em seu interior. os movimentos de pessoas dentro dos carros, pode significar que as portas serão abertas.
crianças - as crianças atravessam de repente na frente dos veículos por não terem percepção de distância e velocidade. Redobre a atenção em frente as escolas ou onde visualizar crianças brincando.
idosos - tem também menor percepção e lentidão de reflexos, além dos seus deslocamentos e movimentos também serem lentos. As vezes não conseguem sair da frente dos veículos. Também pela menor capacidade visual e auditiva podem atravessar na frente de carros e principalmente motos, que são veículos menores. É comum após atropelamentos dizerem: "não vi a moto vindo".
cachorros - são sempre perigosos e tem rapidez de movimentos e mudanças de direção. Aquela história de firmar o guidão e passarpor cima, na maioria das vezes derruba a motocicleta. Uma moto a 60 km/h batendo num cão pequeno de apenas de 5 quilos gera um impacto maior que 300 quilos na frente da moto. Não há braço que segura isso.
cavalos e vacas - pelo próprio tamanho e peso, evitem ao máximo, bater um animal desses. Os cavalos se movimentam com rapidez e mudam a direção de movimento de forma brusca.
na cidade – evite a locomoção pelo canto interno das pistas, principalemnte em curvas. Freqüentemente é nesse local que se acumula toda a sujeira da via pública. Além disso, o percurso dos veículos pesados, que ocasionalmente derramam óleo diesel, torna o asfalto escorregadio, especialmente quando está molhado. Háo risco maior de pedtrestres descendo das calçadas também nestes locais.
poças d’água – procure evitá-las, pois elas podem esconder buracos que facilitam quedas ou perda de aderência, gerada pela ação de uma camada de água entre o pneu e a pista. Caso haja bueiros sem tampas, a poça de água os esconderá.
manchas de óleo; areia - procure não passar por elas, mas se for inevitável, passe com a moto o mais reta possível, não desacelere nem freie sobre elas.
na estrada – ao trafegar pela cidade ou estrada procure manter-se no trajeto das rodas do veículo à sua frente (prefira veículos pequenos), pois ele conseguirá desviar de possíveis buracos e obstáculos. Se você estiver na mesma direção da roda, também terá menor quantidade de água nos pneus, o que ajuda a evitar a perda da aderência. Esse procedimento também é válido para pista seca.
calibragem dos pneus – trafegar na chuva requer maior aderência, diferentemente do ambiente seco. Caso você queira aumentar sua segurança na chuva, diminua a pressão dos pneus. Quanto maior a superfície de contato na pista, mais seguro será o trajeto. Ao calibrar, procure diminuir até 4 libras, porém lembre-se de tornar a calibrar os pneus quando estiver trafegando em pista seca. Não use calibragens muito baixas, pois se os pneus estiverem murchos, aumentará o risco de aquaplanagem pelo mal escoamento da água entre os sulcos dos pneus.
carros estacionados - cuidado ao passar perto de carros estacionados. Se possível, procure visualizar pessoas em seu interior. os movimentos de pessoas dentro dos carros, pode significar que as portas serão abertas.
crianças - as crianças atravessam de repente na frente dos veículos por não terem percepção de distância e velocidade. Redobre a atenção em frente as escolas ou onde visualizar crianças brincando.
idosos - tem também menor percepção e lentidão de reflexos, além dos seus deslocamentos e movimentos também serem lentos. As vezes não conseguem sair da frente dos veículos. Também pela menor capacidade visual e auditiva podem atravessar na frente de carros e principalmente motos, que são veículos menores. É comum após atropelamentos dizerem: "não vi a moto vindo".
cachorros - são sempre perigosos e tem rapidez de movimentos e mudanças de direção. Aquela história de firmar o guidão e passarpor cima, na maioria das vezes derruba a motocicleta. Uma moto a 60 km/h batendo num cão pequeno de apenas de 5 quilos gera um impacto maior que 300 quilos na frente da moto. Não há braço que segura isso.
cavalos e vacas - pelo próprio tamanho e peso, evitem ao máximo, bater um animal desses. Os cavalos se movimentam com rapidez e mudam a direção de movimento de forma brusca.
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