quarta-feira, 22 de abril de 2009

Educação, Fiscalização e Punição!

Educação, Fiscalização e Punição

Tava pensando aqui como falta esta tríade no nosso trânsito.
Aliás, no trânsito não. Falta ao ser humano.
Este ser imbecil que a cada final de semana e feriado enche a o rabo de álcool e vai pras estradas colocar a vida alheia em risco. Basta ligar a Tv numa segunda pela manhã que lá estão inúmeras reportagens sobre acidentes e 99,9% delas com culpa do tal "serzinho" com capacidade de raciocínio. Vai entender que raciocínio é esse...

Daí ouvimos inúmeras desculpas de estradas ruins, buracos, curvas perigosas, viadutos em curvas, animais na pista e por aí vai um monte de baboseira saindo das bocas malditas que tentam justificar as burradas que fazem.
Se as estradas foram mal feitas, perigosas e se estão com buracos, etc... tudo também culpa deste ser que Deus criou a sua imagem e semelhança... será mesmo???

Os políticos safados tem passagens aéreas pra toda a corja que os rodeiam e não correm risco em nossas estradas. Daí também não estão nem aí pro estado delas...
... mas se a merda já está feita temos como reduzir os danos.
Se a estrada é perigosa, cheia de curvas, buracos e má conservação, basta apertar menos o pedalzinho chamado acelerador e tudo se resolve. Mas não; o idiotão acelera do mesmo jeito ou até mais e tenta ser o piloto das rodovias. Ultrapassa onde e quando não deveria, se vê saindo das curvas em direção a outros carros ou se tivermos sorte em direção a um barranco ou buraco; pelo menos se fode sozinho.

E até quando esta situação vai persistir?
Até no mínimo, o dia em que o ser humano desconfiar como a vida é bela e gostosa. Como é ruim um leito de hospital e pior ainda se estiver todo quebrado morrendo de dor e preso as ferragens de um carro a espera de socorro. Nesta hora os segundos parecem horas...

Basta darmos uma voltinha pela cidade mesmo, como fui agora levar uns documentos a delegacia. Menos de 50 metros após sair com a minha moto, na segunda esquina, quase um imbecil me arrebenta. Motivo: passou direto na esquina que deveria parar, porque estava dirigindo e conversando ao celular. Após eu buzinar forte, pediu desculpa. Que desculpa merda nenhuma. Se me atropelasse e esmagasse minha perna e me mandasse pro hospital ele continuaria numa boa e eu provavelmente passaria alguns dias no leito.

E por aí vai também o aumento absurdo de acidentes envolvendo motos. A nossa cidade como todas as outras, está lotada de novos motoqueiros. A moto é sim um veículo de mais agilidade no trânsito, estacionamento fácil e menor consumo com combustível e manutenção. E tem sido por isso procurada por muitas pessoas que jamais também pensaram em andar de moto. Tem sido o “presente” de alguns adolescentes ainda sem carteira, sem responsabilidade, sem juízo e com muitas aventuras na cabeça e adrenalina nas veias. O resultado disso tudo estão nos leitos de hospitais, clínicas de fisioterapia, cadeiras de roda e também nos túmulos. Daí meu amigo... chegou ao cemitério, já era!!

E como a educação não vem de todos os berços e também não inventaram um kit para comprar ou para injetar nas veias, precisamos de fiscalização intensa e punição exemplar.
Não sou a favor de blitz, principalmente em cidade pequena como a nossa. Basta começar uma blitz que a notícia espalha e a "tchurma" toda se esconde. Mas sou a favor de abordagens freqüentes para retirar do trânsito aqueles que o prejudicam. E as punições deveriam ser severas, como exemplo. Não é admissível um condutor embriagado tirar a vida de outras pessoas e após o pagamento de uma pequena fiança estar livre.
Por isso penso que Educação, Fiscalização e Punição, se levadas ao pé da letra, poderão sim melhorar o nosso trânsito e reduzir o número de acidentes e mortes.
E vocês, o que pensam?

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, Rodriguim. A tríade que você descreve é, talvez, a única solução para botar rédea curta nos velozes e furiosos do trânsito. Principalmente a Punição. Mas só se essa "punição" doer no bolso!!! E doer muiiiitooo!!! Daquela dor que não dá prá esquecer. Caso contrário, o brasileiro tem o "esquecimento" próprio de sua natureza. Entoncês, paga um multinha aqui e daqui pouco tempo já esqueceu e... lá vai ele, AGAIN, rabo cheio de biriday ou birinight, o sonzão ligado nas alturas e ele (o monstrorista) mais ligadão ainda e se achando o FODA! KKKKKKKK Niguém merece!!!

    ResponderExcluir

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.