terça-feira, 7 de abril de 2009

Em caso de assalto...




Virou rotina. Com crise ou sem crise, o número de assaltos aumenta cada vez mais. Todos nós, se não passamos por uma situação dessas, temos conhecidos ou sabemos de histórias relacionadas a assaltos. A TV tem mostrado como os bandidos também estão cada vez mais agressivos em suas abordagens.
Há pouco tempo assistimos um noticiário em que uma jovem foi baleada e morta na frente dos pais simplesmente por ter pedido o crachá de volta ao bandido.

Os bandidos estão cada vez mais agressivos e com regras próprias seguidas de acordo com as reações do cidadão que estão assaltando. Uma delas que sempre é noticiada é o assalto a motoristas ou motociclistas que tentam arrancar e fugir. Mais de 90% das vezes são baleados. É a regra das bandidagem. Se te abordaram não vão perder viagem. E sempre atiram que é pra gente aprender que não devemos tentar fugir.
Também as histórias de pessoas que reagem aos assaltos não tem tido um final feliz. São raros os casos de pessoas que reagiram e tiveram sucesso. Como regra geral, quem reage sempre se dá mal.
Mas o que fazer diante de uma arma apontada pra nossa cara?

Vejam algumas dicas que busquei no site do Dr Jorge Lordello, que é pesquisador criminal.

1) No momento em que o bandido tira o revolver da cintura ou anuncia verbalmente o assalto, a vitima não deve tentar fugir, correndo ou acelerando moto ou carro. Nesses casos normalmente o marginal faz um disparo na direção da vitima que tenta evadir-se.

2) Jamais reaja, pois 80% das vítimas que tentaram impedir um assalto foram baleadas.

3) Não realize movimentos bruscos, pois o criminoso pode imaginar que você esta esboçando uma reação ou tentando pegar uma arma de fogo.

4) Iniciado o roubo permaneça imóvel, mostrando sempre as mãos e siga as determinações do bandido.

5) Antes de realizar qualquer movimento (principalmente com as mãos) avise verbalmente o marginal para que ele não leve um susto e acabe acionando o gatilho do revolver.

6) Após anunciar o movimento que pretende realizar, faça-os de maneira lenta, sem afobação.

7) Não olhe para os olhos do marginal, pois isso pode irritá-lo, tornando-o ainda mais tenso.

8) Não tente negociar bens num momento tão crítico e perigoso. Pense somente na sua integridade física e mental e por isso entregue todos os pertences que o marginal ordenar.

9) Mesmo que você tenha certeza que o ladrão possui uma arma de brinquedo, não tente dominá-lo, pois eles sempre estão acompanhados e o comparsa pode te ferir pelas costas.

Os 5 sim em caso de assalto:
- Mantenha-se calmo e fale mansamente.
- Encurte o tempo do crime.
- Obedeça as ordens do ladrão.
- Peça autorização para realizar qualquer movimento.
- Carregue mais dinheiro e menos cartão


Além dessas dicas acima, vou deixar outras, sempre dadas pelos policiais.
- Evite usar caixas eletrônicos em finais de semana ou a noite, principalmente em locais de pouco movimento. Quem vai ao caixa eletrônico nesses dias e horários tá sempre sacando dinheiro. E se expondo também!
- Evite estacionar o carro em ruas isoladas ou mal iluminadas. Prefira sempre os estacionamentos.
- Observe sempre se há pessoas estranhas por perto. Neste caso finja que o carro não é seu e passe direto entrando no primeiro lugar que tiver. Em seguida ligue pra polícia.
- Ao entrar no carro seja rápido em dar a partida e sair. Não perca tempo colocando som ou dando uns beijinhos.
É comum as mulheres entrarem no carro e ficarem se embelezando em frente ao retrovisor. Passam baton, arrumam cabelo, mexem na bolsa e a maioria sempre tem uma ligação pra fazer. É a sopa quentinha pros bandidos te abordarem. Aí filhinha... já era!!
- Ao chegar em casa observe carros estranhos ou pessoas suspeitas. Neste caso siga em frente e ligue pra polícia. Não pense que o porteiro do prédio irá te defender.
- Outra prática comum, são as pequenas batidas por trás em ruas isoladas. Você desce do carro é pronto. Se fudeu! Neste caso, procure seguir e parar em locais movimentados; de preferência próximo a policiais. Se o carro de trás não te seguiu é porque não tinha boas intenções. Nem mesmo de pagar o conserto.
- Evite exibir jóias e dar na cara que carrega um notebook. As mochilas ficaram manjadas e os bandidos sabem disso. Se estiver num estacionamento seguro, coloque sempre o notebook no portamalas do carro. E principalmente só o transporte em caso de necessidade.
Enfim, sempre usem a cabeça pra raciocinar melhor que os bandidos. A prevenção é o melhor remédio.
E é a lei da natureza. Os mais aptos sobrevivem. Ou como diz meu pai: “a burrice é um processo natural de seleção”.
Portanto fiquem espertos e boa sorte!
ass. Rodriguim.
Texto em vermelho: Dr Jorge Lordello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.