sexta-feira, 17 de abril de 2009

STAFFORDSHIRE BULL TERRIER.


Você conhece ou já ouviu falar sobre a raça STAFFORDSHIRE BULL TERRIER?
Provavelmente, não.

A raça já é muito conhecida em todo o mundo e está aos poucos conquistando o Brasil. Digo aos poucos porque o número de criadores ainda é pequeno e os preços de um filhote são ainda altos. Principalmente se você quer um cão com boas qualidades.

Este cão foi desenvolvido por um grupo de ingleses de uma cidade chamada STAFFORDSHIRE, daí a origem do nome.

O STAFFBULL como é chamado, tem muitas características favoráveis pra quem quer um cão de companhia. Tem o porte pequeno, late pouco, é muito saudável e extremamente dócil, principalmente com crianças.

Já quem procura um cão de guarda deve procurar outra raça. Apesar da semelhança com um pequeno Pit Bull, o Staff faz festa pra todo mundo.
Vejo a minha cadela “Gaia”. Abana o rabo e faz festa pra qualquer pessoa. Mesmo sem ter crianças em casa, basta um passeio ou uma ida a cachoeira que ela gruda na criançada e faz a maior festa.

O Staff está entre as duas raças mais indicadas para companhia de crianças. Na Inglaterra a raça tem o apelido de Nanny Dog, que significa babás de crianças. Também participam das terapias com crianças e pessoas com necessidades especiais e visitas a pessoas em tratamento de alterações emocionais e internadas em hospitais.

São cães muito resistentes e por isso capazes de acompanhar com facilidade qualquer atividade física com seus donos, sendo especialmente indicados para participar de provas como agility, flyball, caminhadas e passeios de bicicleta.

São cães que se relacionam bastante bem com pessoas de todas as idades, sendo bastante tolerantes com crianças.

Se você mora em apartamento ou possui uma casa com quintal pequeno, o STAFFBULL se adapta bem, mas precisa de passeios e exercícios diários para extravasar sua imensa energia e disposição. Caso contrário, como a maioria das raças se tornará destruidor.

São cães muito inteligentes, obedientes, educados, ágeis, ativos, fortes, musculosos, controlados, confiáveis e afetuosos, especialmente com crianças.

Por serem musculosos e possuírem o sangue “Bull” são cães com maior tolerância à dor. Por isso toleram bem as brincadeiras estovadas das crianças não reagindo a beliscões e puxões de orelha. E tem disposição para brincar até esgotar a energia de qualquer turma de crianças.

Quanto à saúde, são cães extremamente saudáveis e resistentes. As visitas a veterinários costumam sem anuais para um check-up geral e renovação das vacinas. O pelo é curto e basta uma escovação semanal ou quinzenal para remoção dos pelos mortos.

Pelo porte pequeno são cães que comem pouco. Mas pelas suas características físicas musculosas é aconselhável oferecer uma ração de boa qualidade.

São atletas natos, adoram uma brincadeira e estão sempre de bom humor.

É uma raça de extremos, vivem no verão carioca ou no inverno Europeu.

São ágeis e ativos, mas ficam quietos e tranqüilos. A raça é oriunda dos cães de combate, mas essa agressividade contra animais foi sendo retirada pelos criadores para que pudessem participar de competições com outros animais.

Se acostumados desde filhotes podem conviver com gatos, pássaros, cavalos, gado, cães de outras raças, entre outros bichos.

Vivem em média até os 15 anos mas na Inglaterra já houve uma fêmea que morreu com 23 anos, além disso são indicados principalmente para pessoas que gostam de cães, por que são carinhosos, gostam de estar na presença de humanos e são sempre muito simpáticos.

São a sétima raça mais popular do Reino Unido, a oitava raça mais registrada na Inglaterra e o terceiro entre os Terries. A raça foi oficialmente reconhecida em 1935, em 1938 ocorreu a primeira exposição especializada da raça e seu padrão estabelecido em 1939.

Em casa possuímos também uma Pit Bull chamada Muamba. As duas convivem muito bem e as brincadeiras entre elas são constantes.

O único senão da raça é a sua aparência com um Pit Bull. O preconceito faz as pessoas temerem e mudarem de calçada na rua.

Mas a raça é muito astral e já estamos pensando em adquirir um macho para no futuro montar um canil.
ass. Rodriguim
Foto: Cão Diesel. Canil BigStaffs Kennel (http://www.bigstaffs.com)

Um comentário:

  1. Eu tenho também uma staff!
    Tudo que você disse é a pura verdade. Melhor compra que fiz na minha vida... cachorra muito carinhosa, está sempre do lado de alguém... odeia ficar sozinha. Precisa ter paciencia mesmo... não é uma raça pra ficar jogada no quintal, tem que conviver de preferencia dentro de casa mesmo! A minha sempre está do nosso lado, qualquer lugar que estamos ela está também!

    Só não pego mais um staff por falta de espaço!!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.