quinta-feira, 14 de maio de 2009

Imagens

O que é Medicina de Tráfego?

Medicina de Tráfego é o ramo da ciência médica que trata da manutenção do bem estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade, cuidando também das interações deste deslocamento e dos mecanismos que o propiciam com o homem, visando ao equilíbrio ecológico. A Medicina de Tráfego, reconhecida especialidade Médica pela Associação Médica Brasileira, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Comissão Nacional de Residência Médica, se propõe, portanto, a estudar as causas do acidente de tráfego a fim de prevení-lo ou mitigar suas conseqüências, além de contribuir com subsídios técnicos para a elaboração do ordenamento legal e a modificação do comportamento do usuário do sistema de circulação viária. Suas principais áreas de atuação são: Medicina de Tráfego Preventiva, Curativa, Legal, Ocupacional e Medicina de Viagem.

A Sociedade de Médicos que confere o título aos profissionais que se habilitem como especialistas é a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego ( ABRAMET).

A Medicina de Tráfego surgiu no ano de 1960, por ocasião de um Congresso de Medicina Legal em Nova York. Os médicos legistas, inclusive do nosso país, lá reunidos, impressionados com o volume com que chegava às suas mãos as conseqüências mais dramáticas dos infortúnios do tráfego e sensibilizados por essa trágica evidência, tomaram a histórica decisão de se reunir, ainda naquele ano, em San Remo, na Itália, ocasião em que fundaram a Associação Internacional de Medicina dos Acidentes e do Tráfego ( IAATM). O primeiro Congresso dessa Associação teve lugar em Roma, no ano de 1963.

No Brasil, a especialidade deve seu desenvolvimento inicial ao esforço e denodo de médicos peritos examinadores responsáveis pela realização do exame de aptidão física e mental para condutores de veículos automotores. No contexto da Medicina de Tráfego Preventiva, o exame de aptidão física e mental é de grande importância, já que a adequada avaliação médica permitiria o afastamento temporário ou definitivo do condutor de veículo, ou candidato a condutor, portador de doença de risco para a segurança de trânsito.


Áreas de Atuação:



Imagens

Curativa

A Medicina de Tráfego Curativa cuida do atendimento no local do acidente (A P H / Atendimento Pré - Hospitalar) e do transporte da vítima para o hospital ( Resgate ). Um atendimento imediato e correto pode salvar muitas vítimas de acidentes de trânsito.




Imagens

Legal

A Medicina de Tráfego Legal realiza perícias, avaliações e colabora com a elaboração dos dispositivos legais dos Sistemas de Trânsito.



Imagens

Ocupacional

A Medicina de Tráfego Ocupacional cuida da prevenção das doenças dos motoristas profissionais, como a perda auditiva, a surdez, o zumbido, os problemas respiratórios, as doenças osteomusculares, as neuroses, as fobias e os distúrbios comportamentais. Preocupa-se ainda com os aspectos ergonômicos do exercício da profissão de motorista. Estuda as condições inseguras do tráfego e a normatização dos exames a que devem ser submetidos os motoristas que dirigem
profissionalmente, em acordo com os riscos a que estejam porventura expostos, sugerindo procedimentos médicos a serem implementados por ocasião dos exames admissionais, periódicos e demissionais.




Imagens

Viagem

A Medicina de Viagem, que desperta ascendente interesse social em função da intensificação dos deslocamentos humanos, é uma promissora área de atuação da Medicina de Tráfego pois estuda, entre outros, o planejamento de viagem, as doenças infecto-contagiosas e os acidentes com animais peçonhentos porventura prevalentes no percurso ou destino de interesse do viajante, imunização para o viajante nas viagens dentro do território nacional e para outros países, patologias relacionadas com o meio de transporte e com as mudanças geográficas como altitude e clima, seguros de viagem e o ecoturismo.

A Medicina de Viagem estuda:

  • O planejamento da viagem
  • As doenças infecto-contagiosas prevalentes no percurso ou
    destino do viajante
  • A imunização nas viagens
  • Patologias relacionadas com o meio de transporte, com as
    mudanças geográficas como altitude e clima
  • Seguros de viagem e ecoturismo



Imagens

Preventiva

Divulga índices de morbidade, mortalidade e o número de incapacidades produzidas pelos acidentes de trânsito.


Imagens

Aero Espacial

O Conselho Federal de Medicina aprovou, na Sessão Plenária desta quinta-feira (12), o reconhecimento de duas novas áreas de atuação da Medicina: Medicina Aeroespacial e Perícia Médica. As duas foram inclusas no Anexo II, da Resolução 1785/06, que trata do reconhecimento de especialidades médicas.


Por uma solicitação da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), o CFM reconheceu a Medicina Aeroespacial como área de atuação. A área da Perícia Médica era um pleito antigo da Sociedade Brasileira de Perícias Médicas e foi reconhecida, nesta quinta-feira, pelo CFM.


O relator da Resolução aprovada, membro da Comissão Mista de Especialidades, Antônio Gonçalves Pinheiro, explica sobre as novas áreas. Segundo ele, a Medicina Aeroespacial “é uma área de atuação de duas especialidades: Medicina do Tráfego e da Clínica
Médica”. Sobre a Perícia Médica, Gonçalves Pinheiro afirma que a área não se destinada às perícias previdenciárias, mas sim às perícias judiciais.




Imagens

Securitária

A Medicina de Tráfego Securitária avalia os danos físicos causados pelos acidentes de tráfego para efeito de recebimento de seguros pessoais.


Imagens

Aquaviária

Área de atuação da Medicina de Tráfego que estuda as causas e as conseqüências dos acidentes que ocorrem nos meios hidroviários para contribuir na prevenção e no atendimento das vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.