terça-feira, 26 de maio de 2009

Pneus na medida certa


Motocicletas com pneus de medidas originais são sinônimo de segurança, desempenho e economia para o piloto.

Chegou a hora de trocar os pneus da motocicleta. O quê fazer?
Substituí-los usando as medidas originais ou colocar pneus mais largos, para melhorar o visual?
Muitos motociclistas já ouviram essa frase: “Coloquei pneus mais largos e a moto ficou show, linda”. Porém na prática, a beleza de um pneu mais largo não traz melhor desempenho e nenhuma vantagem. Entenda o porquê disso.

O encanto vira pesadelo
Uma situação típica no mundo das motos: o proprietário vai trocar o pneu. Após consultar amigos, usuários do mesmo modelo de motocicleta e grupos de discussão na internet, o proprietário aceita colocar um pneu maior. Diversas motos são o “alvo” dessa moda, que pode ser perigosa: desde pequenas 125 cc até as de alta cilindrada.

Nas ruas e em fotos na internet, pode-se perceber que um dos modismos é colocar um pneu traseiro maior na Honda CBX 250 Twister. Os usuários dessa 250cc muitas vezes optam em colocar pneus mais largos como os de 140 e 150 milímetros de largura, ao invés do original nas medidas 130/70 – 17. Mas para isso realizam adaptações, que chegam até a alargar a balança, o que prejudica a estrutura original da moto.

Pneu instalado, o visual fica ótimo. Mas a melhora fica somente no visual.
O consumo aumenta, a relação tem desgaste prematuro devido ao pneu ser mais pesado, altera a estabilidade além da moto perder em arrancada e velocidade final.

Outros componentes como a balança, protetor de corrente e os para lamas podem sofrer avarias com o componente fora das especificações originais. Corre-se o risco do pneu mais largo não entrar na balança, raspar no para lama dianteiro e na parte inferior do para lama traseiro. Neste último caso o pneu pode raspar no para lama antes da suspensão chegar ao final do curso, acarretando em uma possível quebra da peça plástica ou cortes no pneu.

Original de fábrica
Para definir a medida original, as fábricas realizam uma série de testes com diversas medidas de pneus até escolher a mais apropriada. E a moto é projetada levando-se em conta aquela determinada medida. A montadora visa, além da questão estética, o desempenho, a proposta da motocicleta, a durabilidade, a facilidade e o custo para reposição.
Se você motociclista não sabe qual a medida original dos pneus de sua moto, consulte o manual do proprietário. Lá são informadas as medidas e a pressão correta a ser utilizada nos pneus. Não tem como errar.

Texto: Bruno Parisi e Rodriguim.
Foto: Rodriguim

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