terça-feira, 1 de setembro de 2009

Equipamento de segurança não se restringe a capacete.



É comum nos dia a dia, motociclistas pilotarem sem os equipamentos essenciais de proteção, muitos fazendo uso somente do capacete, como se em uma queda somente a cabeça batesse contra o chão.
Se houver tempo de alguma reação durante um acidente, vamos em primeiro lugar tentar proteger com os braços e aí as mãos irão sofrer o primeiro impacto e a primeira ralada no asfalto ou na terra. Logo as mãos que servem pra gente fazer praticamente tudo na vida. A maior amiga dos solitários... rsrsrs

Recentemente um amigo num tombo simples perdeu o segundo dedo do pé, porque estava pilotando de chinelo. Se estivesse com um tênis ou bota adequados, nada teria acontecido.
É também comum vermos as mulheres pilotando com saltos, tamancos, sandálias de dedo, bolsas penduradas no ombro ou guidão e usando como proteção também tão somente o capacete, que na maioria das vezes não é de tamanho adequado e não está com o devido ajuste da cinta jugular.
Resolvi então postar estas fotos, para que todos analisem a diferença entre usar ou não equipamentos de segurança. E não adianta comprar equipamento barato e vagabundo. A conta sai mais cara no final.
Nas fotos, o sujeito ralado, com mãos e pernas esfoladas levou um tombo considerado leve, em baixa velocidade, dentro da cidade. Foi submetido a internações e a ainda hoje lcarrega cicatrizes marcantes deste tombo pelo corpo. Estava de bermuda e camiseta.
Nas fotos seguintes, vemos uma jaqueta e uma calça rasgadas após um tombo a mais de 140 km/h. Vejam como o asfalto lixou o motor e o quadro da motocicleta. Esta queda ocorreu após o motociclista bater contra um cão. Apesar to tombo, o motociclista não sofreu nada que o levasse a um hospital. Além da roupa adequada usava boa botas e protetor de coluna.
Moramos num país tropical de clima quente, mas pensem nas conseqüências de um tombo antes de sair pilotando com as coxinhas e os braços de fora.

ass. Rodriguim.


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