quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Gaiolas.



Os carros tipo gaiola, também chamados de auto cross, surgiram nos Estados Unidos nos anos 50. Os surfistas transformavam pesados Fords e Chevrolets em estruturas mais leves, para poder andar pelas dunas da Califórnia. Para não afundarem na areia macia, eles eram equipados com pneus de aviões, com pressão bem baixa.
Nos anos 70 esses veículos ficaram ainda mais leves e no Brasil com o uso da mecânica VW derivada do Fusca e do uso de tubos especiais, sem costura, na construção de chassis, se tornaram oleves e bem funcionais no fora de estada.
As gaiolas já foram usadas em guerras para incursões rápidas no deserto e no EUAainda são usadas para patrulhamento em algumas fronteiras.

No Brasil há vários tipo de gaiolas, algumas fabricadas em série por algumas empresas como a By Colella, fabricada no interior de São Paulo. Em BH, o “Chico das Gaiolas“, localizado atrás do Posto Chefão, também fabrica excelentes carros, além de preparar camionetes e outros para competições de rallye. Um número enorme de gaiolas também são fabricadas nos fundos de quintais, cada uma com a cara, ou o cu do dono. Algumassão muito horrorosas e nada funcionais no off roda.

Garanto que as gaiolas são extremamente eficazes nas trilhas. Eu particularmente já tive uma Rural toda preparada pro fora de estrada. Tinha motor de C20, direção hidráulica, freio hidrovácuo, suspensões preparadas e outras coisas mais. Posso afirmar que as gaiolas são muito mais ágeis e dão muito mais emoção, além de passar onde vários carros 4x4 passam com dificuldade. Pode parecer exagero, mas já tive que puxar jeep willys com a gaiola e ter o “prazer” de desatolar um Troller onde a gente já havia passado com as gaiolas. Realmente é um brinquedo sensacional.
Em relação ao custo, varia muito do tipo de fabricação. A Colella hoje entrega uma gaiola pronta com ótimo acabamento e motorizarão com injeção eletrônica por R$22.000,00. Mas há gaiolas que custam bem menos, algumas em torno de R$4.000,00. A ação nas trilhas depende muito do sujeito entre o volante e o banco. rsrsrs
A maioria é feita para apenas duas pessoas, até mesmo para não pesar nas trilhas. Outras de quatro lugares já permitem passeios com uma turma maior de “Zequinhas”, que servem pra fazer força nas horas difíceis. Zequinha é o nome dado pros caroneiros, chamados carinhosamente por nós aqui em Diamantina, de “Corta Prego“, devido ao carona apenas torcer pra dar tudo certo, já que não tem nenhum controle sobre a direção do carro.
Garanto que basta uma voltinha pro cara se apaixonar por um brinquedo desses. Como dizem, a diferença entre os homens e as crianças é apenas o tamanho e o preço dos brinquedos.
Boas trilhas a todos. De gaiola, claro.

Ass. Rodriguim.

2 comentários:

  1. oi amigo to com uma gaiola e preciso ducumentar ela vc faz gaiolas sabe como ducumentar eu tenho 3 e quero documentalas

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  2. Ops, Marcos, eu apenas tinha uma gaiola. Fui o pioneiro com ela aqui em Diamantina. Sou pediatra, mas um amigo meu aqui fabrica, mas não legalizada. Pra legalizar a gaiola tem que ter parabrisa com limpadores, setas, farol lanterna e luz de freio, estepe, retrovisores, tudo de sinalização e segurança de um carro. E a vistororia é feita no Sintev em Sete Lagoas. http://www.sintev.com.br/
    Eu legalizei um carro rebaixado lá e hoje rodo documentado, sem problema com a lei. Um abraço.

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