segunda-feira, 1 de junho de 2009

Evolução do ensino

Há poucos dias tivemos notícias do enorme número de professores do ensino médio que não possuem formação superior. Não faz muito tempo o conselho regional de medicina de São Paulo, mostrou que formandos não sabiam interpretar e tratar um enfarto.
As faculdades e os cursos, alguns com nomes e funções cada vez mais estranhos, proliferam a todo vapor. Algumas com aulas uma vez por semana e dando diplomas com 2 anos de curso em média.
A infeliz Medicina ainda carrega um certo "status" pra muita gente e a proliferação de faculdades virou uma mina de dinheiro com mensalidades absurdas. Há poucos dias li num jornal local o relato de uma pessoa que defendia a criação da faculdade de medicina em Diamantina com o seguinte anúncio no jornal: "Você sonha em ter um filho médico? ... ". Essa pra mim foi a pior de todas. Pior até que o discurso político que o deputado implantou e a maioria absorveu. Como se faculdade resolvesse os problemas de saúde da população ou coisa parecida.
Vou deixar esse papo de lado, pois estou felizmente e com sucesso me afastando cada dia mais da prática pediátrica, tão desvalorizada, desrespeitada e dispeitada também, principalmente aqui em Diamantina.

Como exemplo do que tá virando o ensino, deixo o texto de uma professora de matemática fazendo o relato da evolução das provas de matemática. E não duvidem dela!

Relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58.
Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para
evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina
registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela
não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e
ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950,
que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de
venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00


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