terça-feira, 16 de junho de 2009

"Vapor Benjamim Guimarães. Uma história única nas águas de Pirapora"









.Se você for a Pirapora, MG, e não fizer o passeio no Vapor Benjamim Guimarães, a sua aventura turística não fica completa.
Fazer o passeio no “Bejamin”, como é tratado o vapor, é uma experiência única. Literalmente única, por ser o Benjamin a única embarcação no mundo, movida a vapor. Isso mesmo, a vapor, após queimar muita lenha.

O vapor foi construído em 1913 nos EUA, tendo navegado nas águas do rio Mississipi. Veio para o Brasil comprado pela empresa "Amazon River Plate Co.", tendo sido usado nas águas da bacia amazônica e então na década de 20 a empresa Júlio Mourão Guimarães o comprou e o montou em Pirapora. O nome Benjamim Guimarães foi uma homenagem ao patriarca da família.
Após restaurações mantendo as suas características originais, retornou as atividades em 16 de maio de 2004 e desde então faz passeios regulares no Rio São Francisco. O vapor foi Tombado como patrimônio histórico pelo IEPHA e é de responsabilidade da prefeitura de Pirapora.

Vamos ao passeio, que é o encanto que interessa.
Neste feriado fomos a Pirapora e fizemos o passeio, que não foi o primeiro nem será o último.
Ingressos a R$30,00. O passeio dura em média três horas.
O vapor tem 3 andares, sendo o primeiro composto pela casa de máquinas, fornalhas e um estoque de lenha. Muita lenha mesmo! É interessante descer durante o passeio para receber as explicações e ver como a turma lá embaixo trabalha a “todo vapor” enquanto a farra rola nos andares de cima.
Os segundo e terceiro andares possuem bares/restaurantes onde todos viajam com conforto e curtindo música ao vivo. A banda até começa com um repertório mais light, mas logo que o vapor pega o embalo e os turistas relaxam a coisa muda de figura. Daí rola de forró a rock e o terceiro andar, onde fica a banda, vira uma pista de dança. Durante o passeio podemos observar as populações ribeirinhas, os pescadores em suas canoas e a revoada das gaivotas que parecem dar um show particular homenageando o Benjamim.
O retorno com a noite começando e a farra no vapor já com as luzes acesas é uma coisa especial.
Postei então algumas fotos do passeio. Após recebermos uma bela aula dada pelo Seu Francisco, tivemos a especial oportunidade de colocar lenha na fogueira, ou melhor, na fornalha.
Parabéns a Pirapora pelo crescimento constante e pela variedade de ofertas e festas, além é claro de uma atração única como é o passeio no Vapor Benjamim Guimarães.

ass. Rodriguim

3 comentários:

  1. Rodrigo,
    Parabéns pelo relato. Onde vc se hospedou em Pirapora?
    Atc
    Marcelino

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodriguim,
    Boa tarde, eu me Chamo Kátia, e trabalho na EMUTUR, empresa que administra o vapor aki em Pirapora. Parabéns vc conseguiu descrever a emoção e o que de fato é o passeio no vapor. Obrigado pela matéria e seja sempre muito bem vindo!
    Abraços
    Katia - Agente Admintartivo - EMUTUR

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelino, em Pirapora há várias opções de hotéis e pousadas, sendo os mais conhecidos o Hotal Canoeiros e o Cariris.
    No meu caso, fico na casa dos meus avós, infelizmente já falecidos, mas dá pra matar a saudade com as boas lembranças.

    ResponderExcluir

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.