quarta-feira, 3 de junho de 2009

"Você sabe o que é Pneu remoldado?????"


Há tempos venho com uma incerteza em relação aos pneus vendidos. Essa onda de remoldados, ou remold como dizem, invadiu de vez o mercado e sinceramente eu nem sabia que tinha diferença deles pros recauchutados. Pra mim era tudo a mesma m...
Sempre fiquei intrigado em relação as garantias.
Os remoldados sempre com garantias longas de durabilidade e quilometragens. Algumas marcas oferecem garantias de até 80 mil quilômetros.
Pesquisando, fui saber da diferença e até da segurança desses pneus, apesar de não estar ainda convencido em relação a isso e de não comprá-los de forma alguma, ainda.

A "Guerra dos Pneus" foi citada e explorada pela mídia e ainda hoje a batalha continua. As fabricantes dos pneus ditos originais contra as dos pneus remoldados. Uma coisa é certa. Os preços de ambos estão caindo e isso é bom pra todo mundo.
Criaram a ABIP (associaçao Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados). Como podem ler o
remoldado foi banido da sigla. Por quê? Também não sei. . .
Vou postar então alguns textos em relação a essa bagunça toda.

Estão nos objetivos da ABIP, oferecer pneus com qualidade superior, desempenho elevado, alta
segurança e preço competitivo. Como resultado disso e mercê da qualidade excepcional das carcaças utilizadas nas melhores fábricas do País, os pneus remoldados brasileiros estão sendo comercializados com a garantia de 5 anos contra defeitos de fabricação e para rodar até 80.000 km.
Esta postura agressiva orientada à satisfação do consumidor tem provocado transformações significativas no segmento de pneus. Ao tomarem a iniciativa de propor alternativas que estão contribuindo para a modernização do mercado, incluindo a proposição de responsabilizar o setor
pela destruição dos pneus inservíveis jogados céu aberto, a ABIP e os principais fabricantes de
pneus remoldados do País encontraram desde cedo a oposição das multinacionais fabricantes dos
pneus tradicionais, ampliando os desdobramentos dos episódios que vieram a ser conhecidos por
Guerra dos Pneus.

- Quais os benefícios dos pneus remoldados?
Em primeiro lugar, reciclar pneus usados leva à expansão da utilidade do pneu tradicional, o que
representa um ativo significativo em termos de não-agressão ao meio ambiente, economia de fontes não renováveis de energia e de divisas.
O pneu remoldado, produzido de acordo com os mais rigorosos padrões de controle e tecnologia, é igual ao tradicional de primeira linha em seus aspectos essenciais de segurança, quilometragem e balanceamento.

Alguns benefícios citados em relação aos pneus remoldados:
- Um índice de resistência de rodagem 3% mais alto do que o tradicional.
- Utiliza 2,3 vezes menos energia, 1,8 vezes menos ar, 25 vezes menos água e 1,4 vezes menos recursos do que o tradicional em sua fabricação.
- As emissões atmosféricas, a poluição da água, as quantidades de sobrecarga e os resíduos produzidos são significativamente menores do que em pneus tradicionais.
- O impacto ambiental gerado pela fabricação de pneus remoldados é muito menor.
- O potencial de aquecimento global é de 1.8 vezes menor do que o de um pneu tradicional.
- O potencial de acidificação é aproximadamente 1.75 vezes menor.
- Economia de 20 litros de petróleo em comparação ao necessário para a produção de um pneu novo de automóvel e de 40 litros no caso de um pneu de caminhonete.

Bom. Quanto ao descrito acima, não só o meio ambiente, mas o ambiente inteiro agradece.

Realmente o pneu remoldado tem se tornado uma tendência mundial.
Os mercados internacionais reconhecem e valorizam o pneus remoldado por seu desempenho,
segurança e durabilidade e também por suas características ambientalmente favoráveis. Por isso, organismos internacionais têm avaliado as diversas marcas e garantido sua qualidade. Esta
tecnologia está aprovada pela ONU através do Regulamento 108 da Comunidade Européia, de 23
de junho de 1998.

É fato reconhecido em todos os principais mercados do mundo que a única diferença entre os melhores pneus remoldados e os pneus tradicionais é o preço. 20% dos veículos de passeio e utilitários da Europa e 98% dos aviões das linhas aéreas internacionais utilizam pneus fabricados com essa tecnologia. (Puta merda. O risco não está só no ar!)
A marca Colway Tyres, por exemplo, é pentacampeã nos rallyes off-road da Europa.

- Exemplos de marcas de remoldados mais respeitadas no mundo:
BS Colway (Brasil)
Insa Turbo (Espanha)
Mesas (Espanha)
Colway Tyres (Inglesa)
Marangoni (Itália)

- Respostas para as dúvidas mais comuns em relação ao Pneu Remoldado.

- Qual a comparação entre os pneus remoldados e os tradicionais?
No aspecto da qualidade, resistência e durabilidade, os pneus remoldados das melhores fábricas
chegam a ser superiores aos pneus tradicionalmente fabricados no Brasil, oferecendo garantia de
até 80.000 km e de cinco anos contra defeitos de fabricação.

- Qual é a diferença de custo entre eles?
Ao proporcionar a durabilidade de até 80.000 km rodados, os melhores pneus remoldados asseguram ao consumidor, em média, mais de 3 anos sem preocupações com novos gastos. A
garantia contra defeitos de fabricação é de até 5 anos. Isso sem contar que o preço do remoldado é, em média, cerca de 30% menor nas medidas populares e até 60% menor nas medidas das rodas de aros 14, 15, 16 e 17" e pneus de caminhonetes.

- É preciso algum cuidado especial na manutenção do pneu remoldado?
Os cuidados são os mesmos que se tem com a manutenção dos pneus tradicionais: manter os níveis de calibragem recomendados, realizar a geometria e o balanceamento periodicamente, conforme condições estabelecidas no documento de garantia, e manter as condições gerais do veículo, de acordo com as indicações do fabricante, por intermédio de revisões regulares.

- Qual é a tendência de mercado para essa nova alternativa de pneu?
Pode-se afirmar que os pneus fabricados com a tecnologia remold irão triplicar sua participação no mercado brasileiro nos próximos anos, a exemplo do que ocorreu na Europa há dez anos atrás.
O motivo é simples: o consumidor, cada vez mais bem informado, procura por produtos que ofereçam segurança, desempenho, durabilidade e preços competitivos. Portanto, não há como ter dúvidas: o pneu remoldado é a alternativa mais adequada para o momento.

- Como devo agir com relação à escolha dos desenhos e medidas do pneu remoldado?
Respeitando sempre a recomendação do fabricante do veículo quanto a medida e respectivas exigências técnicas no caso de troca de rodas, o cuidado adicional é não misturar diferentes desenhos de banda e medidas no mesmo eixo, a fim de que se garanta a estabilidade do veículo.

- E quanto à segurança do pneu remoldado?
Pneu é segurança. É impossível admitir-se a existência de pneus de primeira ou segunda linha, primeira ou segunda marca, mais ou menos seguros. Para a ABIP existe um critério que é prioridade máxima e absoluta sobre qualquer outro: segurança.

- Existe algo em comum entre um pneu remoldado e um pneu recauchutado?
São dois produtos completamente diferentes. O remoldado, você já sabe: é produzido a partir de estruturas especiais (carcaças) importadas, testadas milimetricamente, utilizando-se tecnologia,
máquinas e equipamentos de última geração. O processo consiste em remover a borracha das
carcaças selecionadas, de talão a talão, após o que o pneu é totalmente reconstruído e vulcanizado
sem qualquer emenda, proporcionando perfeito balanceamento, apresentação e segurança no uso.
Além disso, os melhores pneus remold são testados individualmente, em cinco fases de sua
industrialização. O conceito é "pneu novo de novo".

- Por que só agora se ouve falar em pneus remoldados fora da Europa?
O mercado de pneus no Brasil era controlado por poucas empresas, cujos produtos apresentam
custo/beneficio totalmente fora da realidade: altos preços/baixa quilometragem.
Com a globalização da economia e a abertura do mercado internacional, os brasileiros passaram a
ter acesso a milhares de oportunidades de consumo e novas tecnologias, inclusive aos pneus
remoldados.

Diante disso vou prestar mais atenção a esse tipo de pneu, já que alguns amigos já o utilizam. Quero compovar não só a durabilidade, pois este é o meu último quesito em termos de segurança, mas a qualidade em termos de aderência e estabilidade. Essas características sim, nos mantém sãos e vivos.

Quanto aos pneus recauchutados não é raro vermos seus pedaços pelas estradas. É economia a
base da porcaria e pior: a base da falta de segurança. Deveriam ser proibidos.

ass. Rodriguim.

3 comentários:

  1. Adorei o que lí, principalmente no quesito Normas, Segurança e Economia. Porém, tenho uma Cb600 Hornet e confesso que estou com medo de colocar um pneu Remold...
    Enfim, pelas minha condições financeiras do momento, vou comprar um e andar na manhaa.. pra testar e tals,, espero que fique tudo bem. Abçç

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Maravilha,olha eu tinha uma fan 125 e só usava original,pagava muito caro nos pneus,foi ai que peguei uma twister uma motoca boa para andar,fiz o teste com pneu remold,andei 1 ano com o traseiro e nunca me deixou na mão sequer tive o problema de troca-lo,porque nunca nem furou e olha que andei pacas,só da minha casa para casa da minha namorada gasto 50 km ida e volta,fora para trabalho e coisas mais,enfim,quando troquei eu troquei os dois traseiro e dianteiro,1 ano com o traseiro e 1 ano e meio com o dianteiro que vou trocar amanhã,olha eu sempre ando bem com minha motoca 130,140 por hora e nunca me deu problema,espero que tenha contribuido....abraço

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