FERIADO DE CORPUS CHRISTI
10 a 14 de junho de 2009
TRAVESSIA NO ESPINHAÇO
Parque Estadual do Rio Preto a Capivari
4 dias de Caminhadas com acampamento
53 km
A travessia entre o Parque Estadual do Rio Preto e o vilarejo de Capivari, no entorno do Parque Estadual do Pico do Itambé, é uma oportunidade de vivenciar a grandiosidade da Serra do Espinhaço, área que possui o título de Reserva da Biosfera e considerada a única cordilheira do Brasil.
A maior parte do percurso será feito em área com altitude superior a 1000 m, tendo o Pico Dois Irmãos e o Pico do Itambé como referências em toda a caminhada.
O trajeto passa por uma região de fundamental importância no processo de formação de um corredor ecológico entre os referidos parques, integrando-os ao primeiro Mosaico de Unidades de Conservação da Serra do Espinhaço.
Após hospedagem em pousadas domiciliares no vilarejo de Alecrim, iniciaremos a caminhada na sede do Parque do Rio Preto, uma referência em conservação da natureza e apoio à visitação, ocupando uma área de 10.755 hectares.
Atravessaremos a belíssima Chapada do Couto, um grande platô coberto por campos de sempre-vivas com a presença de alguns capões de mata e afloramentos rochosos típicos do Espinhaço. A área possui grande beleza cênica e amplo visual para toda a região do antigo distrito Diamantino.
Após a Chapada do Couto passaremos pela Mata dos Crioulos, área onde se iniciam as primeiras matas do Bioma da Mata Atlântica na região. A forte cultura dos seus moradores é oriunda da miscigenação entre negros e índios que por ali se mantiveram isolados por muito tempo. As peculiaridades das tradições podem ser notadas principalmente nos seus costumes e nas construções típicas.
O terceiro dia de caminhada será na região conhecida como Bica d’Água, lugar incrustado entre matas e serras bem próximo da base do Pico do Itambé. Dali seguiremos para a Serra da Bicha, antigo nome de uma bela formação rochosa que se refere à presença de onças na região.
A nossa chegada será no vilarejo de Capivari, localizado no entorno do Parque Estadual do Pico do Itambé, que está em processo de implantação numa área de aproximadamente 5.000 hectares. Nele está localizado o maior marco visual da Serra do Espinhaço, o Pico do Itambé, com mais de 2.000 metros de altitude e que desde o período das bandeiras é usado como referência para os viajantes que percorrem os caminhos do Espinhaço.
Durante todos os dias de caminhada teremos animais de carga para levar as bagagens mais pesadas da logística desta operação. Nos acampamentos utilizaremos o apoio das residências de moradores locais, contratadas para servir as refeições do final do dia.
veja mais detalhes e outras programações em: www.andarilhodaluz.com.br
Telefone Andarilho da Luz: (31) - 3494-2727
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.