segunda-feira, 9 de março de 2009


“Dizem que o dinheiro só compra um amigo realmente fiel por toda a vida: um cão.”

Acontece que muitas vezes o dono não vai ser o melhor amigo do cão.
Muitas pessoas compram um cão por impulso e depois podem ter um problema dentro de casa. Problemas às vezes com mais de 100 Kg como é o caso de um São Bernardo, Terra Nova e Mastif.
Não é raro um filme como Beethoven inspirar algumas pessoas a comprar um cachorro.
Responda algumas perguntas antes de comprar um cão ou qualquer outro animal de estimação:
- Você realmente quer ter um cão ou está influenciado por filmes e/ou amigos ?
- Você conhece a raça do cão que está comprando?
- O cão que você está comprando tem relação com o seu estilo de vida?
- Você tem condições financeiras de sustentá-lo?
- Você tem espaço suficiente para criar o cão?
- Você tem tempo para os cuidados que o cão exige?
Há inúmeras outras perguntas que devem ser avaliadas para que não transforme o prazer de ter um cão em um caos ou um desgosto constante. E também para que não abandone ou maltrate o animal que não pediu pra ser levado pra casa.

Cães de pelo longo, por exemplo, exigem escovações freqüentes, quase diárias, algumas idas a lojas especializadas para banho e tosa. E isso tudo tem um preço.
Cães de raça grande comem muito. Um São Bernardo adulto come em média cerca de 2 quilos de ração por dia. E pode viver até 12 anos ou mais. Já pensou nisso?
Se o cão for para fazer companhia para uma criança. Qual a idade da criança?
Não significa que raça pequena é boa pra criança. Por serem mais frágeis e sensíveis à dor não aceitam algumas brincadeiras das crianças e reagem a puxões de orelha e beliscões. Esta reação é feita com os dentes. Quarenta e dois em média, na boca de um cão.
Outra coisa importante é o local onde comprar um cão. Evite feiras e mercados. Nesses locais devido ao acúmulo de pessoas e outros animais a chance do cão vir doente, com algumas viroses fatais, é grande.
Os canis sérios são a melhor opção. Procure referência de amigos ou especialistas. Visite o local. Conheça os pais do seu cãozinho. Leia sobre as características da raça, principalmente quando filhote, para saber avaliar o que está comprando.
Enfim, siga as orientações dos veterinários quanto às vacinas, alimentação e cuidados gerais.
E sendo amigo do cão, você será recompensado por toda a vida. Ele sempre estará pronto pra brincadeiras e passeios e não pensará nenhuma vez antes de se comportar de modo a agradar ou proteger o seu dono e o seu lar.
ass.Rodriguim.

Um comentário:

  1. Conterrâneo, tenho experiência própria, o cão retribui, rapidamente, um carinho, um afago. Ele não mede consequências da retribuição.
    Abraços, Assis Horta

    Visite nosso blog:
    terapiadecutuvelo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.