terça-feira, 10 de março de 2009
Vamos trekkar?
O Trekking geralmente nos leva a lugares
bonitos e refrescantes, como a Cachoeira da
Sempre Viva, no Parque Estadual de São Gonçalo do Rio Preto - MG.
Se eu te convidasse para Trekkar, você aceitaria?
O pior é que a pergunta, “vamos trekkar ?” pode ser facilmente confundida com outra coisa. Daria inúmeros problemas, começando lá de casa ...
Mas pra falar de Trekking precisamos tocar neste assunto.
O verbo trekken significa migrar, caminhar. E desde que o mundo é mundo e que o homem se tornou bípede, que ele trekka. Estão vendo que merda, essa mania de adotarmos palavras estrangeiras em nosso vocabulário?
O verbo trekken carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que o único meio de locomoção era a caminhada. Parece que a palavra teve origem africana e começou a ser usada pelos Vortrekkers, que foram os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul. Depois ela foi absorvida pela língua inglesa. Mas vamos caminhar ao invés de ficar historiando.
O trekking é um esporte que tem crescido cada vez mais. Apesar da origem do significado, o termo tem sido relacionado a caminhadas na natureza. Mais precisamente por trilhas naturais. Nelas você está cercado do verde das matas, dos pássaros, das águas e tudo de belo que existe. Claro, também pode encontrar cobras, marimbondos, onças e outros bichos, mas isso é assunto pra depois.
Este contato com a natureza, aliada aos múltiplos benefícios físicos e psicológicos da caminhada e o baixo custo para a prática do esporte, tem feito o número de praticantes crescer muito. Hoje já existem empresas de turismo especializadas nessa prática além de competições de trekking individuais ou em equipes.
Quem pode praticar?
- Qualquer pessoa. Mas é importante que faça uma avaliação geral do estado de saúde. Não pode desligar a TV e jogar a cerveja fora de uma hora pra outra e sair por aí caminhando. Mesmo em trilhas leves há subidas e descidas onde o esforço físico e a resistência serão colocados à prova. Então primeiro procure um médico e em seguida um professor de educação física e faça suas avaliações.
Mas de um modo geral, todo mundo pode praticar. É importante principalmente no início, cada um conhecer o seu limite e ter informações sobre a caminhada que irá fazer: distância, tempo médio de duração, características do trajeto, fatores de risco e as pessoas que irão acompanhar.
Com que idade posso praticar o trekking ?
- Com qualquer idade; respeitando aí também os limites físicos de cada um de acordo com sua faixa etária e outros fatores já citados. É interessante também para crianças maiores e adolescentes, a maioria hoje com caras de
windows e vídeo games. Além de estimular uma atividade física, alia o ensino e respeito pela natureza.
O que eu preciso comprar pra praticar o trekking?
- Basicamente um bom par de botas. São melhores que os tênis, ajudam a firmar melhor o tornozelo e nas trilhas aumentam a proteção contra picadas de animais peçonhentos. Vou postar depois sobre os tipos e escolhas das botas. Calças leves, camisetas de malha que permitam boa transpiração e absorção do suor, assim como meias adequadas.
Posso competir?
Sim. É um esporte que não requer grandes habilidades específicas; mas para competições o condicionamento físico precisa estar em dia.
Então vamos agitar. Ao contrário da nossa net slow, o corpo precisa de agito e movimentação constante para se manter saudável e resistente. E em outros tópicos eu posto sobre detalhes como alimentação, outros acessórios, quites de primeiros socorros e comportamentos em situações de risco.
Ass.Rodriguim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.