quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cães mais inteligentes.

Vira e mexe estamos vendo animais desenvolvendo atividades intelectuais fabulosas, enquanto os seres ditos humanos fazem cada dia mais merda entre si e com o planeta.

Admiro muito os cachorros já tendo ido ao Rio de Janeiro num Uno Mille (quase um carro) buscar um filhote de cão. As vezes penso que se a gente agisse por instinto seria bem melhor do que o que andam fazendo por raciocínio.

Segue aqui o estudo final que mostra as dez raças caninas mais inteligentes.
ass. Rodriguim.

DEZ RAÇAS DE CACHORRO MAIS INTELIGENTES

1- Border Collie

2-Poodle

3- Pastor Alemão

4- Golden Retriever

5- Doberman

6- Shetland Sheepdog (eu chamava de Lassie)

7- Labrador

8- Papillon

9- Rottweiler

10- Australian Cat Dog

O critério de definição segue a metodologia da obediência ao primeiro comando com 95% de certeza ou mais.

Bem, é isso. Só tem um detalhe. O cachorro mais inteligente é o melhor para você? A resposta é obviamente NÃO!

Escolher a raça do seu cão baseado apenas no critério da inteligência é um equívoco. O cão não adestrado ou mal adestrado é uma desgraça. A desgraça se multiplica no quadrado da inteligência do cão. Isso significa que um border Collie sem adestramento é o seu pior pesadelo.

Outra coisa a se levar em conta é que ambiente você proverá para o seu animal. Note que um cão não é uma pessoa. As necessidades do animal são diferentes das nossas. Se você nunca pensou nisso, comece a pensar. Ter um cão de clima subpolar ou polar, como o Husky Siberiano no Rio de Janeiro que faz 40 graus é uma crueldade que merecia prisão do dono por maus tratos. Igualmente ter um Dog alemão confinado num banheiro de empregada de apartamento é uma idéia tão ingóbil que me deixa intrigado com a capacidade de retardamento do ser humano.

Os principais fatores a se considerar (entre outros) ao pensar na compra de um cão são:

- Sua rotina ( você sai de casa? Está sempre em casa?)

-O ambiente. ( pequeno, espaçoso, barulhento, reservado, comunitário, casa, sítio, fazenda, apartamento, se existem outros cães, etc.)

-Finalidade ( cão de companhia, cão de guarda, cão guia, reprodutor, exposição, etc.)

-Pessoas ( crianças, idosos, adultos, quem vai cuidar, quem vai pagar as contas, quem vai focar com o animal se os donos se ausentarem…)

- Preço (os preços de cães com pedigree são mais altos, porém isso dá mais garantias sobre o temperamento e a linhagem do animal. Além disso existem preços que variam muito entre os animais)

- Experiência do dono ( você já teve um cão? Sabe lidar com um? É experiente? É iniciante?)

-Características de raça ( grande porte, pequeno porte, pelo longo, pelo curto, late muito, late pouco, etc.)

Você também pode comparecer ao órgão responsável pelo recolhimento de animais abandonados e abusados de sua cidade e adotar um animalzinho lá. É o que sai mais barato, e quem já fez diz que é absurdamente gratificante.

fonte: Gump

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.