quinta-feira, 23 de julho de 2009

Regras do Futebol de Rua


Quem tem mais de 30 anos, com certeza sabe o que é brincar de garrafão, casinha maluca, polícia-ladrão, pegador de lata, bolinha de gude, amarelinha, caiu no poço e claro, também já jogou futebol de rua chutando de tudo, desde latas, tampinhas, pedras, até mesmo a própria bola, que podia ser feita de meia, bucha de papel ou mais raramente as de couro.

Todo mundo já chutou também a famosa bola dente de leite, de borracha e bem frágil, que sempre furava na primeira roseira ou divididas mais fortes.
É, até as brigas eram sadias naqueles idos anos 80. O Merthiolate ainda ardia naquela época... êta saudade ...


Hoje vejo as crianças com as carinhas de Windows, World, Excell e Play Station.

O tele jogo e Atari da minha época ficavam abandonados apesar de tecnologia. Eram trocados fácil por uma brincadeira de rua. Sempre digo que quem não tem cicatriz e não usou Kichute, não teve infância. Bebíamos água das torneiras e da chuva, não usávamos cinto de segurança nem capacete e não morremos por causa disso.

Pra terminar vou postar aqui as regras do futebol de rua, enviadas pelo amigo Bebeu, aquele gordinho de 150 quilos, simpático e tabagista, que foi premiado com vitória no último trekking que teve em nossa cidade. Não precisou de tênis especiais caríssimos, roupas de tecidos tecnológicos e nem das parafernálias eletrônicas. Bastou a vontade e a lembrança de como andar na serra, coisa normal e sadia dos nosso tempos de escoteiro. E a turma se deu bem.


Pode até ser que algum pai ou mãe resolva trancar mais ainda o filhote depois de ler as regras abaixo, mas se o filho levar jeito com a pelota o futuro pode garantir uma boa $$$$$$$$.

ass. Rodriguim.

Regras do Futebol de Rua:

1. A BOLA
A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do irmão menor.

2. O GOL

O gol pode ser feito com o que estiver à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos, os livros da escola e até o seu irmão menor.

3. O CAMPO

O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos clássicos, o quarteirão inteiro.

4. DURAÇÃO DO JOGO

O jogo normalmente vira 5 e termina 10, pode durar até a mãe do dono da bola chamar ou escurecer. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.

5. FORMAÇÃO DOS TIMES
Varia de 3 a 70 jogadores de cada lado. Ruim vai para o gol. Perneta joga na ponta, esquerda ou a direita, dependendo da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é beque.

6. O JUIZ
Não tem juiz.

7. AS INTERRUPÇÕES
No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada em 3 eventualidades:
a) Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação.
b) Quando passar na rua qualquer garota gostosa.
c) Quando passarem veículos pesados. De ônibus para cima. Bicicletas e Fusquinhas podem ser chutados junto com a bola e, se entrar, é Gol.

8. AS SUBSTITUIÇÕES

São permitidas substituições no caso de um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer lição ou em caso de atropelamento.

9. AS PENALIDADES
A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar o adversário dentro do bueiro.

10. A JUSTIÇA ESPORTIVA
Os casos de litígio serão resolvidos na porrada, prevalece os mais fortes e quem pegar uma pedra antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.