quinta-feira, 23 de julho de 2009

Tô com gripe suína?????????




Esta pergunta anda sendo feita por muita gente.
Afinal de contas, quem não gripa nesta época do ano?

A nova gripe é sim, sinal de preocupação, principalmente porque estamos acompanhando complicações e óbitos em maior número nos adultos jovens, entre 20 e 40 anos. E a doença não vem em forma de marolinha como sempre diz e acha o molusco sobre as coisas graves que ele nunca sabe.

Acontece que os sintomas são muito parecidos e variam de pessoa pra pessoa. Postei este quadro da OMS, mas sabemos que medicina não é matemática e as coisas nem sempre são o que parecem ou são também o que não parecem ser. E é aí que mora o perigo.O atraso diagnóstico pode levar a complicações, pois o tratamento precoce garante um melhor resultado.

Então, como desconfiar se a gripe é suína?
O principal marcador para pensarmos na gripe suína, é o contato com pessoas jcom doenças já diagnosticadas, suspeitas ou a exposição a ambientes relacionados a doença, como viagens a países acometidos, como por exemplo o México e Argentina.

Como sempre, a prevenção é o melhor remédio. E para prevenir não só desta gripe, mas de todas as outras, que também complicam e matam, bastam algumas atitudes simples e eficazes.
- Manter ambientes sempre ventilados.
- Evitar aglomerações principalmente em ambientes fechados.
- Lavar as mãos e passar álcool 70% antes das refeições, após contato com as pessoas, após tossir ou espirrar nas mãos e sempre que chegar em casa.
- Usar máscaras em ambientes de maior risco como visitas em hospitais ou em postos de saúde.
- Tomar líquidos com freqüência.
- Não freqüentar ambientes de risco.
- Na dúvida procure um médico.
- Não tome remédios sem orientação médica. Alguns remédios ditos “simples” podem complicar casos também simples, se usados sem indicação.

ass. Rodriguim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.