quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mexa-se!! E leve seu cão.
















Hoje em dia, acompanhando o ritmo frenético do sedentarismo humano, os animais de estimação, principalmente os cães, também estão sedentários e muitos deles obesos e com doenças relacionadas ao aumento de peso e sedentarismo. Há cães cardiopatias, diabéticos e com doenças osteo-articulares resultantes do estilo de vida paradão dos seus donos.

É muito importante que os cães exerçam atividades físicas. Pode ser desde caminhadas e brincadeiras até mesmo um super treinamento e participação de provas, sejam de agility, natação, corridas, mergulhos, etc. Estas provas estão sendo cada vez mais difundidas em um esporte chamado game dog, com prática de várias modalidades esportivas.

Alguns cães se destacam em algumas provas, mas todos podem ser treinados e incentivados a participar de atividades físicas.
Cães de explosão e força como Pit Bull, Staff Bull, Bull Terrier, Buldogue americano, Boxer, entre outros se dão bem provas de salto, escaladas e força de tração.
O Boder Colie é campeão nas provas de agility.
Já os cães como Labrador e Goldem levam vantagem nas provas de natação e mergulhos profundos.
Beagle, Cocker e outros se destacam nas provas de faro.
O Rotteiler, Doberman, Pastor Alemão e Pastor Belga Malinoi são cães de excelência em provas de guarda.

Cães que praticam atividades físicas, mesmo que simples mas regulares caminhadas, adoecem menos, são menos estressados, menos destrutivos e muito mais felizes também.
Se você tem ou pensa em ter um cão, veja logo nele um ótimo companheiro para atividades físicas ao ar livre e em contato com a natureza.
Escolha horários no início da manhã ou final do dia para evitar o sol forte, leve água em caminhadas longas e seja feliz e mais saudável ao lado do seu cão.

Alguns dizem que o cão é o reflexo do dono, e isso é mesmo verdade.
E não “bombe” ou anabolize seu cão, fornecendo suplementos e vitaminas sem comprovação científica e sem orientação veterinária.
Basta uma boa ração, água limpa e cuidados de higiene associado a uma vida ativa com exercícios regulares. Você e seu cão se sentirão muito mais saudáveis e viverão mais e melhor.

Ass. Rodriguim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.