quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A cidade cresce e o caos se estabelece - Cap. 1

Hoje por volta das 13 horas fui ao centro da nossa queridinha Diamantina fazer uns serviços bancários e trocar um presente repetido que ganhei. Que caos, minha gente!!
A cidade não está mais comportando o crescimento. O volume de carros é absurdo e mesmo indo numa moto pequena de 125 cc é muito difícil achar um lugar para estacionar. Culpa em grande parte dos próprios comerciantes do centro, que ocupam as vagas em frente aos seus estabelecimentos e assim ficam o dia todo, alguns com mais de um carro dependendo dos funcionários ou parentes que trabalham juntos e também tem seus carros. Não desconfiaram que dificultam o acesso as próprias lojas.
Tem ainda a turma dos bancos, receitas federal e estadual, prefeitura e por aí vai. E pra completar ainda há vagas exclusivas pra polícia (não precisava tanto), vereadores que nunca estão trabalhando no horário comercial, IPHAN, receita estadual, farmácias e até pro Pároco da Catedral, que não tem garagem mas também não tem carro, coitado. Ia me esquecendo também a vaga cativa da F-75 do sacolão da calçada da rua Macau de baixo, do carro de CD do genéricos e por aí vai...
Não seria a hora de pensar em transformar o nosso centro, em centro histórico simplesmente? Levar partes administrativas e bancárias pra bem longe? Um centro administrativo amplo como se fosse um campus universitário, fora da cidade. E lá as repartições públicas administrativas e bancárias? Preservaria mais o nosso centro histórico e poderia incrementar mais o turismo durante a semana.
Deixo as decisões para os entendidos e influentes que sempre definem tudo. Mas que está um caos está, pra não dizer uma grande merda!!
Ass. Rodriguim.

2 comentários:

  1. Rodriguim
    Concordo plenamente com você. O centro histórico não comporta mais essa situação e a solução é a descentralização. A UFVJM irá para o campus II e a Prefeitura e demais serviços públicos deveriam seguir o mesmo caminho...Diamantina precisa preservar aquilo que a diferencia das outras cidades. Quando tudo acabar ela será uma cidade pequena como outra qualquer...
    Grande abraço
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Fernando, agradeço o comentário e a referência no seu blog. Enquanto cada um olhar apenas pro seu umbigo, a coisa vai ficar cada vez mais difícil.
    As cabeças pensantes dos responsáveis estão em coma. A cidade precisa de ação urgente mesmo.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.