quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O trânsito e cada um de nós. (Bel Meirelles)


Tá vindo de onde,
Ta indo pra onde?
O papo é cidadania

“ Você passa por mim e nem me olha
Ou até olha, mas finge que não me vê.
Fazer o que?
Um rio de carros separa nossas calçadas.
Por entre as faixas, táxis e pedestres,
O meu olhar te busca, mas se perde de você.

Quantas vezes você viu uma cena parecida com a do poeminha que acabou de ler? Muitas, certamente. E se deu sorte, é até capaz de ter vivido uma situação parecida. Sorte, sim, porque nada como um rosto bonito para colorir um dia de tédio.
Mesmo que não dê em nada, valeu...

Mas, deixando o papo de paquera de lado – para os olhares que deram certo e para os que se perderam – você já se deu conta do quanto o simples ato de sair de casa e ir à escola, ao shopping mais próximo, ao encontro com os amigos, tem importância enorme em nossa vida? Muita coisa pode acontecer no ato corriqueiro de sair para a rua. Uma vida inteira pode mudar em um simples passeio.

A mudança pode ser boa se, de repente, aparece uma surpresa pelo caminho. Como um amigo perdido no tempo que você reencontra subitamente numa esquina. Ou pela janela do carro que passa por você.Às vezes, o passado volta na faixa contrária!
Mas a mudança pode ser ruim se, por uma razão qualquer, alguém à frente de um volante resolve fazer de conta que a pista é só dele, de mais ninguém. Por algum mistério insondável, tem gente que acha que o acelerador da motocicleta ou o pedal do acelerador do carro foi feito para descarregar raiva ou frustação. E o resultado pode ser muito ruim. Não só para essa pessoa, mas também para quem cruzar seu caminho naquele momento de descontrole.
Mas será que o mistério é tão insondável assim? Na verdade, esse tipo de atitude tem explicação. Infelizmente, no trânsito de hoje em dia, ainda existem pessoas – condutores e pedestres – que pensam que o trânsito é uma corrida contra o tempo, uma guerra, um transtorno.

Trânsito , o que é?
PRESSA ESTRESSE INDIVIDUALISMO MAU-HUMOR DESGASTE CANSAÇO COMPETIÇÃO RAIVA
IMPACIÊNCIA FRUSTAÇÃO ANSIEDADE TENSÃO

Ou será que o trânsito pode ser nada disso?

É preciso mudar essa visão de trânsito para que a vida melhore em todos os níveis. Afinal, o trânsito é o espaço onde todos – pedestres, motoristas, ciclistas, motociclistas – se encontram. Cada um com seus problemas, seus compromissos, suas responsabilidades. Mas cada um, também, com seus sonhos e desejos.


Trânsito, o que é?

Solidariedade Consciência ambiental Educação Interação
Atenção Boa vontade Convivência
Igualdade Respeito Acessibilidade
Colaboração Responsabilidade.

Qual é o seu desejo? Que tipo de trânsito você quer para o lugar onde vive? Lembre-se de que é nas vias de sua cidade, no ato de transitar, que grandes momentos de sua vida vão acontecer.
Você já viu, então, que a moderna visão de trânsito vai muito além daquela noção ultrapassada de veículos em disputa feroz por espaço. Às vezes, o espaço do pedestre! A visão mais atual – mais jovem, como você – defende que o trânsito é o grande espaço de convivência das cidades, sejam elas grandes ou pequenas.

E você, como vê o trânsito? Como quem vem do passado
e enxerga o trânsito como uma batalha constante? Ou como
quem sabe que a rua é o espaço de todos?

Transitar é abrir caminho para a vida acontecer!

texto e foto: Isabel Meirelles Rezende
Professora de História e Pesquisadora
Bel é motociclista e integrante do MC Morenas do Asfalto - BH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após moderação, se o comentário não for desrespeitoso, preconceituoso, relacionado a sites ou comentários desonestos, será postado.